Rali vs Futebol

bravosp

New member
Num domingo uma simples vitoria no futebol provoca caos em duas grandes cidades.

Num fim de semana o WRC rali de portugal atrai 2 milhões de pessoas ao norte mas ao contrario do futebol a organização do rali emite um comunicado a agradecer a forma fantástica como os adeptos se comportaram durante todos os dias da prova.

Agora pergunto: o que é que as pessoas vêem no futebol para ficarem completamente passadas da cabeça? do tipo nem há mais nada no mundo delas.

no rali, as pessoas gostam do desporto e apreciam-no

no futebol, as pessoas não gostam do desporto. apenas o seguem porque lhes foi incutido que têm que torcer por um clube (de 3) e que se esse clube vence, és o maior (como se tivesses feito grande coisa por isso)

O futebol é um desporto de paixoes, em oposicao a uma postura mais distanciada em relacao ao rali. Há vários motivos para isso, desde a projeccao mediática dos futebolistas e do desporto em si, a necessidade das pessoas se sentirem parte de um grupo (o homem é um animal gregário), a identificacao com o desporto (toda a gente já jogou futebol, raros sao os que já conduziram um carro de rali). Para além disso o futebol é um desporto colectivo, onde duas equipas se enfrentam de forma directa, enquanto que o rali é um desporto mais solitário e nao existe confronto directo entre os concorrentes, nem mesmo quando se fazem aquelas super especiais ao mesmo tempo.

a identificacao com o desporto (toda a gente já jogou futebol, raros sao os que já conduziram um carro de rali).
toda a gente já conduziu um carro, poucos são os que já jogaram futebol numa equipa com mais 10 num campo de 100m relvado [;)]

Para jogar futebol só é precisa uma bola, para o rali são precisas duas, e bem grandes...

Considero o rally muito superior ao futebol !

Desde a concentraçao , ao culto , ao ouvir os motores a roncar , á pericia dos pilotos ( para puristas como eu o grupo B é o maximo [br:)] )

O futebol é pelas massas , toda a gente tem de pertencer a um dos 3 grandes de portugal , e ralhar muito se levam amarelo ou vermelho , insultar e se ganham o campeonato é como se fosse o adepto a ganhar ...

Nao esquecer nas eras de ouro de portugal no mundial de rallys em que o grupo B era presença assidua cá ainda movia muita gente !

Uma resposta simples, sou adepto de futebol e rally, sou do Benfica e o meu piloto favorito de rally é o Loeb, quais são as diferenças? O meu avô era benfiquista, o meu pai também, eu também, já há uma cultura em volta de um clube com mais de 100 anos, o Loeb durou 10, dizimou tudo quando lá esteve mas a era dele já passou, perde se um bocado essa cultura.

Este ano, fui a Fafe ver o rally e não vi o Benfica nenhuma vez, fiquei um bocado triste não terem dado o destaque que merecia, foi só um fim de semana, o futebol dura o ano todo...

no futebol, as pessoas não gostam do desporto. apenas o seguem porque lhes foi incutido que têm que torcer por um clube (de 3) e que se esse clube vence, és o maior (como se tivesses feito grande coisa por isso)

Toma lá um LIKE.

O futebol para além da tal cultura desde pequenos que a quase todos nós é incutida tem também o simbolismo de um povo ou de uma cidade. Para muitos portistas ganhar 2 ou 3 campeonatos seguidos é quase como uma afirmação de que o Porto é melhor que Lisboa (pode parecer estúpido mas acho que muita gente pensa assim, mesmo que inconscientemente). E como são 11 contra 11 dentro dum campo acaba por ser uma personificação das antigas lutas nas arenas romanas. Aliás, no futebol podes verificar que no fim de jogo há quase tanta gente a falar de faltas, provocações entre jogadores e simulações como gente a falar de futebol, há uma componente de "guerra" que o rally não tem.

No rally ninguém torce fervorosamente por um piloto e não anda à porrada com outro porque este grita por um piloto "rival". Porque são provas individuais em que passa um de cada vez e nenhum deles representa o Porto ou Lisboa, pelo que acaba por ser mais pacífico. E menos emocionante, porque embora no fim se comparem os tempos, ao não correrem todos ao mesmo tempo perde-se aquela sensação de confronto directo.

Agora dizer que os adeptos de rally são todos civilizados e os de futebol broncos... nada a ver.

