[Antevisão] Renault Clio IV

Não te precipites (e guarda lá as pedras)...

Quando comprei o meu Clio II fase II também achei impec o tablier revestido a mousse. Depois de o ouvir com ruídos parasitas antes dos 15000 Km e o Punto II da minha mulher a só fazer barulhos depois dos 50000 Km, percebi que é uma ilusão achar que o rigor de montagem é sempre proporcional ao requinte dos materiais. Por isso, antes de tirarem conclusões deixem o carro vir para o mercado e fazer uns quilómetros.

Ah, e ter ruídos parasitas não é necessariamente um drama ou motivo de troca ao fim de meia-dúzia de anos...
O meu problema não são ruídos parasitas, porque isso qualquer carro faz, uns mais cedo e outros mais tarde.

E não sou dos que relaciona requinte de materiais com qualidade de montagem. O meu Saxo tem o interior todo duro (é a versão Furio), nem sequer tem tecido nas portas (tudo em plástico), mas pelo menos não há grandes barulhos e limpa-se bem.

A mousse do tablier do Clio 2 aguenta bem, desde que não se ande à porrada dentro do carro. E quem estima minimamente um carro, usa parassol.

Agora ter ser tudo durinho por dentro tipo Clio I, é no mínimo estranho para o que se paga. Convenhamos que um Kia Rio é mais barato, tem interiores "duros", mas pelo menos tem bastante equipamento e é um carro equilibrado no geral.

Além disso, convivi com vários Clios mk1, convivi bastante com um mk2 ph2 e actualmente convivo de vez em quando com um mk3 ph2. E se houve coisa que notei, foi a evolução do requinte do material usado no interior, para melhor.

Mas mais estranho é dizerem que os comandos são fracos. Para o slogan "quality made", é ridículo.

Mas pronto, eu próprio também não vou com o desenho do tablier desta geração e com alguns pormenores que acho de algum mau gosto, portanto assumo que a minha opinião possa ter alguns traços de parcialidade :sh)

A mousse do tablier do Clio 2 aguenta bem, desde que não se ande à porrada dentro do carro. E quem estima minimamente um carro, usa parassol.
Se estás a insinuar que o meu faz barulho por ser mal tratado, estás redondamente enganado. Sempre com pára-sol e com muito cuidado em mau piso.

Se estás a insinuar que o meu faz barulho por ser mal tratado, estás redondamente enganado. Sempre com pára-sol e com muito cuidado em mau piso.
Não quis falar de barulho. Apenas da probabilidade do material ressequir.
Não falei em barulhos parasitas. Como já disse antes, qualquer carro tem, uns mais cedo, outros mais tarde.

Nem o 1.5 dCi 110 vai ter.

Só acredito a disponibilização do 1.6 dCi numa versão "GT" e mesmo assim...duvido muito.

A Renault está com uma política rigorosa de só lançar versões que vendem. Não se pode dar ao luxo de continuar a mandar versões para o mercado que meia dúzia de meses depois, retira por acumulação em stock para venda a preço da uva mijona.

Não sei que raio de argumento é esse. As fábricas só produzem os veículos que já têm comprador. E adaptar o motor ao veículo desse ser francamente fácil.

Não quis falar de barulho. Apenas da probabilidade do material ressequir.
Não falei em barulhos parasitas. Como já disse antes, qualquer carro tem, uns mais cedo, outros mais tarde.
A mousse do meu, com os devidos cuidados, não parece ter nem 2 verões em cima, quanto mais os 9 que já tem.
A pele do volante é que, com a fricção das mãos, já denota algum uso. Hoje acho que, a longo prazo, é preferível um material menos nobre mas mais durável.

Hoje na A2 vi um camião com um Clio IV lá em cima, entre outros carros, e depois mais à frente vi um outro camião com uns quatro Clios IV em cima, em baixo não deu para ver.

Com a chuva e velocidade com que passaram não der para ver bem o modelo, mas duvido que venha a gostar ao vivo pois em fotos não aprecio mesmo nada.

Só fiz este post para dizer que eles já andam aí. Vai estar à venda a partir de princípios do próximo mês certo ?

Ontem vi um Clio dos novos em Paris, de passagem. E hoje, por triste coincidência (o meu Twingo acendeu uma luz de aviso) tive que ir ao stand, e já lá tinham um
[kiss]

Estive a ver bem o carro. Era preto com riscas vermelhas. Muito giro! Muito jovem. O interior está bem desenhado, vê-se que é um carro para gente jovem.

Nem por acaso, como não conseguiam dar com o problema do meu Twingo, emprestaram um Clio II fase II para eu ir à minha vida, e pude comparar logo ali. Os materiais do novo são muito inferiores, plástico rijo em todo o tablier, os comandos do ar são muito fraquinhos. Disfarça com o bom desenho (jovem, como já disse). Mas por fora o "velho" é tão... velho! A comparar com o novo, está caquéctico.

Pontos negativos no exterior: o pormenor do vidrinho a seguir à porta traseira é um bocado ridículo ao vivo, e os espelhos pendurados nas portas ficam muito mal.

