Regeneração de FAP

Arturval

New member
Bem, nos ultimos tempos tenho dado uma utilização mais citadina ao meu carro e reparo que a FAP está sempre a tentar regenerar.

O pior é que as viagens são curtas, e normalmente o processo é sempre interrompido porque chego aos destinos antes de concluir o processo. Nos ultimos dias, já senti o carro a regenerar a FAP umas 5 vezes, o que se torna incomodo, porque o motor "instável".

Hoje até reparei numa coisa estranha, e que me assustou um pouco, que foi sentir o motor mais barulhento em baixas, mais "diesel" (fez-me lembrar os TDI 105cv).

Enervei-me, fui para uma estrada aberta e dei-lhe uma coçinha durante 10km, que ele já não passava das 4000rpm há umas semanas.

A minha pergunta é: "Como é que se ajuda uma FAP a regenerar?". Manter o carro a velocidade baixa estavel, ou dar umas gazadas?

Aproveito para dizer que quando o carro está a regenerar a FAP, a caixa auto assume um modo estranho, tipo sport, adiando as passagens de caixa para o motor fazer mais rotação...

Cumprimentos

Presumo que a regeneração do FAP passe pelo aquecimento dos filamentos de metal do mesmo, através de um maior caudal de gases.

Logo so posso supor que umas gazadas contribuirao para o mesmo. No entanto noto que num diesel sem FAP a aceleração brusca tb se traduz numa maior produção de particulas, o que provoca um maior enchimento do FAP..

Será melhor ler no manual, ou eventualmente enviar um mail à respectiva marca do automovel..

Last edited:
Bem, nos ultimos tempos tenho dado uma utilização mais citadina ao meu carro e reparo que a FAP está sempre a tentar regenerar.

O pior é que as viagens são curtas, e normalmente o processo é sempre interrompido porque chego aos destinos antes de concluir o processo. Nos ultimos dias, já senti o carro a regenerar a FAP umas 5 vezes, o que se torna incomodo, porque o motor "instável".

Hoje até reparei numa coisa estranha, e que me assustou um pouco, que foi sentir o motor mais barulhento em baixas, mais "diesel" (fez-me lembrar os TDI 105cv).

Enervei-me, fui para uma estrada aberta e dei-lhe uma coçinha durante 10km, que ele já não passava das 4000rpm há umas semanas.

A minha pergunta é: "Como é que se ajuda uma FAP a regenerar?". Manter o carro a velocidade baixa estavel, ou dar umas gazadas?

Aproveito para dizer que quando o carro está a regenerar a FAP, a caixa auto assume um modo estranho, tipo sport, adiando as passagens de caixa para o motor fazer mais rotação...

Cumprimentos

Na minha ex-Mazda 6 tive problemas chatos com isso.

Recomendo uma AE durante 20km entre as 2.000/2.500rpm... o mais estável possível.
Não é preciso dar gazadas até às 4.000rpm
digo eu

A regeneração é feita,de duas maneiras, pode ser feita de modo automático pela proria central de control de motor,a mesma ao medir a entrada de gases de escape no (fap), mede tambem á saida (fap), existe sempre um dinferecial entre a entrada e a saida, quanto maior for o diferendial, maior é o entupimento,
A outra maneira é fazer com o aparelho diagnostico da marca, regeneração forçáda,
Ambas as duas maneiras aumenta o numero de injecções por cada ciclo motor, mais debito de gasóleo, isto aumenta a temperatura do FAP de tal maneira que obriga a queima das particulas!

A regeneração é feita,de duas maneiras, pode ser feita de modo automático pela proria central de control de motor,a mesma ao medir a entrada de gases de escape no (fap), mede tambem á saida (fap), existe sempre um dinferecial entre a entrada e a saida, quanto maior for o diferendial, maior é o entupimento,
A outra maneira é fazer com o aparelho diagnostico da marca, regeneração forçáda,
Ambas as duas maneiras aumenta o numero de injecções por cada ciclo motor, mais debito de gasóleo, isto aumenta a temperatura do FAP de tal maneira que obriga a queima das particulas!

Ok, entendido...

O facto de a caixa auto assumir um modo sport, fazendo mais rotação, é perfeitamente normal segundo esta explicação...

Uma nota: hoje à noite fiz um pequeno trajecto em AE a velocidade reduzida e constante e nada de regenerações... O uso intensivo a que foi sujeito deve ter funcionado.

