Recomendação para comprar um colchão

Já há algum tempo que queria falar do grupo Aquinos a respeito do negócio dos colchões.

https://www.aquinosgroup.com/brands

novaqui-1.jpg

No entanto, como têm uma estratégia diferente do tradicional, além de uma postura empresarial nitidamente expansionista com a aquisição de várias empresas no exterior. Torna-se difícil de explicar por palavras simples.

Além, de já sabermos que produz para outras empresas de retalho, como a Jysk.

Localização da Fábrica - Tábua

Porém, se nos focarmos apenas no mercado nacional, creio que consigamos chegar a algum lado.

Contrariamente, por exemplo, à Molaflex ou Lusocolchão que têm várias lojas parceiras espalhadas pelo país. A Aquinos optou por vender as suas marcas quase em exclusividade na sua rede de lojas ColchaoNet.

As marcas Climax, Ednis e Gruhier são propriedade sua. Aliás, a Gruhier é uma marca que vem na sequência da aquisição de uma unidade fabril em França, embora creio com uma gama diferente para Portugal na ColchaoNet .

Também têm uma loja outlet de artigos provenientes das suas lojas ColchaoNet em Sacavém, a Outlet dos Colchões localizada aqui.

Lançaram a Budwing que foi uma resposta directa à Emma para atacar o segmento direct-to-consumer.

São os proprietários da Gato Preto, que também vende colchões, embora não me parece que seja este o principal foco.

Acrescento que a Diana Aquino, uma administradora do grupo Aquinos, dizia em 2018 que eram fornecedores de grandes cadeias de retalho como a Conforama, El Corte Inglês, La Redoute, Alínea, Maisons du Monde, o Ikea e a Kinda Home. Curiosamente, esta última empresa fechou portas há pouco tempo. Certamente que não forneciam apenas colchões, mas também.

https://www.redemulherlider.pt/wp-c...sao-a-diversidade-Revista-Pontos-de-Vista.pdf

Última edição:
Esses da JYSK devem ser tipo IKEA.....

Uns que tenho ouvido falar bem e estão fortes na publicidade são os colchões EMMA.... alguém tem?

Esses da JYSK devem ser tipo IKEA.....

Uns que tenho ouvido falar bem e estão fortes na publicidade são os colchões EMMA.... alguém tem?

Curiosamente ainda há pouco tempo estive a ler sobre esta empresa. Eles começaram como uma "startup" de venda de colchões online na Alemanha. [:D]

Eu posso elaborar mais um pouco mais adiante.

Já tens opiniões sobre estes colchões mais para trás e um tanto negativas, eu agora quando estive indeciso para escolher fui mesmo desaconselhado devido a problemas de qualidade.

Há uma loja de mobiliário que ainda acredito estar na memória de muitos, no passado conseguiu ser um autêntico império com 1400 trabalhadores.

A Moviflor após ter falido, a marca foi comprada pela Armazéns Reis, que é quem actualmente desenvolve o seu negócio.

Na minha opinião, tem uma coleção muito interessante de colchões fornecidos pelas três principais fábricas nacionais de colchões. A Molaflex, a Lusocolchão e a Aquinos (Climax) com preços igualmente bons face ao que costuma ser praticado.

A maioria dos modelos, senão mesmo a totalidade, são modelos exclusivos vendidos pela Moviflor destas três marcas. Ou seja, a gama de colchões foi desenhada especificamente para a Moviflor com algumas alterações para ir de encontro ao seu gosto.

Eles também têm a Lourini que é uma submarca da Lusocolchão com uma estética própria, que também se encontra à venda em mais sítios.

https://lourini.pt/sleep/colchoes/

Poderão ver a gama de colchões consoante o núcleo, clicando nas hiperligações a seguir.

Núcleo de espuma, molas bonnel e molas ensacadas.

Se eu tivesse que escolher quatro modelos de mola ensacada para experimentar, seria o Climax Dualtherm, Climax Halcyon, Lusocolchão Loire e Climax Duoconfo.

O Lusocolchão tem o prejuízo de não ter as molas separadas por zonas.

Modelos que andam entre os 290€ e 350€ para 190x140.

Então onde está o inconveniente nisto? O facto de existirem apenas quatro lojas no país. Em Aveiro, Coimbra, Viseu e Évora.

Se quiser enviar um colchão para a minha residência pela página online, devo contar com um valor a rondar os 56€ para o tamanho de 190x140 e isto com entrega apenas à porta.

Talvez para quem tiver uma loja Moviflor por perto, possa valer a pena.

Última edição:
O Continente agora também vende colchões, mas já começava a ganhar vergonha na cara.

