quem ganha é o proxeneta....

paralelo

Well-known member
Pois é caros amigos, vou-vos contar uma coisa que se passou comigo e que ainda me está a dar nauseas[:o)][:o)][:o)][:o)]

Então é assim. O meu pai é produtor de castanhas nas horas vagas. A produção tem vindo a crescer bastante e este ano decidiu arranjar um intermediário que lhe comprasse a produção para venda posterior...

Conheceu um à pouco tempo e foram para fazer negócio. A castanha é de excelente qualidade, sem bicho, sem sugidade, parte dela excede o limite maximo de tamanho padronizado para a castanha e o resto é do tamanho padronizado para venda...

Visto isto e vendo que o preço nos hipermercados rondava os 5 euros o kilo, sendo que num deles a castanha era de tão má qualidade que nem nós a apanhanhos para consumo próprio, muito menos para vender, o meu pai achou que um valor justo para toda a produção seriam 2 euros por kilo.

O intermediário ligou-lhe esta tarde e disse que não queria a castanha porque tinha comprado muitissimo mais barato!

Muitissimo mais barato?! Mas o que é que o homem queria, que lhe dessemos a castanha? Será que ele sabe o que custa a apanha da castanha? Andar horas dobrado, espetar os dedos em milhares de picos de ouriços, espetar os braços e as mãos nas silvas,etc,etc,etc.
Ainda hoje tive a tarde toda a trabalhar à chuva a apanhar castanha e ia vender ao desbarato?![8][8][8]

Agora percebo a famosa frase dos agricultores quando diziam "por esse preço prefiro vê-la a apodrecer!!!"

Na altura ñão percebia como é que alguém preferia dar a fruta ou deixar a apodrecer do que vender muito barato, mas o sentimento de que se estão a governar com o nosso produto e sobretudo com o nosso trabalho! é incrivel!!!![xx(][xx(][xx(][xx(]

Digo-vos uma coisa, prefiro fazer uma mega festa aqui na zona e oferecer as castanhas assadinhas do que andar "a dar" o meu trabalho arduo a estes proxenetas[8][8][8] Eu não me vendo por um preço desses[xx(]

A vida é mesmo assim. O meu avô tem algumas dezenas de oliveiras e aquilo não é apanhado há anos. Enquanto o trabalho agrícola fôr como se fazia no século XIX não avançamos.

Queres o que? é a lei da procura e da oferta....
Se o gajo compra mais barato, porque que ha de comprar mais caro???

paralelo, concordo plenamente contigo, mas se for verdade o que o homem disse e encontrou memso mais barato, então...é normal!

PS - Não me queres mandar umas castanhas?[8)]

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por eser

ele quer ser pago pelo trabalho que teve,mas um pagamento justo não uma miseria!

O pagamento até pode ser justo, depende de como as coisas são feitas. Se tens processos automatizados e organizados provavelmente é possível vender os produtos mais baratos. De certeza que os produtores de castanha não têm prejuízo (senão já não havia castanhas à venda ou as que havia eram mais caras).

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

ele quer ser pago pelo trabalho que teve,mas um pagamento justo não uma miseria!

O pagamento até pode ser justo, depende de como as coisas são feitas. Se tens processos automatizados e organizados provavelmente é possível vender os produtos mais baratos. De certeza que os produtores de castanha não têm prejuízo (senão já não havia castanhas à venda ou as que havia eram mais caras).
mas secalhar eles não ganham para ter uma produção mais moderna!

Agarras no telefone, ligas para os hipermercados e discutes o preço directamente com eles. Vais lá descarregar e esperas 3 ou 4 meses para receber.

Tenho uma amigo na zona de Alcobaça que produz limas (boas para a caipirinha). Borrifou-se no intermediário e vendeu directamente para a cadeia Modelo. Ganhou só o dobro do que lhe dava o intermediário. Teve foi que ir levar o produto directamente aos armazéns deles. Acho que continua a fornecer periodicamente. O único senão é que chegam a levar seis meses para mandar a trsnaferência bancária.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Enquanto o trabalho agrícola fôr como se fazia no século XIX não avançamos.

O problema não está aí. Independentemente de o trabalho agricola ser como antigamente, ou como nos tempos modernos, o facto é que há sempre esses fdp dos intermediários que são quem ganha o dinheiro, e não os agricultores.

citação:Originalmente colocada por ARodrigues

Agarras no telefone, ligas para os hipermercados e discutes o preço directamente com eles. Vais lá descarregar e esperas 3 ou 4 meses para receber.

Tenho uma amigo na zona de Alcobaça que produz limas (boas para a caipirinha). Borrifou-se no intermediário e vendeu directamente para a cadeia Modelo. Ganhou só o dobro do que lhe dava o intermediário. Teve foi que ir levar o produto directamente aos armazéns deles. Acho que continua a fornecer periodicamente. O único senão é que chegam a levar seis meses para mandar a trsnaferência bancária.

A melhor opção será mesmo essa.

Lei perversa, essa... faz com que a 'boa' oferta passe a risco de extinção porque a 'média' e a 'má' são muitíssimo mais baratas...

e essas são as que chegam ao supermercado.

A propósito, já não me lembro de comprar 'boa' oferta de castanhas.
Provavelmente porque não há 'procura'...

citação:Originalmente colocada por paralelo

(...)
Das duas uma; ou vendes directamente ao consumidor, ou vendes aos Espanhóis, eles depois escolhem as melhores para o mercado interno e vendem as pequenas e com bicho que encontrarem, aos tugas duas ou três vezes mais caro do que tu venderias e ficam todos contentes.

Pois á tua história é igual a muitas outras, manda é "os belmiros" dos hipermercados á fava e vende isso noutro comerciantes ou ao kilo para amigos até congela algumas.

tas a ver o preço? este é do ano passado. Na altura do Dakar
8castanhas assadas 1euro;)

2006103235251_castanhas.jpg

citação:Originalmente colocada por rfc55

Lei perversa, essa... faz com que a 'boa' oferta passe a risco de extinção porque a 'média' e a 'má' são muitíssimo mais baratas...

e essas são as que chegam ao supermercado.

A propósito, já não me lembro de comprar 'boa' oferta de castanhas.
Provavelmente porque não há 'procura'...
Claro, so o que a maioria quer é que se faz porque é o que se vende...A nao ser que arranjes numa loja especializada, mais cara...

Voltar
Superior