Rádio volta a perder ouvintes - Audiências 3ºT 2007 (pág 3)

RADAR sim é uma radio, a verdadeirA altenativa
a antena 3 tb tem coisas porreiras, principalmente ao nivel de programs de autor tipo o indiegente e os bons rapazes...mas peka por excesso de hip pop nacional....

Quando quero ir sabendo do trânsito ouço a Capital. Neste aspecto é das melhores, pois os relatos do trânsito são bastante frequentes. E se não quero ouvir, meto um CD porque quando ouver algum relato o RDS trata do assunto.

Como sou daqueles que encostou o carro a usa os transportes públicos há já 4 anos, ouvir rádio é mais no percurso até à estação ou durante os passeios de fim de semana. Em casa não ouço.

Era ouvinte assíduo da Comercial até há relativamente pouco tempo. Mas cansei de ouvir o Paulo Gonzo e o André Sardet a toda a hora... Era um massacre... Quam ficou a ganhar foi a Mega FM. Para ir ouvindo não é má.

Mas confesso que cada vez mais é carregar 5 CD's e ouvir por aí...

Cada vez há menos lugares para verdadeiros disk-jockeys. Agora há animadores. Dão-lhes uma playlist e pedem-lhes que digam umas larachas.

As saudades que tenho de programas com o António Sérgio (que acho que tem agora um programa na Comercial) ou Luis Filipe Barros. Verdadeiros criadores de tendências e que mostravam realmente o que se passava no panorama musical.

A Comercial que era a que ouvia mais, está má. Ouço mais antena3 mas tambem... A pouco vinha antena3 e passa uma music digna de RFM, mudei para a comercial, a mesma musica. credo.

Enfim, não consigo andar 10min sem trocar de radio, só ouço no carro, a caixa de cd's encravou.
Por vezes dou por mim a ouvir RR TSF e Antena 2.

Oiço pouca rádio, e ultimamente as que ouço são do iTunes! Na rádio propriamente dita as músicas são sempre as mesmas e repetem vezes sem conta ao longo do dia. Isto para não falar que são quase todas iguais, música muito comercial...
Claro que falo na minha opinião, nas minhas preferências musicais. Desde que as rádios de metal acabaram, fui perdendo interesse nelas, e programas sobre este estilo musical, existem poucos. Existe um na Antena 3 mas a horas já tardias e durante uma hora.

eu é mais tsf e antena3 para ouvir muitos dos programas já mencionados. na tsf recomendo os cromos tsf as 8:20 da manhã.
humor de muito qualidade.
a comercial está má,muito má, chegaram a ter a melhor radio de portugal com a radio rock, tinham o melhor programa da manhã com
jose carlos malato,ana lammy,pedro ribeiro e nuno markl
foi desta quadrilha que sairam momentos unicos como a presentação ao mundo do zé cabra e cebola mol, o verdadeiro serviço publico com os desbloqueadores de converça e as piadas ribeirinhas.

É uma tendência generalizada dos meios chamados tradicionais - rádio, imprensa e TV - existe uma migração intensa das audiências para os novos media, entre eles a óbvia Internet!

Aliás vários estudos internacionais, em especial nos EUA indicam que os adolescentes preferem deixar de ouvir rádio, ver TV, ler jornais/ revistas, do que ficar sem internet ou as consolas de jogos!

Para quem não sabe ou percebeu, está a começar uma pequena revolução no mercado publicitário, que se rege como se sabe pelas audiências, e com a elevada fragmentação destas, os anunciantes irão responder com o investimento cada vez maior nos meios digitais.

Posto agora as mais recentes audiências do meio rádio. Sem grandes alterações como poderão adivinhar...

