Regeneração de FAP

Só uma questão, já ouvi dizer que o liquido utilizado é extremamente carcinógenico, como tal, é de esperar que o resto esteja "infectado" com o mesmo. Não é um bocado perigoso manusear este tipo de material fora das condições ideais?

Só uma questão, já ouvi dizer que o liquido utilizado é extremamente carcinógenico, como tal, é de esperar que o resto esteja "infectado" com o mesmo. Não é um bocado perigoso manusear este tipo de material fora das condições ideais?

O liquido utilizado é composto por nanoparticulas de oxido de cério, ainda pouco se sabe acerca da sua toxicidade, mas uma coisa se sabe, ao ser um nanomaterial pode ir até ao interior de qualquer célula do organismo e é um metal, por isso...

tenho FAP no meu carro, faz as regenerações que deve fazer, quando as tem de fazer....
zero problemas. só tenho a preocupação de não desligar carro quando a mesma está a funcionar.
não aparece nenhuma luz..apenas sei porque os consumos sobem muitissimo no CB instantaneo. P.E., ao relantim. o normal é 0.4, passa para 3.1...e o barulho do carro é mais "grosso"
Astra Sport 1.7cdti 125cv
Hey! Sei que ja passou algum tempo desde que publicaste isto mas aproveito para perguntar! Nesse casso deixas estar ao relantim ate acabar a regeneração ou vais dar uma volta para a AE ou assim? Cumps!

Hey! Sei que ja passou algum tempo desde que publicaste isto mas aproveito para perguntar! Nesse casso deixas estar ao relantim ate acabar a regeneração ou vais dar uma volta para a AE ou assim? Cumps!
Idealmente um percurso a velocidade estabilizada entre as 2000 e 2500 rpms, mas se não dá é melhor deixar ao ralenti do que desligar o carro. Neste caso, por vezes aborta a regeneração, pelo que costumo elevar as rpms para os valores que referi.

Idealmente um percurso a velocidade estabilizada entre as 2000 e 2500 rpms, mas se não dá é melhor deixar ao ralenti do que desligar o carro. Neste caso, por vezes aborta a regeneração, pelo que costumo elevar as rpms para os valores que referi.
Ok! Muito obrigado

Nunca tive um diesel de ultima geração, pelo que peço uma ajudinha a quem tem experiência nesta matéria, alguém me pode explicar se o processo de regeneração é percetivel e quais os sintomas? Obrigado.

Nunca tive um diesel de ultima geração, pelo que peço uma ajudinha a quem tem experiência nesta matéria, alguém me pode explicar se o processo de regeneração é percetivel e quais os sintomas? Obrigado.

Depende dos casos, mas sim é perceptível, embora com alguma atenção.

Regra geral, quando o filtro começa a regenerar, nota-se um trabalhar um pouco mais "grave" do motor (por outras palavras, faz um bocadinho mais de barulho), quando parado pode-se ouvir a ventoinha do radiador a funcionar, eventualmente algum fumo negro e um ligeiro cheiro a queimado.

Fora isto, é questão se o carro avisa ou não a regeneração. A esmagadora maioria não avisa. Por exemplo, na Astra H da minha mãe (1.7 CDTI), quando começa, para não ter dúvidas vejo o consumo instantâneo, em que normalmente indica 0.5 l/h mas a regenerar passa a 3.0 l/h. Outras vezes, quando levo os vidros abertos, apercebo-me do tal cheiro a queimado e, por vezes também, do trabalhar mais grosso do motor. Vou ao CB e lá estão os tais 3 l/h.

O fundamental é, uma vez iniciada a regeneração, não a interromper. O que acontece é que, nas voltinhas, não estão reunidas as condições ideias (andamento estável a uma rotação não abaixo das 2000, segundo os manuais de instruções). O que costumo fazer quando isto acontece é: nas voltinhas, enquanto estou em andamento, é ir a 40/50 a puxar a 2ª para ir penso que às 2500/3000. É uma mudança baixa, certo, mas é um mal menor. Se já estiver estacionado, acelero o motor às 2000 e pouco.

Um por menor curioso sobre a Astra: quando regenera, reparei que anda ligeiramente melhor, porque aumenta a pressão do turbo. Não sei se é comum aos Astras H 1.7 CDTI ou se é só de mim.

Last edited:
Depende dos casos, mas sim é perceptível, embora com alguma atenção.

Regra geral, quando o filtro começa a regenerar, nota-se um trabalhar um pouco mais "grave" do motor (por outras palavras, faz um bocadinho mais de barulho), quando parado pode-se ouvir a ventoinha do radiador a funcionar, eventualmente algum fumo negro e um ligeiro cheiro a queimado.

Fora isto, é questão se o carro avisa ou não a regeneração. A esmagadora maioria não avisa. Por exemplo, na Astra H da minha mãe (1.7 CDTI), quando começa, para não ter dúvidas vejo o consumo instantâneo, em que normalmente indica 0.5 l/h mas a regenerar passa a 3.0 l/h. Outras vezes, quando levo os vidros abertos, apercebo-me do tal cheiro a queimado e, por vezes também, do trabalhar mais grosso do motor. Vou ao CB e lá estão os tais 3 l/h.

