Queda de cabelo! Tratamentos, resultados, soluções...

Boa noite pessoal.
Não querendo tomar partido de ninguém mas o amigo axxantis tem razão.
O cabelo implantado terá o código genético das zonas onde é muito mais resistente à queda.

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]O cabelo transplantado cai?
Não. Ele nunca mais cai, pois foi retirado de uma área que não contém o código genético para a calvície.

Isto foi retirado deste site
http://miriamdias.com/faq-calvice.htm
[/FONT]

Boa noite pessoal.
Não querendo tomar partido de ninguém mas o amigo axxantis tem razão.
O cabelo implantado terá o código genético das zonas onde é muito mais resistente à queda.

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]O cabelo transplantado cai?
Não. Ele nunca mais cai, pois foi retirado de uma área que não contém o código genético para a calvície.

[/FONT]

MustangFX,
Isso que está nesse site é uma daquelas asneiras que nem tem qualificação!
O Código genético é o mesmo em todas as células, em todas as áreas (o que quer que isso seja!!!) em todo o organismo!!!
Mais uma vez, eu sei do que estou a falar. [8b]
Acreditem no que quiserem.... [;)]
Abraço.

Desculpa, mas quem está enganado aqui não sou eu... [;)]
Posso-te garantir que sei do que estou a falar. E sem entrar em grandes explicações científicas, posso dizer-te que o cabelo da nuca tem Exactamente a mesma informação genética que o restante. A informação genética está, como sabes, codificada no DNA. Todas as células de um organismo (todas mesmo, quer sejam da pele, dos intestinos, do coração, etc... com excepção dos Eritrócitos (que não têm núcleo) e dos espermatozóides/Óvulos (que são células haplóides)) têm o mesmo código genético, o mesmo DNA. É exactamente aí que está o problema... SE a queda de cabelo fôr HEREDITÁRIA, o "erro" genético que levou à queda do cabelo irá levar a que o cabelo transplantado caia também.
O caso que descreves poderá não ser de calvície hereditária.
Abraço.

Claro que têm o mesmo DNA. E é precisamente esse mesmo DNA que indica que o cabelo vai cair em determinadas zonas e noutras não.
Admitindo, por hipótese, que está correcto aquilo que dizes, então como é que explicas que a maioria das pessoas que perde o cabelo com a idade só fica calva? É que, se a informação genética é exactamente igual em todo o lado, então deveriam ficar igualmente carecas por toda a cabeça... mas isso não acontece!

Claro que têm o mesmo DNA. E é precisamente esse mesmo DNA que indica que o cabelo vai cair em determinadas zonas e noutras não.
Admitindo, por hipótese, que está correcto aquilo que dizes, então como é que explicas que a maioria das pessoas que perde o cabelo com a idade só fica calva? É que, se a informação genética é exactamente igual em todo o lado, então deveriam ficar igualmente carecas por toda a cabeça... mas isso não acontece!

Boa pergunta!
Essa calvicie que falas é a alopécia androgénica. A causa é hereditária, mas há outros factores de risco, sendo o papel da testosterona - um tipo de androgénio e daí o nome da doença - essencial. Indivíduos castrados ([:D]) ou com deficiência de testosterona não perdem cabelo. A resposta à tua pergunta (segundo sei!!) não é ainda totalmente conhecida. Poderá, a meu ver, ter a ver com a circulação sanguínea nessa zona da cabeça em particular ou com uma maior suceptibilidade das células dessa zona ao efeito da testosterona. No entanto há muitos casos de alopécia em que há perda total de cabelo e há também alopécia em que se perdem pêlos noutras zonas do corpo. No entanto, com o tempo, o cabelo acabará por cair mesmo na zona da nuca... pode é demorar mais tempo que aquele que nós temos para cá andar.. em algumas pessoas isso acontece muito rapidamente.
Há ainda muito a descobrir em relação a esta disfunção, nomeadamente o(s) genes reponsáveis por transmitir a predosposição para a perda de cabelo. Se já se soubesse tudo concerteza a esta hora teríamos uma cura!
Não sou dermatologista... talvez haja algum por aqui que possa dar mais esclarecimentos.
Abraço.