Resumindo: está um carro muito giro e apelativo, que revela contenção de custos nos materiais. No segmento que se insere isso não me parece grave, e concerteza venderá bem e trará bom lucro à Renault, que bem precisa!
Agora a ler a história do Rad com o seu Clio II (que eu conheço) é que reparei que fiz um grande erro!!! [8b][8b]

O carro que me emprestaram era um Clio III fase II, e foi com esse que comparei. Ou seja, eu acho que os materiais do Clio IV são piores que os do III, mas não acho que sejam piores que os do II.

Peço desculpa pela confusão :sh)

Agora a ler a história do Rad com o seu Clio II (que eu conheço) é que reparei que fiz um grande erro!!! [8b][8b]

O carro que me emprestaram era um Clio III fase II, e foi com esse que comparei. Ou seja, eu acho que os materiais do Clio IV são piores que os do III, mas não acho que sejam piores que os do II.

ahhhh... bolas, assim é outra coisa.

Já se tinha lido aqui neste tópico que os interiores do IV tinham materiais mais duros do que o III, mas daí a serem ainda piores do que o II, era andar muito para trás :sh)

Não te precipites (e guarda lá as pedras)...

Quando comprei o meu Clio II fase II também achei impec o tablier revestido a mousse. Depois de o ouvir com ruídos parasitas antes dos 15000 Km e o Punto II da minha mulher a só fazer barulhos depois dos 50000 Km, percebi que é uma ilusão achar que o rigor de montagem é sempre proporcional ao requinte dos materiais. Por isso, antes de tirarem conclusões deixem o carro vir para o mercado e fazer uns quilómetros.

Ah, e ter ruídos parasitas não é necessariamente um drama ou motivo de troca ao fim de meia-dúzia de anos...

Exacto, é mais importante qualidade de montagem que os plásticos fofinhos, porque a montagem é que define os ruídos parasitas. Neste segmento o público em geral não dá grande importância por isso não penso que seja um grande handicap. É mais importante ter uma estética arrebatadora, bons motores, bom preço, do que plásticos moles. Desde que sejam bem montados.

Venha ela apr:)

E já se sabe alguma coisa sobre a versão GT? Já li em outros foruns que poderia vir a ter um motor de cerca de 140cv (1.2Tce ou mesmo uma evolução do 1.4 Tce), mas ontem li igualmente que um suposto vendedor na Bélgica disse que a versão GT seria com o motor 1.2 TCe de 120cv. Fazia mais sentido ter uma motorização a rondar os 140/150cv (quem sabe igualmente o 1.6DCi de 130cv).

Exacto, é mais importante qualidade de montagem que os plásticos fofinhos, porque a montagem é que define os ruídos parasitas. Neste segmento o público em geral não dá grande importância por isso não penso que seja um grande handicap. É mais importante ter uma estética arrebatadora, bons motores, bom preço, do que plásticos moles. Desde que sejam bem montados.

Por acaso a Renault sabe-o fazer bem, mas o maior inimigo dos interiores em Plástico "Duro" são jantes grandes.

Venha ela apr:) E já se sabe alguma coisa sobre a versão GT? Já li em outros foruns que poderia vir a ter um motor de cerca de 140cv (1.2Tce ou mesmo uma evolução do 1.4 Tce), mas ontem li igualmente que um suposto vendedor na Bélgica disse que a versão GT seria com o motor 1.2 TCe de 120cv. Fazia mais sentido ter uma motorização a rondar os 140/150cv (quem sabe igualmente o 1.6DCi de 130cv).
O BLADE noticiou o clio 1.2 tce de 140 cv´s há algumas páginas atrás.

Cruzei-me hoje com o primeiro. Só lhe vi a frente e passou muito depressa, mas os faróis já não me pareceram tão exagerados, a relação altura/largura pareceu-me menos monovolumesca do que nas fotos e já não acho os leds na grelha tão "forçados".

PDI. [:p]

Última edição:
Renault-Clio-Renault-R5-GTL-Frontansicht-19-fotoshowImageNew-30e4533d-636037.jpg

Renault-Clio-Renault-R5-GTL-Zuendschluessel-19-fotoshowImageNew-4a8c6177-636038.jpg

Renault-Clio-Renault-R5-GTL-Heckklappe-19-fotoshowImageNew-28cd3be1-636039.jpg

Renault-Clio-Cockpit-19-fotoshowImageNew-45c9fb78-636041.jpg

Renault-R5-GTL-Cockpit-19-fotoshowImageNew-4007ac67-636042.jpg

Renault-Clio-Renault-R5-GTL-Frontansicht-19-fotoshowImageNew-b368705a-636043.jpg

Renault-Clio-Rundinstrumente-19-fotoshowImageNew-3db56dc5-636044.jpg

Renault-R5-GTL-Rundinstrumente-19-fotoshowImageNew-9008b023-636045.jpg

Renault-Clio-Renault-R5-GTL-Rad-Felge-19-fotoshowImageNew-1da6a18f-636046.jpg

Renault-Clio-Renault-R5-GTL-Seitenlinie-19-fotoshowImageNew-3bf087bc-636068.jpg

Voltar
Superior