Oh, ficaste chateado porque não conhecias e deu trabalho a encontrar.
Eu não diria que não tem expressão. Como mencionei, foi o avião que mostrou ser possível treinar pilotos fazendo a instrução básica directamente num jacto. Antes disso passavam sempre por um avião a hélice. Na altura foi um perdedor (contra o T37), mas as suas características estão a fazer com que comece a ser procurado no mercado particular da actualidade (daí o preço elevado).
Assim de repente parece o Caproni Ca.60. Conseguiu voar... levantou 20 metros e caíu. :x
Português ao Volante - 13
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
edununo - 2
Dantares - 2
HC - 1
Zizo - 1
![]()
Pronto, este é mesmo fácil. E, para não dizerem que não é marcante, ficam a saber que foi num destes que fiz o meu baptismo de voo.![]()

Tem aspecto de ser um Tupolev TB-3 (ANT-6).
Os mais pequenos, se não me engano, são I-5 e I-16.
Português ao Volante - 14
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1
O que se segue é mais fácil que os anteriores, logo indiquem modelo e nome... e pode-se dizer que é único, porque só se fez um.
![]()

Português ao Volante - 14
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1
O que se segue é mais fácil que os anteriores, logo indiquem modelo e nome... e pode-se dizer que é único, porque só se fez um.
![]()
Uhm... Tupolev ANT-20 "Maxim Gorky" ?
"V"
Acerta o que coloquei... eu já vou dormir.
oops... estive a ver que a data de edição, como coloquei o desafio no mesmo post, ficou superior à do Japh... acho que vão ter de acreditar em mim que o primeiro post já tinha a resposta...
nunca mais coloco o desafio no mesmo post da resposta.
Tupolev ANT-20 Maximo Gorki.