Queixa de Advogado

megabiscoito

New member
Olá,

Gostava de saber se era possível apresentar queixa de advogado?

Basicamente entreguei um caso e dei 700€ de honorários para abertura do processo e parece que o Advogado não fez nada.

É possível apresentar queixa? Qual é normalmente o desfecho destes casos?

Comprovativos penso que só tenho os mails enviados a pedir feedback do ponto de situação e o comprovativo de transferência bancária.

Mas não tenho mails de resposta dele porque quase nunca respondeu. Penso que só me tinha enviado um ou dois mails no início, mas já não os tenho.

Podes apresentar queixa. De onde és?
E podes apresentar queixa também no MP ou policia por burla,depois dizes que queres deduzir pedido civil e pedes os 700€ e os danos nao patrimoniais.
Isto a ser assim como dizes.
Os 700€ uma parte é para as taxas de justiça , ou pode ser tudo e só algum para honorarios.
Parece que nao fez nada como?

Um advogado que uma senhora mae de um amigo tinha levou 500 euros e "fugiu" para a terra ao lado. Uma vez até fomos atrás dele mas ele lá ficou meio atrapalhado e nao pagou claro.
Neste caso foi mesmo uma burla [:D], tirar um rebuçado a um miúdo. [:D]

https://portal.oa.pt/ordem/orgaos-da-ordem/conselhos-de-deontologia/

Tem vários conselhos. Tens que ver de que zona é o advogado e fazes queixa a zona especifica. Se me disseres de onde é eu digo qual é.
Fazes uma carta, juntas as provas, assinas, metes o nome dele e o numero de cedula. Para veres isso pesquisas no site da ordem por advogados e metes o nome dele, vai aparecer a info toda dele com o escritorio e tudo.

https://portal.oa.pt/advogados/pesquisa-de-advogados/?l=EN (pesquisas aqui para saberes nome completo, morada prof. e numero de cedula).

Se isso for verdade como dizes ele diz que foi a consulta e estudo do caso e que não foi combinado nada e és assim roubado . A OA depois também com a prova produzida adere a tese dele.
[;)]

No acto da entrega do dinheiro devias logo ter pedido um recibo.

Podes (e deves) apresentar queixa no MP, e na Ordem dos Advogados como bem indicaram acima.

Infelizmente há miseráveis em todas as profissões[s)]

Boa sorte com isso... Tive uma situação "parecida" com uma advogada que ainda há pouco tempo apareceu nos jornais por andar a vender casas que não eram dela.
Paguei para me tratar de uns problemas relativos a valores laborais, disse que tratou de tudo, que eu já só tinha que aguardar para receber do fundo de garantia salarial, quando vim a saber que ela recebeu o dinheiro e não fez abasolutamente nada. Entretanto lá passou o tempo limite de forma a receber o fundo de garantia salarial.
Queixa na seguradora dela (advogados são obrigados a ter) para ser ressarcido do valor e a resposta da seguradora: ela não fez nada de mal. [:D]

Eu sei que deve ser caso raro, mas a mim aconteceu o contrário.

Há uns bons anos um advogado resolveu-me um problema, paguei apenas uma entrada inicial pequena e no fim pedi as contas. Apesar da minha insistência, ele nunca mais enviou nada. Cheguei a ir lá ao escritório tentar pagar, mas ele não estava e a secretária não sabia de nada. Tentei várias vezes, até que desisti. Deve ser um caso raríssimo este em que os advogados ficam no prejuízo a favor dos clientes [:D]

Há uns bons anos um advogado resolveu-me um problema, paguei apenas uma entrada inicial pequena e no fim pedi as contas. Apesar da minha insistência, ele nunca mais enviou nada. Cheguei a ir lá ao escritório tentar pagar, mas ele não estava e a secretária não sabia de nada. Tentei várias vezes, até que desisti. Deve ser um caso raríssimo este em que os advogados ficam no prejuízo a favor dos clientes [:D]

Preciso dos serviços desse advogado !!! [;)]

Se isso for verdade como dizes ele diz que foi a consulta e estudo do caso e que não foi combinado nada e és assim roubado . A OA depois também com a prova produzida adere a tese dele.
[;)]

Se não resultar faz queixa as finanças por fuga ao fisco, como não lhe passou recibo...

O ideal é queixa na Ordem dos Advogados

Oh meus amigos, as ordens são uma espécie de associações mafiosas que existem apenas para defender os interesses dos seus associados.

Fazer uma queixa numa ordem tem efeitos nulos; exceto quando o assunto é levado aos media.

Tem nada efeitos nulos. Vários são expulsos. Mas é o peixe miúdo , mas mesmo assim . Na ordem também há o peixe miúdo e graúdo. Esse dos 700€ é do miúdo e se tiver que levar com o estatuto leva .

Há vários assim. Os colegas não gostam e o povo conta de mau e passa fome. O povo gosta de pagar muito.

Boa sorte com isso... Tive uma situação "parecida" com uma advogada que ainda há pouco tempo apareceu nos jornais por andar a vender casas que não eram dela.
Paguei para me tratar de uns problemas relativos a valores laborais, disse que tratou de tudo, que eu já só tinha que aguardar para receber do fundo de garantia salarial, quando vim a saber que ela recebeu o dinheiro e não fez abasolutamente nada. Entretanto lá passou o tempo limite de forma a receber o fundo de garantia salarial.
Queixa na seguradora dela (advogados são obrigados a ter) para ser ressarcido do valor e a resposta da seguradora: ela não fez nada de mal. [:D]
ela propria é roubada pela ordem
a ordem rouba aos advogados todos os meses quase 400 euros
começam o mes com -400
é preciso ir buscar a algum lado[;)]

começam o mes com -400

Eu não tinha culpa disso, tal como não tiveram culpa vários emigrantes que ficaram sem a sua casa cá em Portugal porque ela falsificou documentos e vendeu as mesmas.
Ah, e esta artista andava a concorrer para juiz. [:D]

[;)]

Tenho um caso +- parecido, e ja agora gostava de saber opinião se vale a pena apresentar queixa ou não.

Tive uma consulta juridica para apresentar um caso, expliquei tudo e foi efetuado uma proposta de honorarios - indicando o valor da consulta inicial (200€), indicando que o total previsto para desenvolvimento da açao (5000€) e solicitando o pagamento de imediato de 1000€.

Assinei procuração, recebi o recibo, mas invés de avançar com a acçao para tribunal o advogado começou em dialogo com a outra parte, marcou um reuniao em que se discutiu o problema.

O advogado informa-me que a outra parte redigiu um texto de acordo e que esta tudo conforme a reunião ,mas eu ao ler encontro uns "pormenores" alterados.

Comunico-lhe as alterações e recebo como resposta, que está "doente" e que devia procurar outro advogado.

Indico-lhe que sendo assim, me indique outro advogado e que o valor entregue não era para o serviço que prestou e não concordo.

Recebo uma carta a indicar que não admite que ponha em causa os honorários, e que apesar de doente vai prosseguir.

Peço-lhe as comunicações com a outra parte, não responde e passado 1 mes recebo por correio a procuração riscada e a indicação que não é mais meu advogado.

Não sei ainda qual o próximo passo porque o problema que eu precisava resolução mantém-se, e o tempo continua a passar!

Caríssimos...

Qual a melhor forma de fazer queixa de advogado que soube mas não me comunicou uma decisão, deixou passar prazos para recurso e que só soube depois do valor de custas judiciais já estar em falta?

Last edited:
começam o mes com -400

No "mínimo" 400€... porque se estiver noutro escalão... [;)]

Back