TerranoII
Well-known member
Sim, catálogos em papel imagine-se! []
Não eram o grosso, mas os Crawlers já existiam há 10 anos. Mesmo a Tamyia já tinha uma linha boa de acessórios, sendo que a HobbyHorizon tinha já muita escolha.
Mas não fiz o comentário para ficares melindrado [] Foi apenas uma observação de que não há nada de novo nisto.
Não há problema algum, estamos a falar do assunto nada mais. [
A questão é que os RC Crawlers são bem mais recentes.
Desde os anos 70 que existem RCs por tudo quanto é sítio.
Nos anos 80 aparecem os primeiros offroad e nos anos 90 predominam as corridas com os carros de turismo.
Lembro-me de ser puto e pedir aos meus pais para me levarem à pista de radiomodelismo no Monsanto e também mais tarde a pista CRO em Sintra na reta da granja.
Em 2005 acontece a grande alteração com a passagem da tecnologia de rádio AM/FM para a 2.4GZH, altura em que se começa a democratizar mais os RC Crawlers.
Por volta de 2007 temos este menino https://www.youtube.com/watch?v=sEnJWwLxriI que permite um acesso a este hobbie bem mais barato, contudo ainda não contava com suspensões independentes.
Existem uma série de melhorias inimagináveis a alguns anos que permitem enfiar estes RCs dentro de água lama e afins sem qualquer preocupação.
Motores sem escovas, baterias de litium e até já há baterias fuell cell a hidrogénio.
Onde é que isto era possível à meia dúzia de anos atrás ?
Por outro lado hoje em dia é muito mais fácil coleccionar modelos vintage que muito provavelmente nunca existiram no passado.
Em todo o caso o boom dos RC não foi agora nem pouco mais ao menos, eu referi-me apenas aos Crawlers pela analogia com os Todo Terreno.
Seja como for o futuro deverá ser risonho pois isto é demasiado engraçado para morrer como hobbie.