@ Rede - "documentário" SIC

O Jimbo é que tem razão. Só um FP é que teria tempo e disponibilidade para manter 2 histórias desta complexidade, ao mesmo tempo, com uma dezena de personagens inventadas, sem se contradizer. [:D]

Agora fui! [:D]

Obviamente que este tal de Nuno é alguém com problemas a nível social, mas acho que também se fez de virgem ofendida a ver se sacava mais alguns euros à maluca.
Teve azar, estamos em Portugal.

De qq maneira choca-me, tal como no programa do dia anterior na tvi sobre predadores sexuais a trabalhar nas escolas, gente desta, completamente descompensada a dar aulas.
Não era só o registo criminal que devia ser obrigatório apresentar. Também um atestado passado pelo instituto de medicina legal (?) em como docentes e não docentes estariam aptos a trabalhar com crianças e jovens.

Continuo a achar que vocês estão a ser um pouco duros com o rapaz.

Não digo que para embarcar numa coisa destas não seja preciso estar num ponto estranho da vida. Vai na volta o rapaz tinha tido algum relacionamento que correu mal ou estava cansado psicologicamente, qualquer coisa.
E no conforto do lar, viu uma miúda engraçadita, e conversavam de coisas giras e foram andando, talvez nunca pensando que iam ser namorados ou afins.
Depois sim, acabou por ficar um pouco vidrado na situação e começou a agir com menos racionalidade.

Mas no geral é um rapaz co bom aspecto, tem um bom discurso, tem trabalho, e parece bem realizado profissionalmente. Não é claramente o tipo de pessoa que ande a atacar na internet.

No final parece-me que ele não queria qualquer tipo de dividendos da situação. Queria era alguma justiça contra quem andou 2 anos a "gozar" com ele.
E mais uma vez se prova que alguém que rouba várias identidade, engana dezenas de pessoas, só tem de fazer um pedido de desculpas e pagar 650€... [8b]

Uma tempestade num copo de agua, também gostava de saber porque passados quase 10 anos decidiram fazer a reportagem.
Porque provavelmente o amigo de um amigo tinha contactos na Tv e alguém contou a história agora. Quem ouviu achou interessante e fizeram a reportagem. Digamos que passado este tempo pode não fazer muito sentido, mas é sempre e cada vez mais atual.

Não digo que para embarcar numa coisa destas não seja preciso estar num ponto estranho da vida. Vai na volta o rapaz tinha tido algum relacionamento que correu mal ou estava cansado psicologicamente, qualquer coisa.
E no conforto do lar, viu uma miúda engraçadita, e conversavam de coisas giras e foram andando, talvez nunca pensando que iam ser namorados ou afins.
Depois sim, acabou por ficar um pouco vidrado na situação e começou a agir com menos racionalidade.

Mas no geral é um rapaz co bom aspecto, tem um bom discurso, tem trabalho, e parece bem realizado profissionalmente. Não é claramente o tipo de pessoa que ande a atacar na internet.

No final parece-me que ele não queria qualquer tipo de dividendos da situação. Queria era alguma justiça contra quem andou 2 anos a "gozar" com ele.
E mais uma vez se prova que alguém que rouba várias identidade, engana dezenas de pessoas, só tem de fazer um pedido de desculpas e pagar 650€... [8b]

Concordo contigo, Silver.[;)]

Estive a ver os episódios e o rapaz pareceu-me mesmo boa pessoa. Talvez, num momento mais frágil da sua vida tenha sido "apanhado" por uma pessoa que não pode ser normal... o que fez é doentio...[:vm)]

Pareceu-me que se viu envolvido emocionalmente e não tinha coragem de "largar" alguém que estava a "sofrer" e aos poucos foi-se envolvendo...

Também não me pareceu que quisesse retirar dividendos.

Acredito que tenha feito a reportagem por uma questão de justiça, expor a maluca e de fechar o capítulo.

Porque provavelmente o amigo de um amigo tinha contactos na Tv e alguém contou a história agora. Quem ouviu achou interessante e fizeram a reportagem. Digamos que passado este tempo pode não fazer muito sentido, mas é sempre e cada vez mais atual.

Fiquei um pouco com essa ideia também, no passado também já fui alvo de 'esquemas' parecidos, mas tendo em conta a facilidade que há em desmontar estes esquemas, nunca dura muito tempo.

Achei foi curioso ela usar fotos de uma amiga em comum de algumas pessoas e demorar tanto tempo até que alguém juntasse as peças.

Conheço uma pessoa que conhece a mãe, D. Irene. E o rapaz também.

Já me tinha falado dela em termos profissionais (organizadora de eventos) e sempre a referenciou enquanto muito boa pessoa. E o filho sempre enquanto menino da mamã... Mundo é realmente pequeno. :sh)

Não me vou alongar muito com julgamentos, mas gostei imenso de ter visto isto na TV

Admiro a coragem do rapaz, que não foi nada mais nada menos que uma vingança.

Last edited:
Defender o totó?!

De qualquer modo sempre pensei que tu, mais do que ninguém, apreciasses alguém que defendesse os totós.
a pensar morreu um burro
eu continuo a achar que o Nuno também tem problemas psicológicos, porque senão além de não ter caído como um patinho também não se envolvia emocionalmente ao ponto de quando viu a Claudia ter ficado branco e ter chorado desamaldamrnte como se não houvesse amanhã...é que nem eu choro assim quando assisto a um final triste numa novela[:)]

Por querer facturar com alguém através da internet tem um problema social, sim senhor...anda meio mundo com problemas sociais. [:D]
Ele não quis faturar.
Ele alimentou um ano uma relação platónica com uma pessoa que nunca viu.
Penso, tal como já foi referido, que terá sido um jovem muito protegido pela mãe e que será um rapaz com pouco mundo no que às relações afetivas diz respeito.

