Se têm razões para rir à gargalhada é pq o João Dias tem razão. E se riem, é também porque a política deles tem razão de ser:
- Em França, a Renault comparticipa reparações.
- Cá, a Renault chega a dizer que não tem conhecimento das avarias (que, curiosamente, chegam a afectar várias unidades e em França são um defeito assumido).
Ora realmente (quem souber ler e interpretar um texto simples, repara que é o que está escrito uns posts atrás), a Renault Portuguesa deve, com certeza, pensar: "Os clientes portugueses da Renault são estúpidos". Para quem não entendeu, explico este parágrafo: Dado que em França reconhecem o problema e comparticipam na totalidade e em Portugal dizem que desconhecem o problema e obrigam o cliente a pagar tudo ou dão uma participação miserável, há uma explicação: Não têm (a Renô portuguesa) respeito pelo cliente português. Estão, praticamente, a chamá-lo de estúpido.
Eu tenho um Renault. Se soubesse o que sei hoje, provavelmente já não o teria. Porquê? Porque não gosto da ideia de satisfação que tenho com o carro:
- "Ena! Já há 8 meses que não vou à oficina resolver algo! Sim, porque desde que o carro vá andando, mesmo com os problemas que ele tem, menos mal...".
Sim! Eu não tenho vida para andar todos os meses (vá, estou a exagerar um bocadinho) a correr para um concessionário e, no fim, ouvir apenas:
- "Ah... Isso é normal! É mesmo assim, todos fazem";
- "Hmmm... Isso não tem solução... Mas é normal, todos fazem";
- "Eh pá... Para isso tem de marcar uma intervenção. Tem de ir ali ao fundo marcar e só há vaga daqui a 3 semanas. E fica 1 semana sem carro, pelo menos.".
Quem quer saber de problemas de outras marcas, força. Que abra um "instrutivo e assaz útil" tópico a dizer mal da Toyota, por exemplo. Eu nesse não vou participar porque em 27 anos, não tenho razão de queixa alguma. Sorte? É capaz. Mas por ter tido sorte não vou ao tópico "Toyota: o mito desfeito" dizer que são uns mentirosos porque um Toyota não avaria nem vou lá dizer pra irem dizer mal da Honda, por exemplo.
Quem ama a Renô acima de muita coisa, aprenda a aceitar uma crítica. Enquanto não chegarem sinais de grande insatisfação à Renault Portuguesa, tudo há-de continuar na mesma e não haverá muitos donos de Renault a quererem juntar-se ao grupo de amantes dos clios, meganes e outros que tais.
Eu não quero. Quero apenas ter dinheiro para corrigir o meu erro e optar por um carro que não seja repleto de particularidades. Particularidades essas que, além de irritantes e desconfortáveis, são "normais, acontecem a todos e não têm solução".
cumps