[Antevis?o] Renault Alpine (2017)

Olimpo

New member
An affordable rear-drive sports car from Renault could be on the road within three years, Autocar has learned.
That’s assuming that the passion of the company’s new chief of design can be translated into a real, signed-off production model.
See pics of the 2006 Nepta concept
Newly installed vice-president of corporate design Laurens van den Acker says he not only thinks Renault should be making a compact, affordable sports car, but also that the chance to make it lies in Renault’s strategic alliances.
“Any car maker with a product range as broad as ours should have room for an affordable sports car,” van den Acker said. “The challenge to design a great driver’s car is very exciting. It won’t be easy to make a strong business case, but through Renault’s global alliances, I believe it will be possible.”
Renault insiders admit there have been several aborted projects to create a new ‘Renault Alpine’ sports car since the year 2000. The latest, a proposal that shared many of its design cues with the 2006 Nepta concept, was cancelled in 2007.
Our first preview of the latest Renault sports car is likely to arrive as part of van den Acker’s recently announced ‘life cycle’ of concept cars. One of the six expected show cars will be aimed at a notional Renault driver “taking time out to play”, he said.
A Renault insider told us, “The car we’re considering is a compact, affordable coupé — a closer match for the Alpine A110 ‘Berlinette’ than anything else.”
Most of the existing platform technology of both Renault and Nissan would impose a front-mounted engine on the car, but if Renault were to negotiate with new alliance partner Daimler for access to the next Smart Fortwo’s rear-engined platform, a more faithful successor for the four-cylinder A110 might be possible along the lines of the last Smart Roadster Coupé.

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Agrada-me o conceito. Sempre achei que o conceito do Smart Roadster era o caminho, pequenos motores turbinados com pesos a rondar o 1000kg e dimensões mais reduzidas.

É esperar para ver, o ressurgimento da Alpine é um assunto que volta e meia surge mas depois acaba por se esfumar.

ja estou farto de ouvir esta treta... desde 2006 esta noticia aparece aqui no forum 1 vez por ano... :sh)

É treta, como era antes, e sempre será.

Renault

i_have_a_dream-11617.jpg

Hmmm, também não é para agora. Segundo uns comentários de uma pessoa conhecida, eles bem querem mas para já nem sequer têm nenhum protótipo nem nada a pensar na Alpine. Ainda não será nos próximos tempos...

ja estou farto de ouvir esta treta... desde 2006 esta noticia aparece aqui no forum 1 vez por ano... :sh)

É treta, como era antes, e sempre será.

Treta??:sh):sh)

Este concept também é treta? Antes de falares informa-te.

Este concept o Nepta saiu em 2006 e era o que era suposto ser o Novo Alpine mas devido à crise Internacional o projecto foi cancelado.

Renault-Concepts-1491010251404301600x1060.jpg

Renault-Concepts-1491010251367581600x1060.jpg

Renault-Concepts-149101025139861600x1060.jpg

Renault-Concepts-149101025138711600x1060.jpg

Agora volta-se a falar e espero que seja um Alpine eléctrico.

Este concept o Nepta saiu em 2006 e era o que era suposto ser o Novo Alpine mas devido à crise Internacional o projecto foi cancelado.

Bem com esta resposta é que percebi que eras tu olimpo.. continuas mt agressivo com as outras pessoas... vais fazer imensos amigos aqui. [;)]

Começo a achar que isto é algo apenas contra mim, o que, apesar de me sentir lisonjeado, é desnecessário, porque este teu tipo de comentário, a que nos tens habituado, passa por mim como vento... [:D]

E atenção repara:
Isso é que era de valor... pena não aparentar ser para os próximos tempos/anos.

Hmmm, também não é para agora. Segundo uns comentários de uma pessoa conhecida, eles bem querem mas para já nem sequer têm nenhum protótipo nem nada a pensar na Alpine. Ainda não será nos próximos tempos...

4ª peta by Renault? [:p]

Agrada-me o conceito. Sempre achei que o conceito do Smart Roadster era o caminho, pequenos motores turbinados com pesos a rondar o 1000kg e dimensões mais reduzidas.

