Registo de propriedade

armindoze

New member
Bom dia!

Comprei um carro usado há perto de 2 meses. O stand ainda não o passou para meu nome e o prazo dos 60 dias acaba sexta-feira. A única coisa que tenho é aquele papel de declaração de venda a dizer que uma cópia foi enviada ao IMTT.
Paguei para ter uma certidão permanente da viatura e até à data não existem apresentações pendentes (no entanto o carro que dei de retoma já o passaram para eles). Vi também que existe uma locação financeira que termina dia 3 de Agosto, poderá ter alguma coisa a ver com isto?

O stand (santogal) ignora-me.

O IUC também vence no fim do mês e não sei que faça, supostamente o dono do carro é que tem de o pagar.

Que fariam vocês no meu caso?

Muito Obrigado!

Primeiro que tudo deves de te dirigir ao IMTT para saber como está a situação, caso ainda o carro não esteja no teu nome deves então ir ao Stand para te porem a par do que está a acontece. no caso do IUC também podes ir às finanças saber como está a situação. Mas se o registo ainda nem tiver em teu nome não te deves de preocupar com isso é responsabilidade do Stand e são eles que o tem de pagar. É mais um argumento para reclamação.

Boas também estou com o mesmo problema eu comprei um carro no principio de maio novo ainda nanão recebi o documento único
e so hoje reparei que o documento provisório so tem duração de 60 dias pensava que era 90

E que tal antes de comprar carro, ir sempre ao registo automóvel online, pagar 10€ e verificar se existe algo fora do normal, penhoras etc etc.

O que não falta é stands a vender carros penhorados/roubados etc, e quem os compra fica com a batata a escaldar nas mãos.

E o que fazer neste caso:
- carro comprado a crédito com reserva de propriedade;
- acidente "mata" o carro;
- devedor entra em incumprimento;
- o carro é despachado para um sucateiro;

Como deixar ao menos de pagar o IUC?

E o que fazer neste caso:
- carro comprado a crédito com reserva de propriedade;
- acidente "mata" o carro;
- devedor entra em incumprimento;
- o carro é despachado para um sucateiro;

Como deixar ao menos de pagar o IUC?

Creio que só mesmo continuar a pagar aquilo que já não existe e cancelar a matricula.

A parte da dívida essa é assegurada por via de penhora.
O interessante do caso é que a reserva de propriedade já é algo de inútil, pois o bem não existe.
Eu não soube aconselhar, realmente algo tão específico só mesmo advogado creio.

Parece que o sucateiro é desses, MAS... disse que só passava o documento ao proprietário.

A única solução mesmo aqui, mas ca esta a pessoa em questão não pode ter outros bens em seu nome...vá de insolvência e fica a pagar 5€ por mês.

Foi apenas um exemplo do que acontece por cá.

Seguro contra todos, mas aqui depende do valor comercial do carro, certo é que existe sempre a hipótese de abater parte do valor em divida.

Vou aproveitar o tópico para esclarecer uma dúvida.

Vou ver um carro, infelizmente, por incompatibilidade de horários é-me impossível a mim e ao vendedor irmos mudar o registo juntos.

Como me posso salvaguardar para que tenha a certeza que o vendedor muda o registo do veículo?

Basta ele assinar uma declaração compra e venda e eu ficar com uma e ele com outra?

queres um conselho... combina com ele uma hora (logo de manhãzinha) e se não tiveres disponibilidade devido ao teu trabalho, no Registo podes pedir um comprovativo para poderes justificar o teu atraso (ou manhã perdida se for o caso), lá no emprego. Isso convém que seja feito pelos 2. É que se isso não ficar bem feito ou se não confiares na outra pessoa de futuro podes vir a ter dissabores. por isso aconcelho-te a que faças isso assim. Acho que não é por (vá lá) meia hora ou uma no máximo que irás perder o emprego... ainda por cima com justificação.

Última edição:
queres um conselho... combina com ele uma hora (logo de manhãzinha) e se não tiveres disponibilidade devido ao teu trabalho, no Registo podes pedir um comprovativo para poderes justificar o teu atraso (ou manhã perdida se for o caso), lá no emprego. Isso convém que seja feito pelos 2. É que se isso não ficar bem feito ou se não confiares na outra pessoa de futuro podes vir a ter dissabores. por isso aconcelho-te a que faças isso assim. Acho que não é por (vá lá) meia hora ou uma no máximo que irás perder o emprego... ainda por cima com justificação.

São distâncias algo longas, não é já aqui ao lado por isso o tempo é curto mas há alguma possibilidade de assegurar?:confused:

Já agora, o meu caso (primeiro post) foi resolvido passado 6 meses (há poucos dias). Tive de ligar de 15 em 15 dias a pressionar, era um documento qualquer do leasing que faltava do dono antigo e o stand já não sabia o que fazer.
Por sorte nunca fui fiscalizado, 6 meses, 15 mil km sem documentos.

A parte boa é que poupei 250€ no IUC deste ano porque o carro ainda estava em nome deles na data de pagamento, Julho (e pagaram).

Voltar
Superior