[Antevis?o] Renault Alpine (2017)

Há que tirar o chapéu aos Fraciús, que conseguiram igualar "A" referência neste tipo de carros. Coisa que o 4C não foi capaz. E olha lá os anos de avanço que a Porsche tem neste mercado...

E não é que a recuperação da imagem e comercial da Alfa Romeo começou com um revivalismo de Walter da Silva? Pois... [:p]
Como assim, igualar a referência? Tantas comparações que foram feitas aos Porsche Cayman/Boxster por essa internet fora.
Até comparativos em circuito.

Quanto à imagem, nem sequer compares. Estás a comparar uma das marcas mais antigas de automóveis, com -- provavelmente -- a maior racing heritage, a uma marca que criou um one trick pony e depois se apagou completamente.
Com isto não estou a tentar descredibilizar o Alpine. Tenho a certeza que é um excelente carro e é bom ver as marcas europeias finalmente a acordar e produzir desportivos acessíveis ao comum mortal, mas há comparações que não têm ponta por onde se lhe pegue.

Quem tem construído um altar ao A110 tem sido a imprensa. Não há ninguém que tenha pegado no carro e não tenha ficado extremamente bem impressionado.

Por alguma razão será.

Já o 4C...sabemos que não foi assim e que se acantonou no de sempre que é ser mais uma bela obra de arte para olhar e pouco mais porque ninguém tolera aquele ride.

Pior é depois em pistas curtas, mesmo assim, levar bailinho do confortável e utilizável A110.

E é isso que põe doidos os alfistas...daí a azia constante neste tópico. Essencialmente o A110 é tudo o que o 4C supostamente devia ser e não conseguiu ser.

Mas tens tempos para corroborar isso ou estás só a mandar bitaites porque sim?

Last edited:
Eu não vejo (como leigo, mas pronto) é a comparação entre o 4C e o Alpine, parecem-me duas máquinas muito diferentes no uso que lhes vai ser dado. O 4C é um brinquedo, é um track-car (se é bom ou mau, não sei nem interessa para o caso), o Alpine parece muito mais uma máquina usável no dia-a-dia, algo com mais usabilidade. Assim sendo, adoro o design do 4C (é Alfa, what else?) e o Alpine também me parece bonito (embora o original seja intemporalmente belo), mas ainda assim nenhum bate o meu querido 8C [br:)][br:)][br:)]

O carro ainda mal acabou de sair e vocês já lhe construíram um altar [:D]

Críticas mais ou menos positivas pouco interessam quando são as vendas que ditam o sucesso do produto. E nisso, duvido muito que bata o 4C.
Até porque o 4C está num patamar completamente diferente, até do Cayman (e sim, inúmeras análises compararam-no ao Cayman, sendo até mais rápido que estes último.)
Só compra um 4C quem realmente quer um 4C, e duvido muito que o mesmo se vá passar com o Alpine.

O Alpine parece-me que se vai perder ali no meio dos Cayman, Elise, TT, GT-86, etc... Porque apesar de ser um rehash de uma marca antiga, não chega a ter a presença nem o exotismo de um 4C.
All in all, tem um design retro mas é só mais um.
Acho que o verdadeiramente ridículo no Alpine é o preço. É mais caro que um 4C e o 4C tem um monocoque em fibra de carbono e também tem performances marginalmente melhores.

Posto isto, até começo a engraçar com o design do Alpine, apesar de no início não lhe achar grande piada.

Alpine mais caro que o 4C? Em que país? E não te esqueças de acrescentar os extras

Alpine mais caro que o 4C? Em que país? E não te esqueças de acrescentar os extras
Pelo que vi aqui: http://www.zeperfs.com/en/duel4686-6621.htm
Não faço ideia quanto é que o Alpine irá custar aqui em Portugal, seja como for.

Pelo menos no Top Gear.

Alpine - 1.22.9
4C - 1.24.8

Espero por comparativos sérios, então [:D]
Quando um 4C é superior em alguns circuitos ou faz tempos idênticos a um Cayman, é muito duvidoso haver uma disparidade tão grande.
Pena que o Alpine não seja vendido nos EUA, caso contrário já haveria uma boa quantidade de comparativos.

Quanto à imagem, nem sequer compares. Estás a comparar uma das marcas mais antigas de automóveis, com -- provavelmente -- a maior racing heritage, a uma marca que criou um one trick pony e depois se apagou completamente.
Com isto não estou a tentar descredibilizar o Alpine. Tenho a certeza que é um excelente carro e é bom ver as marcas europeias finalmente a acordar e produzir desportivos acessíveis ao comum mortal, mas há comparações que não têm ponta por onde se lhe pegue.

Tens a noção de que há mais Alpine que o A110 original?

RENAULTAlpineA610-2020_1.jpg

Aqui á minha porta na Renault Chelas já lá está o stand para o Alpine
Tudo prontinho mas ainda não o vi na montra.
Assim que lá estiver vou lá tirar umas fotos [;)]

Os problemas eléctricos persistem...

Como deves saber, os LED's não emitem uma luz contínua, pelo que por exemplo em filmagens é normal vê-los a "piscar" quando o frame rate da câmara não está certo com o "frame" dos LEDs.
O mesmo pode acontecer a fotografar. [;)]

Essa foto-montagem com o Canadair é digna de ir para o tópico das fotos que me fazem rir...[:D]

Com o zoom nas fotos, reparei que o Alpine tem equipado faróis xenon. Alguém conhece a razão por que a Renault/Alpine optou por colocar xénon quando tem Clios e Meganes equipados de série com faróis LED?

Provavelmente pela mesma razão que o Giulia também tem xenon: do projecto à produção houve um grande intervalo.

Mas na Alfa, critique-se ou não, tem havido coerência: todos os modelos têm xenon (opcional).
Eu perguntei apenas porque, contratiamente à Alfa, a Renault disponibiliza faróis Led em Clios e Meganes, logo achei estranho o modelo mais caro e desportivo contemplar xenon (ou tem Led como opcional?).

Quase de certeza que os faróis do alpine são em LED.
A aparência estética não é suficiente para definir se são Xénon ou LED

Back