É isto.

Agora dizer que os adeptos de rally são todos civilizados e os de futebol broncos... nada a ver.

A minha opinião, que não vale nada:

Não faço essa generalização, porque de certeza que o que não faltam são adeptos de rally broncos.

E eu percebo a emoção de ir ver um jogo. Da euforia durante aqueles 90 minutos. Eu próprio, não sendo um adepto regular, já fui ver muitos jogos ao vivo. E sei que é um ambiente fantástico. São 90 minutos, onde as emoções estão ao rubro. E parece-me saudável.

Todo o teatro depois disto, o que se passa no Marquês ou nos Aliados, as discussões entre amigos por causa do seu clube, a imbecilidade daqueles que enchem o Facebook de posts com referência ao seu orgulho ou ataque ao clube dos outros, o chefe gostar mais ou menos de ti dependendo se à segunda feira falas com ele de futebol ou não, o facto de existirem jornais dedicados exclusivamente a futebol, etc, etc, etc,... é ser bronco (ou de broncos). Com B grande. [:D]

Em primeiro lugar deixo bem explicito que gosto dos dois desportos.

Agora não comparem coisas. O Rally, na sua gênese atual é um desporto para ricos. Poucos são os pilotos que o fazem por terem valor. A maior parte é pelos patrocínios que levam e muitas vezes dinheiro de família.

Já o futebol é muito mais transversal, e embora em certos casos sofra do mesmo mal, na generalidade qualquer um pode o praticar proffissionalemte(desde que tenha qualidade para isso).

Os 2 milhões que o acp fala, deixam-me muito reticente. Garantidamente que nem 1 milhão de espectadores havia(andei por várias zonas espetáculo durante o rally.

O comportamento do público pode ser tão mau tanto num desporto como no outro.
No rally de Portugal vi pessoas á porrada, outras a passar o troço quando este estava cortado, Bastante lixo no chão, irresponsáveis a fazerem fogueiras em locais perigosos(aliás vejas a origem do incêndio em ponte de lima), etc etc.

Por isso, não defendam um desporto em detrimento de outro pois todos sofrem dos seus problemas.

Em primeiro lugar deixo bem explicito que gosto dos dois desportos.

Agora não comparem coisas. O Rally, na sua gênese atual é um desporto para ricos. Poucos são os pilotos que o fazem por terem valor. A maior parte é pelos patrocínios que levam e muitas vezes dinheiro de família.

Já o futebol é muito mais transversal, e embora em certos casos sofra do mesmo mal, na generalidade qualquer um pode o praticar proffissionalemte(desde que tenha qualidade para isso).

Os 2 milhões que o acp fala, deixam-me muito reticente. Garantidamente que nem 1 milhão de espectadores havia(andei por várias zonas espetáculo durante o rally.

O comportamento do público pode ser tão mau tanto num desporto como no outro.
No rally de Portugal vi pessoas á porrada, outras a passar o troço quando este estava cortado, Bastante lixo no chão, irresponsáveis a fazerem fogueiras em locais perigosos(aliás vejas a origem do incêndio em ponte de lima), etc etc.

Por isso, não defendam um desporto em detrimento de outro pois todos sofrem dos seus problemas.

Mas esse número existe mesmo? [:D]

É impossível uma prova desse género ter essa quantidade de espectadores ao vivo, basta pensar na logísitica. Aliás, nao me lembro de qualquer prova ter milhoes de espectadores ao vivo.

É impossível uma prova desse género ter essa quantidade de espectadores ao vivo, basta pensar na logísitica. Aliás, nao me lembro de qualquer prova ter milhoes de espectadores ao vivo.
Isto deve ser o total dos 4 dias, o que não significa que fossem pessoas diferentes.

Nem o Dakar cá meteu tanta gente, e nessa altura até as antenas de telemóvel "colapsaram".

O ACP soma os das diversas zonas espectáculo, não contando que uma grande percentagem são pessoas que vão assistir a 2 sitios diferentes. Depois os índices utilizados no cálculo também não costumam ser os mais fiáveis.

Quanto à questão da malta do rally ser mais bem comportada... São tipicamente menos conflituosos, talvez porque exista menos fanatismos. Agora o comportamento do público evoluiu muito nas últimas décadas. Quem ia ver um rally no inicio dos anos 90 via coisas do arco da velha [:D]

Back