quem ganha é o proxeneta....

Basicamente o cenário é este:

A produção é bastante para vender a um minimercado ou dois, mas é pequena de mais para vender a um hipermercado...:(

A situação inicial foi a plantação de castanheiros para produção de madeiras caras para a construção civil. É uma madeira cara pois apresenta um crescimento lento (cerca de 20 anos). Com o passar dos anos verificou-se que uma parte das cerca de 500 arvores davam castanha de excelente qualidade e começou-se a realizar a apanha dela..

citação:Queres o que? é a lei da procura e da oferta....
Se o gajo compra mais barato, porque que ha de comprar mais caro???

a lei da oferta e da procura não tem de ser a lei do baixa as calças e toma lá morangos!!!!
Imagina uma coisa. Eu por acaso não sobrevivo da venda das castanhas, mas há quem sobreviva e depois estão sujeitos a apanhar este proxenetas que se aproveitam disto para fazer" o seu preço". É que muitos se não venderem podem passar fome. É como a historia dos pescadores de matosinhos que andavam a vender a raia ao intermediário a 0.02 euros e a mesma era vendida nos hipermercados a 5 euros!!! É a lei da oferta e da procura. Enquanto os pescadores arriscam o coiro no mar a pescar, o seu proxeneta está confortavelente sentado no seu gabinete a ganhar dinheiro às custas dos desgraçados...

citação:mas secalhar eles não ganham para ter uma produção mais moderna!

a produção de castanhas não tem ciência nenhuma. Devem-se regar bem os castanheiros ( os meus tem microgota) para darem um fruto grande.
A apanha faz-se de duas maneiras. ou varejando os ramos das arvores e atirando ao chão os ouriços ou esperando que eles caiam. A primeira faz com que apanhes castanha boa, castanha má ou verde. a segunda faz com que apanhes a castanha no ponto! a minha é só apanhada quando caiem os ouriços, ou seja no ponto![:X][:X][:X]

A unica coisa que os intermediários têm de bom é que tu entregas a castanha e ele mete na maquineta padronizada e devide-a logo por lotes e ensaca-a. Não faz mais nada...

Para o ano já deveremos ter uma ou duas toneladas dela, o que fará com que nos anos seguintes ainda sejam mais. O meu pai está mesmo a pensar em formar uma pequena empresa que lhe permita escoar a própria produção (talvez estabelize nas 10 toneladas daqui a uns anos), assim colhemos, separamos e ensacamos o nosso próprio produto, sem interfer~encia de proxenetas alimentares....[xx(]

citação:bem... se o teu pai leva a produção de castanhas como um hobbie, acho que o melhor é organizares uma festança com castanhas á pala...

O meu pai leva isto como um hobby pois tem dois emprego de 2ª a 6ª feira que nada têm a ver com isto, foi para isso que andou muitos anos a estudar na escola. Em Portugal salvo muitos poucos casos não se sobrevive da agricultura, é triste mas começa a ser tradição em Portugal.[8][8][8]....

citação:Originalmente colocada por ARodrigues

Agarras no telefone, ligas para os hipermercados e discutes o preço directamente com eles. Vais lá descarregar e esperas 3 ou 4 meses para receber.

Tenho uma amigo na zona de Alcobaça que produz limas (boas para a caipirinha). Borrifou-se no intermediário e vendeu directamente para a cadeia Modelo. Ganhou só o dobro do que lhe dava o intermediário. Teve foi que ir levar o produto directamente aos armazéns deles. Acho que continua a fornecer periodicamente. O único senão é que chegam a levar seis meses para mandar a trsnaferência bancária.

Pois era o que eu ia sugerir, a Sonae tem aquela cena do clube dos produtores, podes é pelos vistos ficar imenso tempo á espera dos €€, mas pelo menos é melhor que deixá-la apodrecer.

Voltar
Superior