[Antevisão] Renault Clio IV

Sou só eu que pouco ou nada ligo à pseudo qualidade de um segmento B?
Se há coisa que nunca me chateou num carro é mesmo isso dos plásticos e dos ruídos e mais não sei o quê; se a coisa anda, com baixos custos e sem me dar problemas e fazer gastar dinheiro, quero lá saber se faz um barulho não sei onde e se o plástico é duro ou mole.
Mas isto sou eu..

Eu nem acho os plásticos do interior do Clio IV assim tão criticáveis, a maior parte dos carros da concorrência (com excepção do Polo e do 208/C3), têm plásticos equivalentes, a questão foi a regressão em relação ao III que era um dos melhores do segmento nesse aspecto, isto passou a ser apenas mediano nos interiores.

As versões RS mereciam sem dúvida um tablier forrado num material mais nobre, como camurça, por exemplo, que é um material muito usado em carros desportivos.
o polo e o 208 realmente no segmento são dos melhores a nivel de plásticos, mas também há alguns que meto por exemplo acima do 208, o skoda fabia e o mazda 2

O Clio IV regrediu uns 15 anos em qualidade percebida, coisa pouca... E olha que a real, também é algo muito muito dúbio. É que nem o II é tão "rasco".

O que mudou foi o aspecto do plástico, não que a qualidade do mesmo tenha evoluído. [;)]

Que exagero! O Clio II da 1º fase era muito fatela. O fase 2 melhor um pouco, mas não era tão solido como o IV.

Sim, neste Verão, não sei o mês ao certo.

Olha a diferença:

5.jpg

vs

dsc01710.jpg

Qual é o mais recente? O de baixo tem mau aspeto. :sh)

Eu nem acho os plásticos do interior do Clio IV assim tão criticáveis, a maior parte dos carros da concorrência (com excepção do Polo e do 208/C3), têm plásticos equivalentes, a questão foi a regressão em relação ao III que era um dos melhores do segmento nesse aspecto, isto passou a ser apenas mediano nos interiores.

As versões RS mereciam sem dúvida um tablier forrado num material mais nobre, como camurça, por exemplo, que é um material muito usado em carros desportivos.

Algumas versões especiais do Clio III sairam com a parte superior do tablier forrada a pele, incluindo RS.

Renault_Clio_RS_Ange_et_Demon_501.jpg

Renault-Gordini-Clio-RS-200-9.jpg

534054832_5.jpg

Que exagero! O Clio II da 1º fase era muito fatela. O fase 2 melhor um pouco, mas não era tão solido como o IV.

O contacto com o Clio IV permite-me verificar que não é melhor que o II em qualidade dos plásticos ou robustez. O IV tem sim, melhor montagem, isto é, tem as diversas partes melhor alinhadas. Mas depois, um olhar mais atento permite verificar onde se fizeram economias de escala muito manhosas... :sh)

O contacto com o Clio IV permite-me verificar que não é melhor que o II em qualidade dos plásticos ou robustez. O IV tem sim, melhor montagem, isto é, tem as diversas partes melhor alinhadas. Mas depois, um olhar mais atento permite verificar onde se fizeram economias de escala muito manhosas... :sh)

Isso nota-se bem nas portas. O plástico do Clio II Phase II é menos frágil que o do IV.

Por falar em qualidade interior no Clio, tive um Clio II de 2001 até a bem pouco tempo (comprei-o usado) e em termos de ruídos estava bastante bom, melhor que o meu AUris de 2008. Os ruídos são um pormenor mas se não existirem ou se forem poucos cria um melhor ambiente a bordo.

Algumas versões especiais do Clio III sairam com a parte superior do tablier forrada a pele, incluindo RS.

534054832_5.jpg

Outro nível. Nas versões normais até compreendo que os plásticos sejam todos duros, mas não percebo como é que não forram o tablier do RS num material melhor. Talvez no restyling se lembrem disso.

Só apalpando a coisa dará para fazer uma avaliação melhor! [:D]

Assim a olho, o do volante parece melhor... os restantes parecem mais rugosos e menos propensos a "riscos fáceis"!

Qual é o mais recente? O de baixo tem mau aspeto. :sh)

534054832_5.jpg

Na verdade é mais aparente do que real.
Nesses modelos o tablier apenas tinhas uma costura (sobre o plástico) para dar essa ideia.
Não era forrado com nada. Muito menos pele.

Tenho o clio II fase III e em termos de interior adoro. O tabelier forrado a mousse (penso que é assim que se chama o material) e até os plásticos mais escondidos são bons excepto o plástico do interruptor do ar condicionado. Em termos de ruídos só tenho a queixar-me da porta do passageiro mas acho que são as borrachas porque em termos de material e montagem está muito bom mesmo [;)]. Já andei no Clio IV durante 1 semana e digo que apenas gostava de ter o IV pelo visual mas com a qualidade de materiais do meu clio II.

Voltar
Superior