Um colchão que é do mais simples que se pode comprar, tem um PVP recomendado de 1010€ para depois vender por 353,5€, que mesmo assim é caro para o que é.

https://www.continente.pt/produto/colchao-molas-ensacadas-pocketflex-lusocolchao-321625.html

Nisto a Jysk não é muito diferente, pois também gosta de colocar os artigos com um preço elevado para depois fazer as campanhas de altos descontos.

O colchão que eu comprei está agora à venda por 500€ com um desconto anunciado de 62%, que deve ser mais ou menos o preço que terá sempre quando estiver em "campanha".

https://jysk.pt/quarto/colchoes/colchoes-de-molas/colchao-molas-140x190cm-kiva-gs110-dreamzone

O que difere e ainda dá alguma proteção ao consumidor é a política do preço garantido, que significa se um cliente encontrar o mesmo artigo com um preço reduzido numa loja Jysk até a um prazo de 30 dias. É devolvida a diferença num vale compras a gastar em lojas Jysk.

Ainda que não seja a solução ideal, é melhor que nada.

Na JYSK, queremos transmitir-lhe segurança durante e depois da sua compra. Por esse motivo, oferecemos-lhe a nossa garantia de preço.
No caso de ter comprado um artigo na JYSK, no prazo de 30 dias após a compra, descobrir o mesmo artigo na JYSK Portugal ou em outra loja a um preço mais baixo, devolver-lhe-emos a diferença em forma de um vale de compras a utilizar na JYSK Portugal, quer em loja, quer em JYSK.PT. Nós comparamos preços de todas as lojas fisicas em Portugal e também em na nossa loja online.

Condições para a garantia de preço:
  • durante o prazo de 30 dias a partir da data da compra
  • mediante apresentação do talão de compra
  • para compras particulares
  • no momento da redução do preço do artigo alvo da garantia de preço
(...)​

https://jysk.pt/customer-service/perguntas-relacionadas-com-encomendas-da-loja-online

Se calhar o melhor passa mesmo por tentar uma devolução, já que a Jysk diz que tem uma política facilitada.

Isto é algo que se deve ter em atenção em todos os produtos, excluindo talvez aqueles do "preço sempre baixo". Se não se está a comprar algo com um preço propositadamente inflacionado.

Última edição:
Se calhar muitos de vós já ouviram falar das lojas Colchões e companhia que se encontram espalhadas pelo país, aliás o colchão onde costumava dormir era desta loja.

https://colchoesecompanhia.com/

Agora o que talvez vocês não soubessem é que estas lojas pertencem à família Paiva, a fabricante dos colchões e estrados Mindol.

https://www.mindol.pt/

Claro que não se pode dizer de imediato que sejam eles os fabricantes para estas lojas, mas não seria de todo ilógico que fossem.

Isto tudo começou porque ao observar uma factura antiga, que tinha por casa, encontrei que a empresa era de registo britânico. O que não fazia sentido e ainda não faz, qual é o benefício que se pode tirar, para uma empresa que pretende desenvolver a sua actividade em Portugal, ter um registo num país estrangeiro?

https://find-and-update.company-information.service.gov.uk/company/04249701

https://www.racius.com/colchoes-e-companhia-limited-portugal/

Aproveito este tópico para deixar o meu alerta a quem estiver a considerar Emma. Comprei um colchão em 2021 e comecei a ter problemas sérios de afundamento permanente. Tá agora muito mole perto da almofada e desconfortável. Iniciei o pedido de garantia a 3 de julho de 2025, pois prometem 10 anos de garantia.
Desde então, tenho sido completamente enrolado pela marca:

Pedem fotografias e documentação (que enviei logo de início);

Depois voltam a pedir mais imagens e detalhes já enviados;

E ainda dizem que vão analisar “que tipo de fotos vão pedir a seguir” — ou seja, nem sabem o que estão a fazer, ou sabem muito bem.

No fim das contas, passam-se semanas sem qualquer resposta útil, apenas e-mails automáticos e desculpas vagas. A etiqueta do colchão está ilegível (uso normal), e por isso agora querem recusar o processo, a dizer que tenho que enviar uma foto da referência nessa etiqueta para assistirem devidamente — apesar de terem a fatura e provas claras do defeito.

Ou seja: a "garantia de 10 anos" que tanto anunciam é na prática quase impossível de acionar. Se voltasse atrás, não comprava Emma.

Fica o aviso.

Atualização do caso Emma (para quem acompanhou):

Depois de vários meses de reclamações diretas à empresa — com dezenas de emails, muitos sem resposta — avancei com o processo para o CNIACC.

