Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Os que deram a cara pela campanha do não estão-se nas tintas, se estiverem à rasca têm dinheiro para ir a Espanha safar-se.

O não estratifica logo mulheres ricas e pobres. As 1ªs legalmente irão a um país onde seja legal. As pobres vão à parteira, e correm os riscos que se sabe...

Felizmente houve bom senso. E a vitória do sim não obriga os partidários do não a abortar... Mas se o resultado fosse inverso, já criminalizaria quem o fizesse.

O sim é respeitador de todas as opiniões, faz quem quer.

Caros amigos, peço calma.

Afinal de contas todos somos crescidinhos ou não?
Todos acreditamos que a nossa opinião é que é válida, mas não podemos continuar a defendê-la sem olhar para os lados ok?:)

Gracias![;)]

Quanto a 1ª parte ja nao ira haver mais referendos porque o sim ganhou..era o que tanto queriam por isso a questao ta encerrada..a meu entender iriamos andar nisto ate o sim ganhar por isso ta feito..
Quanto a 2ª parte houve comentarios dos defensores do sim simplesmente repugnantes..uma coisa é terem uma opiniao diferente dos do nao outra é chamarem os outros de retrogradas, nao civilizados..axo que ai se viu donde veio a falta de educaçao..ou seja o sim ganhou Portugal passou de 3º mundo para um país civilizado..ta certo..

Eu vi posições excessivas dos dois lados. Catalogares um lado não é nada elegante da tua parte.

Caros amigos, peço calma.

Afinal de contas todos somos crescidinhos ou não?
Todos acreditamos que a nossa opinião é que é válida, mas não podemos continuar a defendê-la sem olhar para os lados ok?:)

Gracias![;)]

Exactamente!

Quanto ao tema do tópico o SIM GANHOU, e o resto é comversa [:p] portanto vamos lá deixar de bater no ceguinho...

Que tu estejas com dor de couto, tudo bem, aceito, agora insultar a grande maioria dos Portugueses, onde me incluo, não me parece correcto.

Mas pelos vistos quem se quer substituir aos outros nas decisões intimas que tomam não tem sequer bases para uma vivência com educação e respeito pelo próximo.........curioso não é!!:sh)

Muito bem Vanquish. [;)]

Eu continuo é a achar que um pais que só vai 44% as urnas, é um pais que está bem como está...

44% a remar para um lado e 56% a fazerem lastro. Depois aparecem todos na Tv a queixarem-se disto e daquilo.

Eu continuo é a achar que um pais que só vai 44% as urnas, é um pais que está bem como está...

44% a remar para um lado e 56% a fazerem lastro. Depois aparecem todos na Tv a queixarem-se disto e daquilo.

Yep...e ainda menos compreendo quando somos um povo q ainda tão recentemente tivémos qque fazer uma revolução para ter o direito de votar...[s)]

De qualquer das formas se descontares a abstenção técnica (os que faleceram e ainda estão recenceados, os que não se conseguem deslocar, os que estao no estrangeiro, etc etc) que é estimada entre 5% a 7% do eleitorado tens que este referendo andou nos 50-50...

O sim ganhou maioritariamente, está feito, agora vocês estão mais preocupados em vir para aqui criticar quem votou não...e começa-se aqui uma de insultos de AMBAS as partes...

Ora bem, o país acordou mais evoluído, até porque uns "jovens" decidiram atirar pedras para a VCI(Via de Cintura Interna) no Porto, alguns carros foram atingidos e felizmente não houve feridos...isto é que é preocupante[:vm)]

Aos que falam da abstenção querer dizer não, temos que ter presente a declaração do acérrimo defensor do Sim, Francisco Louçã, que antes das eleições havia dito o seguinte (na tentativa de combater a abstenção):
- "Não ir votar, é votar não!"
E já agora, achei perfeitamente deplorável ter-se incluido a Igreja Católica e os cristãos no discurso do bloco de esquerda.
Ganhou o Sim, que se faça valer a vontade dos Portuguese. No fim de contas, ir-se-iam fazer referendos até que desse "sim", por isso ficou o caso arrumado.

