Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Quanto a 1ª parte ja nao ira haver mais referendos porque o sim ganhou..era o que tanto queriam por isso a questao ta encerrada..a meu entender iriamos andar nisto ate o sim ganhar por isso ta feito..
Quanto a 2ª parte houve comentarios dos defensores do sim simplesmente repugnantes..uma coisa é terem uma opiniao diferente dos do nao outra é chamarem os outros de retrogradas, nao civilizados..axo que ai se viu donde veio a falta de educaçao..ou seja o sim ganhou Portugal passou de 3º mundo para um país civilizado..ta certo..

Que eu saiba ninguém ficou OBRIGADO a fazer aborto ou ficou?
Pelo modo que falas parece que sim....os teus comentários é que são repugnantes e sem pés nem cabeça....:sh)

viva! agora temos a hipocrisia: uma mulher que aborta às 10 semanas é uma santa, outra que aborta às 10 semanas e 1 dia é uma criminosa... [:D]
é o que dá traçar linhas sem nenhuma justificação decente...

Pois, é o nosso Portugal, mas penso que 10 semanas seja o valor padrao, com uma tolerância...Não sei digo eu :sh)

Sou contra o aborto e penso que a acção primordial deve ser a prevenção, logo evitar a todo o custo partir para o aborto. Seja ter sempre o máximo cuidado no uso de métodos contraceptivos e anticoncepcionais ou, caso haja mesmo um "azar" ter efectivamente a criança (e aqui a evolução deveria ser no sentido do estado dar o devido apoio, quer financeiro, quer social à mãe), ou em manifesta impossibilidade de ter o bebé, dá-lo para adopção (e também aqui o processo burocrático deveria ser optimizado para tornar esta opção mais apelativa). Portanto o aborto não deveria sequer ser equacionado em casos regulares (na minha opinião).

Por outro lado, e porque com ou sem a lei haverá sempre um certo número de mulheres a abortar, que lhes seja concedido direito a acompanhamento médico e lhes sejam dadas todas as condições necessárias a essa prática com a máxima segurança e condições de higiene. Muito menos acho que se deva criminalizar a mulher que teve de recorrer ao aborto.

Visto isto, podem dizer que eu deveria ter votado no SIM, já que sou efectivamente a favor da "despenalização" apesar de ser totalmente contra a prática.
No entanto, pela forma como foi levada a campanha pelo SIM, em muitos casos (nem todos) de forma que parecia enaltecer a possibilidade das mulheres começaram a abortar livremente, sem qualquer problema, como se de uma prática comum se tratasse, como que a publicitar o aborto e nem sequer tocando na questão essencial da despenalização e das melhores condições que seriam garantidas à mulher, afastou por completo a minha vontade de lhes dar o meu voto.

Resumindo.... aborto NÃO, se possível NUNCA. No entanto, como sabemos que este existirá sempre, haverá sempre quem o faça mesmo que uma pequena minoria, acho que deverá existir no nosso país todas as condições necessárias a tratar esses casos com a máxima higiene, segurança e dignidade e obviamente sem qualquer penalização.

Bom, é a minha opinião e a razão pela qual não fui votar. Não por uma razão de comodismo ou de desinteresse, mas por uma certa irritação e reprovação pelo modo como decorreu a campanha pelo SIM, que era efectivamente a quem eu ia dar o meu voto.
Com isto ganhou o SIM, e penso sinceramente que, caso as coisas sejam levadas seriamente e não se fomente políticas abortivas, foi a melhor opção.:)

Desculpem lá o testamento, mas depois de tanto ler, também me apetecia desabafar.[;)]

Pois, é o nosso Portugal, mas penso que 10 semanas seja o valor padrao, com uma tolerância...Não sei digo eu :sh)
a questão aqui não é serem 10 semanas ou 11.
é que estamos a dizer "até às 10 semanas o feto não tem direitos, não é humano", e só por isso o podemos matar sem penalidade.
mas porquê 10 semanas? porque não 9? 11? 5?
traçar limites e fronteiras é IMPOSSÍVEL, pois podemos sempre discutir "porque não mais um dia?" e chegávamos ao ponto de permitir abortar aos 9 meses.

para mim a questão das mulheres irem presas ou não é absolutamente irrelevante... as pessoas que cometem crimes são levadas para a cadeia, seja com vergonha ou sem vergonha... o que estamos a definir agora é que já não é crime matar um feto com 10 semanas. mas com 10 semanas e um dia já é.

e os assaltos também vão sempre existir - e depois? se é considerado crime, tem sempre de ser punido!
há valores maiores do que "ah e tal, vai acontecer na mesma, vamos deixar de proibir".

Finalmente o povo português acordou pa vida, futuro e liberdade.
Ena pá! Sensacional!

Que se lixe o desemprego, os baixos salários, a iliteracia, os impostos elevadíssimos...podemos abortar, e isso é o que interessa! Agitem as bandeiras, aplaudam as senhoras...