É esperar para ver, o ressurgimento da Alpine é um assunto que volta e meia surge mas depois acaba por se esfumar.

Isto é um resumo de TODOS os comentarios do teu topico (que todos os anos se repete aqui no forum, basta fazeres um search)... e só eu é que levei com ataque e "falo sem me informar". Muito justo lol...

És hilariante Olimpo, estou a adorar cada vez mais, espero que não desistas destas tuas respostas simpáticas que é bastante divertido. [;)]

Outra coisa, eu disse que "desde 2006" que esta noticia circula por aqui, e a tua prova para que esta noticia de hoje seja verdade, é com fotos de concepts de 2006... WOW! [:D]

Um comentário final.. Tudo o que tu lês na internet é verdade absoluta para ti? é que não sei se sabes, mas é preciso ter sentido critico quando se lê supostas verdades na internet... É apenas um conselho de amigo, e para finalizar dou-te outro. Fala com as pessoas com mais calma, senão daqui a uns tempos ninguém te responde ou sequer lê os teus tópicos.

Abraço

Enfim miúdos...

Voltando ao que interessa.

Outra suposto concept, este de 2005, que anteviu um possível Alpine. Para mim um dos concepts mais bonitos de sempre.

Renault Takhion

Ainda hoje está actual[br:)][br:)]apr:)apr:)apr:)

takhionconcept05.jpg

takhionconcept5.jpg

takhionconcept06.jpg

Renault-Concepts-1491010251404301600x1060.jpg

Renault-Concepts-1491010251367581600x1060.jpg

Renault-Concepts-149101025139861600x1060.jpg

Renault-Concepts-149101025138711600x1060.jpg

Nota-se claramente que não vês que este protótipo mostrou o que iria ser o Laguna III e nunca um Alpine... [:D]

Enfim miúdos...

Outra suposto concept, este de 2005, que anteviu um possível Alpine. Para mim um dos concepts mais bonitos de sempre.

Renault Takhion

É o que acontece quando não se tem resposta. Fazes bem, às vezes retirar é o melhor.

Continuas a mostrar concepts antigos. Para isso já existem tópicos criados, deveria ser melhor fazer-se um merge deste tópico com os outros ja existentes.

A questão de voltar a trazer a Alpine, algo que é reptido todos os anos desde 2000 e picos, é a mesma que impede a BMW de tornar a marca Mini independente e separada da BMW.. é demasiado arriscado face às condições actuais de mercado. Sempre que se fala nisto, é treta porque ninguém tem coragem para investir o dinheiro necessário para trazer de volta uma marca tão emblemática como foi a Alpine...

Já tive uma Berlinete nas mãos, e isso sim é historia e arte, e isso deveria ser revivido. Não estes concepts manhosos feitos para tentar trazer a marca a algo que nunca foi.

P.S.: Quantos anos achas que eu tenho? [;)]

Sabes que dizes que eu sou miudo, e que deveria informar-me sobre a marca melhor, mas não tens tu a menor noção da minha idade, nem sobre o meu nivel de conhecimento da Alpine e da sua magnifica história. É o que dá cuspir para o ar, às vezes volta e cai-nos redondo na cara.

Quando tens um tópico inteiro de pessoas a dizer a mesma coisa, e tu discordas, porque raio atacas-me a mim? é pessoal? não me digas que ainda estás arreliado com a porcaria do Duster... Tem paciência meu amigo [;)]
E responder, "Enfim miudos" não é solução para quando não tens resposta.

Se quiseres ver mais uns quantos concepts, tens por exemplo aqui:
http://forum.autohoje.com/forum-geral/75604-alpine-berlinette-2010-a.html

Podes dizer isso aos jornalistas da AutoCar, eles é que afirmam que o Nepta era para ser um Alpine. Eu limitei-me a difundir a noticia.

Alpine sports car back on - Autocar.co.uk

Se tivesses apenas difundido a noticia, em vez de vires com frases "Este concept também é treta? Antes de falares informa-te.", nem eu, nem o DeCeIi teríamos a necessidade de te explicar.

