[Antevis?o] Renault Alpine (2017)

Bem, convém separar as águas. Apesar do simbolo Renault, este concept é apenas trabalho de estudante. Não tem validade nenhuma.

Também li essa noticia da Autocar, e torci o nariz quando puseram o Nepta ao barulho. Eles também se enganam. E para não ires atrás de coisas fantasiosas nem te atrevas a ir ao site da Autoexpress

Vejo mais de Alpine neste último concept Dezir, do que o Nepta alguma vez terá. Não faz muito sentido ressucitar uma marca historicamente mais associada a compactos sport-cars, apresentando um generoso cabriolet de 4 lugares.

E para mais, os rumores para o ressuscitar da Alpine, apontam para que se faça proveito da nova aliança entre a Daimler e a Renault, aproveitando o hardware que está a ser desenvolvido para os sucessores do Smart e Twingo (e sub-Twingo).

É mais provável que vejamos algo nos moldes dos extintos Smart Coupe/Roadster. Algo bastante compacto e leve, com motor e tracção traseira.

Quando o LeQuement saiu da Renault o ano passado, numa entrevista à CAR, ele afirmava que durante o seu "reinado" por lá, já por diversas vezes tinham tentado ressuscitar a marca.
Chegaram a haver concepts e tudo, mas que nunca chegaram a ser apresentados a público.
Ao que parece, foi sempre uma questão de timing. E com a crise, não seria a melhor altura para investir no ressuscitar de uma marca de nicho.

Mais uma vez, temos um rumor de ressurgimento da Alpine.
Sinceramente, só quando houver algo fisicamente palpável e pronto a entrar em produção é que acredito. Aos anos que os rumores duram.

Sem dúvida que o Dezir é talvez dos últimos concept's aquele que melhor se coaduna com o foi a Alpine. Um pequeno Roadster eléctrico seria um excelente ponto de partida para relançar a marca.

O Berlinette do Séc XXIapr:)[br:)]

El Renault DeZir es un prototipo con carrocería cupé impulsado únicamente por un motor eléctrico. Muestra las líneas generales que implantará la marca en el diseño de sus futuros modelos (imágenes). Su motor eléctrico de 150 CV de potencia (110 kW) tiene un par de 226 Nm. Está colocado en posición central trasera y transmite la fuerza a las ruedas posteriores.
Acelera desde parado hasta 100 km/h en 5 segundos y su velocidad máxima es de 180 km/h.
La batería es de iones de litio y tiene una capacidad de 24 kWh. Está situada detrás de los asientos en posición vertical. Con ella al máximo de su carga la autonomía es de 160 km.
Puede recargarse en la red eléctrica doméstica —la carga completa se realiza en 8 horas—, o en una toma de corriente trifásica de 400 V —en 20 minutos consigue recargar hasta el 80% de su capacidad—. La toma de corriente está situada en una posición centrada en la parte superior trasera de la carrocería.
También es posible la sustitución de la batería mediante la tecnología «Quick Drop», que consiste en reemplazar la batería agotada por una ya cargada —lo que según Renault permite reducir el tiempo de espera al no tener que estar el vehículo conectado a la red eléctrica durante una duración determinada—. Este proceso de sustitución se podrá realizar en puntos específicos —de momento Renault no da más datos—.
El DeZir también tiene frenada regenerativa —en fases de retención y frenada convierte la energía cinética en energía eléctrica para cargar la batería—. A diferencia de otros modelos o prototipos que tienen este sistema, el conductor puede disponer durante un intervalo de tiempo determinado de potencia extra —pulsando un botón situado en el volante—. Este sistema es similar al «KERS» (Kinetic Energy Recovery System) que se empleaba en la Formula 1.
Mide 4,22 m de largo, 1,97 m de ancho y 1,16 m de alto. La carrocería es de Kevlar y el chasis multitubular de acero —similar al del Mégane Trophy—. La suspensión es independiente de paralelogramo deformable.
Para mejorar la aerodinámica el fondo está carenado y en la parte posterior tiene un difusor de viento (imagen). Renault dice que su coeficiente aerodinámico (Cx) es de 0,25, un dato muy bueno.
La apertura de las puertas tiene un movimiento similar a las del Lamborghini Murciélago aunque, en este caso, es asimétrica —la puerta del lado izquierdo abre al contrario que la del lado derecho— (imagen). El mando de apertura de las puertas está situado en la parte baja de la misma y está enrasado con la carrocería —como en el Mercedes-Benz SLS AMG— (imagen).
La carrocería carece de retrovisores; en su lugar hay dos cámaras. Los paneles laterales de la carrocería están hechos en aluminio.
Las llantas, de 21 pulgadas tienen neumáticos Michelin de medidas 245/35. El sistema de frenos está provisto de discos de 365 mm y pinzas de seis pistones en ambos ejes.
En el interior el revestimiento de la puerta del conductor está lacado en color rojo brillante —el del lado del acompañante está tapizado con cuero blanco, al igual que los asientos. Estos materiales también recubren el salpicadero, la columna de la dirección, el volante y la consola (imagen).
Tiene una pantalla táctil situada en la consola central que muestra funciones del sistema de navegación y del nivel de carga de la batería, entre otros.
La letra «Z» de su nombre hace referencia a Z.E. (cero emisiones). Renault ya tiene previsto comercializar un modelo completamente eléctrico con esta denominación en 2011, el Fluence Z.E.
Este prototipo será presentado en el próximo Salón del Automóvil de París.

