Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Também não exageres! As clinicas portuguesas que fazem abortos clandestinos em Portugal tem muita qualidade... e não são um vão de escada qualquer... a questão da ilegalidade é a principal diferença de quem faz em Portugal ou faz em Espanha.

Matar mulheres, isso era antigamente! O máximo que pode acontecer é a mulher ter um pequeno problema e ter que parar a um hospital público (ou privado) para resolver o seu problema...

Os defensores do não impingem do mesmo modo que os defensores do sim... ambos querem mostrar aos outros a sua visão das coisas.

Não senhor! Eu ao votar SIM nãop vou obrigar ninguem a afzer um aborto.
Tu ao votares NÂO impedes alguem de o fazer legalmente.

Todos temos o direito de ser felizes e ver o sol a brilhar

Todos temos o direito de ser felizes e ver o sol a brilhar

A parte de pensar no filho que poderão ter terá que ser abordada quer por familiares, pessoas próximas e pelas consultas médicas e de aconselhamento, que eu acho serem fundamentais.
Esse é um dos problemas fundamentais que tem que ser resolvido (pelo menos tentar). Toda a mulher e por razões obvias a gravida tem o direito de ser apoiada. Não é encostando-a à parede e roubando-lhe as esperanças e os sonhos que ela possa ter que se está a ser bonzinho. Toda a mulher, independentemente da sua condição social, classe social, cultura, educação, profissão tem o direito de ser apoiada e não de ser posta contra a espada e a parede, obrigando-a a abortar e depois lavar as mãos como se não fosse nada. Não é com soluções a fingir que o problema se resolve. Não é com soluções "virtuais" que mais parecem uma fuga para a frente para evitar tomar o touro pelos cornos. É apoiando mesmo com acções, gastando se necessário o nosso tempo. Não é fingindo ser activo e depois não fazer nada, passando para o outro lado do passeio e virar a cara para outro lado para não ver.

Obviamente que passadas as 10 semanas ( das quais eventualmente 5 a mulher poderá nem sequer ter a noção de estar grávida...), qualquer aborto que se faça tem de ser na clandestinidade !

Se tiveres dinheiro não![:p]

VAis a outro pais com uma lei diferente[;)]

È tudo uma questão de numeros.

è por isso que o resultado não me inteerssa grande coisa.
Ja ganho o suficiente para contornar estas leis da treta[;)]

Zen, eu gostaria mesmo de ler a tua opinião sobre isto...

Não, porque uma mulher que conscientemente aceitou completar uma tão grande parte da gravidez (a poucos dias do parto), é porque assumiu e desejou uma maternidade, que por alguma perturbação agora questiona. Ora uma perturbação de última hora não é uma justificação de vontade consciente.

Nesta fase temos um feto completo, que desde há várias semanas poderia subsistir numa incubadora, pelo que poderá ser removido da mãe, mas garantindo que tal não lhe causará dano.

E aí nenhum médico faria o aborto. quando muito faria uma antecipação de parto, mas nunca um aborto.

Repara que aqui, neste caso limite, a gravidez só se torna indesejada numa fase em que o feto pode ser autónomo do organismo da mãe. Logo, não sendo estritamente dependente da mãe, esta deixa de ter poder total sobre ele.

Última edição:
Mas desrespeitas as opiniões e valores de quem defende o não.

E se... se... se... Até parece que não conheces o serviço nacionald e Saúde.

Não defendo o "não" mas há alguns defenssores do "sim" que parecem estar numa batalha moral em que quem não parilha do mesmo credo é logo catalogado com adjectivos feios.

Não consigo olhar para nenhum dos campos e encontrar alguma superioridade moral em algum, há tantos extremistas de um lado como de outro.

Eu não desrespeito as opiniões diversas da minha (nem mesmo em casos extremos como os de racismo, sexismo, etc...); contraponho-lhe é argumentos e objecções que tomo como suficientememnedt fortes para as contrariar e questionar.

Muitos dos argumentos do NÃO são válidos! O que penso é que existem argumentos suficientemente fortes para os neutralizar. E o principal é que numa grávida só existe uma pessoa que deve decidir em consciência plena:a grávida. Mas, apesar do feto não ser pessoa, não considero que se deva abortar a partir do momento em que o feto é viável no exterior da mãe! Aqui o aborto será vantajosamente substituído por uma antecipação de parto.

Aqui não há um lado que tem a razão toda, não tendo o outro lado razão alguma.

A histórica defesa do Aborto pelo PCP.

No Abrupto:

"O artigo que reproduzo foi publicado no Avante! clandestino nº 60, da 4ª semana de Novembro de 1937 e é, muito provavelmente, do próprio Cunhal (a outra hipotese é Pável) que escrevia sobre temas dos jovens, da família, da sexualidade, da vida saudável e da sua incompatibilidade com a sociedade capitalista. Como se vê, as coisas são um pouco menos simples.

aborto.jpg
aborto2.jpg
"

Curioso [;)]

Caro Zen

"Ora uma perturbação de última hora não é uma justificação de vontade consciente."

