Quiz - Máquinas voadoras

Português ao Volante - 13
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
edununo - 2
CaiusTitusRudus - 3
HC - 1
Zizo - 1
Dantares - 1

Aqui vai o desafio...

xxx7.jpg

Isto sim, puxa pelos conhecimentos...
Este avião tem história... digo-vos que não conseguiu voar.

Oh, ficaste chateado porque não conhecias e deu trabalho a encontrar. :p

Eu não diria que não tem expressão. Como mencionei, foi o avião que mostrou ser possível treinar pilotos fazendo a instrução básica directamente num jacto. Antes disso passavam sempre por um avião a hélice. Na altura foi um perdedor (contra o T37), mas as suas características estão a fazer com que comece a ser procurado no mercado particular da actualidade (daí o preço elevado).

Sim, basicamente foi isso! [:D]

Assim de repente parece o Caproni Ca.60. Conseguiu voar... levantou 20 metros e caíu. :x

E eu diria que tens razão:
http://www.aviastar.org/air/italy/caproni_ca-60.php

caproni_ca-60.jpg

;)

"V"

De cognome "noviplano", ou "nove asas".

Nunca iria voar bem, pois a disposição tamdem das asas iria tornar o avião incontrolável em "pitch".

Venha próximo... e actualiza a lista.

OFFTOPIC SIDENOTE

Não vou "poluir" o forum com isto e já vi que quem gosta de aviação tem vindo aqui espreitar, portanto...

Próxima Quarta-feira na RTP1, 21:00 - "Em Reportagem":

"Neste Programa
A 19 de Novembro de 1977, um avião Boeing 727-200 da TAP despenhou-se no final da pista do Aeroporto da Madeira. Foi o mais grave acidente da história da aviação em Portugal que provocou 131 mortos e 33 sobreviventes.

Trinta anos depois, uma equipa de reportagem da RTP foi à procura dos passageiros do voo TP 425 que escaparam com vida e das principais pessoas que testemunharam os momentos seguintes ao acidente. O relatório oficial elaborado pela então Direcção Geral de Aeronáutica Civil também passa a ver a luz do dia.

Este trabalho jornalístico reúne testemunhos impressionantes de quem viveu a tragédia. Desde o passageiro Emanuel Torres que perdeu a mãe no acidente mas conseguiu salvar um menino de dois anos até ao depoimento de Jorge Ferreira Silva, um passageiro que esperou 29 anos por uma indemnização.

A grande reportagem “TP 425: O Voo Interminável” é da autoria do jornalista Jorge Almeida com imagem de Manuel dos Santos, edição de imagem de Paulo Alexandre e pós-produção áudio de António Garcia. "

"V"

Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
edununo - 2
Dantares - 2
HC - 1
Zizo - 1

dscn5904fn5.jpg

Pronto, este é mesmo fácil. E, para não dizerem que não é marcante, ficam a saber que foi num destes que fiz o meu baptismo de voo. :p E, devido à sua popularidade e baixo custo, presumo que não tenha sido o único.

Last edited:
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
edununo - 2
Dantares - 2
HC - 1
Zizo - 1

dscn5904fn5.jpg

Pronto, este é mesmo fácil. E, para não dizerem que não é marcante, ficam a saber que foi num destes que fiz o meu baptismo de voo. :p

Desde quando Cessnas e tais são aviões?! Isso é o mesmo que dizer que papa-reformas são carros! [:D]

P.S. é um Tecnam Echo. P-92, se não estou em erro.

Last edited:
Yep, é o P-92. De fora tem um aspecto "oh não, nem pensem que entro nisso", mas a voar até é razoavelzito. Dá para umas brincadeiras fixes, pelo menos. :p

Português ao Volante - 14
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
edununo - 2
Dantares - 2
HC - 1
Zizo - 1

A aumentar a dificuldade... agora, vou começar a puxar por vocês! :)

Atenção, é para o AVIÃO do meio... e sim, os outros estão ligados!
Quero ver se isto continua a ser didáctico...

xxx8.jpg

Tem aspecto de ser um Tupolev TB-3 (ANT-6).

Os mais pequenos, se não me engano, são I-5 e I-16.

Last edited:
Tem aspecto de ser um Tupolev TB-3 (ANT-6).

Os mais pequenos, se não me engano, são I-5 e I-16.

Ou seja, o Tupolev Vakhmistrov Zveno.
Um TB-3 com dois Polikarpov I-5, dois I-16 e um que não sei qual é.

O Aviamatika tinha 6 aviões de 4 tipos anexados.

É claro que isto só servia para propaganda, embora conseguisse bombardear uma ponte.

Manda a última da noite.

Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1

O que se segue é mais fácil que os anteriores, logo indiquem modelo e nome... e pode-se dizer que é único, porque só se fez um.

12alk2.jpg

Tupolev ANT-20 Maximo Gorki.

Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1

O que se segue é mais fácil que os anteriores, logo indiquem modelo e nome... e pode-se dizer que é único, porque só se fez um.

12alk2.jpg

Português ao Volante - 15
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1

Com a vossa permissão, e como é noite, vou colocar um bem difícil, para amanhã, OK?

Over and out.

xxx9.jpg

Last edited:
Excalibur - 8
Japh - 3
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1

12alk2.jpg

Uhm... Tupolev ANT-20 "Maxim Gorky" ?
"V"

Uhm... Tupolev ANT-20 "Maxim Gorky" ?
"V"

Acerta o que coloquei... eu já vou dormir.

oops... estive a ver que a data de edição, como coloquei o desafio no mesmo post, ficou superior à do Japh... acho que vão ter de acreditar em mim que o primeiro post já tinha a resposta...

nunca mais coloco o desafio no mesmo post da resposta.

Acerta o que coloquei... eu já vou dormir.

oops... estive a ver que a data de edição, como coloquei o desafio no mesmo post, ficou superior à do Japh... acho que vão ter de acreditar em mim que o primeiro post já tinha a resposta...

nunca mais coloco o desafio no mesmo post da resposta.

Lockheed QT-2 ? :-)

(no prob, ponto para ti no anterior) :-)

"V"

Vou assumir que acertei o anterior (o' P@V ... aeronaves com matricula americana são tão dificeis como ir ao MacDonalds e pedir um bigmac ... :D )

Portantus...

O desafio é este:

big.jpg

pontuação so far:

Português ao Volante - 15
Excalibur - 8
Japh - 4
Mittch - 3
PSI20 - 3
CaiusTitusRudus - 3
Dantares - 3
edununo - 2
HC - 1
Zizo - 1

"V"

Tupolev ANT-20 Maximo Gorki.

Faltou dizer que foi uma máquina de propaganda, usada para levar o comunismo a toda a União Soviética. Tinha altifalantes que lhe valeram o nome de "Voz do Céu", impressoras, laboratório fotográfico, projector de filmes, biblioteca e estação de rádio. As asas eram tão grandes que até tinham beliches para voos maiorzitos.

Foi destruído durante uma demonstração, quando um avião tentou efectuar um looping em redor da sua asa e chocou contra ele.

Back