A partir do momento em que decides por ti que a noticia é verdade e a defendes, então tens de defender a tua posição... os jornalistas da AutoCar não têm nada a ver com isso.

Enfim miúdos...

Renault Takhion

Bem, convém separar as águas. Apesar do simbolo Renault, este concept é apenas trabalho de estudante. Não tem validade nenhuma.

Também li essa noticia da Autocar, e torci o nariz quando puseram o Nepta ao barulho. Eles também se enganam. E para não ires atrás de coisas fantasiosas nem te atrevas a ir ao site da Autoexpress[:D]

Vejo mais de Alpine neste último concept Dezir, do que o Nepta alguma vez terá. Não faz muito sentido ressucitar uma marca historicamente mais associada a compactos sport-cars, apresentando um generoso cabriolet de 4 lugares.

E para mais, os rumores para o ressuscitar da Alpine, apontam para que se faça proveito da nova aliança entre a Daimler e a Renault, aproveitando o hardware que está a ser desenvolvido para os sucessores do Smart e Twingo (e sub-Twingo).

É mais provável que vejamos algo nos moldes dos extintos Smart Coupe/Roadster. Algo bastante compacto e leve, com motor e tracção traseira.

Quando o LeQuement saiu da Renault o ano passado, numa entrevista à CAR, ele afirmava que durante o seu "reinado" por lá, já por diversas vezes tinham tentado ressuscitar a marca.
Chegaram a haver concepts e tudo, mas que nunca chegaram a ser apresentados a público.
Ao que parece, foi sempre uma questão de timing. E com a crise, não seria a melhor altura para investir no ressuscitar de uma marca de nicho.

Mais uma vez, temos um rumor de ressurgimento da Alpine.
Sinceramente, só quando houver algo fisicamente palpável e pronto a entrar em produção é que acredito. Aos anos que os rumores duram.

A Renault que renasça a Alpine num esquema como a Abarth, mas com a adição de um modelo próprio.

Copiar o que resulta para não irem por asneiras fantasiosas em que a Renault se adora atolar.

Olimpo, tens que começar a estudar um bocadinho mais a tua marca favorita, para depois não fazeres erros básicos, para mais, cheios de arrogância [:p]

Last edited:
O mercado actual não está para brincadeiras. Com muitas, senão todas, as marcas a cancelarem projectos caseiros e planos de expansão, tirando no mercado Asiático, achas que a a Renault vai colocar cá fora um Alpine a concorrer num segmento sem a associação a outro modelo ?

E mesmo que o renascimento da Alpine fosse com base em modelos já existentes, isso tornaria o re-posicionamento de mercado numa dor de cabeça assustadora.

Imaginemos um Alpine na plataforma Laguna Coupe ou até Megane, com carroçaria própria. Quanto é que ele iria custar ? mais que o V6 ou que o RS ?

E o Cliente Alpine teria o mesmo atendimento que um vendedor que anda de Megane em regime de renting ou comerciante que tem uma Trafic ?

Criariam uma secção especializada, para meia dúzia de gatos se sentirem mais importantes ao irem lá 1 vez por ano ou de 2 em 2 ?

Já bastam os sucessivos tiros no pé com os Lagunas e o Vel Saltis. Se gostas da marca não lhes desejes o mal de criarem uma Alpine.

Bem, convém separar as águas. Apesar do símbolo Renault, este concept é apenas trabalho de estudante. Não tem validade nenhuma.

Também li essa noticia da Autocar, e torci o nariz quando puseram o Nepta ao barulho. Eles também se enganam. E para não ires atrás de coisas fantasiosas nem te atrevas a ir ao site da Autoexpress[:D]

Vejo mais de Alpine neste último concept DeZir, do que o Nepta alguma vez terá. Não faz muito sentido ressucitar uma marca historicamente mais associada a compactos sport-cars, apresentando um generoso cabriolet de 4 lugares.

E para mais, os rumores para o ressuscitar da Alpine, apontam para que se faça proveito da nova aliança entre a Daimler e a Renault, aproveitando o hardware que está a ser desenvolvido para os sucessores do Smart e Twingo (e sub-Twingo).