Meios E Publicidade disse:
Hugo Real
13 de Abril de 2007

Nos três primeiros meses de 2007 o meio rádio viu a sua Audiência Acumulada de Véspera (AAV) crescer 0,7% face ao último trimestre de 2006, para se situar em 55,8%, indica o Bareme Rádio da Marktest. Este crescimento não foi acompanhado na comparação homóloga, já que em relação ao primeiro trimestre do ano transacto o total rádio perdeu uma AAV de 1,9%.

Entre as várias estações, a RFM manteve-se como a mais ouvida, ao registar uma AAV de 22,9%. Na comparação com o último trimestre de 2006 a rádio do grupo Renascença perdeu 4,5% da sua audiência, tendo, contudo, melhorado a sua performance face aos três primeiros meses de 2006 em 1,6%.

A segunda estação mais ouvida continua a ser a Renascença, que nos três primeiros meses de 2007 registou uma AAV de 9,6%, tendo perdido 2 e 4% da sua audiência face ao mesmos meses de 2006 e ao último trimestre do mesmo ano, respectivamente. Na terceira posição surge a primeira estação da Media Capital Rádios (MCR), a Comercial, que regista uma queda homóloga de 7,7% e um crescimento face à última vaga de 4,3%, o que lhe garantiu uma AAV de 7,2% no primeiro trimestre deste ano. Uma subida de 2% em relação à última vaga foi o obtido pela Antena 1, que encerrou os três primeiros meses de 2007 com uma AAV de 5%, exactamente o mesmo resultado do mesmo período em 2006.

A estação mais estável parece ser a Cidade FM, já que os seus 4,7% de AAV são o mesmo resultado das duas vagas em comparação. Por seu turno, a TSF apresenta neste período uma AAV de 4,4%, representativos de uma subida de 2,3% face à última medição, embora signifique uma queda homóloga de 6,4%.

A Antena 3 com uma AAV de 3,8% (crescimentos de 5,6% e 8,6%, homólogo e última vaga, respectivamente), surge à frente do RCP, que neste período, que já engloba o seu novo posicionamento (a estação iniciou esta fase a 29 de Janeiro), obtém quedas significativas. A AAV de 2,2% significa uma perda de 8,3% em relação ao último trimestre de 2006 e de 31,3% quando a comparação é feita com os mesmos meses do ano transacto. Mega FM (AAV de 1,3%, perdas de 7,1% e 18,8%, homólogo e última vaga, respectivamente), Best Rock FM (0,9% de AAV) e Antena 2 (0,7% de AAV) são as restantes estações presentes no relatório.

Grupo RDP sobe nas duas comparações

A análise por grupos também não trás grandes novidades, já que o Grupo Renascença, detentor das duas estações mais ouvidas, alcançou uma AAV total de 22,9%. Apesar da sua liderança, o grupo perdeu na comparação com o último trimestre de 2006 5,4% da sua audiência, tendo caído também na análise homóloga, ainda que neste caso a quebra tenha sido mais ligeira, mais concretamente de 0,4%.

A MCR apresentou neste trimestre uma AAV de 14,7%, o que constitui uma melhoria de 0,7% em relação aos três últimos messes de 2006, mas é menos 9,8% do que o obtido no período homólogo desse ano. Pelo contrário, o conjunto de estações da RDP, em que nenhuma perdeu audiências nas duas comparações, apresentou uma melhoria de 1,1% face aos três primeiros meses de 2006 e 6,7% em relação ao último trimestre desse ano, fixando a sua AAV em 9,5%.

Mas não é tudo, infelizmente, pelo segundo trimestre consecutivo, a rádio volta a perder ouvintes.

Fórum Da Rádio disse:
Rádio perde mais de 91 mil ouvintes

No primeiro trimestre de 2007 a rádio perdeu 91 mil ouvintes face ao período homólogo de 2006. No entanto, relativamente à vaga anterior, há sinais de recuperação, uma vez que, se conquistaram mais 33 mil ouvintes
De acordo com os últimos dados do Bareme Rádio referentes ao primeiro trimestre de 2007 e divulgados ontem pela Marktest, num ano, entre Janeiro/ Março 2006 e Janeiro/Março de 2007, perderam-se cerca de 91 mil ouvintes. Mas comparando os primeiros três meses de 2007 com o trimestre anterior houve uma recuperação equivalente a mais de 33 mil ouvintes.