5-2.jpg

5-3.jpg

5-4.jpg

5-5.jpg

5-6.jpg

5-7.jpg

5-8.jpg

5-9.jpg

Last edited:
Pessoalmente não acredito no lançamento de um Alpine para já.

A conjectura economica não está favorável a grandes investimentos em nichos de mercado.

Criar uma Alpine, baseada num Renault um pouco mais desportivo para concorrer com a Abarth, seria uma heresia aos pergaminhos desportivos da Alpine.

:confused::confused::confused:

Mas quem é que falou em concorrer com a Abarth? Os rivais da Abarth na Renault são os RS (RenaultSport)

O Alpine seria um modelo exclusivo.

:confused::confused::confused:

Mas quem é que falou em concorrer com a Abarth? Os rivais da Abarth na Renault são os RS (RenaultSport)

O Alpine seria um modelo exclusivo.
Não é por nada, mas isso é o que eu quero, o senhor quer e muita gente quer, no entanto, por toda a gente querer não quer dizer que façam assim, embora eu acredite que, a ressuscitar a Alpine, são "obrigados" a fazer um modelo exclusivo.

Não é por nada, mas isso é o que eu quero, o senhor quer e muita gente quer, no entanto, por toda a gente querer não quer dizer que façam assim, embora eu acredite que, a ressuscitar a Alpine, são "obrigados" a fazer um modelo exclusivo.

É isso que a própria Renault diz. Que quando ressuscitar a Alpine será com um modelo exclusivo. Aliás é por isso que há tantos anos que é adiado este regresso porque não fácil nem barato criar um novo produto do zero. Hoje do zero talvez não porque a Renault tem neste momento várias plataformas disponíveis para isso RWD ou eléctricas, como as da Infiniti e a futura da Twingo/Smart.

Eu não acho nada só coloquei aqui a noticia. Essas dúvidas todas podes ir colocá-las ao Laurens van den Acker que foi ele que proferiu estas afirmações.

Para ele vir dizer isto é porque existem fortes indícios que a Renault pode lançar a Alpine brevemente porque ele é uma pessoa muito importante dentro do grupo.
Há tantos indicios agora, como havia nos ultimos 4 anos.

Afinal a Alpine só foi cancelada devido à crise de internacional e agora com a retoma e já com as marcas a terem lucros e resultados positivos é bastante viável.
Não sei onde vives, mas onde é que existe retoma e marcas a terem resultados positivos? -> Venda de carros novos na Europa cai 12,9% em Agosto - Autoportal e -> http://economia.publico.pt/Noticia/venda-de-automoveis-cai-na-europa-e-estados-unidos_1453985

A Renault pode recorrer a várias plataformas nomeadamente RWD da Infiniti, por exemplo.

Ou então como se fala na noticia recorrer à plataforma do novo Twingo/Smart eléctrico e criar algo semelhante ao Smart Roadster.
Uma marca como a Alpine, com a sua história, fazer os carros todos que mostras em concepts, ou carros semelhantes a twingos e smarts, dá-me verdadeiras ulceras.. e se é para isso, mais vale deixarem-se estar na história e passado do mundo automovel.

