Quem tem razão?

Não existem não e bem assim. No caso específico qdo um stop em formato sinalização horizontal não é acompanhado por um stop em formato sinalização vertical então o mesmo "transforma-se" numa mera cedencia de prioridade (sem que haja necessidade de parar o carro).

Isto é verdade?
É que eu conheço uma pessoa que não parou num stop em formato sinalização horizontal exactamente igual ao do veículo B e apanhou uma multa muito grave que juntando depois a uma multa grave de excesso de velocidade que tinha apanhado à 3 anos e meio (com a revisão do código da estrada o período de reincidência passou de 3 anos para 5) resultou em 4 meses de apreensão de carta.

eu tambem acho que sim. se o veiculo A ja estivesse mt proximo do cruzamento do veiculo B, penso que o veiculo B sera o culpado.

Isto é verdade?
É que eu conheço uma pessoa que não parou num stop em formato sinalização horizontal exactamente igual ao do veículo B e apanhou uma multa muito grave que juntando depois a uma multa grave de excesso de velocidade que tinha apanhado à 3 anos e meio (com a revisão do código da estrada o período de reincidência passou de 3 anos para 5) resultou em 4 meses de apreensão de carta.

É, stops pintados no chão ( sinalização horizontal ) valem 0.
Essa pessoa não recorreu?

É, stops pintados no chão ( sinalização horizontal ) valem 0.
Essa pessoa não recorreu?

Eu lembro-me que havia uma hierarquia para os sinais do género: Sr. Agente -> sinais luminosos -> sinais verticais temporários -> sinais verticais normais -> sinais horizontais, mas não me lembro do pormenor de estes últimos não terem valor legal.

Bem essa pessoa não recorreu, mas se o que estão a dizer é verdade vai recorrer agora, ainda lhe faltam 3 meses de "pena".

A BT costuma estar frequentemente naquele sitio ( na estrada Viseu -> Nelas, no cruzamento para cabanões) a passar multas a quem não para nesse stop porque está numa recta com muita visibilidade e são raras as pessoas que param quando vêem que não vem ninguém.

O veículo a tem razão.

Em relação à hierarquização dos sinais, os sinais horizontais são para se respeitar.
Caso não haja sinais verticais, tem que se respeitar os horizontais, apesar de serem os últimos da hierarquia...depois vêm as regras básicas da cedência de prioridade.

Lembro-me bem disto pois, apesar de ter estudado isto para tirar a carta claro, aconteceu-me numa aula de condução. Não abrandei numa passadeira que só estava pintada no chão. O instrutor reduziu a velocidade, e disse-me que apesar de não haver sinalização vertical e da passadeira estar um pouco mal pintada, ela estava lá. Assim "obrigou-me" a relembrar a teoria.
Nunca mais me esqueci.[;)]

Back