Isso é uma repro escondida...

Cumprimento e obrigado

Ok, entendido...

O facto de a caixa auto assumir um modo sport, fazendo mais rotação, é perfeitamente normal segundo esta explicação...

Uma nota: hoje à noite fiz um pequeno trajecto em AE a velocidade reduzida e constante e nada de regenerações... O uso intensivo a que foi sujeito deve ter funcionado.

Isso é uma repro escondida...

Cumprimento e obrigado

No Clube BMW Portugal tens lá referências ao regeneramento da FAP.

Por exemplo:

http://www.clubebmwportugal.com/forum/viewtopic.php?t=28577

No Clube BMW Portugal tens lá referências ao regeneramento da FAP.

Por exemplo:

http://www.clubebmwportugal.com/forum/viewtopic.php?t=28577

É isso mesmo, obrigado... Domingo já vou fazer uma viagem mais longa e vou dar oportunidade para o carro se por fino...

Esta história das FAP´s é muito bonita, se só se contar os aspectos positivos... A verdade, e nomeadamente os aspectos que envolvem a sua substituição, é sui generis.

Cumprimentos

Last edited:
Esses sintomas parecem normal. No 2.0 TDI 170cv muitas pessoas queixam-se do mesmo. De vez em quando o carro tem um trabalhar tipo ford transit e mais não é a FAP a forçar a regeneração. Para os TDI's penso que já existe uma actualização de software para atenuar este comportamento.

Olá pessoal.[:cool:]

O que é essa cena de regeneração do FAP? Eu tenho um c4 equipado com FAP e nunca notei nada estranho.
Acende algumas luz no tablier? O meu esta com 11000km isso vem com quantos km? expliquem melhor acho que no manual não faz referencia a nada de especial.
cmp

Mas o que se sente?
O carro anda menos, fica mais barulhento ou acende alguma luz?:(
Deve-se ter algum cuidado especial na utilização para prolongar a vida do FAP?

Last edited:
Mas o que se sente?
O carro anda menos, fica mais barulhento ou acende alguma luz?:(
Deve-se ter algum cuidado especial na utilização para prolongar a vida do FAP?

O processo é todo automático. À partida, o motor fica com a rotação mais instável e o som pode mudar ligeiramente. Não deve acender qualquer luz no quadrante...

Este tópico foi aberto porque o meu carro estava sempre a tentar regenerar a FAP, viagem após viagem, dado que a utilização tem sido sobretudo urbana e aquilo devia estar mesmo entupido.

E eu queria saber que tipo de condução/trajecto deveria adoptar para o processo de finalizar de uma vez, já que, como disse, estava-me a incomodar...

Cumprimentos

O meu carro leon 1.9 FAP e nunca senti o carro a regenerar a fap!!! a verdade é que nunca faz fumo o carro!!! A luz do filtro de parrticulas nunca me acendeu!!!

Também tive um 1.6 HDi e nunca me apercebi de qualquer regeneração da FAP...

Mas sei que nos CDTi acende uma luz no painel de instrumentos e não se deve desligar o motor...

Deve variar de marca para marca, não?

Boas companheiros

Gostaria de solicitar a vossa ajuda no sentido de recolher o maximo de testemunhos e experiencias neste caso especifico de falhas no sistema DPF / FAP dos nossos veiculos.

Eu sou mais um de comprou um veiculo (Chevrolet Captiva) novo á 3 anos atrás e neste momento estando com 50 000 Km já fiz 5 mudas de Óleo, igual numero de filtros de óleo e continuando o veiculo a fazer constantes regenerações através do filtro de particulas de 100 em 100 km e por vezes menos, a marca ( Chevrolet ) continua a fazer referencia que isto é um sintoma "normal", no qual implica fazer kilometros com o carro em andamento até o processo de regeneração estar completo, fazendo com que me obrigue a gastar tempo, gasóleo e constantes manutenções na viatura.

Já escalei o problema para a Chevrolet Portugal e já fiz uma queixa na DECO, no entanto e como tenho um advogado a tratar do problema necessito de recolher o máximo possível de testemunhos de pessoas que se queixam desta tecnologia que é benéfica para o ambiente mas péssima para o consumidor final.

Se tiverem disponibilidade gostaria que entrassem em contacto comigo:

e-mail / msn: Fredy100@hotmail.com

Cumprimentos

Nuno Gonçalves

Back