[Antevisão] Renault Clio IV

Sem duvida, tal como disse é um carro muito solido.

Provavelmente a ideia seria fazer como a Peugeot, preencher todo o mercado "B" com o mesmo modelo, desde "low-cost" onde não há rádio (por exemplo) até aos "chic" onde oferecem todas as soluções tecnológicas.

O Clio III nas versões de entrada de sólido não tem nada..a imprensa é que não testa essas versões porque se não..! Nunca andei em versões mais completas por isso não me posso pronunciar. Já quanto à insonorização é muito boa, e é uma pena o novo Clio IV não ser pelo menos igual ao III.

O Clio III nas versões de entrada de sólido não tem nada..a imprensa é que não testa essas versões porque se não..! Nunca andei em versões mais completas por isso não me posso pronunciar. Já quanto à insonorização é muito boa, e é uma pena o novo Clio IV não ser pelo menos igual ao III.

Desculpa dizer isto, mas querias "camarão por preço de chatos?".

Qualquer carro "normal" nas versões mais básicas tem sempre aplicações de materiais menos nobres.

Dentro do segmento B, ando em carros despidos, ou seja, nas suas versões de acesso e o mais fraquito é o Clio III.

Nunca andei num Clio III base, mas não acredito que seja pior que um Ibiza base!

É pena que este Clio IV não seja uma evolução ao nível da insonorização. Aprecio bastante esse item.
De resto, segue a tendência automóvel: evoluir nuns pontos e "facilitar" noutros. A contenção de custos a isso obriga.

Bem pelo menos os interiores da Renault têm vindo a ficar mais apelativos(para mim) e este parece estar ainda melhor... sempre foi uma das coisas que menos gostava nos Renault eram ali a zona da consola central me parecer demasiado simplista(não estou a dizer que era má atenção) e que lhe faltava algo.

Dentro do segmento B, ando em carros despidos, ou seja, nas suas versões de acesso e o mais fraquito é o Clio III.

Tira os pseudo-"chic" deste segmento da equação, Mini, DS3, Mito, 500, Ypsilon e Audi A1, e digo-te que todos eles, nas suas versões base, têm materiais de gosto igual ou pior que as versões base do Clio.

Ibiza (como já referido), Corsa, 207, C3, Colt ou Nissan Micra.

Estes são aqueles que conheço nas versões de aluguer e/ou de serviço de empresas, todos eles com aplicações de gosto muito duvidoso, e de durabilidade (para carro de empresa) muito curta.

Safa-se o Punto Evo que nas versões base tem aplicações de materiais interiores muito interessantes, e o Fiesta.

Não confundam generalistas com premium, nem se esqueçam que estamos perante um segmento B.
Em termos estéticos, salvo o pormenor do LEDs na grelha, o carro está muito bonito com vincos a serem substituídos por volumetrias que lhe conferem um aspeto musculado.
Vou ser sincero. Nunca gostei do Clio, mas este agrada-me.
3_4_av_ar_rouge_jaune_g_image_photo_leader.jpg

Estou certo que ao vivo resultará bem melhor do que nas fotos.
Estará à venda dentro de 2 meses (fim de outubro/ início de novembro).

Há um Dynamique S aqui em casa, o que há a dizer em relação à qualidade de construção?

Não há pontos assim graves de construção, por exemplo, o tablier é sem dúvida melhor no Clio, seja ao toque ou mesmo na montagem.
Onde noto que o Clio falha é na fixação das portas, no tipo de "pele" utilizada no volante e manete das velocidades que com o uso acaba por ganhar um aspecto envelhecido muito rapidamente, o próprio tecido dos bancos não é nada de especial ainda que seja agradável, sem contar com o rubber touch da consola central e puxadores das portas que todos sabemos qual é o destino dele.

Neste caso, o que enumerei foram mais detalhes de materiais, mas atirando apenas para a construção, lembro-me que os puxadores rangiam a abrir a porta, os painéis das portas eram mais frágeis e ganharam ruídos mais depressa, as próprias borrachas dos vidros dianteiros vinham com alguma folga o que originava ruídos nos vidros e, em alguns casos, entrada de água no habitáculo. Também os plásticos dos pilares A cediam ligeiramente ao toque, a chapeleira traseira não tem uma verdadeira fixação ao plástico, a solução para o pneu suplente é demasiado idiota já que os ganhos ao nível da bagageira são mínimos, construção do carro com demasiado plástico em que qualquer intervenção mecânica fica mais onerosa só pelo facto dos mecânicos terem de perder mais tempo - o que, por outro lado, deve beneficiar a insonorização a bordo, que é exemplar para um segmento B.

Em suma, não tenho problemas em dizer que gostava do Clio e é um carro com muitas qualidades, como a condução leve e confortável, um chassis divertido e seguro, muito conforto (os encostos de cabeça são mesmo excelentes) e espaço, com um porta luvas gigante. Perfeito era se tivesse um apoio de braço digno desse nome (e não aquele que a Renault vende como acessório com uma fixação demasiado frágil) e se os materiais e a construção fossem aprimorados.