Em relação ao criar um espaço para vender Alpine, isso é o problema mais simples de resolver, a Renault vende os RenaultSport ao lado dos Clios e Twingos, ou então criaria-se um novo espaço à semelhança dos Dacia que têm um mini espaço próprio ao lado do Stand oficial Renault.
Mas alguma vez alguem no seu perfeito juizo irá relançar uma marca como a Alpine, e coloca-los à venda ao lado de meros renaults num "mini espaço"?! pior ainda é comparar seja de que maneira a alpine à Dacia.. que sacrilégio.

Se é desta maneira, prefiro que a Alpine se mantenha nas nossas memórias, do que ser estralhaçado desta maneira...

Mas pronto esta preocupação é completamente infundada porque nunca na vida a Alpine será trazida de volta tão cedo, são sempre especulações para alimentar os desejos de sonhadores ignorantes e para vender revistas.
Como ja nos têm habituado nos ultimos anos.

A azul.

Last edited:
...
Para ele vir dizer isto é porque existem fortes indícios que a Renault pode lançar a Alpine brevemente porque ele é uma pessoa muito importante dentro do grupo.

Desde 2006 que a VW também vai lançar o 2.0 TDI 204cv brevemente (se a memória não me falha foi apresentado nesse ano concept qualquer do A3)

Afinal a Alpine só foi cancelada devido à crise de internacional e agora com a retoma e já com as marcas a terem lucros e resultados positivos é bastante viável.

Só foi cancelada devido à crise ? Agora com a retoma ? Isto é cada tiro cada Melro.

Se a Alpine nunca teve luz verde para começar, como é que pode dizer-se que foi cancelada.
O se que se fez foram estudos de mercado, com alguns sketches à mistura e os rumores vieram cá para fora. Perante esta notícia meia, dúzia de designers meteram também cá fora uns pseudo-protótipos, sendo que muitos deles não tiveram quaisquer fundos para passar à construção do modelo real. A isto tivemos ainda uns tiros para o ar de alguns jornalistas, em que referiam que este ou aquele protótipo representariam as linhas do renovada Alpine.

A Renault pode recorrer a várias plataformas nomeadamente RWD da Infiniti, por exemplo.

Eu se fosse a eles ia logo para a do GTR. Agora a sério, sabes quanto significaria em termos de preço final a utilização de uma dessas plataformas ? Lá por serem da casa não significa que não custem dinheiro. Acho que já vimos pelo Vel Saltis, que poucos são aqueles que estão dispostos a dar mais que meia centena de milhar de euros por um Renault.

Ou então como se fala na noticia recorrer à plataforma do novo Twingo/Smart eléctrico e criar algo semelhante ao Smart Roadster.

A noticia fala da parceria para um Fortwo.... um Roadster nada tem a ver com um Fortwo. Alguém poderá falar com maior conhecimento de causa, mas pelo que me lembro do seu lançamento, partilhavam o símbolo no capot e pouco mais. Aliás, a Mercedes ainda hoje luta para que todo o projecto Smart seja rentável e já nem anda nesses faits-divers.

Em relação ao criar um espaço para vender Alpine, isso é o problema mais simples de resolver, a Renault vende os RenaultSport ao lado dos Clios e Twingos, ou então criaria-se um novo espaço à semelhança dos Dacia que têm um mini espaço próprio ao lado do Stand oficial Renault.

É o problema mais simples de resolver se desvirtuarem por completo o legado e assumirem os "novos" Alpine como Clios, Meganes e Lagunas travestidos, ao estilo dos novos DS da Citroen. Um modelo que se quer exclusivo, como tu dizes, não pode ir por esse caminho, caso contrário nunca se conseguirá distanciar da imagem "baratucha e generalista" e dificilmente atrairá nova clientela.

Tu com essas certezas todas podes sempre mandar o teu CV para a Renault. Já vi que és um exímio treinador de bancada.[:)]

Como eu já li aqui algures neste tópico... enfim crianças...

A azul

Last edited:

Rapaz a Alpine não é um Renault. Assim como um Ferrari não é um Fiat, um Bugatti ou Lamborghini não são um VW, um Aston Martin não é um Tata[:D], etc.. Mas no entanto fazem parte dos mesmos respectivos Grupos.