Do mesmo modo, também a primeiras semanas de gravidez poderão ser de tal maneira perturbadoras que não permitam a decisão livre, esclarecida e consciente.

Sendo assim, o aborto, na tua opinião, deve poder fazer-se até quando...?

E já agora, uma mulher que faça um aborto após esse tempo que consideres limite, deve ou não ter censura penal..?

Última edição:
Se tiveres dinheiro não![:p]

VAis a outro pais com uma lei diferente[;)]

È tudo uma questão de numeros.

è por isso que o resultado não me inteerssa grande coisa.
Ja ganho o suficiente para contornar estas leis da treta[;)]

Que é como quem diz... eu tenho dinheiro, os outros que se lixem

Caro Zen

"Ora uma perturbação de última hora não é uma justificação de vontade consciente."

Do mesmo modo, também a primeiras semanas de gravidez poderão ser de tal maneira perturbadoras que não permitam a decisão livre, esclarecida e consciente.

Sendo assim, o aborto, na tua opinião, deve poder fazer-se até quando...?

E já agora, uma mulher que faça um aborto após esse tempo que consideres limite, deve ou não ter censura penal..?

Repara que a grávida, no caso que delineaste, aceitou a maternidade durante quase toda a gravidez, e quando já não a aceita eu continuo a respeitar a sua vontade, pois agora, o aborto poderá dar lugar a um parto prematuro, induzido para proteger o feto já viável fora da mãe!

A mulher que aborta não deve ser penalizada em altura alguma.

E repara que eu defendo a despenalização do aborto para todo o tempo de gestação! E porquê?! Porque tal permitiria que quando uma grávida quisesse abortar após as 24 semanas (quando a maioria dos feto já conseguem sobreviver numa incubadora), esse aborto fosse tornado num parto antecipado, o que nunca poderá acontecer na clandestinidade, por não existir tal opção!

Na idade média havia pessoas prepotentes que quando não gostavam de alguem mandavam queimar a pessoa. Na Europa isso deixou de se passar assim e ainda bem. Alguém teve a brilhante ideia de instituir os tribunais. A partir daí ficou bastante mais dificil alguem mandar para a pira qualquer um por dá cá aquela palha sem qualquer acusação formada, pois passou a ser necessário ter provas, ter quem advogasse pela defesa e quem o fizesse pela acusação. Nasceu na altura o que agora alguns espumam de raiva ,estou a referir-me à Santa Inquisição. Infelizmente, como sempre e em todas as epocas, há sempre ums filhos duma realissima ***piiiiiiii***** (auto censurado) que desvirtuaram completamente o sentido e o objectivo da sua criação. Felizmente que isso acabou com o fecho e encerramento e os tais sacaninhas deixaram de poder continuar a fazer mal aos outros aproveitando-se das instituições da Igreja catolica. Antigamente, havia em algumas ordens relegiosas a chamada "roda", mas isso pelos vistos acabou em muito por casa das perseguições movidas aos cristãos. Felizmente que Portugal tem a honra de ter sido o primeiro a abolir a pena de morte e que o ultimo referendo juntou pessoas com o objectivo de ajudarem as mulheres em dificuldade e as gravidas. Hoje existem varias instituições particulares cujas pessoas que lá trabalham tem o estatuto muito honroso de serem voluntários sem salario. As gravidas tem apoio gratuito a todos os niveis, tanto para ela como para o bebé pelo tempo que for necessário. Em resumo, todos temos o direito à nossa liberdade e não é licito ser racista contra alguém que ainda não tem BI. Não roubou, não matou, não mentiu, em suma não fez nada de errado perante a sociedade, porque raio à de ser castigado ? E logo com a pena de morte ?
Tens toda a razão no que descreveste à excepção do último parágrafo. é certo que não fez nada do que relatas, mas também ainda não nasceu.

Ainda me custa a perceber que existem pessoas que acham que:
NÃO - Quer dizer, contra o aborto.
SIM - Quer dizer, sou a favor do aborto.

Eu sou contra o aborto, no sentido em que espero nunca ter uma relação no qual o mesmo ocorra. Mas, consigo perceber que algumas pessoas, em determinadas alturas da vida, tenham que realizar o mesmo e não sejam penalizadas por isso.

Ou seja, sou a favor da despenalização.

Por outro lado, acho que o devem fazer em condições de saúde e segurança.

Logo, sou a favor da liberalização do aborto.

Portanto voto sim, o que não quer dizer que seja algo que eu vá fazer. Mas, desde quando todos fazemos tudo aquilo que a lei permite. É assim tão necessária uma regulamentação para tudo e mais alguma coisa. Não temos os nossos proprios valores, a nossa própria vida e o nosso proprio sentido de responsabilidade?

Só faz um aborto quem mediu bem a sua própria consciencia... porque só essa pessoa sabe o que a leva a chegar a um extremo tão grande. Somos moralmente superiores para a julgar, só porque não fariamos o mesmo, é isso?