E os apoiantes do "não" é que eram os "hipócritas"...

a questão aqui não é serem 10 semanas ou 11.
é que estamos a dizer "até às 10 semanas o feto não tem direitos, não é humano", e só por isso o podemos matar sem penalidade.
mas porquê 10 semanas? porque não 9? 11? 5?
traçar limites e fronteiras é IMPOSSÍVEL, pois podemos sempre discutir "porque não mais um dia?" e chegávamos ao ponto de permitir abortar aos 9 meses.
Traçar limites e fronteiras é POSSÍVEL, pode não reunir o consenso de toda a gente mas é possível. Para tudo tem que estar definido um limite, é uma prática comum da civilização, aliás é por estarem definidos limites e fronteiras que somos civilizados.
Posso contrapor na mesma medida, por exemplo com o limite de velocidade na A1 ser de 120km/h em vez de 121km/h ou mais...ou menos. Os limites são definidos, baseados em estudos, factos ou teorias até à data não refutáveis, quer seja para definir o limite do aborto ou limite de velocidade. É um facto. Se reúne o consenso de todos, isso é óbvio que não mas reúne da maioria. Até à data o consenso da maioria é de 10 semanas para o aborto, assim como o limite de velocidade é de 120km/h, nada é definitivo nem nada é imutável mas as decisões (certas ou erradas só o futuro o dirá) têm que ser tomadas porque senão não existe evolução ou retrocesso numa civilização.

e os assaltos também vão sempre existir - e depois? se é considerado crime, tem sempre de ser punido!
há valores maiores do que "ah e tal, vai acontecer na mesma, vamos deixar de proibir".
O adultério em certas sociedades antigas também era considerado crime punível por lei. Hoje excepto uma ou outra sociedade, não o é.

A história está cheia de decisões que hoje se sabe que foram erradas, e de decisões que hoje se sabe que foram acertadas. A meu ver qualquer impacto de qualquer decisão pode ser previsto na altura, mas nunca avaliado. Só no futuro se pode avaliar uma decisão e no entanto há muita gente a querer avaliar essa decisão já hoje.

Desculpa lá, mas que eu tenha visto só um utilizador associou os abstencionistas a presumíveis votantes do "não".

Agora um utilizador é representativo de todos os apoiantes do "não"?...

Tanto quanto eu sei, a quase totalidade dos apoiantes do "não" aceitou a derrota democraticamente.
Referi-me não apenas ao fórum, mas sim ao panorama global. Pq o que não faltou foi pessoal a dizer na Tv que os que não foram votar é pq Não queriam o aborto...

Ena pá! Sensacional!

Que se lixe o desemprego, os baixos salários, a iliteracia, os impostos elevadíssimos...podemos abortar, e isso é o que interessa! Agitem as bandeiras, aplaudam as senhoras...

E os apoiantes do "não" é que eram os "hipócritas"...
Uauuu Descobrioste os segredos da pobre sociedade portuguesa. Vai tu para lá e resolve tudo.

Ou agora quem apoiou o SIM é pq não se preocupa com os campos que disseste?

Só quem apoiou o Não é que se preocupa com o estado do pais?

Eu acho que o pior disto tudo foi a abstenção (nada que não se esperasse, mas que é triste é...).

De resto, ganhou o sim, e o que isso implica é que agora, até às 10 semanas, quem quiser aborta, quem não quiser não aborta. Ninguém obriga ninguém a abortar, e vão ser obrigatórias quer um período de reflexão, quer uma consulta de planeamento familiar.

E ponto final na história. Podem atirar todos os argumentos que quiserem, degradação de valores morais incluídos, mas a moral de uns não é a moral de outros - e há que respeitar toda e qualquer opinião.

A culpa desta porcaria toda é do Sócrates e de todos os fdp's que o elegeram...

Que tu estejas com dor de couto, tudo bem, aceito, agora insultar a grande maioria dos Portugueses, onde me incluo, não me parece correcto.

Mas pelos vistos quem se quer substituir aos outros nas decisões intimas que tomam não tem sequer bases para uma vivência com educação e respeito pelo próximo.........curioso não é!!:sh)

Última edição:

O problema é que só é crime na lei e na cabeça de alguns retrogadas...

A sociedade no geral não acha que se deva prender e julgar uma mulher que aborta, os hospitais geralmente ajudam, os juizes quando apanham um caso destes nem sabem o que hão-de fazer... etc.. etc...

A lei só tem é que se ajustar à sociedade e não o contrario..

Boas. Bem este resultado não me surpreende nada, vivemos numa sociedade cada vez mais dominada pelas mulheres, uma sociedade cada vez mais despida de valores, uma sociedade que no meu entender está a passar o limiar do aceitável mas enfim o problema não é meu eu votei escolhi e serei eu a escolher quando me acontecer a mim se alguma vez acontecer...ou melhor escolherei se puder pois pode-se dar o caso da mulher não querer e simplesmente não poder fazer nada pois a vida está nas mãos da mulher e não do conjunto Homem-Mulher(a vida no seu sentido mais puro).
Dá que pensar não dá.

MISOGINIA?!...

Então agora se «vivemos numa sociedade cada vez mais dominada pelas mulheres» (o que em muito duvido!...) devemos inferir daí que estamos numa «sociedade cada vez mais despida de valores»?!...

Os valores não podem ser impostos: tem que ser aceites.

Bem, há aqui gente a dizer :"Sou contra o aborto!!"

Eu votei SIM e sou completamente contra o aborto!! Ninguém é a favor do aborto, ninguém, com esta nova lei, obriga a fazer aborto!!!

É assim tão difícil de perceber??? São contra a despenalização do aborto?? Podem continuar a ser contra, não façam abortos!!

PS - estou aqui a sentir muita falta de fair-play por parte de alguns defensores do não...É pena misturarem conceitos, mas pronto...

Voltar
Superior