Rectificar motor

plintin

New member
Boa noite a todos presiso de esclarecimento.
Podem me dizer quais os passos que se seguem em uma rectificação de motor.
Se é obrigatório fazer todos os passos ou só os necessários?
Também se alguém souber na zona norte onde se pode fazer uma rectificação de motor e quanto custa essa intervenção em média?
de quanto tempo é +/- essa intervenção?
Existe alguma kilometragem em seja aconselhado a fazer por exemplo apertar de X km?

Boa noite a todos presiso de esclarecimento.
Podem me dizer quais os passos que se seguem em uma rectificação de motor.
Se é obrigatório fazer todos os passos ou só os necessários?
Também se alguém souber na zona norte onde se pode fazer uma rectificação de motor e quanto custa essa intervenção em média?
de quanto tempo é +/- essa intervenção?
Existe alguma kilometragem em seja aconselhado a fazer por exemplo apertar de X km?

Porque é que queres retificar o motor ??? Qual é o problema do carro ???

Não existe Km nenhuma para se retificar um motor só quando é mesmo necessário, se não é dinheiro fora.

O problema do carro é que tenho falta de pressão em 2 cilindros e no motor ouve se como um matraquilhar o carro em questão é um Nissan 200sx de 91 e conta com 3740000 km

O que eu pretendia saber é no processo de rectificação o que é feito?

Para quanto tempo terei o carro parado em reparação e +/- o preço dessa intervenção

se tens falta de pressão em dois cilindros por si já não é bom, e ouvir um matraquilhar pior ainda e ainda para mais com essa quilometragem, o motor já viu melhores dias, uma rectificação geral implica vários procedimentos, e dada a situação para aprofundar, implica abrir o motor, o que a brincadeira provavelmente vai acabar numa reconstrução bem dispendiosa, e até porque esse carro não se arranja peças ai ao virar da esquina...

para rectificicarem tudo, desde pressão de pistões, enfim tudo e mais alguma coisa, se for numa oficina como deve de ser, pondera ficares sem carro provavelmente 15 dias ou mais, e valores prepara a carteira, podes gastar tanto 500 como 2000€ na brincadeira, nem faço ideia quanto ficará arranjar um motor igual reconstruido...

Mais fácil tentar arranjar um motor já reconstruído, vindo de um Nissan Sunny ou semelhante (o 200NX nunca se vendeu muito).
Atenção que provavelmente compras um carro inteiro em melhor estado pelo mesmo dinheiro que gastas em oficina a reparar isso.

só agora vi que carro era
vale a pena levar a um bom mecânico e reparar o motor.
Aposto em 2 a 3000 euros

Last edited:
Mais fácil tentar arranjar um motor já reconstruído, vindo de um Nissan Sunny ou semelhante (o 200NX nunca se vendeu muito).
Atenção que provavelmente compras um carro inteiro em melhor estado pelo mesmo dinheiro que gastas em oficina a reparar isso.
O user disse que era um 200 SX , a não ser que se tenha enganado , esses carros ainda têm algum valor visto serem raros .

O user disse que era um 200 SX , a não ser que se tenha enganado , esses carros ainda têm algum valor visto serem raros .

Só agora vi que carro era

vale a pena levar a um bom mecânico e reparar o motor.
Aposto em 2 a 3000 euros

Por norma, em motores comuns e que existam em abundância, não fazem nada ao teu.
Tu deixas lá o teu e recebes um motor armado no qual vais montar os teus periféricos.

Tendo em conta que no mercado nacional não deve haver muitos desses, não faço ideia se outros 2.0 Nissan possam ser aproveitados, o trabalho a fazer pode depender também do problema do teu. Se tens falta de compressão, o problema pode ser só os segmentos que já foram à vida, pelo que a substituição pode ser suficiente para mais umas centenas de milhares de kms. O barulho metálico pode ser tudo desde uma válvula desafinada a uma biela que já não têm chumaceira na cambota, etc. Por norma quando se procede a reparações destas mete-se pistoes novos, rectifica-se as camisas, válvulas novas, rectifica-se sede das válvulas, novos segmentos, novos apoios da cambota e chmaceiras das bielas e cavilhões. Com isto têm-se um bloco em condições de centenas de milhares de kms. No mercado internacional há material para esse motor em bardas.

Sim tem um 0 a mais enganei me ao escrever.
o motor do carro é o 1.8 T e sendo o carro já considerado como clássico( 25 anos) não queria estar a pôr um motor de outro carro.
Quanto ao valor do carro comercialmente anda acima dos 6000€ daí eu querer mandar rectificar o motor.

E alguém conhece uma oficina que o faça na zona norte do país?

Sim tem um 0 a mais enganei me ao escrever.
o motor do carro é o 1.8 T e sendo o carro já considerado como clássico( 25 anos) não queria estar a pôr um motor de outro carro.
Quanto ao valor do carro comercialmente anda acima dos 6000€ daí eu querer mandar rectificar o motor.

E alguém conhece uma oficina que o faça na zona norte do país?
Zona norte ainda é grande...

Em Guimarães aconselho esta:
http://www.rectificadoraguimaraes.com/index.php

Mas tens que tirar o motor e levar-lo lá.

Back