Razão vs Paixão

Barbas18

New member
Pois é malta, uma vez mais cá estou eu, e desta vez com um dilema tradicional e algo comum por cà, um versus entre cabeça e coração...

Como alguns já devem saber, sou proprietário de um carro de "guerra", Toyota Corolla Liftback de 1993, que conta com um motor 4E-FE, 1.3 de 88cv, apenas com 105.000km's

Apesar de ser bem agradável de conduzir, sinto que falta algo em subidas, principalmente com gente dentro do carro. É um carro com aspecto de cota, é grande e a mala anda sempre vazia, qualquer coisa que ande lá dentro anda sempre a bater nas paredes xD E uma coisa que me chateia bastante é a chapeleira! Anda sempre a chocalhar, pois é bem grande :sh)
De resto até me agrada, gosto da caixa, o som do motor até é agradável...

Agora a paixão está num Suzuki Swift GTi [br:)] adoro o carro, e desde que tive a oportunidade de conduzir um que passei a amar!!![:D]
É mais pequenito, tem um pouco mais de garra e é super-leve (em relação ao corolla). Poderá ser menos confortável, mas também não faço grandes viagens, caso haja necessidade de o fazer vive lá em casa um 318D

Já tenho em vista 3, um vermelho e um azul, ambos stock, e um outro com colectores em inox e linha directa, ando em contacto com os proprietários a tentar a troca pelo meu...mas não sei se avançarei (o dilema!):confused:

Agradecia a vossa preciosa colaboração na ajuda da escolha do caminho da razão manter o corolla ou ir para a paixão do swift, que pelo que tenho visto até nem é um carro pouco fiável, já existem alguns com 200.000 e sem problemas, stock...

Help!? [:D]

PS: logo a noite colocarei fotos dos swift que ando de olho [;)]

não tinhas adquirido o corolla há uns 2 mesitos, se tanto? :confused:

Sim há cerca de 3 mesitos xD

mas pronto, andei (conduzi) nos entretantos o Swift GTi de um conhecido, e adorei a condução, apesar de nem ter direcção assistida, e os pedais serem algo duros :confused:

Tou mesmo naquela vai não vai :sh)

Se tens disponibilidade financeira para depois trocar por outro se a coisa correr mal com o swift (arranjar um que não venha escafiado deve ser milagre), avança; só se vive uma vez!

Estou numa situação bem semelhante à tua...

Estou no troca não troca da minha Passat por algo mais picante e custa-me imenso pensar sequer em vende-la (já fiz algumas alterações e tem valor sentimental), mas a verdade é que se há altura na vida para ter um descapotável ou coupe e ser egoísta é quando somos jovens [;)]

Não te respondo porque nem eu te sei dizer o que fazer no meu caso [:D]

Não te esqueças de fazer as contas todas antes da compra, imposto de selo, combustível, manutenção e ver se podes suportar a troca. Eu já fiz isso, mas agora continuo na mesma, como a lesma [8b]

Se tens disponibilidade financeira para depois trocar por outro se a coisa correr mal com o swift (arranjar um que não venha escafiado deve ser milagre), avança; só se vive uma vez!

É assim, não se pode dizer que tenho disponibilidade financeira...a ideia até é despachar este por mais valor do que paguei, pois já os vi a preços bons e com mais km's, logo penso que não será muito dificil. Como o swift será mais barato ainda sobravam trocos...

Queria ter apanhado um de 94 que tava todo origem, um dono, mas já foi vendido :( agora há um outro em Lisboa vermelho, de 95, também todo de origem a pedir (para já) 2000€ (ainda não negociei)

Também gosto dessa versão do Swift, o problema é encontrar um em bom estado para além de ser um carro algo raro nas nossas estradas :(

Estou numa situação bem semelhante à tua...

Estou no troca não troca da minha Passat por algo mais picante e custa-me imenso pensar sequer em vende-la (já fiz algumas alterações e tem valor sentimental), mas a verdade é que se há altura na vida para ter um descapotável ou coupe e ser egoísta é quando somos jovens [;)]

Não te respondo porque nem eu te sei dizer o que fazer no meu caso [:D]

Não te esqueças de fazer as contas todas antes da compra, imposto de selo, combustível, manutenção e ver se podes suportar a troca. Eu já fiz isso, mas agora continuo na mesma, como a lesma [8b]

É complicado não é??[:)]
Quanto a imposto de selo penso que pagará o mesmo que o meu, visto que é na mesma 1.3 otto, combustivel pelo que já andei a ver fará o mesmo consumo que o corolla, possivelmente menos com condução igual, devido ao peso e força do motor [kiss]
Uma dúvida que tenho é em relação ao seguro: posso transferir o seguro que tenho agora para o swift, certo?

Já fizeste isso com que carros?

Também gosto dessa versão do Swift, o problema é encontrar um em bom estado para além de ser um carro algo raro nas nossas estradas :(

é dificil mas nada que uma ardua procura não surta frutos [:D]

também em parte por ser raro nas estradas que quero um, não gosto de andar igual aos outros! Antes de comprar o corolla não via assim muitos, mal o comprei parece que resolveram sair da toca! [:)] Só na cidade há uns 3 vermelhos (iguais ao meu), mais uns tantos cinza, e brancos :sh)

se a carteira permitir, sem exageros, há que dar lugar ao coração e à emoção... a vida é pra ser vivida...

venham daí mais coupes e cabrios, em vez das tradicionais sw´s e suv´s....