Última edição:
Para o pessoal que usou ou usa o crescina: como aplicavam o produto? Aquilo trás na embalagem (para alem das ampolas) uma especie de conta gotas e uma outra coisa á parte que eu não sei para que raio serve.
Alguem me pode elucidar?

Desculpa, mas quem está enganado aqui não sou eu... [;)]
Posso-te garantir que sei do que estou a falar. E sem entrar em grandes explicações científicas, posso dizer-te que o cabelo da nuca tem Exactamente a mesma informação genética que o restante. A informação genética está, como sabes, codificada no DNA. Todas as células de um organismo (todas mesmo, quer sejam da pele, dos intestinos, do coração, etc... com excepção dos Eritrócitos (que não têm núcleo) e dos espermatozóides/Óvulos (que são células haplóides)) têm o mesmo código genético, o mesmo DNA. É exactamente aí que está o problema... SE a queda de cabelo fôr HEREDITÁRIA, o "erro" genético que levou à queda do cabelo irá levar a que o cabelo transplantado caia também.
O caso que descreves poderá não ser de calvície hereditária.
Abraço.

Essa linha de raciocinio não faz sentido.
O ADN é o mesmo, a quantidade de material genético pode variar (se falarmos por exemplo em células haploides ou hepatócitos), mas a expressão genética é distinta de célula para célula e de tecido para tecido. Se todas os as células que compõe o folículo e estruturas adjacentes possuíssem a mesma expressão, então a sensibilidade à DHT seria idêntica para todo o cabelo - inclusive o corporal - o que não se verifica, sendo que este tipo de pessoas ate são propicias à hipertricose no dorso e ombros.

Última edição:
Essa linha de raciocinio não faz sentido.

Não faz sentido na tua opinião... [;)]

O ADN é o mesmo, a quantidade de material genético pode variar (se falarmos por exemplo em células haploides ou hepatócitos),

Onde é que eu disse o contrário? Até refiro num post anterior as células haplóides. E não entendo o que é que a poliploidia tem haver com o código genético (o código genético é qualitativo...), que era o que se estava a falar aqui. :confused:

mas a expressão genética é distinta de célula para célula e de tecido para tecido.

Mais uma vez, onde é que eu digo o contrário? Achas mesmo que me estás a dar uma novidade? [;)]

Se todas os as células que compõe o folículo e estruturas adjacentes possuíssem a mesma expressão, então a sensibilidade à DHT seria idêntica para todo o cabelo - inclusive o corporal - o que não se verifica, sendo que este tipo de pessoas ate são propicias à hipertricose no dorso e ombros.

That's the million dollar question my dear.... [;)]
Nem eu nem ninguém te dará uma explicação concreta para esse "enigma". No entanto, eu gostava de te perguntar (já que fazes a pergunta e, como tal, o presuposto deverá estar devidamente documentado) onde estão os dados que mostram que os níveis de [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]dihidrotestosterona ([/FONT]DHT) são os mesmo em todos os folículos, independentemente da sua localização (e aqui entra o aspecto que eu referi no último post em relação à maior susceptibilidade da parte superior da cabeça poder ter haver com a irrigação sanguínea por ex.) factor essencial para se afirmar que a diferença estará na sensibilidade à DHT.

Se quiseres continuar a discussão estou disponível. Agradeço apenas que não faças juízos de valor em relação aos factos que refiro, principalmente se não os argumentares devidamente. [;)]
Abraço.

MustangFX,
Isso que está nesse site é uma daquelas asneiras que nem tem qualificação!
O Código genético é o mesmo em todas as células, em todas as áreas (o que quer que isso seja!!!) em todo o organismo!!!
Mais uma vez, eu sei do que estou a falar. [8b]
Acreditem no que quiserem.... [;)]
Abraço.

