Renault : Todos os problemas e toda a verdade (22)

eu desenterro o topico!!!

O meu r19 rti vai com 370000km, a agua do radiador estava a desaparecer misteriosamente, resultado, junta queimada...
acabei por gastar 300€ com ele, estava a pensar troca-lo este ano mas sendo assim vai ter de se aquentar mais uns tempos :D

O meu r19 rti vai com 370000km, a agua do radiador estava a desaparecer misteriosamente, resultado, junta queimada...
acabei por gastar 300€ com ele, estava a pensar troca-lo este ano mas sendo assim vai ter de se aquentar mais uns tempos :D

Nada mau! Estás descontente?

É, também estou satisfeito com a performance a nível de fiabilidade deste, apesar da marca muito mais modesta: 51 000 km.

Veremos o que o futuro reserva, numa previsão feita por um doutor Bambo perto de si. :rolleyes:

PS- R19 1.4 80 cv energy rula muito [;)]

Eu sou um grande crítico da Renault (com experiências próprias).

Mas com 370.000 kms queimar uma junta não se pode dizer mal.

Já é um excelente marco ! [;)]

ja andava a perder agua há mais de um ano, mas como agora faço poucos km com ele fui adiando a resolução do problema, até que começou a soluçar bastante e e deixou de pegar... o mecânico ficou admirado pq entrou muita agua para o motor e continuava a trabalhar +/-. Hoje abri o capo não perdeu agua nenhuma numa viagem de 60km! parece estar vivo novamente :D

Última edição:
Bem, parece que tenho mais uma avaria na Espace.

Hoje, numa viagem longa, de repente os vidros ficaram embaciados, algo que não deveria acontecer com o ar condicionado automático a funcionar.

Aparentemente, o AC desliga-se sozinho quando lhe apetece (mas os indicadores continuam normais). Parei numa estação de serviço e quando liguei de novo o carro, tudo funcionou bem, mas 15 minutos depois aconteceu o mesmo...

Renault / Avarias /

Renault / Avarias /

Boa tarde a todos,
Depois de ler 30 e muitas páginas...
Aquilo que começou por ser um relato de uma avaria num cliente Renault (João Dias) tornou-se quase inequivocamente numa espécie de cruzada contra a marca. Também apimentada por outros de outras marcas como o "Rider BMW" por ex.
Não condeno o JDias, até porque a maioria das coisas que diz têm fundamento, são verdade, e só carecem de uma explicação mais técnica. (mais à frente falarei).
Certo é também que todas as marcas têm os seus problemas. Todos vós dizem isso e é certo. Mas em que proporção? Temos que ver o numero de viaturas vendidas versus problemas, correcto? e não adianta trazer quadros e mais quadros. em Inglaterra os estudos dizem uma coisa, e uma hora mais tarde em França dizem outra. Cada pais tem uma realidade diferente. Portugal tem uma realidade diferente. Cá a Renault até está bem cotada. É a marca que mais vende.
Será um estudo algo dificil de fazer.

Não concordo com o que se diz aqui sobre o serviço após venda. Temos que entender que os concessionários fazem e cumprem as normas e regras estabelecidas pelo importador. Se por vezes não apoiam mais os clientes é porque sabem que não podem nem devem. Se o responsável de garantias de determinado concessionário não age mais em prol do cliente é porque sabe que a marca não assume. Tem instruções nesse sentido. Portanto a refilar com alguém deverá ser feito ao importador e não assacar responsabilidades a quem tem o seu campo de acção restringido.

Quanto à Renault e os seus problemas. Eles efectivamente existem e têm sido parcialmente corrigidos. Problemas desta ordem de grandeza não se
resolvem de uma hora para a outra. E não é com atitudes destrutivas que se ajuda a resolver. (Digo isto porque tenho estudado isto á anos e procuro a origem do problema da cambota gripada).
Já resolveram o problema dos Turbos, das Polys dos alternadores, das correias de alternador que partiam e danificavam a distribuição, as caixas de velocidades estão hoje muito mais fiáveis que à uns anos, e por aí fora.
Portanto a marca tem trabalhado no sentido de colocar a qualidade acima da média. Também as garantias já são mais extendidas (alguns modelos).

