Há um Dynamique S aqui em casa, o que há a dizer em relação à qualidade de construção?
Não há pontos assim graves de construção, por exemplo, o tablier é sem dúvida melhor no Clio, seja ao toque ou mesmo na montagem.
Onde noto que o Clio falha é na fixação das portas, no tipo de "pele" utilizada no volante e manete das velocidades que com o uso acaba por ganhar um aspecto envelhecido muito rapidamente, o próprio tecido dos bancos não é nada de especial ainda que seja agradável, sem contar com o rubber touch da consola central e puxadores das portas que todos sabemos qual é o destino dele.
Neste caso, o que enumerei foram mais detalhes de materiais, mas atirando apenas para a construção, lembro-me que os puxadores rangiam a abrir a porta, os painéis das portas eram mais frágeis e ganharam ruídos mais depressa, as próprias borrachas dos vidros dianteiros vinham com alguma folga o que originava ruídos nos vidros e, em alguns casos, entrada de água no habitáculo. Também os plásticos dos pilares A cediam ligeiramente ao toque, a chapeleira traseira não tem uma verdadeira fixação ao plástico, a solução para o pneu suplente é demasiado idiota já que os ganhos ao nível da bagageira são mínimos, construção do carro com demasiado plástico em que qualquer intervenção mecânica fica mais onerosa só pelo facto dos mecânicos terem de perder mais tempo - o que, por outro lado, deve beneficiar a insonorização a bordo, que é exemplar para um segmento B.
Em suma, não tenho problemas em dizer que gostava do Clio e é um carro com muitas qualidades, como a condução leve e confortável, um chassis divertido e seguro, muito conforto (os encostos de cabeça são mesmo excelentes) e espaço, com um porta luvas gigante. Perfeito era se tivesse um apoio de braço digno desse nome (e não aquele que a Renault vende como acessório com uma fixação demasiado frágil) e se os materiais e a construção fossem aprimorados.
Tens a certeza? Em que pontos?
Eu tive um Dynamique S e tenho agora um Ibiza Sport, logo são ambos as versões de topo e apenas posso dizer que o Clio tendo melhor aspecto, envelhece mais rapidamente, enquanto no Ibiza a decoração é mais fria mas a construção é claramente melhor. Por exemplo, o Clio com 50000kms tinha muito mais ruídos e desgaste de materiais do que o Ibiza tem com mais de 90000kms e até te posso dizer que estou mais desleixado com o Ibiza do que era com o Clio.