O que tu está a dizer é que nenhuma marca premium pode estar associada a um Grupo generalista. Nada mais falso.

Aliás é mesmo o contrário hoje em dia nenhuma marca de nicho de mercado tem capacidade de sobreviver sozinha. Nem a Porsche, que foi em tempos a mais rentável mas que já tem uma forte participação da VW...

Podem ser do mesmo grupo mas têm específicos departamentos especializados nessa área de mercado, uns mais independentes da casa mãe do que de outros. Por exemplo, não acredito que a Tata tenha qualquer influência na Aston Martin a não ser o financiamento de alguns projectos, mas por exemplo a influência da VW na Bugatti ou na Lamborghini é enorme, para alguns até exagerada o que não concordo mas adiante.

Tenho a certeza que se lançassem um Veyron ou um Gallardo com um símbolo VW[:D], não vendiam nem 1/10.

Imagem de marca é algo essencial para vender carros acima de 50.000€.

Para bom entendedor meia palavra basta. Mas já vi que bom entendedor não és, pelos disparates que disseste em duas intervenções neste tópico.

Last edited:
Para bom entendedor meia palavra basta. Mas já vi que bom entendedor não és, pelos disparates que disseste em duas intervenções neste tópico.

Basicamente tens todos os posts de todos o users deste tópico a irem num sentido comum, sentido que também demonstrei nos meus posts. No entanto tu é que sabes tudo e os outros são todos crianças, treinadores de bancada ou maus entendedores.

Como se isso não bastasse ainda argumentas usando arrogância e desconversando dando no entanto erros de palmatória, erros estes que outros users já fizeram questão de te fazer ver, acabando por te contradizeres.

Mas vamos por partes para ver se se faz luz.

O que tu está a dizer é que nenhuma marca premium pode estar associada a um Grupo generalista. Nada mais falso.
O mercado actual não está para brincadeiras. Com muitas, senão todas as marcas a cancelarem projectos caseiros e planos de expansão, tirando no mercado Asiático, achas que a a Renault vai colocar cá fora um Alpine a concorrer num segmento sem a associação a outro modelo ?
Logo, questionei a viabilidade de a Renault lançar a Alpine, atribuindo a esta modelos exclusivos, sem uma forte associação (partilha de componentes) com um qualquer modelo da marca generalista. Precisamente o contrário daquilo que afirmas que eu disse.

Dizes também

Ao que eu respondi que:

É o problema mais simples de resolver se desvirtuarem por completo o legado e assumirem os "novos" Alpine como Clios, Meganes e Lagunas travestidos, ao estilo dos novos DS da Citroen. Um modelo que se quer exclusivo, como tu dizes, não pode ir por esse caminho, caso contrário nunca se conseguirá distanciar da imagem "baratucha e generalista" e dificilmente atrairá nova clientela.
E depois tu sais-te com esta:

Algo patente no meu post, logo em que é que ficamos ? A não ser que tu aches que imagem de marca é um biombo coberto de papel de parede a separar Alpines de Trafics ?

Mas pronto, se mesmo assim estiveres disposto a uma conversa séria, com a defesa racional dos pontos de vista de cada um responde-me a estas questões:

Quais os modelos indicados para o relançamento da Alpine ?

Qual o público alvo ?

Qual a estratégia de branding mais indicada, perante o panorama actual, não esquecendo que o público a verá sempre como algo saído de um depertamento Renault ?

Qual será a logística de venda e pós venda mais indicada, partindo do pressuposto que a marca terá de andar no verde e não representará um buraco para a Renault enterrar dinheiro ?

Tu falas falas mas não dizes nada.

A Tua última afirmação centra-se na questão dos stand's. Rapaz acredita isso era o "problema" mais simples de resolver.

Aqui estamos a tentar falar de automóveis, de estratégias comerciais de dados técnicos e tu só sabes nessa questão do espaço para vender Alpines. O que interessa é criar o produto, depois de criado o produto isso é outra questão mas podes ter a certeza que a Renault como qualquer outro Grande Grupo tem uma rede gigante de distribuidores e isso não é um problema que mereça grande perda de tempo.

Tu criaste animosidade à Alpine e agora como já reparaste que disseste disparates tentas-te refugiar nessa ideia dos stand's que é completamente secundário das qualidades intrínsecas de um automóvel. Mas nem essa tua ideia tem qualquer cabimento à semelhança do que tu vens dito.

