Renault : Todos os problemas e toda a verdade (22)

Esquece os quilómetros, para mim, mais importante que isso é a idade.
100.000 feitos em 3 anos com utilização diária significam sempre, menos desgaste que 100.000 feitos em 10 anos também com utilização diária.
A partir de uma certa idade começam sempre a aparecer pequenas coisas, rotulas, foles, folgas, vedantes, rolamentos, etc. seja em que carro for. Não podes é dar um destes problemas como certo, não têm uma substituição programada como o óleo, filtro, etc. tanto podem durar 5 anos como 12 (dependendo sempre, como é óbvio, dos cuidados, trajectos, utilização, etc.). Normalmente estes "pequenos" componentes revelam-se mais duradores nos japoneses.

Mas se até hoje nunca tiveste que mudar nenhuma peça de desgaste normal num dos teus carros já com alguma idade, deixa-me, desde já, dar-te os parabéns! És um dos poucos sortudos capazes de enganar o destino.

Nao é que eu tenha tido muitos carros, pois geralmente aqui em casa compramos novos e aguentamos os carros sempre uns anitos...

Claro que o que o que melhor passou foi um toyota corola de 1988 que foi trocado por o laguna. Este toyota ate as escovas do limpa para brisas ficaram as de origem, foi vendido com 13 anos e na toyota recusaram-se a troca-las, perguntaram se queria meter piores!
Tivemos tambem um punto durante doze anos fiz 115 mil e a unica coisa que levou foi uma bobine, mas sempre revisoes tudo certinho! (mas nada de rotulas,etc,etc)
Agora aqui em casa temos o laguna dos meus pais e um Mini 1275 e um TT quattro que sao os meus!

De realçar que os carros sao sempre guardados em garagem e sempre muito estimados e cuidados, ate porque um dos meus hobbys e o car detail, por isso digo que a idade para mim nao é o pior! Mas ha material e material....

Última edição:
Renault nunca mais

Renault nunca mais

Acabei de vender a minha Renault Espace 2.2 dci Privilege 150 CV com 6 anos e 170.000km por uns míseros 7000 euros à Citroen, na compra de uma C4 Grand Picasso 1.6 HDI CMP (baixaram o preço de 38.000 para 30.000 euros).

Na minha opinião o carro tem muito espaço e é confortável (não tanto como os Citroen...) mas é muito gastadora (sempre acima dos 8 litros), avariou muitas vezes (ver abaixo a lista das mudanças) e aos 173.000 km começou com um barulho tipo clac-clac acima das 25000 rpm. Na Renault Boavista disseram que foi um bronze que se partiu, riscou a cambota e as limalhas foram aspiradas pelo turbo... veredicto: 11.000 euros para mudar o motor!!! A carrinha fez sempre as revisões na marca por isso questionei a Renault que nem respondeu. E este já era o meu 4º Renault!

Não voltei a comprar Espace embora a Renault Boavista valorizasse o usado em 14.000euros porque achei que a marca se portou mal e por causa dos elevados custos de manutenção da Espace: consumos 3 litroa acima da Grand Picasso, Imposto anual de 280 euros.

Vou andar com uma carro menos potente, mas a idade também vai acalmando e vou poupar 750 euros ano em diesel e 140 euros ano em imposto.

Conclusão: Desaconselho vivamente a Renault Espace porque é muito gastadora (os tempos não estão para isso) e tem graves problemas de fiabilidade do motor e não só

nem vou falar pelo que ja passei

nem vou falar pelo que ja passei

A idade também conta, e muito.
Independentemente de ser problema cronico ou não, diria que é normal a substituição das rotulas para um carro dessa idade.
Vê é o preço noutros sítios, não sei quanto custam as rotulas em si, mas há casas que tratam da substituição por menos de 20€.

boas, isso de o carro ter 8 anos nao quer dizer nada, pois o material em questao, dá problemas pelo uso, como so tem 90 mil, logo o carro ta novo afinal essa kilometragem nao é nada, eu trab no ramo a mim isso diz-me falta de durabilidade, qualidade.

quanto a vir a este forum falar dos problemas, dos nossos carros nao val a pena informar .pois os portugueses na maioria defendem as marcas que têm , pois a uns anos tambem pus algumas coisas e fui crucificado , aprendi que val mais nao dizer nada e que comprem renaults, e outras marcas que eu nao falo mais.
eu nao compro mais renault.
e ate gostava bastante da marca.

abraço

Qualquer revisão que seja, qualquer componente, mecânico ou não, tem uma vida útil também estimada na sua idade face ao ambiente a que estão expostas.
O óleo perde características, a borracha fica ressequida, o metal oxida, etc.
Por alguma razão todas as intervenções (geralmente programadas) são delimitadas em tempo de funcionamento (neste caso quilómetros) e/ou idade.

Mas se vocês acham que não, quem sou eu para dizer o contrário.
Não vou bater mais no ceguinho, fiquem lá com a taça.