Não devem também esquecer, que contribuem muito para o desgaste desta marca, os modelos kangoos, master, que são carros de trabalho e que levam o trato que muitos de vós sabem. E depois é a marca que não presta...
Eu também ando na estrada e quantas vezes não vejo passar um clio ou megane a cento e muitos à hora!?? E durante quilometros e quilometros prego a fundo. Já para não falar daqueles que não têm qualquer cuidado com a viatura. De manhã a frio a fazem arranques, levando a rotação do motor a regimes elevados a frio, etc. etc. E aqueles que têm o indicador de nivel de óleo no painel de instrumentos e quase nunca repôem o nivel de óleo, e andam assim com niveis minimos de óleo no carter? Têm lá os led´s (bolinhas) e deixam apagar as bolinhas todas até ficarem só traços e só depois é que vão repor óleo.
Ora tudo isto é muito contributivo para avarias. Não basta acusar a marca, porque ninguém sabe ou pode aferir como conduz o fulano "x" ou "y"... e o trato que dá ao carro. Ou se o empresta ao filho no fim de semana que andou a "tirar o carvão ao carro do pai".

Mas existe efectivamente um elevado numero de incidentes de motores gripados nos Renault (especificamente até é no 1.5 dci) doq ue nas outras marcas, comparataivamente falando, e com conhecimento de causa.
Os motores gripam porque as capas das bielas simpesmente deterioram-se e vão-se desintegrando. Esta deterioração progressiva das capas de bielas, vai libertando limalhas, que se spalham por todo o circuito de lubrificação. Desde o chupador de óleo no carter, passando pela bomba de óleo, até á cabeça do motor, arvore de cames, vai tudo á vida. Fica rtudo riscado por causa das limalhas que são transportadas pelo óleo e riscam todas as peças do motor.
Agora venham de lá os "experts" e digam se sabem porque acontece isto?
São os condutores que circulam com oleo abaixo do minimo, e que provocam a longo curso estes danos?
São as capas das bielas que têm uma qualidade inferior?
É a qualidade do óleo?

O que é afinal?
É que não basta apontar espingardas á Renault. Primeiro tem que se provar onde está a origem do problema e só depois então agir adequadamente.

Os foruns são bons e elucidativos se aplicadas determinadas rergras. Falar só por falar não é educativo.

Da minha parte o contributo que posso dar a todos os proprietários Renault é o seguinte:
1º Sempre que na vossa viatura apagar duas bolinhas e passar a traços vão de imediato atestar o nivel de óleo á oficina.
Nunca deixem chegar ao ultimo traço. É um erro e pouca gente cumpre esta norma. Se deixarem chegar ao 3º, 4º e 5º traço a vossa viatura circula com nivel de óleo muito abaixo do minimo e inicia as gripagens que mais tarde ou mais cedo vão aparecer.
2º Sempre que a luz de injecção acender (nem que seja por segundos e apagar novamente) imobilizem de imediato a viatura e chamem a assistência. Caso não o façam poderão estar a danificar os pistons gravemente, por injecção defeituosa nas camaras de combustão.

Desculpem o grande texto mas para responder a 30 páginas...

Um abraço.

O meu Clio de 2001, com 76000 kms, levou 2 lampadas médios,um fole e botão 4 piscas o que em minha opinião é muito tendo em conta os poucos kms que tem!
Não suporto é o raio dos barulhos parasitas.
O da minha mãe que é de 99 tem menos barulhos e é melhor construido apesar dos materiais serem de menor qualidade:(

Acho que Renault está a melhorar no que toca a fiabilidade,houve tempos em que alguns modelos com certos motores nem que mos dessem...
Não se admite que o 1.9 dti/dci dê tantos problemas.

Não me arrependi de comprar o Clio!!