O que merece perda de tempo é tentar corriges dos disparates que tu dizes.

Dúvidas da incapacidade da Renault em vender carros que custem mais de 50.000€. Isso acontece em qualquer marca generalista, e é óbvio que se a Renault cria-se um carro de nicho não a poderia colocar o símbolo da Renault. Como acontece com a VW, não anda vender Gallardo's com o seu símbolo[:D]. Isso seria a recriação da Alpine, que é uma marca que não existe de forma independente. Tudo depende da Renault e todas decisões sairão da casa mãe.

Last edited:
Qual a estratégia de branding mais indicada, perante o panorama actual, não esquecendo que o público a verá sempre como algo saído de um depertamento Renault ?

Isto é a questão que tu não consegues entender. Mas nunca é tarde para aprender.

A Lamborghini e a Bugatti também fazem parte da VW, e alguém os confunde com um VW?

A Ferrari faz parte da Fiat, e alguém confunde um Modena com um Punto[:D]?

A Aston Martin faz parte da Tata, alguém diria?

Um caso mais extremo, o GTR da Nissan.

O facto de o GTR ser um Nissan, porque nem sequer tem uma marca independente, ou seja a mesma Nssan que vende Micra'as vende GTR's de mais de 100.000€ e não o impede de ser um tremendo sucesso tanto comercial como sucesso técnico a nível de engenharia.

O que é que um GTR tem em comum com um Micra além da marca? Nada.

Outro exemplo a Audi. Vende o R8 e vende A3's. Isso impede o sucesso do R8? Não.

O facto de a Alpine ser ligada à Renault ou Nissan nada tem a ver com a imagem final. Os mais conhecedores farão a associação à Renault mas a maior parte do mercado nem sequer faz ideia que ambas as marcas têm alguma ligação. E mesmo os que sabem que essa ligação existe têm a noção que os produtos Renault Nissan e Alpine são diferentes, apesar de provavelmente até provirem de uma plataforma em comum.

Last edited:
Só te tenho a agradecer por fazeres a vida de quem trabalha de noite tão divertida. Realmente fico sempre bem disposto quando faço os meus intervalos e venho aqui ver mais uns posts teus.

Eu falo em alhos e tu dizes bugalhos.

Primeiro dizes que eu não concordo ou compreendo o conceito de uma marca premium estar num grupo generalista e lá me dou ao trabalho de te por à frente dos olhos o contrário, já escrito por mim antes.

Depois falas que a Alpine terá de ser uma marca individual e exclusiva e não uma variante de modelos já existentes, mas depois tu coloca-os num stand oficial Renault e quando eu te faço ver a incongruência desconversas.

E quando eu digo que se o cenário, face à economia de escalas, passar por travestirem clios, meganes ou lagunas, seria desvirtuar por completo o legado da marca, tu dizes que eu ganhei animosidade. Portanto eu ao não querer um Alpine colocado à imagem "baratucha e pouco fiável" da Renault, significa que não gosto da marca ? Acho que é mais o contrário, mas pronto tu consegues sempre perceber mais do que aquilo que está escrito

Quando quiseres responder de forma coerente às perguntas que te deixei força, caso contrário vou-me limitar a assistir aos restantes users a darem-te na cabeça, algo que pautou estes últimos 2 dias.

Só te tenho a agradecer por fazeres a vida de quem trabalha de noite tão divertida. Realmente fico sempre bem disposto quando faço os meus intervalos e venho aqui ver mais uns posts teus.

Primeiro dizes que eu não concordo ou compreendo o conceito de uma marca premium estar num grupo generalista e lá me dou ao trabalho de te por à frente dos olhos o contrário, já escrito por mim antes.

Depois falas que a Alpine terá de ser uma marca individual e exclusiva e não uma variante de modelos já existentes, mas depois tu coloca-os num stand oficial Renault e quando eu te faço ver a incongruência desconversas.