Ainda me custa a perceber que existem pessoas que acham que:
NÃO - Quer dizer, contra o aborto.
SIM - Quer dizer, sou a favor do aborto.

Eu sou contra o aborto, no sentido em que espero nunca ter uma relação no qual o mesmo ocorra. Mas, consigo perceber que algumas pessoas, em determinadas alturas da vida, tenham que realizar o mesmo e não sejam penalizadas por isso.

Ou seja, sou a favor da despenalização.

Por outro lado, acho que o devem fazer em condições de saúde e segurança.

Logo, sou a favor da liberalização do aborto.

Portanto voto sim, o que não quer dizer que seja algo que eu vá fazer. Mas, desde quando todos fazemos tudo aquilo que a lei permite. É assim tão necessária uma regulamentação para tudo e mais alguma coisa. Não temos os nossos proprios valores, a nossa própria vida e o nosso proprio sentido de responsabilidade?

Só faz um aborto quem mediu bem a sua própria consciencia... porque só essa pessoa sabe o que a leva a chegar a um extremo tão grande. Somos moralmente superiores para a julgar, só porque não fariamos o mesmo, é isso?

....:)

Que é como quem diz... eu tenho dinheiro, os outros que se lixem

A banca é que não se lembrou desta questão. Se eles incentivam ao endividamento fumentando a procura do crédito ao consumo para a aquisição de bens que não são de primeira necessidade, férias em locais paradisíacos, etc... porque não criar um produto específico para as mulheres portuguesas abortarem em Espanha!?

Quer abortar em Espanha e não tem disponibilidade financeira? Se não tem pais ricos e não lhe saiu a lotaria... vá ao BES. Com o spreed mais baixo do mercado.

"Somos moralmente superiores para a julgar, só porque não fariamos o mesmo, é isso?"

Mas Isso é o fundamento do Direito Penal. Por a comunidade social acreditar que esta ou aquela acção é censurável ( ou seja, a comunidade emite um juízo moral, naturalmente de superioridade), tende a reprimi-la através da sanção.

Zen..

"A mulher que aborta não deve ser penalizada em altura alguma."

Muito bem, mas repara que aborto às 30 semanas não é o mesmo que parto induzido às 30 semanas...!No primeiro caso destroi-se o feto, no segundo viabiliza-se o nascimento.

"Somos moralmente superiores para a julgar, só porque não fariamos o mesmo, é isso?"

Mas Isso é o fundamento do Direito Penal. Por a comunidade social acreditar que esta ou aquela acção é censurável ( ou seja, a comunidade emite um juízo moral, naturalmente de superioridade), tende a reprimi-la através da sanção.

Ok, mas se então o Não acha que é moralmente superior, deve exigir que as mulheres sejam punidas por realizarem um acto que consideram censurável. O que, a meu ver, não é isso que pedem. Pedem que não se faça a liberalização (dar as condições para a pratica).

Mas isso é um bom ponto, porque com o referendo, de facto, a sociedade vai poder dizer se acha ou não que um mulher, sentindo-se desesperada ao ponto de fazer um aborto, deve ser penalizada por isso.

Se acham que não deve ser penalizada - votem SIM

Se acham que deve - votem NÃO

E é isto que está em causa, não tem nada a ver com sermos a favor ou contra o Aborto em si.

A banca é que não se lembrou desta questão. Se eles incentivam ao endividamento fumentando a procura do crédito ao consumo para a aquisição de bens que não são de primeira necessidade, férias em locais paradisíacos, etc... porque não criar um produto específico para as mulheres portuguesas abortarem em Espanha!?

Quer abortar em Espanha e não tem disponibilidade financeira? Se não tem pais ricos e não lhe saiu a lotaria... vá ao BES. Com o spreed mais baixo do mercado.
A banca ja faz isso.
So que não é explicitamente.
Ha credito individual, em que não precisas de especificar a finalidade[:p]

E é isto que o pessoal quer.
Negocios paralelos[:p]

Ok, mas se então o Não acha que é moralmente superior, deve exigir que as mulheres sejam punidas por realizarem um acto que consideram censurável. O que, a meu ver, não é isso que pedem. Pedem que não se faça a liberalização (dar as condições para a pratica).

Mas isso é um bom ponto, porque com o referendo, de facto, a sociedade vai poder dizer se acha ou não que um mulher, sentindo-se desesperada ao ponto de fazer um aborto, deve ser penalizada por isso.

Se acham que não deve ser penalizada - votem SIM

Se acham que deve - votem NÃO

E é isto que está em causa, não tem nada a ver com sermos a favor ou contra o Aborto em si.
Evidenteapr:)

Não senhor! Eu ao votar SIM nãop vou obrigar ninguem a afzer um aborto.
Tu ao votares NÂO impedes alguem de o fazer legalmente.
Votar sim para q as drogas sejam legais não obriga ninguem a consumi-las. Votar não impede q o façam legalmente. Se sou contra a liberalização do aborto tenha tanta legitimidade para o fazer, como considerar que o consumo de drogas é ilegal... pra não dar um exemplo mais exagerado...

Voltar
Superior