(até tenho medo do que vem por aí agora.... )[;)]

é dificil mas nada que uma ardua procura não surta frutos [:D]

também em parte por ser raro nas estradas que quero um, não gosto de andar igual aos outros! Antes de comprar o corolla não via assim muitos, mal o comprei parece que resolveram sair da toca! [:)] Só na cidade há uns 3 vermelhos (iguais ao meu), mais uns tantos cinza, e brancos :sh)
É verdade, e digo mais, gosto mais dessa geração que da actual. [br:)]
Na minha zona só tenho visto um e é branquinho com o ultimo restyling igual ao modelo da foto:
swift.jpg

É complicado não é??[:)]
Quanto a imposto de selo penso que pagará o mesmo que o meu, visto que é na mesma 1.3 otto, combustivel pelo que já andei a ver fará o mesmo consumo que o corolla, possivelmente menos com condução igual, devido ao peso e força do motor [kiss]
Uma dúvida que tenho é em relação ao seguro: posso transferir o seguro que tenho agora para o swift, certo?

Já fizeste isso com que carros?

As contas?

Fiz com SLK 200K 192cv, CLK 200K 192cv, Mazda MX-5 NB MK2 1.8 140cv/MK2.5 1.8 146cv, Audi TT 1.8T 180cv, Colt CZT 1.5T 150cv, Clio RS180, Ford Fiesta ST 150cv, Mini Cooper 115cv e não tive de coragem de fazer para o Audi S3 8l 1.8T 220cv :sh)

É verdade, e digo mais, gosto mais dessa geração que da actual. [br:)]
Na minha zona só tenho visto um e é branquinho com o ultimo restyling igual ao modelo da foto:
View attachment 87533

Podes crer, tanto mk1 como mk2 estão [br:)][br:)] dessa que postaste a foto já não sou grande fã, já começo a desgostar dessa frente, os farois assim já não me agradam [:p]

As contas?

Fiz com SLK 200K 192cv, CLK 200K 192cv, Mazda MX-5 NB MK2 1.8 140cv/MK2.5 1.8 146cv, Audi TT 1.8T 180cv, Colt CZT 1.5T 150cv, Clio RS180, Ford Fiesta ST 150cv, Mini Cooper 115cv e não tive de coragem de fazer para o Audi S3 8l 1.8T 220cv :sh)

Isso é que é tortura!!!:eek:[:D]

DÚVIDAA ^^ -> Posso transferir o seguro que tenho no corolla para outro carro??

se a carteira permitir, sem exageros, há que dar lugar ao coração e à emoção... a vida é pra ser vivida...

venham daí mais coupes e cabrios, em vez das tradicionais sw´s e suv´s....

(até tenho medo do que vem por aí agora.... )[;)]

Ela permitir assim dizendo PERMITIR não permite exactamente [:D] mas podemos fazer com que permita minimamente, cortando noutras despesas e trabalhando mais para juntar €€ , até porque falando de valores comerciais de ambos os carros andam ela por ela, talvez o corolla até possa valer mais, em questão a peças penso eu de que também andem ela por ela ou mesmo o swift ser mais barato. As despesas que posso ter com um, também posso ter com outro e vice-versa. Já que encontre um exemplar original/stock e não com muitos km's, ai uns 120/130k já não é mau, menos ainda melhor, é meio caminho andado para que tenha menos problemas e hipótese de ter sido escafiado, comparando com os que se metem a mexer em tudo e dão cabo do carro :(
O complicado aqui será conferir a veracidade dos km's, visto que o contador só dispõe 5 dígitos...há maneira de ver sem ser com a folha de inspecção?

É que há um em lisboa, o tal vermelho stock de 95 que o tipo diz que tem 45k e afirma serem reais pois na ultima folha apresenta 30k. Diz que entrega o carro com revisão feita e tal...mas isso pode não querer dizer nada não é? Às tantas nas outras folhas andam para lá algures uns 90k xD Help [:p]

"Boas" noticias (subjectivo, pois ainda piora a minha situação [:D] ):

- o tal swift que conduzi, o tipo deverá vendê-lo, falei há pouco assim à pressa ainda não se discutiu pormenores e motivo de venda...

O gti em questão é um mk2 de '92 penso, sem direcção assistida, sem vidro elétricos e suponho também sem fecho central nem AC.
É branquinho [br:)], não sei ao certo quantos km's tem, mas mais de 100k. Anteriormente terá sido de uma senhora. Penso que esteja stock e que a unica alteração será a linha directa que possui.
Tem uns toques de chapa, raspadelas, e o parachoques da frente tá aberto -> será caro a reparação??

Assim por alto!

Melhor falado será amanha, em principio, para desfazer os "penso que" [;)]

Quando venderes o teu, já os suzuki´s que tens em mente, já foram vendidos.

Optava pelo 1º, mas nada como verificar in loco!!

Quando venderes o teu, já os suzuki´s que tens em mente, já foram vendidos.

Optava pelo 1º, mas nada como verificar in loco!!

OBRIGADINHO :sh):sh)[:D]

Eu também acho que a ir vou para o preto, já estive mais inclinado para o azul, está bonito o carro mas há ali algumas coisas que não batem muito certo :confused:

Back