Não é uma questão de achar ou deixar de achar, é a minha opinião. Pelos vistos, estás a lidar mal com o facto de alguém dizer mal do que tens. Não te percebo.
Repito: tive uma Galaxy durante alguns anos, por isso sei bem o que vale. Conheço muito bem a Espace.
O projecto Sharan/Galaxy/Alhambra tem quase 15 anos e isso nota-se bem.
A modularidade e versatilidade interior sempre estiveram abaixo da Espace III, quanto mais da IV. A Renault usa umas calhas no chão, permitindo montes de configurações. A Sharan tem os bancos fixos ao chão, deslizando muito pouco.
A Espace tem muito mais espaço, é muito mais confortável e tem inúmeros gadgets com o trio nem sonha. O comportamento é infinitamente melhor.
Neste momento, só compensa comprar uma Sharan se for um grande negócio.
Boas,
Antes de mais permite-me esclarecer que eu não tenho qualquer problema ou dificuldade em lidar com opiniões diferentes da minha...nem penso que só os meus carros é que são bons. Deixo esses pensamentos para os mais novos nestas andanças dos carros...[

]
No que toca aos modelos em questão, tendo tido tu uma Galaxy, conheces bem o produto mas, como também sabes, esse modelo foi descontinuado sendo que quer a Sharan, quer a Alhambra já sofreram evoluções desde então (ao nivel da electrónica, ao nivel dos acabamentos e tecidos usados, ao nivel das opções). A Espace sempre teve maior versatilidade interior, mas nem por isso se pode dizer que 7 passageiros viajam melhor numa Espace do que numa Sharan. Isto porque os bancos da Sharan são muito cómodos, grandes, ergonómicamente correctos (tendo apenas o "ónus" de serem muito pesados...estrutura em ferro!)
Ao nivel da qualidade de materiais e montagem, vantagem da Sharan (aqui sei bem do que falo pois conheço o modelo de "dentro para fora e de fora para dentro"...ou seja, conheço-o peça a peça...assim como conheço o resultado da comparação técnica entre os materiais utilizados na construção da Espace vs Sharan - as duas desmontadas). Ao nivel do comportamento em estrada, não conheço a Espace mas sei que a Sharan é absolutamente espectacular! Não sei que tipo de suspensões tinha a tua Galaxy mas sei as que a minha tem, e sei a sua capacidade para curvar, a enorme segurança da traseira que nunca ou quase nunca descola...a sua enorme capacidade de travagem...
A Sharan actual é de facto ultrapassada no que diz respeito a algumas soluções que emprega e que já foram alvo de evoluções da concorrência...principalmente ao nivel da modularidade e versatilidade. Agora que é um modelo muito fiável, com muito espaço, com boa construção, com bom comportamento, com bons motores (económicos e performantes - exceptuando o 2.0 Tdi que é só...performante[

])...isso seguramente que é! Prova disso é o seu valor no mercado de usados...
Já a Espace, mesmo com toda a sua versatilidade, não consegue o mesmo valor ou aceitabilidade...
No entanto, e no cômputo geral, encontro vantagens e desvantagens em cada uma delas. Não vejo é o prato da balança tão voltado para um só lado como tu vês!
São opiniões, e cada um tem a sua
]
Cumpts,
JC_STILO