E quando eu digo que se o cenário, face à economia de escalas, passar por travestirem clios, meganes ou lagunas, seria desvirtuar por completo o legado da marca, tu dizes que eu ganhei animosidade. Portanto eu ao não querer um Alpine colocado à imagem "baratucha e pouco fiável" da Renault, significa que não gosto da marca ? Acho que é mais o contrário, mas pronto tu consegues sempre perceber mais do que aquilo que está escrito

Quando quiseres responder de forma coerente às perguntas que te deixei força, caso contrário vou-me limitar a assistir aos restantes users a darem-te na cabeça, algo que pautou estes últimos 2 dias.

E tu continuas com essa conversa da imagem colada à Renault...

Vou repetir pela 3ª vez...

Rapaz, a Ferrari faz parte do Grupo Fiat e então? Isso prejudica a Ferrari?

A Aston Martin faz parte da TATA e então? Alguém diz que a Aston é indiana?

A Lamborghini pertence à Volkswagen e alguém confunde um Gallardo com um Polo?

Portanto essa conversa da imagem vale zero.

Como já te disse e repito mais uma vez todas as marcas de carros exóticos estão associadas a grandes grupos, seja Fiat, Renault Volkswagen.

Porque sendo independentes NÃO SÃO FINANCEIRAMENTE VIÁVEIS.

Ninguém aqui falou em travestir Clios ou Meganes de Alpines. O que o artigo fala é de utilizar porventura a mesma plataforma do novo Smart Roadster que será compartilhada entre a Renault e a Daimler para fazer um Alpine. E desde quando utilizar a mesma plataforma é fazer dois carros iguais?

Só por esta afirmação nota-se que de automóveis percebo pouco mais do que zero.

É a 3ª vez que digo isto mas se não consegues chegar lá não posso fazer nada. Continua com essa ideia e a dizer barbaridades.

Last edited:

Epa foi o que eu ja ouvi pessoalmente de alguns users aqui do forum DocJRA, eu acho que este utilizador é uma de duas coisas:
Ou não bate bem da cabeça, e mete estes posts sem nexo nem contexto, razão ou sentido.
Ou faz de propósito para parecer ignorante e dizer apenas disparates, para que as pessoas discutam com ele, e ele diverte-se à custa disso.

Porque ninguém é tão atado assim... é preciso ser-se muito obtuso para haver TODA A GENTE de um tópico a tentar explicar-lhe coisas, e ele responde com "enfim crianças..", "Tu falas falas mas não dizes nada.", tratar toda a gente por "rapaz"... e sempre que fala é com tanta arrogância.. o que não deixa de ser hilariante, porque nota-se que ele não percebe um chavo do que fala... ate mete pena.

Outra coisa engraçada, é que sempre que alguém lhe diz alguma coisa, à qual ele não consegue responder, ignora os Posts, e responde apenas àqueles que acha que tem resposta... o que denota a extrema falta de conhecimento e fugaz tentativa de parecer que sabe.

Vou tratar os Posts dele como frases de crianças, uma pessoa não leva a mal porque sabe que as crianças não pensam antes de falar. [:D]

Eu se tivesse diversos tópicos onde toda a gente está contra mim, e a tentar mostrar que existem no mundo mais verdades sem ser a minha, eu tornar-me-ia bem mais humilde.

Esta discussão é inutil, porque jamais a renault vai trazer a Alpine, é tão verdade quanto todos os boatos anteriores, e só um ignorante de primeira é que acha que desta vez é verdade.

Enfim deixando as crianças de parte...

Pessoalmente se fosse eu a decidir apostava num mini roadster, como o artigo da AutoCar diz, uma espécie de Smart Roadster mas eléctrico e com a plataforma do novo Smart/Twingo (para entretanto servir de substituto do Renault Wind).

Depois num patamar mais elevado criaria um concorrentes directo deste menino, mas eléctrico claro:

001.jpg

Apenas com estes dois automóveis de nicho a Alpine ficaria bem servida e com boas perspectivas de futuro. Espero que a Renault esteja a planear algo como isto.

Para mim era o "Alpine" Dezir tal e qual ele está[br:)][br:)][br:)]

Rapaz a Alpine não é um Renault. Assim como um Ferrari não é um Fiat, um Bugatti ou Lamborghini não são um VW, um Aston Martin não é um Tata[:D], etc.. Mas no entanto fazem parte dos mesmos respectivos Grupos.

Aliás é mesmo o contrário hoje em dia nenhuma marca de nicho de mercado tem capacidade de sobreviver sozinha. Nem a Porsche, que foi em tempos a mais rentável mas que já tem uma forte participação da VW...