Última edição:
Agora de cabeça mais fria posso comentar com cabeça tronco e membros o referendo... o sim ganhou (para infelicidade a minha) embora juridicamente o referendo não seja válido, políticamente deverá a lei ser alterada, todavia esta alteração deverá ter em conta a opinião dos que votaram contra e do mesmo modo deverão ter em atenção aqueles que por alguma razão se abstiveram... uma taxa de abstenção elevada mostra enormes sinais de descontentamente das pessoas.

Se antes, quem tinha dinheiro continuava a ir a Espanha, depois da lei alterada, esses continuarão a ir...

O aborto ainda é condenável por muitos, e quer queiramos ou não, quando uma mulher for abortar, esse acto da sua decisão será imensas vezes lhe apontado à cara... "sabias que a fulana de tal fez um aborto"

Com a alteraçao à lei, convém que não se faça do aborto em mais um método anti-concepcional...

Afirmam que o valor a pagar pelo aborto não será mais do que aquilo que uma mulher recebe de subsídio de maternidade... o que acho que já é um ponto positivo!

A opção de abortar, acho que não deve de ser unicamente opção da mulher... o pai da criança pode com todo o direito e legimidade, querer ficar com a responsabilidade de criar.

Em relação a abstenção já houve quando pensava que uma pessoa por não ir votar é pq estava descontente! Mas já não penso assim... O pessoal não vai votar por puro comodismo!! Estão-se a cagar, ao domingo acordam tarde, coçam os tomates, ficam em casa a ler o jornal. O estar descontente é votar em branco, e eu já o viz mais que uma vez.

Eu apesar de apoioante do SIM, sempre disse que esta história do referendo é uma treta...

Já em 98 quando o PS fez o 1º referendo, ganhou o Não e ficaram todos chateados, que se estava a ver que ainda iam votar a lei em assembleia ignorando o referendo. A ideia sempre foi essa. De aprovar a lei fosse como fosse.
E ao fim de 8 anos lá conseguiram dar um passo em frente. O terem feito outro refrendo foi menos mal, mas mal na mesma!

Estou contente com a decisão, mas descontente como cá se chegou...

Só pergunto o seguinte:

Ha uns anos ganhou o Nao e fez-se novo referendo, para quando o próximo?

Se formos pensar assim, nunca a sociedade portuguesa e consequentemente a sua mentalidade irá acompanhar a fluidez do tempo. As coisas mudam. Tal como as mentalidades e as descobertas a todos os níveis. Sendo assim, mantínhamos sempre o mesmo partido no poder para todo o sempre...a esta altura ainda éramos uma monarquia com Nobreza, Clero e Povo...

Não pode ser assim Jorge!:)

Só pergunto o seguinte:

Ha uns anos ganhou o Nao e fez-se novo referendo, para quando o próximo?

Acredito que não haja próximo. Mas uma coisa é certa, o aborto clandestino nunca será resolvido pelas mais diversas razões. A nivel economico ainda que legal, a nivel familiar e a nivel social. Como problema intimo que é de cada mulher tenderá sempre a ser clandestino, pelo menos nos locais onde menos chega a informação e os cuidados de saude.

Votei SIM, porque de facto se não conseguimos evitar os abortos, pelo menos que sejam feitos ás claras, em segurança, e legalmente...

O aborto ainda é condenável por muitos, e quer queiramos ou não, quando uma mulher for abortar, esse acto da sua decisão será imensas vezes lhe apontado à cara... "sabias que a fulana de tal fez um aborto"

Isso é que é a verdadeira mentalidade "retrogada" e "atrasada" de que têm tanto falado aqui.

Votar sim ou não é da consciência de cada um, não tem nada a ver com retrogado ou "avançado", e nem sequer devia meter politiquices pro meio. Enfim...

eu estava a falar sobre a parte tecnica do aborto,não sobre a moral de cada um, daí ter aberto um topico novo.

Continuo a espera de resposta a:

--------------------------------------------------------------------------------

Citação:
Originalmente Colocado por Pé Leve
O método é feito por pílula abortiva, ou seja, é um processo químico e não mecânico!
--------------------------------------------------------------------------------

A pilula abortiva é usada também para um fecto de 10 semanas, considerando assim um caso extremo?

O que faz concretamente a pilula abortiva?

Voltar
Superior