Questão de imagem?

Sem generalizações essa teoria é bem confirmada na prática.

Para isso tenho o vizinho do lado que deixa sempre o seu CLK 200K na rua, faça chuva ou faça sol.

Agora estamos mais na época de "ninguém compra carros".

Qual é mesmo o problema de deixar o carro na rua?:sh)

De facto o preço pedido pelo Antara parece-me demasiado elevado. Acho que foi isso que levou ao seu insucesso pelo menos em Portugal.

Relativamente aos carros low cost, quando estes forem ainda mais baratos, acredito que vendam alguma coisa.

Por exemplo, um bom preço, acho o Fiat Punto I 1.3 a diesel por 11.500 euros novo. Pelo menos prefiro-o a um 206+ a gasolina.

Quanto ao Dacia, realmente, esperava que fossem mais baratos....

Um abraço, by Filas

Eu acho que, para além da imagem, há ainda um factor importante que normalmente não está associado a esse tipo de veiculos, falo na qualidade do carro no geral, no seu desenho e acabamentos, ha uns anos atrás nunca me passaria pela cabeça comprar um Kia, actualmente se fosse comprar carro o Ceed seria das minhas opções mais fortes, no entanto a imagem desta marca pouco mudou.
Pegando no exemplo do Captiva e do Antara, o Antara pode ser mais caro, eu gosto mais da Opel no geral, mas neste caso preferia poupar uns euros e escolher ao mesmo tempo o que mais me agrada, o Captiva.
Uma parte da "imagem" tem a ver com o nosso gosto pessoal e nao só com os gostos dos vizinhos.

Eu tambem sou daqueles que prefere dar o meu dinheiro e comprar um carro que me agrade minimamente e com alguns anos, do que "caixas de fosforos" novas. [:blush:]

O facto de actualmente o mercado automovel estar muito caro e para ter um carro que se goste minimamente tem que se gastar alguns milhares de euros versus um mercado abundante de usados em que de certeza que poderemos encontrar um carro que nos encha as medidas e não nos esvazie os bolsos... guess what? [;)]

Isso dos carros low-cost é um mito. A filosofia low-cost tem a ver com a alteração de inúmeros parâmetros que permitirão uma redução significativa no custo final; exemplos como a Ryanair ou o IKEA evidenciam isso mesmo. As chamadas marcas de carros low-cost são, na verdade, tão normais como as outras. Seguem os mesmos procedimentos, o mesmo tipo de construção, a mesma estrutura de vendas, etc.

E isso reflecte-se no preço. Um sofá no IKEA é capaz de custar menos de metade de um "convencional". Mas um Dacia Sandero apenas custa menos uns 3000€ do que os seus rivais "convencionais".

A questão aqui é que um carro novo não é um bem tão essencial quanto isso. Ou porque o chasso lá da casa ainda cumpre a sua função, ou porque convém relembrar que também existe um mercado de usados. Mas se alguém opta por comprar um carro novo supõe-se, à partida, que tenha alguma disponibilidade financeira. E daí que prefira dar um pouco mais de dinheiro por um produto melhor e que transmite maior confiança. Por isso é que me surpreende o sucesso que os carros denominados low-cost estão a ter (não em Portugal, mas na restante Europa).

o captiva por ser suv, já lhe dá algum status...
depois é um suv bonito e muito mais barato...

O grande problema é que aqui no burgo os carros low-cost não são assim tão low-cost. A diferença de preço não é assim tão grande para um carro de uma marca "normal". [:cool:]

E isso tem a ver com a imagem, ou será que tem mais a ver com estratégias comerciais e o empreendorismo tecnológico de um par de empresas portuguesesas?

Claro, somos mais inovadores que os nórdicos!! [8b]
Tal como disseste, é um par de empresas portuguesas que se demarca.. e essas não dão emprego a 9milhoes e qq coisa.

O comum dos mortais, mal sabe mexer no seu telemovel, quanto mais andar com 2 ou 3

Desde o inicio o Captiva vendeu bem em Portugal, assim como na Europa. acho que o carro está bem conseguido é tem um bom preço, uma das melhores opções entre os generalistas. O Captiva não tem nada de low-cost.

Sinceramente... concordo com a treta do status. Portugal é uma país de aparências, são mentalidades que dificilmente se mudam.

Ora, até se pode comparar o seguinte: o tuga "average" decerto preferia BMW 320 D com 6 ou 7 anos a um Chevrolet Cruze 2.0 D novo. Agora comparem o equipamento de um e de outro... e como se explica isto?

Reforço: são manias...

Sinceramente... concordo com a treta do status. Portugal é uma país de aparências, são mentalidades que dificilmente se mudam.

Ora, até se pode comparar o seguinte: o tuga "average" decerto preferia BMW 320 D com 6 ou 7 anos a um Chevrolet Cruze 2.0 D novo. Agora comparem o equipamento de um e de outro... e como se explica isto?

Reforço: são manias...

Um 320d com 7 anos é melhor do que um Cruze novo.Tá explicado! [:D]
Eu pessoalmente prefiro um 320d com 7 anos totalmente despido do que um Cruze novo recheado de equipamento.

