Quimioterapia!!!!

MP

Banido
o meu pai começou ontem a fazer tratamento de quimioterapia:(

gostaria de saber se alguém teve/tem familiares ou amigos a fazer este tratamento... os sintomas que têm... alguns conselhos que me possam dar porque sinceramente ando um pouco em branco em relação a este assunto...

obrigado

Embora apenas saiba que isso provoca queda do cabelo e algumas nauseas, pelo que oiço dizer, passei aqui para te dar um abraço de força e ti e ao teu pai, e que tudo corra pelo melhor ;)

Algumas pessoas são mais resistentes a isso que que outras, mas nada como lhe darem animo para o ajudar a ultrapassar.
E que tal pregar umas partidas a esses tratamentos e rapar o cabelo antes?
Acho que é menor do choque do que ver cair o cabelo aos poucos.

Força nisso, ja muitas pessoas passaram por isso e correu tudo bem.

1º As melhoras para o teu pai.

2º A melhor pessoa para te ajudar é o médico. Ele é que conheçe o teu pai, e qual o tratamento que vai fazer. Se sim é normal cair o cabelo, não quer dizer que caia sempre e que neste caso vá cair!!

A melhor ajuda é não o tratarem como diferente, mas sim de modo igual.

primeiro do que tudo obrigado...

nestes ultimos dois anos tem sido uma luta na minha familia...

primeiro foi a minha mãe com problemas na "mama"
depois o meu pai na próstata e agora no colon...

e a coisa tá um pouco má - infelizmente...

por mais dinheiro que se tenha sem saúde e sem um bom médico não se faz nada...

ontem levou a primeira dose de quimioterapia e agora está em casa com comprimidos... sei que quando telefonei à pouco ele estava sem força... com muito sono...

é assim a vida...

queria saber mais experiências a nível de sintomas para estar preparado...

Desejo-te, do fundo do coração, as melhoras do teu pai.

Posso-te dizer uma coisa: se o teu pai está em casa então é porque não está a ser submetido a um tratamento muito forte.

Tive um tio que teve que ficar internado no IPO e falava connosco através de um telefone e via-nos por um vidro na parede do quarto. O tratamento era tão forte que o deixava tão debilitado e frágil a doenças que tinha mesmo que ser assim.

E sabes que mais? Esse meu tio agora anda porreiro de um lado para o outro a fazer a sua vida normal!

Portanto, força!, e tem esperança! ;)

Qualquer pessoa fica sensibilizada num caso destes. Não tenho experiências a esse nível, felizmente.

Mas tens de ter força e estar ao lado do teu pai. Não mostrar fraqueza pelo menos ao pé dele, custa é verdade...

As melhoras e que tudo corra pelo melhor.

citação:Originalmente colocada por ClioII

Posso-te dizer uma coisa: se o teu pai está em casa então é porque não está a ser submetido a um tratamento muito forte.

Tive um tio que teve que ficar internado no IPO e falava connosco através de um telefone e via-nos por um vidro na parede do quarto. O tratamento era tão forte que o deixava tão debilitado e frágil a doenças que tinha mesmo que ser assim.

E sabes que mais? Esse meu tio agora anda porreiro de um lado para o outro a fazer a sua vida normal!

não sabia que havia casos assim como o teu tio...

ele está a fazer tratamentos em casa porque tem dificuldades de locomoção. O meu pai é deficiente - mutilado de guerra do ultramar...

podia estar aqui a contar-vos relatos de coisas que aconteceram nestes ultimos meses especialmente o tratamento por parte de certos médicos e enfermeiros mas axo que a maior parte de vocês nem ia acreditar o que aquele homem já sofreu e indirectamente o que a família já sofreu...

quem viu o meu pai e quem o vê agora[xx(][xx(][xx(] um homem cheio de vida que apesar da sua deficiência sempre viveu e lutou para ter uma vida normal...

desculpem o desabafo mas estou farto de certas coisas e por vezes só me apetece é agarrar numa arma e limpar o sebo a certas pessoas...

tenho uma tia que teve cancro da mama...foi lhe retirado um peito....teve cancro nos ossos..no sangue... e fex e faz quimioterapia ha 10 anos... cabelo, pelos, unhas...em prencipio tudo vai cair...e é preciso uma grande forca de vontade tanto dele e da familia para ultrapassar as dores todas...os pes incham..as maos tambem e so mesmo uma grande vontade de viver faz com que ultrapasse a doenca..forca e animo

Felizmente na minha família não tenho/tive ninguém a ter de fazer esse tipo de tratamento.. A meio do ano passado foi encontrado um tumor num dos pulmões da minha mãe, mas retiraram-lhe parte do pulmão e não foi necessária quimio..

Sei que as pessoas que passam por isso sofrem muito. A parte do cabelo custa mais psicologicamente, mas sei que há sintomas piores, não te sei é dizer quais..

Muita força, constante ânimo. O teu pai vai precisar de muito apoio para vencer essa batalha. As sinceras melhoras, vais ver que daqui a pouco tempo vai ser só uma má recordação :)

Antes de mais quero desejar rápidas melhoras ao teu pai!

Quanto à questão apresentada, o que salta mais à vista é a queda de cabelo, nauseas e também alguma perda de reflexos nos dias seguintes a cada sessão de quimio.

Para além destes sintomas acrescento o factor psicológico, que mexe bastante com o doente, e a família e os amigos servem para dar imensa força e algumas palavras de conforto.

Digo isto por causa da experiência que tive com o meu falecido sogro (na altura era apenas pai da namorada)

citação:Originalmente colocada por MP

obrigado novamente...

sinto-o sem vontade para lutar...

ele foi avô à pouco tempo e isso deu-lhe um ânimo muito forte...

então umas dozes de cházinho netinho/a para arrebitar, que lutar contra o cancro sem vontade é que não dá.

atensão tambem as mudanças de humor, devido as sessões que são cancativas muitos doentes tem mudanças subitas de humor alguns ficam completamente sem paciencia para nada.

MP, sem poder fazer nada para te ajudar, gostaria de desejar as melhoras para o teu pai e também para a tua mãe e que todos tenham muita força para lidar com a situação.

Um abraço
Marco

citação:Originalmente colocada por ClioII

Mas isso já foi um tratamento por radiação mais forte ;)

Voltar
Superior