Só após a entrada formal do caso no CNIACC é que, no início de dezembro de 2025, a empresa finalmente reconheceu o defeito e que iria proceder à resolução do contrato, com recolha do colchão e reembolso do valor pago.

No entanto, mesmo depois dessa comunicação, a recolha foi sucessivamente adiada por questões alegadamente relacionadas com a transportadora.

A recolha só ocorreu no dia9/12/2025.

Posteriormente, em 12/01/2026, foi proferida sentença arbitral que condenou a empresa à devolução do valor do colchão.
Em 15/01/2026 a empresa confirmou por escrito que o reembolso seria processado no prazo máximo de 14 dias úteis.
Até à presente hoje não recebi qualquer pagamento e estou sem o colchão e sem o dinheiro.
Partilho esta atualização apenas para que quem esteja a ponderar a marca tenha noção da desorganização que aquilo é, e o serviço pós venda que presta.

Já eu, uma vez com o IKEA, assim que recebi o colchão em casa arrependi-me logo e solicitei a sua devolução, que para minha surpresa acolheram com facilidade, vieram recolher e reembolsaram em questão de dias.

É preciso sorte com quem apanhamos do outro lado às vezes. Grandes cadeias também facilitam este tipo de situações, em contrapoto com empresas emergentes como é essa Emma.

Já eu, uma vez com o IKEA, assim que recebi o colchão em casa arrependi-me logo e solicitei a sua devolução, que para minha surpresa acolheram com facilidade, vieram recolher e reembolsaram em questão de dias.

É preciso sorte com quem apanhamos do outro lado às vezes. Grandes cadeias também facilitam este tipo de situações, em contrapoto com empresas emergentes como é essa Emma.

A Emma não é uma grande cadeia, mas também não é nenhuma pequena empresa.

Dificilmente compro outra coisa que não molaflex ou pikolin, não gostei de ikea, e jysk parece ainda mais fraquinho.

Agora queria duas almofadas visco, que recuperem a forma, aquilo parece mesmo bom e fresco, mas se calhar engana. A dormir é sempre diferente. Alguém tem que goste?

Dificilmente compro outra coisa que não molaflex ou pikolin, não gostei de ikea, e jysk parece ainda mais fraquinho.

Agora queria duas almofadas visco, que recuperem a forma, aquilo parece mesmo bom e fresco, mas se calhar engana. A dormir é sempre diferente. Alguém tem que goste?

Eu tenho umas há uns dois anos compradas na Amazon, e recuperam bem a forma. Já de frescas não acho nada de especial, mas também não são quentes.

Boas podem ser, mas frescas... Duvido um pouco.

Aliás, a espuma viscoelástica tem tendência para reter o calor. Por isso, existem espumas "técnicas" como o viscografeno ou o viscogel.

Eu vi esta almofada já há algum tempo e achei-a interessante.

https://www.continente.pt/produto/almofada-viscogel-40x60cm-molaflex-molaflex-5316645.html

Boas podem ser, mas frescas... Duvido um pouco.

Aliás, a espuma viscoelástica tem tendência para reter o calor. Por isso, existem espumas "técnicas" como o viscografeno ou o viscogel.

Eu vi esta almofada já há algum tempo e achei-a interessante.

https://www.continente.pt/produto/almofada-viscogel-40x60cm-molaflex-molaflex-5316645.html

Tenho 2 dessas, oferta da casa onde comprei o sommier+colchão também molaflex.
são porreiras mas julgo que descontinuadas, talvez ainda se arrajem nalgum revendedor.
São é um bocado grandes para a maioria das fronhas que. temos, entram à pressão

Colchão 1.90 x 1.50, o que recomendam?
Não percebo nada :)

Eu andei nessa luta recentemente, no meu caso um 1.95 x 1.50

Acabei por Optar pelo Pikolin Marisma

Queria algo para o firme, com Molas ensacadas. Estava indeciso entre o Marisma e o Pausa, mas depois de os Experimentar numa loja, optei pelo Marisma que me parece oferecer um conforto um pouco superior,

Mas ainda não o tenho por isso vamos ver

Última edição:
Também ando nessa senda, á procura de colchão de casal (ainda tenho que confirmar as medidas) para substituir o velhinho.

Para além de querer algo com boa relação preço qualidade, queria que fizessem recolha do antigo. Sabem de empresas/marcas/lojas que o façam?

(não estou para andar a carregar com o colchão velho, a recolha de monos nem sempre é certa, e não o queria simplistamente largar junto aos contentores)

Voltar
Superior