O fundamental é, uma vez iniciada a regeneração, não a interromper. O que acontece é que, nas voltinhas, não estão reunidas as condições ideias (andamento estável a uma rotação não abaixo das 2000, segundo os manuais de instruções). O que costumo fazer quando isto acontece é: nas voltinhas, enquanto estou em andamento, é ir a 40/50 a puxar a 2ª para ir penso que às 2500/3000. É uma mudança baixa, certo, mas é um mal menor. Se já estiver estacionado, acelero o motor às 2000 e pouco.

Um por menor curioso sobre a Astra: quando regenera, reparei que anda ligeiramente melhor, porque aumenta a pressão do turbo. Não sei se é comum aos Astras H 1.7 CDTI ou se é só de mim.

A viatura em causa é um Focus 1.5, é de um familiar próximo, tem 6.000km, pelo que presumo já tenha passado por um processo desses.

A questão era mais na ótica de perceber para tomar alguma providência em caso de inicio de um ciclo de regeneração, pois sei que não há aviso do automóvel.

Obrigado pelas respostas. [;)]

Há que começar por tentar identificar os tais indícios de uma eventual regeneração e saber quando se manifestam, lá está, porque o facto de o carro não avisar é bastante inteligente [8b]

Uma vez identificados, e com a certeza de que está mesmo a regenerar, o principal cuidado, como foi sendo referido ao longo do tópico, é não a interromper.

Caso se esteja em andamento numa via rápida (AE, IP, etc), é escolher a relação de caixa que faça o motor ir entre as 2000 e as 2500 rpm. Não é preciso esticar na velocidade, basta meter uma abaixo, na maioria dos casos. Manter estas condições aí durante uns 20 minutos, se possível; é tempo mais que suficiente para a regeneração completar.

Em andamento urbano, a coisa piora um pouco, na medida em que o tal andamento estável não abaixo das 2000 é perto do impossível. Basicamente o melhor que se poderá fazer aqui é o truque que mencionei no meu post. Acelerar o motor ou manter o ralenti quando se pára não fará grande diferença; ao ralenti já está a gastar mais propositadamente por causa da regeneração. O acelerar aqui apenas poderá encurtar um pouco o tempo total de regeneração. Óbvio que uma regeneração em ambiente urbano levará mais tempo a completar.

Esse Focus, com essa quilometragem, possivelmente até já poderá ter feito mais que uma. Também depende dos casos, mas por uma questão de comparação, a Astra da minha mãe regenera em média a cada 600/700 km's, salvo erro. Apenas houve umas semanas em que regenerou várias vezes passados só uns 150/200 km's, muito provavelmente derivado do facto de a minha mãe, por descuido, ter interrompido algumas, pois na vez seguinte que se liga o motor, pelo menos neste caso, a regeneração anterior não é retomada, fazendo com que o filtro vá enchendo mais que o normal, daí ter regenerado mais vezes em menos km's.

Muito basicamente as providências a tomar são estas. Mais qualquer questão que tenhas chuta [;)]

desenterrar um topico.

Alguém sabe +/- o nº de Kms de cada ciclo de regeneração do FAP da renault?

desenterrar um topico.

Alguém sabe +/- o nº de Kms de cada ciclo de regeneração do FAP da renault?

os ciclos em carros com FAP diferem do tipo de percurso que fazem, logo se fizeres estrada com freq, a regenerações podem-se dar por ex: de 400\500km de cada vez, se for maioritariamente citadino podem andar frequentemente a acontecer em metade dos km's se tanto...

isto é valido para todos os motores com FAP não só Renault... mas problema é saber em muitos carros quando o mesmo reinicia a regeneração e deixa-la ir até ao fim, pois andar a fazer abortagens a regenerações mais tarde ou mais cedo acaba-te por ter problemas...

Pedido de Ajuda

Pedido de Ajuda

Caros senhores
Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas).Obrigado

Caros senhores
Tenho um Audi A4 2.0 com 170 cv de 2007 e preciso de retirar o FAP. Alguém sabe de uma oficina em Braga que o faça ( remoção física + desativação eletrónica do filtro de partículas).Obrigado

Porque não colocar uma FAP nova ou mesmo recondicionada?

Porque não colocar uma FAP nova ou mesmo recondicionada?

ele não tem problemas com FAP, simplesmente , quer remove-lo só porque sim, para andar á vontade e não ter mais chatices a longo prazo...

um dia quando começarem a fiscalizar é que eu quer ver como é que vai ser...

ele não tem problemas com FAP, simplesmente , quer remove-lo só porque sim, para andar á vontade e não ter mais chatices a longo prazo...

um dia quando começarem a fiscalizar é que eu quer ver como é que vai ser...

As Oficinas que hoje ganham dinheiro a retirar o FAP, nessa altura vão ganhar dinheiro a colocar novos ou recondicionados, deve ser algo por aí.

Back