Quimioterapia!!!!

Antes de mais, um abraço e o desejo de melhoras para o teu pai.

Bom, quanto à Quimioterapia, tenho um amigo que está neste momento a passar por isso, pois tem leucemia.

Pelo que ele me conta, a quimioterapia destrói as células más, mas dias depois começa a atacar as boas, e os níveis de imunidade começam a descer até ficarem a zero, o nome disto é plasear.

Durante esse período, creio que uma semana, a medula não produz defesas, e então é preciso ter grades grandes cuidados para não apanhar doenças, infecções, etc. depois ainda podem surgir febres bastante altas (42º, 43º) mas depois desse período a medula começa a produzir defesas novamente, ou seja, começa tudo a voltar à normalidade.

Isto acontece-lhe após cada sessão de quimioterapia, agora não sei se é igual para todos os doentes, se neste caso difere por ser Leucemia.

Depois é a questão da queda do cabelo, mas face às outras reacções, até acho isso secundário.

Portanto, e não querendo estar a desanimar, a Quimioterapia não é uma coisa propriamente fácil, têm que lhe dar muita força! Mas acima de tudo trata-lo normalmente!

Muito boa sorte!

Boas Mp, antes de mais as melhoram para o teu pai...
Falo no caso da minha mãe, há dois anos foi-lhe diagnosticado um tumor no colo do Útero, depois de sensivelmente seis meses de exames, em que os médicos diziam não haver nada de anormal, e num determinado mês a minha mãe teve fortes hemorragias, depois descobriram o tumor, e encaminharam-na para o ipo de Lisboa, onde foi sempre atendida com bastante profissionalismo, e carinhosamente. Foram momentos difíceis, de grande tristeza. Fez um mes e meio de radioterapia, 6 secções de quimio, e 3 de braquioerapia (não tenho a certeza da caligrafia), tem sido acompanhada de tres em tres meses, e a médica diz estar tudo a correr bem, que teve sorte, e graças a Deus faz a sua vida normal, embora não trabalhe!
Os sintomas a quando dos tratamentos, a minha mãe não ocorreu queda de cabelo, o mais frequente eram os enjoos, e a falta de força no corpo nos 2 dias a seguir aos tratamentos de quimio, afrontamentos, e as alterações de humor, as quais fomos aconselhados a tolerar, e não "discutir" com ela, tendo o máximo de compreensão e apoiando sempre dando força!

Agora uma situação que me indigna é o facto de lhe terem cortado a baixa já à um ano, e recusarem-lhe a reforma...Quando existem tantas pessoas sãs reformadas neste país!

Mp, um abraço, e muita força!

Voltar
Superior