O Nuno não sacou nada. Apenas pediu que a quantia decidida fosse entregue à Santa Casa da Misericórdia.
A pedido da entrega da quantia à santa casa foi antes ou depois de sair a decisão do juiz? E que quantia foi pedida de indemnização inicialmente?

Não está de todo em causa que seja bom rapaz. Acredito que o seja.

Acredito é que é hoje um homem com o ego ferido.

Mas convenhamos que alimentar uma história de amor um ano sem conhecer a pessoa, sem ter qq tipo de contacto fisico, parece-me de alguém bem carente. Tal como disseste talvez um anterior relacionamento falhado e estar mais vulnerável.

Já foi quase tudo dito.

Não vi o episódio de ontem com 100% de atenção (mas a Maria preencheu os buracos), mas os outros dois vi com mais atenção.

Dizer que ele fui burro tb me parece ir um pouco longe demais, e desde o 1º episódio que achei lgo que um dos seus "problemas" deveria ser muito mamas boy. E confere, tem a mãe a comentar coisas no FB dele como se tivesse 12 anos :sh)[:D]

Além disso, como tb já aqui disseram, possivelmente tinha saído de alguma relação e/ou tem algum problema de auto-estima.

Não gosto de vir para aqui dizer que não ia neste história porque o amor (mesmo virtual) pode ser cego, mas o continuar a acreditar depois de tantas red flags já não sei.

Por alguma razão nunca aceito pedidos de ng que não conheço pessoalmente. Sim, nem de gajas boas. Aliás se for realmente boas ainda mais de desconfiar é [:D]

Aliás qdo a SIC estreiou isto disse à Maria que antes de a conhecer houve uma história parecida aqui (já lá vão quase 10 anos...).

Já aí foi mencionado, já não me lembrava do nome do famoso user "Miguel Costa".

Uma coisa é certa, muitos ilustres membros do fórum acreditavam na história, alguns até depois de já haver algumas red flags.

Tive pena de não ter acompanhado esse tópico, na altura estava no algarve sem net e não havia isto dos dados móveis, tapatalks nem nada disso. Qdo voltei dos algarves lembro-me de ter lido esse tópico por alto.

Esses comentários valem 0 (zero), porque depois de se saber que é um esquema é fácil.

O "jovem" parece uma pessoa como há milhares, com a vantagem que tem boa imagem, nem é daqueles nerds entesoados, que não consegue sociabilizar e só através da net conseguia arranjar uma pessoa.

Sem dúvida, e foi isso que me chamou à atenção qdo anunciaram este mini documentário numa publicidade.

Se fosse algo com velhotas ou adolescentes de 15 anos seria mais uma história à Catfish da MTV.

Mas apareceu este tipo realmente com boa imagem e com aspeto de pessoa perfeitamente normal e isso fez-me lgo pensar que isto teria de ser algo um pouco diferente e/ou mais elaborado, o que acabou por se confirmar.

A mulher tinha demasiado tempo livre e, aqui sou eu a especular, deveria ter inveja no passado da tal pessoa a quem roubou as fotos e que usou para ver se sacava (ainda que virtualmente) um tipo fora de liga dela.

Last edited:
Eu também não aceito pedidos de amizade no FB de pessoal que não conheço, aliás até de pessoal que conheço mas que sei que pedem amizade apenas para bisbilhotar a vida alheia das pessoas eu não aceito, mas se tivesse um negócio ou fosse fotografo como é esse Nuno aceitava a amizade de toda a gente pois podiam ser um futuro cliente e nesse aspecto parece-me normal ele aceitar os pedidos de amizade de quem não conhece.

Também não me admirava que enquanto mantivesse esse relacionamento platónico de quase um ano fosse fazendo uns "biscates" por fora e ao vivo, conheço uns quantos casos assim o que não invalida que quando ele descobriu que estava sendo enganado se sentisse lixado e procurasse "vingança" na mesma.

A justiça portuguesa é que não deixa de ser anedótica ao deixar uma pessoa que faz uma coisa destas escapar com um pedido de desculpas e 650€ fora do bolso, então no caso da rapariga de quem estava a usar a imagem e as fotos devia ser bem mais penalizada, é praticamente um roubo de identidade...o que vale é que já se sabe quem é a pessoa e pode ser que seja também um bocado gozada e que tenha alguns problemas à conta da estupidez que fez, para provar um pouco do seu" remédio"

Das vezes que vi episódios do Catfish, nunca vi nada com um nível de elaboração tão grande, quase nunca há conversação entre as pessoas e esta deu-se ao luxo de fazer de 3 pessoas no mesmo telefonema e o facto de ter à vontade para alimentar uma amizade com a mãe da vitima e chegar a ligar para esta fazendo-se passar também pela mãe dela, é mesmo coisa de alto nível de elaboração maquiavélica.
Hoje em dia com o uso do Skype, Messenger, Facetime, etc...é mais dificil de alimentar estas coisas porque se a pessoa não quer fazer uma video-chamada é logo motivo para desconfiar mas em 2011 a falta de utilização destas coisas ainda passava, uma médica tão infoexcluída era estranho, mas passava...

Back