Então se não te estou a dar uma novidade não percebo este teu comentário. As células têm todas o mesmo código, mas a expressão é diferente, este comentário não faz sentido. A não ser que aquando da transplantação ocorra uma espécie de metaplasia folicular...[:D]

Desculpa lá mas tens uma maneira de argumentar muito incoerente e contraditória, nem sequer fiz pergunta nenhuma.
Estás a desacreditar informação providenciada oficialmente por clínicas afirmando que o cabelo volta a cair, coisa que num transplante de sucesso sem complicações (inflamação e rejeição do excerto) não é verdade. O cabelo permanece, e dura o tempo que duraria caso se encontrasse ainda nos lobos temporais. Algo que é comprovado tanto por testemunhas próximas como pela maioria das pessoas que já fez transplante há uns anos.
Obviamente que aos 100 anos o individuo será tendencialmente completamente calvo, na cabeça e corpo, algo que não é mais que uma consequência natural do envelhecimento. Se tiver uma predisposição genética para ficar completamente calvo aos 50 anos, então fazer um transplante não será tão útil. Mas todos sabemos que a maioria das pessoas perde o cabelo no topo da cabeça e mantém o restante durante toda a sua vida.

A conversão de T a DHT é feita nos tecidos alvos. As células-alvo clássicas para a DHT e as que apresentam concomitantemente uma maior actividade da 5alfa-reductase são a próstata, genitália externa e pele genital. Esta é a zona na pele em que o tecido apresenta uma maior quantidade de DHT, e curiosamente, mais peluda. O problema está claramente no tecido folicular nas áreas propícias na cabeça, até porque níveis diminuídos de DHT sistémicos por inibidores da 5alfa-reductase provocam (em geral) uma manutenção do cabelo no topo da cabeça.
Este conhecimento do metabolismo da testosterona aliada ao empirismo praticado nas clínicas com sucesso, levam à conclusão de que nestes casos o problema está de facto nos folículos.
Adianto já agora para quem não sabe, que a calvice é autossómica recessiva ligada ao cromossoma X, ou seja, podem ter um pai careca nada garante que sejam também vocês carecas (caso sejam indivíduos do sexo masculino).

Então se não te estou a dar uma novidade não percebo este teu comentário. As células têm todas o mesmo código, mas a expressão é diferente, este comentário não faz sentido. A não ser que aquando da transplantação ocorra uma espécie de metaplasia folicular...[:D]

O meu comentário referia-se à seguinte afirmação:

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]"O cabelo transplantado cai?
[/FONT]"

E sim, isto é um enorme disparate, como aposto que tu sabes! Porque aqui não se fala de expressão genética, mas sim de Código Genético. E a menos que os folículos transplantados sejam gama-irradiados antes do implante, o Código Genético é exactamente o mesmo do cabelo que caiu! A expressão genética foste tu quem a trouxe para a discussão.

Desculpa lá mas tens uma maneira de argumentar muito incoerente e contraditória, nem sequer fiz pergunta nenhuma.
Estás a desacreditar informação providenciada oficialmente por clínicas afirmando que o cabelo volta a cair, coisa que num transplante de sucesso sem complicações (inflamação e rejeição do excerto) não é verdade.

Ah pois desacredito! Realmente as clínicas são uma bela fonte de informação, digna de toda a credibilidade! São totalmente imparciais e sem qualquer tipo de interesses económicos... [:D]
Mostra-me um artigo científico publicado numa revista indexada com "peer review" que diga que os transplantes autólogos resultam e eu ficarei convencido (podes pôr o link da Pubmed que eu lá tiro o artigo). Caso contrário, o que quer que se diga são pressupostos que, se vindos das clínicas (parte interassada), descem ao estatuto de charlatanice e publicidade enganosa. [:D]

O cabelo permanece, e dura o tempo que duraria caso se encontrasse ainda nos lobos temporais. Algo que é comprovado tanto por testemunhas próximas como pela maioria das pessoas que já fez transplante há uns anos.

Mais uma vez, agradecia que me indicasses o estudo onde estes dados foram publicados. É que se a fonte forem de novo as clínicas para mim vale Zero. Talvez haja estudos, eu desconheço...