O meu Clio de 2001, com 76000 kms, levou 2 lampadas médios,um fole e botão 4 piscas o que em minha opinião é muito tendo em conta os poucos kms que tem!
Não suporto é o raio dos barulhos parasitas.
O da minha mãe que é de 99 tem menos barulhos e é melhor construido apesar dos materiais serem de menor qualidade:(

Acho que Renault está a melhorar no que toca a fiabilidade,houve tempos em que alguns modelos com certos motores nem que mos dessem...
Não se admite que o 1.9 dti/dci dê tantos problemas.

Não me arrependi de comprar o Clio!!

em 8 anos trocaste duas lâmpadas um fole e um botão dos quatro piscas, e dizes que é mt??[:)] 50€ em 8 anos?

qd compraste o clio tb compraste os barulhos![:D]

olha que 90% dos barulhos vêm das portas, então se for de 3 é garantido! se afinares as portas vês que isso melhora mt[;)]

Olá a todos!
O meu pai tem um laguna 1.9 dci de dezembro de 2001.
Ja levou o turbo, a renault depois de reclamar pagou por completo, o carro ia fazer 5 anos mas so tinha 65 mil km. Agora na revisao dos 90 mil, precisa de levar as rotulas de suspensao...
Eu sei que estamos em portugal e que as nossas estradas sao o que sao!
Mas acho estranho porque o meu pai tem uma conduçao cautelosa e evita buracos, passeios etc...Pesquisei aqui no forum e vi que afinal é problema cronico e nao das nossas estradas!!!
O que gostava de saber era se a renault se responsabiliza por esse defeito no material ou faz alguma comparticipaçao?

Abraço.

Última edição:
Olá a todos!
O meu pai tem um laguna 1.9 dci de dezembro de 2001.
Ja levou o turbo, a renault depois de reclamar pagou por completo, o carro ia fazer 5 anos mas so tinha 65 mil km. Agora na revisao dos 90 mil, precisa de levar os braços de suspensao...
Eu sei que estamos em portugal e que as nossas estradas sao o que sao!
Mas acho estranho porque o meu pai tem uma conduçao cautelosa e evita buracos, passeios etc...Pesquisei aqui no forum e vi que afinal é problema cronico e nao das nossas estradas!!!
O que gostava de saber era se a renault se responsabiliza por esse defeito no material ou faz alguma comparticipaçao?

Abraço.

MT sorte tiveste tu no turbo..
eles têm alguma culpa ou por acaso andam a fiscalizar que tipo de condução é feita com esse carro?? É com cada sonhador...
Qualquer dia queres o deposito cheio pq o gasoleo evapora... fdxx o carro tem 8 anos pah!! :sh)

MT sorte tiveste tu no turbo..
eles têm alguma culpa ou por acaso andam a fiscalizar que tipo de condução é feita com esse carro?? É com cada sonhador...
Qualquer dia queres o deposito cheio pq o gasoleo evapora... fdxx o carro tem 8 anos pah!! :sh)

Até podia ter 30 anos!!! Mas tem 89 mil km estou-me a cag&# pros anos! O turbo pagaram e tinha 5 anos!

O carro foi comprado novo e sempre assistido na renault por isso perguntei, se o material tem defeito deviam ter substituido, nao se brinca com suspensao...

e se vires este topico com atençao:

2) Rótulas da Suspensão Laguna: Vel Satis, Espace. Substituição GRATUITA (em França) para carros fabricados até Jun. 2002)

Ps: Eu gasoleo nao quero ate porque eu ando a GPL!

Ps2: por lapso referi que eram os triangulos de suspensao mas sao as rotulas pois estou neste momento com o orçamento na mao... Duas rotulas e substituiçao =163€

Última edição:
Até podia ter 30 anos!!! Mas tem 89 mil km estou-me a cag&# pros anos! O turbo pagaram e tinha 5 anos!
A idade também conta, e muito.
Independentemente de ser problema cronico ou não, diria que é normal a substituição das rotulas para um carro dessa idade.
Vê é o preço noutros sítios, não sei quanto custam as rotulas em si, mas há casas que tratam da substituição por menos de 20€.

