Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

citação:Originalmente colocada por Tuareg

E Marques Mendes lá vem com o seu discurso moralista, redondo, com o cómico corolário do «deixem tudo na mesma que isto está a melhorar!»:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=228283&idselect=93&idCanal=93&p=200

Mas ao menos diz:
Não fujo, também, a esta questão e repito o que já antes afirmei: não sou favorável à pena de prisão para a mulher que decide abortar, seja antes ou depois das 10 semanas de gravidez. O que acho absolutamente incongruente na questão que está em referendo é que, até às 10 semanas, se afaste qualquer forma de penalização e que, às 10 semanas e um dia, se aplique a pena de prisão.

Menos mal...

citação:Originalmente colocada por Spinnaker

Eu vou votar SIM

Aceito e até compreendo quem vote no não.

Mas nem a liberalização resolve todos os problemas.

De um modo geral as deficiencias graves de malformação a nivel do feto são observadas no desenvolvimento do mesmo por ecografia, mas existem sindromes e deficiencias, particularmente a nivel do cérebro, entre outros, que sõ são detectadas ou comfirmadas, com recurso a um exame chamado Amniocentese, em que uma porção do liquido amniótico (que reveste o feto) é retirado através de uma punção na placenta.

Ora este teste só pode ser efectuado 1 semana antes da data limite para abortar em caso de deficiencia (que é LEGAL em PT, actualmente) e os resultados deste demoram 3 semanas a concluir, logo, se for detectada alguma anomalia ou malfor,ação do feto, a interrupção da gravidez é barrada em Pt!!

Eu tive este caso aquando do nascimento da minha irmã pois desconfiou-se de sindrome de Down (felizmente deu negativo e a pirralha tem saúde, apesar de eu achar que nao bate bem da pinha mas isso é outra conversa) e o resultado, quando veio, já não permitia que se fizesse um aborto em Pt!!

Acho que esta situação é bem mais grave que a liberalização do Aborto e deveria ser corrigida o mais depressa possivel!!

Em relação ao referendo e ao que está aki em discussão relembro uma coisa:
Qualquer mulher que queira fazer um aborto em Pt, sja em que altura da gravidez for, basta dirigir-se a uma Parafarmácia ou centro comercial e comprar uma caixinha de um senósido (laxante vulgo - Pursenide) que é altamente abortivo!!!

Se é assim tão facil (principalmente desde que este medicamento passou a ser comercializado sem a presença requerida de um farmacêutico) acham que se deve deixar que mais pessoas morram pq não fizeram uma IVG assistida por pessoal competente e decidiram faze-lo pelos seus próprios meios??

Eu acho que se deve ter em conta mais que um ponto de vista mas, quem não concorda com o aborto, ninguem o obrga a faze-lo.
Quem precisa de o fazer (seja por que razão for) deve ter essa possibilidade.
Podemos estar a estragar a vida de mta gente ao votar-mos não!!

Se votarmos sim, as vidas que podemos estragar ou perder, são vidas que, em principio, estariam condenadas á partida, no mínimo, a uma infância ingrata.

Vocês falam que n interfere com a vossa liberdade individual, e que cada um tem a opção, e que nos n temos (os outros) nada a ver com isso, mas estao a decidir por alguem (o feto) que ainda pode decidir, ou seja estao a interferir com a liberdade individual de alguem.

Nos tb podiamos despenalizar o assassinio de qq pessoa, e dizer que nos n fazemos mal a ng logo n temos com que nos preocupar que alguem nos assassine, Quem faz mal que se preocupe. É a mm coisa. Mas precisamos de autoridade para fazer que isso nao aconteça!

Até o padre Anselmo Borges compreende que a vida não é um bem absoluto e incondicionado. E que não são estádios similares o do embrião, feto, indivíduo humano e, muito menos, pessoa humana.

O embrião ou feto não são alguém, porque não são pessoas. O erro basilar está em supor que o são... e atribuir-lhes automaticamente direitos no plano da pessoa. Mas isso são contas e marcos da muito longa doutrinação cultural dominante: a cristã...

Anselmo Borges ousa até um inesperado «atrevimento moral» que a ortodoxia recusa: «Antes da décima semana, não havendo ainda actividade neuronal, não é claro que o processo de constituição de um novo ser humano esteja concluído.»

Quo vadis da sacralização da concepção?!...

Gravidezes Indesejáveis

ng1005818.jpg

"quem teve a ideia deste aborto fui eu"
esse sr devia de ter vergonha.. tem sempre de opinar sobre tudo e todos.. depois faz figura de parvo na maior parte das vezes pq fala de tudo mm do q desconhece.. Enfim.

