R56 Cooper D vs Cooper S

Um cooper S de 2007 desvaloriza mais que um cooper D de 2008 (estamos em 2015) porque?

Também tenho a percepção que no presente a curva de desvalorização do Cooper S tenderá a ser superior. No entanto daqui a muitos anos, quando estes carros conquistarem o posto de clássico, um Cooper S tenderá a valorizar-se face ao Cooper D.
No presente, o Cooper S face a um Cooper D, é um carro muito mais gastador (ou seja, com consumos 2x superiores ao Cooper D - no diesel fazes facilmente 4,5l de média em ritmos normais, no Cooper S se fizeres 8l será bom) e o facto de ser a gasolina, em Portugal, faz com que a desvalorização seja mais acentuada. Além do mais os MINIS já são carros de nicho (por serem pequenos, terem pouco espaço, um público-alvo muito próprio etc.) e as versões S restringem ainda mais quem procura este tipo de carros. Temos ainda o estigma de que um carro a diesel com 120.000km é visto como estando a meio do seu ciclo de vida, ao passo que um carro a gasolina com esses quilómetros já começa a ser olhado de lado no mercado de usados.
Por estas razões, e embora um Cooper S em teoria seja mais caro que um Cooper D em novo, acredito que a médio prazo o Cooper D consiga ser mais valorizado no mercado de usados, principalmente se falarmos em valores de retoma (em venda particular e directa cada um pede o valor que quiser, poderá vender o carro mais rapidamente ou mais lentamente).

Também tenho a percepção que no presente a curva de desvalorização do Cooper S tenderá a ser superior. No entanto daqui a muitos anos, quando estes carros conquistarem o posto de clássico, um Cooper S tenderá a valorizar-se face ao Cooper D.
No presente, o Cooper S face a um Cooper D, é um carro muito mais gastador (ou seja, com consumos 2x superiores ao Cooper D - no diesel fazes facilmente 4,5l de média em ritmos normais, no Cooper S se fizeres 8l será bom) e o facto de ser a gasolina, em Portugal, faz com que a desvalorização seja mais acentuada. Além do mais os MINIS já são carros de nicho (por serem pequenos, terem pouco espaço, um público-alvo muito próprio etc.) e as versões S restringem ainda mais quem procura este tipo de carros. Temos ainda o estigma de que um carro a diesel com 120.000km é visto como estando a meio do seu ciclo de vida, ao passo que um carro a gasolina com esses quilómetros já começa a ser olhado de lado no mercado de usados.
Por estas razões, e embora um Cooper S em teoria seja mais caro que um Cooper D em novo, acredito que a médio prazo o Cooper D consiga ser mais valorizado no mercado de usados, principalmente se falarmos em valores de retoma (em venda particular e directa cada um pede o valor que quiser, poderá vender o carro mais rapidamente ou mais lentamente).

Eu não tenho essa percepção. Já passaram muitos anos desde que foram comprados e a maior pranchada de desvalorização já a levaram (embora os seus proprietários continuem a achar que os carros valem ouro, dado o valor que pedem por eles, enfim). Um cooper D e um S de 2007 devem ter actualmente um valor de mercado semelhante e duvido que esta situação se altere. E a mudar, será para uma ligeira valorização do S, nunca do D.

Tive um Cooper S Cabrio, 2006, o qual troquei por um Cooper D em 2009 (pior decisão da minha vida!)

Caso possas, troca. [;)]

De salientar que as minhas médias eram sempre entre os 11 e os 13l, mas o carro era qualquer coisa. Pura paixão conduzir o Cooper S. [;)]