Tens a certeza? Em que pontos?
Eu tive um Dynamique S e tenho agora um Ibiza Sport, logo são ambos as versões de topo e apenas posso dizer que o Clio tendo melhor aspecto, envelhece mais rapidamente, enquanto no Ibiza a decoração é mais fria mas a construção é claramente melhor. Por exemplo, o Clio com 50000kms tinha muito mais ruídos e desgaste de materiais do que o Ibiza tem com mais de 90000kms e até te posso dizer que estou mais desleixado com o Ibiza do que era com o Clio.

Última edição:
Não há pontos assim graves de construção, por exemplo, o tablier é sem dúvida melhor no Clio, seja ao toque ou mesmo na montagem.
Onde noto que o Clio falha é na fixação das portas, no tipo de "pele" utilizada no volante e manete das velocidades que com o uso acaba por ganhar um aspecto envelhecido muito rapidamente, o próprio tecido dos bancos não é nada de especial ainda que seja agradável, sem contar com o rubber touch da consola central e puxadores das portas que todos sabemos qual é o destino dele.

(...)

Então gostava de saber como é que o de cá de casa com mais de 130.000 Km (acho eu), quase 100.000 feitos nas mãos do meu irmão. tem o volante direitinho, só tem lá uma unhada que nota-se mesmo que foi propositada.
A caixa de velocidades não demonstra sinais nenhuns de desgaste.
Aliás o unico barulho parasita vem da suspensão e nada tem haver com o que disseste.
Se quiseres até tiro umas fotozinhas, de todos esses defeitos que apontaste [;)]

Volto a repetir, a qualidade de construção e insonorização são os verdadeiros trunfos do Clio III.

Até posso falar com o pessoal amigo dos Clio III, tenho + 2, um com o 1.2 16V e outro com outro dCi 85 CV.
Mas duvido, eu quando ando dentro de um carro sou muito atento ao estado dos interiores, e aos barulhos parasitas.

Última edição:
Então gostava de saber como é que o de cá de casa com mais de 130.000 Km (acho eu), quase 100.000 feitos nas mãos do meu irmão. tem o volante direitinho, só tem lá uma unhada que nota-se mesmo que foi propositada.
A caixa de velocidades não demonstra sinais nenhuns de desgaste.
Aliás o unico barulho parasita vem da suspensão e nada tem haver com o que disseste.
Se quiseres até tiro umas fotozinhas, de todos esses defeitos que apontaste [;)]

Volto a repetir, a qualidade de construção e insonorização são os verdadeiros trunfos do Clio III.

Até posso falar com o pessoal amigo dos Clio III, tenho + 2, um com o 1.2 16V e outro com outro dCi 85 CV.
Mas duvido, eu quando ando dentro de um carro sou muito atento ao estado dos interiores, e aos barulhos parasitas.
O clio tem uma suspensão muito boa, o que atenua o aparecimento de barulhos parasitas.
Eu andava várias vezes num corsa D (empresa) e quando este foi para a revisão veio um clio III. Não sei a versão do clio, mas tinha os puchadores exteriores em cinza.
O clio tinha menos 10000km e o estado dos interiores, bancos, plasticos, borrachas dos vidros, volante, alavanca de velocidades, etc. estavam num estado miserável para um carro com 50000km e 2 anos. O corsa estava infinitamente melhor em todos os aspectos.
Ok, o clio era de aluguer, mas o corsa andava sempre com 5 pessoas com botas de segurança sujas, por caminhos de terra como se fosse em asfalto, carregava material, etc. O cuidado com este carro era nulo.
As grandes vantagens do clio eram o conforto (infinitamente melhor que o corsa), disponibilidade do motor e consumos. A insonorização também era bastante superior no clio.

O clio tem uma suspensão muito boa, o que atenua o aparecimento de barulhos parasitas.
Eu andava várias vezes num corsa D (empresa) e quando este foi para a revisão veio um clio III. Não sei a versão do clio, mas tinha os puchadores exteriores em cinza.
O clio tinha menos 10000km e o estado dos interiores, bancos, plasticos, borrachas dos vidros, volante, alavanca de velocidades, etc. estavam num estado miserável para um carro com 50000km e 2 anos. O corsa estava infinitamente melhor em todos os aspectos.

O Clio tinha menos 10.000 Km que um Corsa, e mesmo assim tinha os interiores em pior estado?
Bem, se há carro no Seg. B à venda actualmente que eu conheço bem é o Corsa D e isso só me diz que há "a excepção que confirma a regra"
Tudo bem, o Clio era uma versão de aluguer e os materiais interiores nada têm haver com o Dynamique S, mas mesmo assim...

The full Renault Clio review

http://www.whatcar.com/car-reviews/renault/clio-hatchback/summary/25499-5/

Última edição:
Voltar
Superior