Quiz - Máquinas voadoras

Não faço a mínima...

Função principal

Ataque ao solo
Amplamente usado em acções de combate a guerrilha e entrou já em combate

Engine two Turbomeca turboprops
Maximum speed
500 km/h
Cruising speed 430 km/h
Range
Service Ceiling9,700 m
Armament
20mm cannons
four 7.62 mm cannon
up to 1500 kg external weapons

Função principal

Ataque ao solo
Amplamente usado em acções de combate a guerrilha e entrou já em combate

Engine two Turbomeca turboprops
Maximum speed
500 km/h
Cruising speed 430 km/h
Range
Service Ceiling9,700 m
Armament
20mm cannons
four 7.62 mm cannon
up to 1500 kg external weapons

eu conhecia o avião de vista mas foi preciso a tua ajuda para descobrir o nome:

Pucara

Eu considero certo o PUCARA, porque não se chega a este nome por obra e graça, e as insígnias do avião da foto, até são inglesas o que dificulta e baralha porque é um despojo da Guerra das Malvinas de 1983.

Contudo podia ter sido colocada a refª completa.

Mas o certo, é que quem fizesse pesquisa depois de aqui estar o nome Pucara, tinha a papa servida no prato.

Acho que o ponto deve ser do caiustitusrudus.

Eu considero certo o PUCARA, porque não se chega a este nome por obra e graça, e as insígnias do avião da foto, até são inglesas o que dificulta e baralha porque é um despojo da Guerra das Malvinas de 1983.

Contudo podia ter sido colocada a refª completa.

Mas o certo, é que quem fizesse pesquisa depois de aqui estar o nome Pucara, tinha a papa servida no prato.

Acho que o ponto deve ser do caiustitusrudus.

concordo

Português ao Volante - 12
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
edununo - 2
CaiusTitusRudus - 3
HC - 1
Zizo - 1

Peço desculpa pelo atraso[;)]

c.jpg

d.jpg

Last edited:
Cessna A-37B Super Tweet/Dragonfly (modificação de ataque do T-37).

está certo!
Este avião foi usado durante a guerra do Vietname pelos americanos, contudo alguns exemplares foram capturados pelos vietnamitas e usados por estes tal como indica a 2ªfoto[;)]

Edit: Dantares, agora põe a última tabela de pontos e conta um para ti, e coloca o próximo desafio. Não sei se já sabias que era assim, mas como foi a tua primeira resposta certa é sempre bom avisar!

Last edited:
Este é relativamente fácil.
douglaszh2.jpg

Português ao Volante - 12
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
edununo - 2
CaiusTitusRudus - 3
HC - 1
Zizo - 1
Dantares - 1

Temco TT-1 Pinto.

Ó dantares, isso de ser fácil, chiça...

Apelo a todos os "postadores" para colocarem desafios que sejam interessantes, e não frustrantes. Os aviões devem testar os conhecimentos das pessoas, e não a sua paciência. Eu tenho procurado colocar imagens de aviões que se destaquem na história da aviação e, como tal, são desafios interessantes; Agora, colocar um Cessna cinzento ou um avião militar romeno é mesmo frustrante, OK?

Estou a preparar o próximo, que é mais um caso notável da história da aviação.

Last edited:
Oh, era fácil... pelas insígnias viam que era da Força Aérea Americana e pela configuração de dois lugares deduziam que seria, quase de certeza, um trainer. Como se trata de um jacto e a foto era a preto e branco, teria de ser dos anos 50, (máximo, início dos 60). Reduz enormemente a pesquisa. :p

Escolhi este porque o anterior era um A37. O Pinto foi o que, no concurso directo com o T37 para trainer da Força Aérea, perdeu (mesmo assim, ainda teve umas encomendas). Acrescente-se ainda que só há um ou dois Pintos no mundo... o resto foi convertido em Super Pinto (motor que dá o triplo da potência, se não me engano, e melhoramentos nos sistemas). Quem tiver uns 600 mil dólares pode comprar um (embora, por esse valor, existam escolhas mais interessantes :p).

Acrescente-se ainda que foi com o Pinto que surgiram os primeiros pilotos da USAF que fizeram o treino apenas em jactos (sem passar por aviões a hélice).

Já agora, não chamaria ao A37 um Cessna cinzento... :S

Last edited:
Oh, era fácil... pelas insígnias viam que era da Força Aérea Americana e pela configuração de dois lugares deduziam que seria, quase de certeza, um trainer. Como se trata de um jacto e a foto era a preto e branco, teria de ser dos anos 50, (máximo, início dos 60). Reduz enormemente a pesquisa. :p

Escolhi este porque o anterior era um A37. O Pinto foi o que, no concurso directo com o T37 para trainer da Força Aérea, perdeu (mesmo assim, ainda teve umas encomendas). Acrescente-se ainda que só há um ou dois Pintos no mundo... o resto foi convertido em Super Pinto (motor que dá o triplo da potência, se não me engano, e melhoramentos nos sistemas). Quem tiver uns 600 mil dólares pode comprar um (embora, por esse valor, existam escolhas muito melhores :p).

Aqui está... não deve ser a pesquisa a ser testada!

Eu confesso que tive de ir a um livro para ter a ideia de o que era... e esse avião não tem expressão nenhuma.

Oh, ficaste chateado porque não conhecias e deu trabalho a encontrar. :p

Eu não diria que não tem expressão. Como mencionei, foi o avião que mostrou ser possível treinar pilotos fazendo a instrução básica directamente num jacto. Antes disso passavam sempre por um avião a hélice. Na altura foi um perdedor (contra o T37), mas as suas características estão a fazer com que comece a ser procurado no mercado particular da actualidade (daí o preço elevado).

Back