Obrigado por responderes na minha vez concordo plenamente com as tuas palavras. Apenas 2 apontamentos, o 1o relavivo á parte de no futuro um Cooper S se valorizar, daqui até chegar esse dia estaremos todos com os pes apontados para a cova logo é esquecer esse pormenor. O 2o relativo ao valor comercial de um carro vs procura do mercado, quero eu dizer que o valor comercial é muito relativo especialmente quando falamos em carros a gasolina, podemos ter um cooper S e um cooper D um ao lado do outro, ambos com o mesmo valor comercial, o diesel concerteza com mais kilometros e mais antigo e no entanto o cooper D tem mais procura e interessados por isso é que temos os stands a fugirem a retomas de veiculos a gasolina pois sabem que vao ficar n tempo com o carro encostado á espera de comprador quando o diesel se vende num abrir e piscar de olhos. Ja conheci varias pessoas a tentar vender determinados carros a gasolina por valores perfeitamente normais ou abaixo do valor de mercado e nao entendem o porque de nao conseguirem vender. é uma estupidez de facto pois a maioria nem faz kms suficientes para justificar a compra de um diesel mas é a procura que dita os valores e especialmente a facilidade de venda

Tive um Cooper S Cabrio, 2006, o qual troquei por um Cooper D em 2009 (pior decisão da minha vida!)

Caso possas, troca. [;)]

De salientar que as minhas médias eram sempre entre os 11 e os 13l, mas o carro era qualquer coisa. Pura paixão conduzir o Cooper S. [;)]

Se as médias foram 11/13 então o aumento em combustivel por ano é muito superior a 1000€ todos os anos.

Se as médias foram 11/13 então o aumento em combustivel por ano é muito superior a 1000€ todos os anos.

Não. O anterior cooper s tinha compressor e gasta um bocado mais que o cooper s (turbo) que o user em questão anda a namorar.

Não. O anterior cooper s tinha compressor e gasta um bocado mais que o cooper s (turbo) que o user em questão anda a namorar.

Mas é bom nao esquecer que a diferenca de consumos media (2.5lts100) é feita tendo por base que o user vai conduzir o cooper D e o cooper S da mesma forma. Nao é preciso ser um genio para saber que os cavalos adicionais vao levar a que o mesmo conduza o cooper S de uma forma mais "pesada" logo duvido que a diferenca real no fim do ano seja apenas 2.5lts100.

Mas é bom nao esquecer que a diferenca de consumos media (2.5lts100) é feita tendo por base que o user vai conduzir o cooper D e o cooper S da mesma forma. Nao é preciso ser um genio para saber que os cavalos adicionais vao levar a que o mesmo conduza o cooper S de uma forma mais "pesada" logo duvido que a diferenca real no fim do ano seja apenas 2.5lts100.

Cooper S 2007: 8.1L (aos 100kms, média do spritmonitor) x 12 (1200kms por mês) x 1.55 (gasolina 98, e ele pode levar com 95 acho eu) = 150.66€

Cooper D 2008: 5.36L (aos 100kms, média do spritmonitor) x 12 (1200kms por mês) x 1.25 (gasóleo normal) = 80.4€

Diferença: ~70€ mensais - 12.5€ mensais de poupança de IUC (já agora, a poupança do IUC será assim tão grande , de 150€? Tens a certeza Haggendazz?) = 57.5€ ~60€ mês contas redondas. Ainda é um aumento considerável em termos percentuais.

Ninguém te diz também que no spritmonitor os condutores de um pequeno desportivo como Cooper S o conduzem da mesma forma como se tivessem um Cooper D. Ou seja, estás a especular.

Onde foste buscar os 2,5 lts :confused:

Voçês esmiuçam imenso estas coisas, o user conhece os 2 carros e já teve um e agora preferia ter o outro. A diferença de consumos existe e também se for para andar sempre a pensar nisso mais vale estar quieto, existe mas é suportável, eu trocava !

Cooper S 2007: 8.1L (aos 100kms, média do spritmonitor) x 12 (1200kms por mês) x 1.55 (gasolina 98, e ele pode levar com 95 acho eu) = 150.66€

Cooper D 2008: 5.36L (aos 100kms, média do spritmonitor) x 12 (1200kms por mês) x 1.25 (gasóleo normal) = 80.4€

Diferença: ~70€ mensais - 12.5€ mensais de poupança de IUC (já agora, a poupança do IUC será assim tão grande , de 150€? Tens a certeza Haggendazz?) = 57.5€ ~60€ mês contas redondas. Ainda é um aumento considerável em termos percentuais.