Bem... Tuareg até parece que estás a receber pela campanha que fazes...(tanto post) ou então é só peso na consciencia por não teres ido votar no "sim" da ultima vez (sei lá), "voces" só perderam mesmo porque não se interessam minimamente pela vida civica e depois andam por aí ressabiados... (HA HA HA HA HA HA) até podemos perder desta mas a ultima soube por 1.000 vitorias, não se mobilizam, não se interessam, não votam - mas criticar é convosco!

Já agora pagas cota no PS ou PCP?...hmmm não, deves ser BE... Já agora ainda não disseste que habilitações clinicas tens para me insultar com a tua ignorancia!!! - quando me responderes mando-te o meu CV.

Julius_Kaizer@hotmail.com

NÃO - porque a saida mais facil nunca é mais correcta
NÃO - porque é obrigaçao do Estado assegurar o bem-estar da sua população, especialmente dos mais carentes
NÃO - porque os contraceptivos existem
NÃO - porque se não existem dinheiros publicos para se pagarem abonos de familia dignos, também não deverão exitir para pagar abortos
NÃO - porque este país está envelhecido e precisa é de politicas de natalidade
NÃO - porque existem milhares de casais esperando um filho adoptivo

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

O sim vai ganhar.

Vai ganhar o sim porque hoje ninguém opta pela luta, opta-se pelo facilitismo. Ninguém se quer responsabilizar pelos seus actos. Todos tem direitos e não quem quer exercer os deveres. Vivemos um tempo de assepcia em que o aborto passou a chamar-se IVG (despuderadamente)
Uma visão utópica de um caminho que só existe no pensamento colectivo.

Mas nada poderá transformar o mau em bom.

O sim pode ganhar mas eu por todas as razões e mais algumas, votarei NÃO.
Não podia estar mais de acordo, a cultura da "irresponsabilização" está cada vez mais enraizada na nossa sociedade.

- A minha maior razão para votar NÃO tem hoje 10 anos!

citação:Originalmente colocada por Julius_Kaizer

Bem... Tuareg até parece que estás a receber pela campanha que fazes...(tanto post) ou então é só peso na consciencia por não teres ido votar no "sim" da ultima vez (sei lá), "voces" só perderam mesmo porque não se interessam minimamente pela vida civica e depois andam por aí ressabiados... (HA HA HA HA HA HA) até podemos perder desta mas a ultima soube por 1.000 vitorias, não se mobilizam, não se interessam, não votam - mas criticar é convosco!

Já agora pagas cota no PS ou PCP?...hmmm não, deves ser BE... Já agora ainda não disseste que habilitações clinicas tens para me insultar com a tua ignorancia!!! - quando me responderes mando-te o meu CV.

NÃO - porque é obrigaçao do Estado assegurar o bem-estar da sua população, especialmente dos mais carentes
NÃO - porque se não existem dinheiros publicos para se pagarem abonos de familia dignos, também não deverão exitir para pagar abortos

Tal como Proust, recomendo-te banhos frios e leituras sóbrias...

É um fenómeno eleitoral para o qual vários politólogos (Bobbio foi dos que mais ênfase lhe deu na moderna análise de sistemas eleitorais) chamam a atenção desde há vários anos, sobretudo quando as taxas de abstenção (simples ou corrigidas) assumem valores de força política de primeira grandeza...

citação:Originalmente colocada por Tuareg

citação:Originalmente colocada por Julius_Kaizer

Tal como Proust, recomendo-te banhos frios e leituras sóbrias...

Quanto aos banhos fico-me pelos mornos, quanto às leituras sobrias continuo a perferir os meus autores mesmo que, ao contrario dos da tua laia, tenha lido os teus...

Que sorte para os dirigentes as pessoas não pensarem!
- Na política, a estupidez não é um contra.
Meu Deus! Como os homens de Letras são estúpidos!

A pergunta está mal colocada. A pergunta correcta é se concorda com a LIBERALIZAÇÃO do aborto e não DESPENALIZAÇÃO do aborto. São coisas diferentes.

A minha resposta foi Não.

citação:Originalmente colocada por Portachaves

A pergunta está mal colocada. A pergunta correcta é se concorda com a LIBERALIZAÇÃO do aborto e não DESPENALIZAÇÃO do aborto. São coisas diferentes.

A minha resposta foi Não.

Qual a diferença objectiva entre despenalização e liberalização?

Voltar
Superior