Obviamente que aos 100 anos o individuo será tendencialmente completamente calvo, na cabeça e corpo, algo que não é mais que uma consequência natural do envelhecimento. Se tiver uma predisposição genética para ficar completamente calvo aos 50 anos, então fazer um transplante não será tão útil. Mas todos sabemos que a maioria das pessoas perde o cabelo no topo da cabeça e mantém o restante durante toda a sua vida.
A conversão de T a DHT é feita nos tecidos alvos. As células-alvo clássicas para a DHT e as que apresentam concomitantemente uma maior actividade da 5alfa-reductase são a próstata, genitália externa e pele genital. Esta é a zona na pele em que o tecido apresenta uma maior quantidade de DHT, e curiosamente, mais peluda. O problema está claramente no tecido folicular nas áreas propícias na cabeça, até porque níveis diminuídos de DHT sistémicos por inibidores da 5alfa-reductase provocam (em geral) uma manutenção do cabelo no topo da cabeça.
Este conhecimento do metabolismo da testosterona aliada ao empirismo praticado nas clínicas com sucesso, levam à conclusão de que nestes casos o problema está de facto nos folículos.
Adianto já agora para quem não sabe, que a calvice é autossómica recessiva ligada ao cromossoma X, ou seja, podem ter um pai careca nada garante que sejam também vocês carecas (caso sejam indivíduos do sexo masculino).

Nada a acrescentar. Agradeço a revisão da matéria... já lá vão uns anitos desde que dei isso na Fac. [;)]

Não te dou estudos, dou-te casos particulares.
Determinado indivíduo começa a perder cabelo aos 20, sendo que aos 25 se encontra calvo no topo da cabeça. Faz transplante das têmporas para a zona sem cabelo.
Neste caso afirmas que aos 30 anos já está novamente careca na referida zona, ainda que tenha exactamente o mesmo cabelo nas têmporas que tinha aos 25 após o transplante?

Deixa-me apenas fazer umas correcções:

A calvície está ligada ao cromossoma X, mas o padrão de herança não se define como Recessivo. No caso dos Homens, a calvicie é dominante já que apenas temos um cromossoma X (temos o par XY). Apenas para as mulheres a herança é recessiva, por possuírem duas cópias do cromossoma X (têm o par XX). Por isso é muito menor a incidência de calvície nas mulheres.

Outro ponto: não se pode falar em Herança Autossómica quando o gene afectado está num dos cromossomas sexuais. Apenas quando está num dos restantes 1-22.
Abraço.

Não te dou estudos, dou-te casos particulares.
Determinado indivíduo começa a perder cabelo aos 20, sendo que aos 25 se encontra calvo no topo da cabeça. Faz transplante das têmporas para a zona sem cabelo.
Neste caso afirmas que aos 30 anos já está novamente careca na referida zona, ainda que tenha exactamente o mesmo cabelo nas têmporas que tinha aos 25 após o transplante?

Não! Não sei se cai aos 30, aos 40 aos 50 ou aos 26.... eu também não tenho dados!
O que eu digo é apenas que esse cabelo irá cair exactamente pelas mesmas razões que o anterior caiu!
A minha opinião é que esta incerteza (cai aos 26 ou aos 60??) leva a que eu nunca fizesse um transplante.
Abraço.

Isso admitindo que o problema não é do folículo, mas, além de ser lógico que o seja, dos (poucos) casos próximos que conheço, quem o que o fez há mais tempo retém o cabelo que transplantou.
Ainda que o cabelo volte a cair antes da 3ª idade, pode ter consoante as personalidades uma manutenção substancial da confiança de aspecto de um individuo durante uma fase importante da sua vida.
Claro que dizer que não cai é ridículo, e fujam de qualquer cirurgião que vos oferecer resultados utópicos, mas dizer que cai, cai e cai dessa forma alarmista, além de ser exagerada e baseada na tua opinião, vai contra alguns exemplos pragmáticos que determinadas pessoas têm.

Peço desculpa pela falha nos preciosismos, mas ainda me falta metade do curso pela frente, incluindo cadeiras especificas de genética e biologia molecular. [;)]

já recebi confirmação que saiu de lá hoje(correios) espero 3ªfeira já começar o tratamento[kiss]

chegou hoje o minoxidil[kiss]

para quem tinha duvidas acerca do site, ficam desfeitas...
vou começar o tratamento[;)]

Sweden, mais uma vez obrigado por partilhares a info[;)]

Cumps

chegou hoje o minoxidil[kiss]

para quem tinha duvidas acerca do site, ficam desfeitas...
vou começar o tratamento[;)]

Sweden, mais uma vez obrigado por partilhares a info[;)]

Cumps

Por aqui não consegui efectuar a encomenda :(.

Demorou quantos dias a chegar?

----

Que marcas posso encontrar em portugal com minoxidil? Quais já usaram e com bons resultados?
Abraço!

Voltar
Superior