O grupo Renascença mantém a liderança de audiências com 22.9%, mas é o único que perde audiência face à vaga anterior. Em segundo lugar posiciona-se o grupo Media Capital com 14.7%, o grupo RDP com 9.5% e a TSF com 4.4%. Sendo que destes players o único que não desceu face ao período homólogo foi a RDP enquanto o que mais perdeu durante este tempo foi a Media Capital Rádios, com uma variação de -9.8%. Face à vaga anterior as rádios da MCR, no geral, já sobem 0.7%.

A líder de audiências continua a ser a RFM com 12.6%, ou seja, mais de 1.047 milhões de ouvintes. Sobe na comparação homóloga, mas desce 4.5% quando comparada com os últimos três meses do ano passado. O segundo lugar desta tabela também pertence ao mesmo grupo e é ocupado pela Rádio Renascença.

A Antena 3 foi a estação que mais subiu nos primeiros três meses de 2007 face ao período homologo do ano anterior com uma variação positiva de 5.6%. A Rádio Clube caiu de 3.2% para 2.2% face ao primeiro trimestre do ano passado, mas este decréscimo não foi tão acentuado se comparamos com a variação da vaga anterior que registava 2.4%.

Deixo então o quadro final:

audiencia1t2007mh9.png

Por que é que será?!?!?!?
Quando vou no carro tenho que desligar...o zapping é tanto que me chateio!!! As músicas são sempre as mesmas...quem não tiver um rádio com MP3 está feito!!!
As que ouço mais são:
ORBITAL
MIX
ANTENA 3
MEGA FM
COMERCIAL
TSF
Foi com muita pena que vi a Super FM desaparecer...

Em casa não ouço rádio

Já no carro, raramente utilizo o leitor de Cd's [:)]

Costumo ouvir a RFM e a Comercial e o meu pai muda um pouco pra Antena 1 pra ouvir as noticias [;)]

As radios tem vindo a descer de qualidade ao longo dos anos excepto algumas nas quais destaco a Antena 3..RFM, Cidade FM, Mega FM sao uma desgraça..eu espanto-me como alguem consegue ouvi-las o dia todo..é que cada vez que as sintonizo tao a dar a mesma musica de 1 ou 2h atras..repetem a mesma musica uma serie de x ao dia e ainda por cima mtas delas antigas..so consigo ouvir 2 radios..Nova Era e Antena 3 sendo esta ultima a minha radio preferida e com que mais me identifico

A Cidade era boa quando lá estavam os brasucas, agora é um verdadeiro nojo [:vm)] .

A RFM não se aguenta com a quantidade de músicas repetidas [8b]

Por isso ando sempre com uma bolsa com cd's no carro, o pior é que não é mp3 e tenho de andar a sempre a trocar :sh)

Sou capaz de estar o dia todo a ouvir ou a Comercial ou a Mega, mas o dia seguinte é de ressaca.:sh)

Outra rádio que gostava de ouvir era o RCP, mas agora não dá uma para a caixa. Valeu a nova M80 que vai buscar as músicas que passavam no RCP.

O problema da radio comercial é que passam as mesmas músicas todos os dias várias vezes ao dia e durante meses... assim não dá para aguentar! :eek::rolleyes:

Rádio,rádio era a Voxx.Para uma imensa minoria.
"Profissão:gerente comercial,hobbies:fugir ao fisco e sacar gajas"
Voxx,uma rádio com imbeja![:)]
Da pouca rádo que ouço:
TSF-para noticias
RUM-para musica

Ouço muito a RUM online

www.rum.pt

Saludos

Voltar
Superior