Olha...este tópico ainda existe. [:)]

Este em 65700 kms levou:

- embraiagem (defeito de fabrico) aos 28500 kms
- potenciómetro do acelerador aos 45 000 kms

Já fora da garantia levou uma bobine.

Volta e meia o pisca de trás de um lado deixa de funcionar e depois volta a funcionar sozinho.

Se tivesse sido tudo pago por mim, num carro com 3 anos e meio já teria gasto sensivelmente 600 euros em problemas, o que é um disparate pegado.

E aqui em casa já mentalizei o patrocinador de que é provável que as restantes bobines avariem também, por solidariedade. [:D]

Felizmente, a garantia assumiu aqueles dois amuos típicos de 1ªs unidades de novos modelos. O problema das bobines é que já teve tempo para ser corrigido pela Renault.

Posto isto, e baseando-me neste Clio III e na Express que por aqui passou, digo que não têm má fiabilidade, mas gostam de chamar a atenção para eles de vez em quando...

Nota importante: em nenhuma das vezes se ficou apeado. Mesmo quando a bobine falhou, lá andava ele a 3 cilindros todo contente. [:D]

A idade também conta, e muito.
Independentemente de ser problema cronico ou não, diria que é normal a substituição das rotulas para um carro dessa idade.
Vê é o preço noutros sítios, não sei quanto custam as rotulas em si, mas há casas que tratam da substituição por menos de 20€.

Até poderá ser normal... esquesito é a renault francesa as substituir gratuitamente!
Eu achei estranho o meu pai ter dito que o carro iria levar as rotulas e daí pesquisei e pelos vistos algum problema elas tem!

O preço das rotulas é de 45€ + iva cada

Até poderá ser normal... esquesito é a renault francesa as substituir gratuitamente!
Eu achei estranho o meu pai ter dito que o carro iria levar as rotulas e daí pesquisei e pelos vistos algum problema elas tem!

O preço das rotulas é de 45€ + iva cada
Pois se as substituem é quando há registo de desgaste anormal, no entanto não me parece que se a tua unidade fosse afectada, as rotulas tivessem durado 8 anos.

E eu a pensar que seria a Opel só ter esse problema(porque tenho um familiar meu que tem um Corsa 1.2 na oficina).

Bons km's com ele. [;)]

Pois se as substituem é quando há registo de desgaste anormal, no entanto não me parece que se a tua unidade fosse afectada, as rotulas tivessem durado 8 anos.

Para 8 anos ainda faltam 7 meses... Eu so achei estranho porque nehum carro meu levou rotulas aos 90 mil. Mas se calhar sou eu que sou demasiado cauteloso e tenho cuidado com os meus carros!

Para 8 anos ainda faltam 7 meses... Eu so achei estranho porque nehum carro meu levou rotulas aos 90 mil. Mas se calhar sou eu que sou demasiado cauteloso e tenho cuidado com os meus carros!
Esquece os quilómetros, para mim, mais importante que isso é a idade.
100.000 feitos em 3 anos com utilização diária significam sempre, menos desgaste que 100.000 feitos em 10 anos também com utilização diária.
A partir de uma certa idade começam sempre a aparecer pequenas coisas, rotulas, foles, folgas, vedantes, rolamentos, etc. seja em que carro for. Não podes é dar um destes problemas como certo, não têm uma substituição programada como o óleo, filtro, etc. tanto podem durar 5 anos como 12 (dependendo sempre, como é óbvio, dos cuidados, trajectos, utilização, etc.). Normalmente estes "pequenos" componentes revelam-se mais duradores nos japoneses.

Mas se até hoje nunca tiveste que mudar nenhuma peça de desgaste normal num dos teus carros já com alguma idade, deixa-me, desde já, dar-te os parabéns! És um dos poucos sortudos capazes de enganar o destino.

Voltar
Superior