Rádio Amador (CB)

Está com pouco sinal, e muito ruído. Falta-me a peça que aperta o fio da antena ao rádio. E por aquilo que já me explicaram a antena tem que estar em contacto com a massa do carro, que não estava, esta só presa no plástico preto com uns fios o na roda, provisoriamente. Depois acho que é preciso um tal aparelho “ROC” ?, para acertar…
Acho que já desisti, vou leva-lo ao electricista…

Bem... se a ligação da antena não estiver ligado a massa da viatura, o melhor é não carregares na PTT (portadora), pois podes queimar o rádio.

citação:Originalmente colocada por salprata

Está com pouco sinal, e muito ruído. Falta-me a peça que aperta o fio da antena ao rádio. E por aquilo que já me explicaram a antena tem que estar em contacto com a massa do carro, que não estava, esta só presa no plástico preto com uns fios o na roda, provisoriamente. Depois acho que é preciso um tal aparelho “ROC” ?, para acertar…
Acho que já desisti, vou leva-lo ao electricista…
Não arranjas fotos do que tens montado agora? Como o Bpalma diz se a antena não está operacional cuidado que ainda queimas o rádio. [xx(]

já está tudo desmontado... ufffff
Já cheguei a ouvir umas vozitas no canal 22... muito ao longe

Essa da antena não estar ligada á massa do carro queimar o rádio só me faz rir .:D Se disserem que usar o rádio sem antena pode queimar um dos transistores ou amplificadores de saida ok , agora a da antena .....

citação:Originalmente colocada por boemia

onde não pôr o CB [8]

cbak5.jpg

Isto é alguem aqui do forum?

É que o Cb parece igual a dos walkie talkis que tenho aqui..

citação:Originalmente colocada por pepelento

Essa da antena não estar ligada á massa do carro queimar o rádio só me faz rir .:D Se disserem que usar o rádio sem antena pode queimar um dos transistores ou amplificadores de saida ok , agora a da antena .....

Boas...

"queimar" o radio é o que se diz na giria, pois o rádio não arde mas pode danificar um dos transistores de saida. Tanto não existir massa na antena como transmitir sem antena será praticamente a mesma coisa pois o que pode danificar um rádio é a quantidade de estacionárias produzido pela antena, ou ausencia dela. Qunado a massa não está bem ligada à massa do carro, esta não produz o efeito solo fazendo disparar as estacionarias

Bigada Loucao_J

B Palma, acho que fiquei na mesma [8)], mas não faz mal,

Amanha já vai ao eletricista... espero que ainda funcione.

Agora, onde montar antena ? dizem quanto mais alto melhor, mas nã fica lá muito giro no tejadilho... Não queria fazer furos nas chapa... Junto da roda, depois não posso usar a capa... talvez na porta de trás, cá em cima... mas se calhar fica muito longe do radio, dizem: quanto menor for a distancia radio-antena melhor... vamos ver como fica...

:)

citação:Originalmente colocada por loucao_jr

echeeee, o que é a PTT ?

Boas
A PTT é o sitio para onde falas! ;)

alan78yd8.jpg

@braços

Deixa estar, é normal não sabermos o que quer dizer...uma vez alguém me disse que era "push to talk"...as coisas que inventam. [}:)]

Mas já percebi que há uma gíria na comunidade dos “escutas”, estou curiosa para ver, upps ouvir…

ou isto:

CÓDIGOS RECONHECIDOS PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
CÓDIGO Q

http://www.radiocb.com/main/menus_main/codigo_Q/cod_oficial/default.htm

TROCA DE COMUNICAÇÕES: QRJ, QRU, QSG, QSI, QSK, QSL, QSM, QSZ, QTA, QTB, QTC, QTV, QTX
MOVIMENTAÇÃO: QRE, QRF, QRH, QTI, QTJ, QKT, QTL, QTM, QTN, QTO, QTP, QUG, QUJ, QUN
METEOROLOGIA: QUB, QUH, QUK, QUL
RADIOLOCALIZAÇÃO: QTE, QTF, QTG
SUSPENSÃO DE TRABALHO: QRT, QUM

Quem é que usa estas coisas ?

ou isto:

CÓDIGOS RECONHECIDOS PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
CÓDIGO Q

http://www.radiocb.com/main/menus_main/codigo_Q/cod_oficial/default.htm

TROCA DE COMUNICAÇÕES: QRJ, QRU, QSG, QSI, QSK, QSL, QSM, QSZ, QTA, QTB, QTC, QTV, QTX
MOVIMENTAÇÃO: QRE, QRF, QRH, QTI, QTJ, QKT, QTL, QTM, QTN, QTO, QTP, QUG, QUJ, QUN
METEOROLOGIA: QUB, QUH, QUK, QUL
RADIOLOCALIZAÇÃO: QTE, QTF, QTG
SUSPENSÃO DE TRABALHO: QRT, QUM

Quem é que usa estas coisas ?

Muitas dessas regras ainda estão actuais. Pode parecer estranho de inicio mas passado algum tempo verás que se torna engraçado [:X]

Eu uso o cb para falar com o pessoal nos passeios. Ou seja é uma extenção do telemovel. Isto dos códicos é algo que a mim não me diz nada, e nem perco tempo a pensar nisso. O que sei é que realmente ir com o pessoal todos com CB é uma festa! :D

Back