É mais provável que vejamos algo nos moldes dos extintos Smart Coupe/Roadster. Algo bastante compacto e leve, com motor e tracção traseira.

Quando o LeQuement saiu da Renault o ano passado, numa entrevista à CAR, ele afirmava que durante o seu "reinado" por lá, já por diversas vezes tinham tentado ressuscitar a marca.
Chegaram a haver concepts e tudo, mas que nunca chegaram a ser apresentados a público.
Ao que parece, foi sempre uma questão de timing. E com a crise, não seria a melhor altura para investir no ressuscitar de uma marca de nicho.

Mais uma vez, temos um rumor de ressurgimento da Alpine.
Sinceramente, só quando houver algo fisicamente palpável e pronto a entrar em produção é que acredito. Aos anos que os rumores duram.
BOLD: não é por nada, mas realmente, tantos anos depois, não sei como há alguém que "utiliza" esse 'Bugatti' travestido de Renault, sendo mais que sabido que não tem nada a ver com a marca (à excepção do logotipo associado).

VERMELHO: do pouco que conheço da Alpine (A108, A110, A310) parece-me que um carro ao estilo do Nepta era desvirtuar um pouco aquilo que se associa [ou, pelo menos, eu associo] à marca. O DeZir parece-me realmente muito mais dentro do espírito da Alpine, no entanto, não me parece que seja o início do ressuscitar da marca, embora me agrade e o associe um pouco à marca.

Esperar para ver...

O mercado actual não está para brincadeiras. Com muitas, senão todas, as marcas a cancelarem projectos caseiros e planos de expansão, tirando no mercado Asiático, achas que a a Renault vai colocar cá fora um Alpine a concorrer num segmento sem a associação a outro modelo ?

E mesmo que o renascimento da Alpine fosse com base em modelos já existentes, isso tornaria o re-posicionamento de mercado numa dor de cabeça assustadora.

Imaginemos um Alpine na plataforma Laguna Coupe ou até Megane, com carroçaria própria. Quanto é que ele iria custar ? mais que o V6 ou que o RS ?

E o Cliente Alpine teria o mesmo atendimento que um vendedor que anda de Megane em regime de renting ou comerciante que tem uma Trafic ?

Criariam uma secção especializada, para meia dúzia de gatos se sentirem mais importantes ao irem lá 1 vez por ano ou de 2 em 2 ?

Já bastam os sucessivos tiros no pé com os Lagunas e o Vel Saltis. Se gostas da marca não lhes desejes o mal de criarem uma Alpine.

Eu não acho nada só coloquei aqui a noticia. Essas dúvidas todas podes ir colocá-las ao Laurens van den Acker que foi ele que proferiu estas afirmações.

Para ele vir dizer isto é porque existem fortes indícios que a Renault pode lançar a Alpine brevemente porque ele é uma pessoa muito importante dentro do grupo.

Afinal a Alpine só foi cancelada devido à crise de internacional e agora com a retoma e já com as marcas a terem lucros e resultados positivos é bastante viável.

A Renault pode recorrer a várias plataformas nomeadamente RWD da Infiniti, por exemplo.

Ou então como se fala na noticia recorrer à plataforma do novo Twingo/Smart eléctrico e criar algo semelhante ao Smart Roadster.

Em relação ao criar um espaço para vender Alpine, isso é o problema mais simples de resolver, a Renault vende os RenaultSport ao lado dos Clios e Twingos, ou então criaria-se um novo espaço à semelhança dos Dacia que têm um mini espaço próprio ao lado do Stand oficial Renault.

Tu com essas certezas todas podes sempre mandar o teu CV para a Renault. Já vi que és um exímio treinador de bancada.[:)]

Last edited:
Pessoalmente não acredito no lançamento de um Alpine para já.

A conjectura economica não está favorável a grandes investimentos em nichos de mercado.

Criar uma Alpine, baseada num Renault um pouco mais desportivo para concorrer com a Abarth, seria uma heresia aos pergaminhos desportivos da Alpine.

Back