Registo de propriedade

armindoze

New member
Bom dia!

Comprei um carro usado há perto de 2 meses. O stand ainda não o passou para meu nome e o prazo dos 60 dias acaba sexta-feira. A única coisa que tenho é aquele papel de declaração de venda a dizer que uma cópia foi enviada ao IMTT.
Paguei para ter uma certidão permanente da viatura e até à data não existem apresentações pendentes (no entanto o carro que dei de retoma já o passaram para eles). Vi também que existe uma locação financeira que termina dia 3 de Agosto, poderá ter alguma coisa a ver com isto?

O stand (santogal) ignora-me.

O IUC também vence no fim do mês e não sei que faça, supostamente o dono do carro é que tem de o pagar.

Que fariam vocês no meu caso?

Muito Obrigado!

Primeiro que tudo deves de te dirigir ao IMTT para saber como está a situação, caso ainda o carro não esteja no teu nome deves então ir ao Stand para te porem a par do que está a acontece. no caso do IUC também podes ir às finanças saber como está a situação. Mas se o registo ainda nem tiver em teu nome não te deves de preocupar com isso é responsabilidade do Stand e são eles que o tem de pagar. É mais um argumento para reclamação.

Boas também estou com o mesmo problema eu comprei um carro no principio de maio novo ainda nanão recebi o documento único
e so hoje reparei que o documento provisório so tem duração de 60 dias pensava que era 90

Em qualquer dos casos só têm que ir stand e pedir novo documento provisório, caso contrário podem surgir multas...

E que tal antes de comprar carro, ir sempre ao registo automóvel online, pagar 10€ e verificar se existe algo fora do normal, penhoras etc etc.

O que não falta é stands a vender carros penhorados/roubados etc, e quem os compra fica com a batata a escaldar nas mãos.

E o que fazer neste caso:
- carro comprado a crédito com reserva de propriedade;
- acidente "mata" o carro;
- devedor entra em incumprimento;
- o carro é despachado para um sucateiro;

Como deixar ao menos de pagar o IUC?

E o que fazer neste caso:
- carro comprado a crédito com reserva de propriedade;
- acidente "mata" o carro;
- devedor entra em incumprimento;
- o carro é despachado para um sucateiro;

Como deixar ao menos de pagar o IUC?

Creio que só mesmo continuar a pagar aquilo que já não existe e cancelar a matricula.

A parte da dívida essa é assegurada por via de penhora.
O interessante do caso é que a reserva de propriedade já é algo de inútil, pois o bem não existe.
Eu não soube aconselhar, realmente algo tão específico só mesmo advogado creio.

Parece que o sucateiro é desses, MAS... disse que só passava o documento ao proprietário.

A única solução mesmo aqui, mas ca esta a pessoa em questão não pode ter outros bens em seu nome...vá de insolvência e fica a pagar 5€ por mês.

Foi apenas um exemplo do que acontece por cá.

Robie uma outra dica para quem compra carro com reserva de propriedade penso que seja ter sempre um seguro super abrangente.

Seguro contra todos, mas aqui depende do valor comercial do carro, certo é que existe sempre a hipótese de abater parte do valor em divida.

Vou aproveitar o tópico para esclarecer uma dúvida.

Vou ver um carro, infelizmente, por incompatibilidade de horários é-me impossível a mim e ao vendedor irmos mudar o registo juntos.

Como me posso salvaguardar para que tenha a certeza que o vendedor muda o registo do veículo?

Basta ele assinar uma declaração compra e venda e eu ficar com uma e ele com outra?

queres um conselho... combina com ele uma hora (logo de manhãzinha) e se não tiveres disponibilidade devido ao teu trabalho, no Registo podes pedir um comprovativo para poderes justificar o teu atraso (ou manhã perdida se for o caso), lá no emprego. Isso convém que seja feito pelos 2. É que se isso não ficar bem feito ou se não confiares na outra pessoa de futuro podes vir a ter dissabores. por isso aconcelho-te a que faças isso assim. Acho que não é por (vá lá) meia hora ou uma no máximo que irás perder o emprego... ainda por cima com justificação.

Last edited:
queres um conselho... combina com ele uma hora (logo de manhãzinha) e se não tiveres disponibilidade devido ao teu trabalho, no Registo podes pedir um comprovativo para poderes justificar o teu atraso (ou manhã perdida se for o caso), lá no emprego. Isso convém que seja feito pelos 2. É que se isso não ficar bem feito ou se não confiares na outra pessoa de futuro podes vir a ter dissabores. por isso aconcelho-te a que faças isso assim. Acho que não é por (vá lá) meia hora ou uma no máximo que irás perder o emprego... ainda por cima com justificação.

São distâncias algo longas, não é já aqui ao lado por isso o tempo é curto mas há alguma possibilidade de assegurar?:confused:

Já agora, o meu caso (primeiro post) foi resolvido passado 6 meses (há poucos dias). Tive de ligar de 15 em 15 dias a pressionar, era um documento qualquer do leasing que faltava do dono antigo e o stand já não sabia o que fazer.
Por sorte nunca fui fiscalizado, 6 meses, 15 mil km sem documentos.

A parte boa é que poupei 250€ no IUC deste ano porque o carro ainda estava em nome deles na data de pagamento, Julho (e pagaram).

Back