Eu pessoalmente prefiro um 320d com 7 anos totalmente despido do que um Cruze novo recheado de equipamento.

São gostos... mas grande parte das pessoas que faz essa escolha é como o outro, atrás referido: para ficar à porta e mostrar ao vizinho (não estou a dizer que é o seu caso, óbvio).

São gostos... mas grande parte das pessoas que faz essa escolha é como o outro, atrás referido: para ficar à porta e mostrar ao vizinho (não estou a dizer que é o teu caso, óbvio).

Não é.O 320d tá na garagem.
Para ter á porta e mostrar ao vizinho (que tem um mini d com 4 anos e amarelo) opto pelo MiTo. [:p] (só para ver se o homem muda de carro!! [:D] )

Isso dos carros low-cost é um mito. A filosofia low-cost tem a ver com a alteração de inúmeros parâmetros que permitirão uma redução significativa no custo final; exemplos como a Ryanair ou o IKEA evidenciam isso mesmo. As chamadas marcas de carros low-cost são, na verdade, tão normais como as outras. Seguem os mesmos procedimentos, o mesmo tipo de construção, a mesma estrutura de vendas, etc.

E isso reflecte-se no preço. Um sofá no IKEA é capaz de custar menos de metade de um "convencional". Mas um Dacia Sandero apenas custa menos uns 3000€ do que os seus rivais "convencionais".

A questão aqui é que um carro novo não é um bem tão essencial quanto isso. Ou porque o chasso lá da casa ainda cumpre a sua função, ou porque convém relembrar que também existe um mercado de usados. Mas se alguém opta por comprar um carro novo supõe-se, à partida, que tenha alguma disponibilidade financeira. E daí que prefira dar um pouco mais de dinheiro por um produto melhor e que transmite maior confiança. Por isso é que me surpreende o sucesso que os carros denominados low-cost estão a ter (não em Portugal, mas na restante Europa).

Se é um mito, se os procedimentos são iguais e se essas marcas são normais, porque é que falas num produto melhor e que transmite mais confiança?

Todos sabemos que um dacia tem pouca qualidade. Um dacia ou outro qualquer low cost.

Obviamente. Eu prefiro dar 30k€ por um M5 de 1999 do que por um Golf novo.

É óbvio que manter o M5 será muito mais caro mas o golf nunca será o carro que o M5 é nem proporcionará momentos tão bons. E não é pelo status, é por um ser um carro e o outro ser O carro[:cool:][:cool:]

Obviamente. Eu prefiro dar 30k€ por um M5 de 1999 do que por um Golf novo.

É óbvio que manter o M5 será muito mais caro mas o golf nunca será o carro que o M5 é nem proporcionará momentos tão bons. E não é pelo status, é por um ser um carro e o outro ser O carro[:cool:][:cool:]

O M5...o M5 de 99...ora aí está um carro que faria de mim um homem mais feliz do que sou actualmente...o M5 de 99,azul ou preto,qualquer dia cometo uma loucura.[8b]

Se é um mito, se os procedimentos são iguais e se essas marcas são normais, porque é que falas num produto melhor e que transmite mais confiança?

Todos sabemos que um dacia tem pouca qualidade. Um dacia ou outro qualquer low cost.
São normais porque seguem os procedimentos normais, e porque têm uma estrutura normal.

E são mais baratos porque essas mesmas marcas optam por ter qualidade inferior. A relação é directa. Pagas 5 por um carro de nota 5, enquanto numa generalista pagas 6 por um carro de nota 6. Não vejo a vantagem das (falsas) low-cost.

Em portugal apenas compra-se para mostrar ao vizinho que se pode comprar, pelo que essas marcas low cost, terão sempre pouco sucesso.

Caso: Um português sem dúvida prefere comprar um carro com 10 anos mas de uma marca que lhe dê status do que uma nova em folha de uma marca low cost....

Razão: O vizinho irá comentar....
lol...que povo tão esquesito!

100% de acordo...

Concordo,mas cada qual faz o que bem entende com o seu dinheiro,e se determinada pessoa se sente mais "feliz" comprando um carro com 10 ou mais anos(audi's,mercedes e afins)só para poder mostrar ao vizinho que agora tem um automovel com "status",qual é o mal?

Porque isso é meramente especulativo. Quer fazer acreditar aos outros que tem é uma coisa quando na realidade é outra. E o vizinho faz o mesmo... e ele riposta, agora compra um Audi, mas novo, só que a pagar a 20 anos.
Cada um faz o que quer, mas foi nestas andanças que o sistema financeiro de estrangulou: especulação - querer parecer uma coisa quando é outra!!!

E isto não é nada contra os Audi'd, BMW's ou Mercedes, mas basta ver qual é o "mestre de obras" que se digna a transportar-se de Renault ou Citroen... pode dever aos 10 empregados, mas o Mercedeszinho ninguém lho tira...
O mal é dos portugueses, que vivem das apareências, e o carro é só uma das fachadas... as férias e respectivos destinos, cada vez mais exóticos e cada vez mais pagos a crédito, são outra...

Back