Podem ser do mesmo grupo mas têm específicos departamentos especializados nessa área de mercado, uns mais independentes da casa mãe do que de outros. Por exemplo, não acredito que a Tata tenha qualquer influência na Aston Martin a não ser o financiamento de alguns projectos, mas por exemplo a influência da VW na Bugatti ou na Lamborghini é enorme, para alguns até exagerada o que não concordo mas adiante.

Tenho a certeza que se lançassem um Veyron ou um Gallardo com um símbolo VW[:D], não vendiam nem 1/10.

Isto é a questão que tu não consegues entender. Mas nunca é tarde para aprender.

A Lamborghini e a Bugatti também fazem parte da VW, e alguém os confunde com um VW?

A Ferrari faz parte da Fiat, e alguém confunde um Modena com um Punto[:D]
?

A Aston Martin faz parte da Tata, alguém diria?

Um caso mais extremo, o GTR da Nissan.

O facto de o GTR ser um Nissan, porque nem sequer tem uma marca independente, ou seja a mesma Nssan que vende Micra'as vende GTR's de mais de 100.000€ e não o impede de ser um tremendo sucesso tanto comercial como sucesso técnico a nível de engenharia.

O que é que um GTR tem em comum com um Micra além da marca? Nada.

Outro exemplo a Audi. Vende o R8 e vende A3's. Isso impede o sucesso do R8? Não.

O facto de a Alpine ser ligada à Renault ou Nissan nada tem a ver com a imagem final. Os mais conhecedores farão a associação à Renault mas a maior parte do mercado nem sequer faz ideia que ambas as marcas têm alguma ligação. E mesmo os que sabem que essa ligação existe têm a noção que os produtos Renault Nissan e Alpine são diferentes, apesar de provavelmente até provirem de uma plataforma em comum.

E tu continuas com essa conversa da imagem colada à Renault...

Vou repetir pela 3ª vez...

Rapaz, a Ferrari faz parte do Grupo Fiat e então? Isso prejudica a Ferrari?

A Aston Martin faz parte da TATA e então? Alguém diz que a Aston é indiana?

A Lamborghini pertence à Volkswagen e alguém confunde um Gallardo com um Polo?

Portanto essa conversa da imagem vale zero.

Como já te disse e repito mais uma vez todas as marcas de carros exóticos estão associadas a grandes grupos, seja Fiat, Renault Volkswagen.

Porque sendo independentes NÃO SÃO FINANCEIRAMENTE VIÁVEIS.

Ninguém aqui falou em travestir Clios ou Meganes de Alpines. O que o artigo fala é de utilizar porventura a mesma plataforma do novo Smart Roadster que será compartilhada entre a Renault e a Daimler para fazer um Alpine. E desde quando utilizar a mesma plataforma é fazer dois carros iguais?

Só por esta afirmação nota-se que de automóveis percebo pouco mais do que zero.

É a 3ª vez que digo isto mas se não consegues chegar lá não posso fazer nada. Continua com essa ideia e a dizer barbaridades.

Um pouco ao lado da discussão só para corrigir este engano.
A Aston Martin não pertence ao grupo Tata.
A Aston Martin pertence a uma joint-venture entre David Richards da Prodrive, um outro investidor inglês e 2 grupos empresariais do Médio-Oriente.

Quem faz parte da Tata é mesmo a Jaguar e a Land Rover.

Um pouco ao lado da discussão só para corrigir este engano.
A Aston Martin não pertence ao grupo Tata.
A Aston Martin pertence a uma joint-venture entre David Richards da Prodrive, um outro investidor inglês e 2 grupos empresariais do Médio-Oriente.

Quem faz parte da Tata é mesmo a Jaguar e a Land Rover.

Obrigado pela correcção. A ideia mantém-se, são grandes marcas de prestigio adquiridas por grupos generalistas ou sem status no entanto fortes financeiramente e é isso que interessa €€[;)]

Já que gostam de falar da Alpine e porque não falar da Gordini?

Já em março de 2009 a Autohoje publicou:
A Renault anunciou que vai fazer renascer o Gordini. A confirmação saiu do próprio director de marketing da marca francesa, Stephen Norman, que garantiu que o carro irá surgir em 2010 e que o primeiro modelo a receber a sigla Gordini será o Twingo. Mais tarde também o Clio e o Mégane Coupé irão adoptar este símbolo.