Ninguém te diz também que no spritmonitor os condutores de um pequeno desportivo como Cooper S o conduzem da mesma forma como se tivessem um Cooper D. Ou seja, estás a especular.

O IUC baixa pq o D é de 2008 (IUC novo) e o S é de ante Jul 2007 (iuc antigo)

acho que aqui a grande questão é o prazer de condução em detrimento do consumo, se prezas isso vai em frente, comprar um pocket rocket com vista a consumos é tudo menos racional...

Onde foste buscar os 2,5 lts :confused:

Voçês esmiuçam imenso estas coisas, o user conhece os 2 carros e já teve um e agora preferia ter o outro. A diferença de consumos existe e também se for para andar sempre a pensar nisso mais vale estar quieto, existe mas é suportável, eu trocava !

Sprintmonitor, le os posts anteriores e vais encontrar os links. O user em questao questiona o justificar a diferenca, dai ser necessario fazer as contas. É obvio que qualquer um prefere um cooper S a um D, mas dai a perder uma batelada de dinheiro....:confused:, por isso nos encontra-mos a aconcelhar o user para ele fazer as contas e tomar a decisao. É que uma coisa é o que tu ou eu faríamos e poderíamos pagar outra é o user

No Spritmonitor é possível filtrar pelo tipo de condução e tipo de estrada, pode valer a pena fazer esse exercício e ver se altera significativamente as médias relativas.

Nota: afinal não dá para filtrar, mas é possível ver o perfil de um user no detalhe.

Last edited:
No Spritmonitor é possível filtrar pelo tipo de condução e tipo de estrada, pode valer a pena fazer esse exercício e ver se altera significativamente as médias relativas.

Onde é que da para fazer isso? mostra com link :confused:

Ahh bem me queria parecer que n dava.

Last edited:
Quando inserimos o abastecimento podemos escolher tipo de estrada e condução, mas depois nas médias não dá para filtrar. E pensando bem era complicado, porque o estilo de condução pode variar de depósito para depósito, mas podia aparecer o "estilo médio". O que se consegue fazer é ver o detalhe de cada utilizador e perceber o estilo de condução, para ver se é representativo.

Eu quer-me parecer que 8.1L/100 será pouco para o S aqui para Portugal, a menos que o user conduza junto à costa em estradas planas e nacionais. A não ser, a conduzir por cidade, AE's e etc, não me admirava nada em consumos de 10L/100 e não é nada de exagerado para o motror em causa.

1200*12 = ~15000km ano, não é propriamente pouco.

Em meia dizia de anos facilmente gasta 4/5000€ em combustiveis a mais.

A quem já conduziu os dois, a condução de um Cooper D é muito diferente da de um Cooper S?
Só conduzi uma vez um Cooper D (já ha alguns anos, pelo que jão não me recordo).

De momento, tenho um Cooper S e o carro é viciante. Como já disseram atrás, se vais trocar e depois vais andar todos os dias de calculadora na mão a fazeres contas ao combustivel, então não acho boa ideia a troca.

Consumos de 8.... fazem-se, mas é difícil! Não porque o motor não seja capaz disso, mas porque o próprio carro "incentiva-te" a dar gás.
Aquelas pipocas que faz quando está quentinho... impossível resitir a dar-lhe mais calor, pelo que os consumos vão por aí acima.
Diriam que numa condução normal (com algumas brincadeiritas pelo meio) se fique pelos 10

O fanatismo dos consumos perdura e perdura .

Queres ter prazer entao troca já o D pelo S !

E alem do mais vai poupar no iuc

Perdura, porque estão aqui a fazer algumas contas (€60 a mais de gasolina por mês), quando esse valor pode muito bem ser bastante superior.
Cabe ao user saber se lhe faz diferença ou não na carteira.

Óbvio que com o dinheiro dos outros e fácil escolher... Compra já o Cooper S e anda sempre acima das 5000 rpm!
lol

Back