A gama Gordini estará posicionada abaixo do RenaultSport e estará disponível com a imagem de marca dos Gordini de competição: cor azul e listas brancas.

Inicialmente falava-se no regresso do Alpine, mas a Renault já colocou essa hipótese de lado e decidiu fazer frente ao Mini e ao Fiat Abarth.

Segundo o mesmo responsável, os modelos Gordini e Gordini S são semelhantes e o «objectivo é reintroduzir estes modelos na nossa linha de montagem e rivalizar com o Mini Cooper e Cooper S» e sugeriu ainda, «é possível que a Renault organize uma corrida exclusiva de Gordini.»
Em: Autohoje - Notícias, testes, comparativos, fotos, vídeos e preços de carros - Renault Gordini regressa em 2010

O que mostra ainda mais que a Alpine não vai regressar.

E ouvir Alpine e Smart roadster na mesma frase, dá-me tanta vontade de rir como de chorar.. isto so mesmo de alguem que não faz ideia o que a marca foi como marco na história automovel. Por favor, olimpo, deixa-te de barbaridades [:D]

Olimpo, com a tua resposta, muito obrigado por provares tudo o que eu suspeitava de ti. Agora já percebo porque és assim. Não te preocupes que não irei mais responder aos teus ataques de psicose, porque percebo que não tens culpa.

Abraço

E a criança continua...

Já que gostam de falar da Alpine e porque não falar da Gordini?

Victor Patricio, Alpine e Gordini são coisas distintas.

A Alpine é uma marca independente.

Na realidade a Alpine ainda existe e é onde actualmente são desenvolvidos os Renault Sport, em Dieppe.

Mas falta à Alpine um modelo exclusivo para Honrar a sua história.

Os Gordini são à semelhança da Abarth, séries especiais de Renault's que o Sr. Amédée Gordini modificou como o Dauphine, Caravelle, R8, R12, entre outros.[;)]

Last edited:
E a criança continua...

Victor Patricio, Alpine e Gordini são coisas distintas.

A Alpine é uma marca independente.

Na realidade a Alpine ainda existe e é onde actualmente são desenvolvidos os Renault Sport, em Dieppe.

Mas falta à Alpine um modelo exclusivo para Honrar a sua história.

Os Gordini são à semelhança da Abarth, séries especiais de Renault's que o Sr. Amédée Gordini modificou como o Dauphine, R8, R12, etc..

A Gordini tem bem melhores hipoteses de surgir no mercado do que tem a Alpine, daí que a questão colocada pelo VitorPatricio tenha todo o sentido.

Da maneira que falam da Alpine, e da maneira que a querem que ela surja, digo ja, prefiro que ela se mantenha encerrada, a surgir e produzir carros que nada têm a ver com a sua filosofia inicial, e que iriam apenas manchar uma marca de renome e passado.

Olimpo, agora fora de guerrinhas e parvoices, deixa-me so falar um bocado em tom serio:
achas mesmo que fazer das pessoas estupidas, dizendo-as que dizem barbaridades(expressão ja usada muitas vezes no topico do Carro do Ano e neste) tendo sempre e incondicionalmente o ar de quem é dono de toda a verdade faz com que as pessoas gostem dos teus Posts? ou que sequer te levem a serio? Custa-me perceber isso.

Assim como chamares-me criança e ignorares perguntas pertinentes que fiz. Achas que isso me demove? Quero la saber o que tu achas de mim, mas se colocas uma posição num forum publico, tens de aceitar que outras pessoas tenham opiniões e que possam ser divergentes das tuas.

Não achas estranho que pelos topicos onde andaste, toda a gente se sentia ofendida por ti? é culpa de toda a gente? ou será que é a tua maneira condescendente de falar? se fosse cmg eu pensava seriamente nisso.

Mas pronto, estou apenas a tentar falar num tom mais serio contigo, já sei que a seguir irá aparecer mais um tópico em que me ignoras e dizes "enfim crianças..".. venha ele, continuarei aqui, porque não me consegues impedir de opinar livremente.

E que tal desta vez responder, em vez de fugir? [;)]

Abraço

Back