Última edição:
Qualquer revisão que seja, qualquer componente, mecânico ou não, tem uma vida útil também estimada na sua idade face ao ambiente a que estão expostas.
O óleo perde características, a borracha fica ressequida, o metal oxida, etc.
Por alguma razão todas as intervenções (geralmente programadas) são delimitadas em tempo de funcionamento (neste caso quilómetros) e/ou idade.

Mas se vocês acham que não, quem sou eu para dizer o contrário.
Não vou bater mais no ceguinho, fiquem lá com a taça.

boas, desde quando uma rotula ganha folga por ter 90 mil e 8 anos?
no maximo a borracha rebenta , mas mesmo assim nao tem folga, pode ganhar por falta de massa.

material de suspençao nao tem manutençao programada, nem pode ter depende de cada carro, pois depende das estradas que faz, agora 90 mil e as rotulas ja foram e estranho,
pois ja tive varios ren... e tenho o clio 2 ja com 120 mil e nao tem folgas, embora nao tenha a qualidade da suspençao do clio 1 , esta é mais fragil.

os renault ja foram carros baratos, e a manutençao barata, esta como as marcas premium.

o pior e a falta de garantia, pois nunca querem assumir e o pos venda é mais que pessimo.

o cliente para eles nao é nada, so querem é vender, e as oficinas nao querem fazer garantias pois estam programados para tal, e nas oficinas facturar.

neste momento estou com duvidas para substituir a distribuiçao, nem sei se deva ir a renault , pois se rebentar ainda tenho que meter advogado pois eles tentam fugir ao maximo. arranjam sempre historias, pobre de quem precisa do carro.
pq a renault vende mts carros nao se interesssam de perder um cliente .

todas as marcas tem seus defeitos, mas assumissem ao menos e nao havia estas comversas.

abraço

boas, desde quando uma rotula ganha folga por ter 90 mil e 8 anos?
no maximo a borracha rebenta , mas mesmo assim nao tem folga, pode ganhar por falta de massa.
Ora vez como é bem possível.

Já se sabe como são as borrachas com a idade, são os vedantes, os foles, etc. essas m€rdinhas todas deterioram-se com facilidade e lá se vai a massa lubrificante toda num piscar de olhos. E se tiveres uma pequena fuga de óleo (qualquer ele que seja) para cima de uma destas borrachas, como já me aconteceu (no meu caso era óleo da caixa de direcção assistida), então é mudar borrachas dia sim dia não.

Pois é amigo mas a reanult francesa assumiu o erro e o defeito das rotulas e substitui-as de borla!

Eu tambem se nao me queixasse do turbo ainda andava com ele todo babado, pois eles nao iam dizer nada!!!

E o nosso Laguna está rigorosamente novo porque temos cuidado com os automoveis!

Mas tambem tens a tua razao o material degrada-se, mas nem todo o material tem o mesmo desgaste! E as rotulas acho estranho la isso acho ;)

registos depois de acabar o ald ma fe da rci gest

registos depois de acabar o ald ma fe da rci gest

Pois é amigo mas a reanult francesa assumiu o erro e o defeito das rotulas e substitui-as de borla!

Eu tambem se nao me queixasse do turbo ainda andava com ele todo babado, pois eles nao iam dizer nada!!!

E o nosso Laguna está rigorosamente novo porque temos cuidado com os automoveis!

Mas tambem tens a tua razao o material degrada-se, mas nem todo o material tem o mesmo desgaste! E as rotulas acho estranho la isso acho ;)

boas, ora como o clio ja acabo o ald, falta registar, depois de receber os impressos meios preenchidos, pesso a uma pessoa para fazer o registo, ora avia a legalizaçao, mas ainda acrecia outro papel de mais 33€ mas como nao me souberam dizer entao liguei a rci, falou a brasileira , que nem me deixava falar, entao ela me diz que o tal registo se devia a gest ter mudado de nome, mas que me envivam para a conta, ora isso falou pq eu reclamei pq se nao nao diziam nada na carta que me enviaram e ficavam com o dinheiro, isto ja o fizeram igual a uma advogada em que tinha de pagar 100€, pois ja tinha mudado 3 vezes de nome , pois reclamou e eles devolveram, pois nos nao temos culpa de eles andarem a mudar de nome.
como eles nao me contactaram se ia ficar com o carro, pouseram o meu nif. para registar, resumindo tenho que lhe enviar um cheque de 15 € para me enviarem o papel de registo em branco, caro papel , eu ate lhes ofrecia uma resma que ficava mais barato.
ja para quando ha uma multa para te enviar uma carta tb sao 15 € é caro o papel na rci.

com eles temos sempre com pé a tras

abraço

O meu Clio de 2001, com 76000 kms, levou 2 lampadas médios,um fole e botão 4 piscas o que em minha opinião é muito tendo em conta os poucos kms que tem!
Não suporto é o raio dos barulhos parasitas.
O da minha mãe que é de 99 tem menos barulhos e é melhor construido apesar dos materiais serem de menor qualidade:(

Acho que Renault está a melhorar no que toca a fiabilidade,houve tempos em que alguns modelos com certos motores nem que mos dessem...
Não se admite que o 1.9 dti/dci dê tantos problemas.

Não me arrependi de comprar o Clio!!

Penso que o dci 'só' dava problemas de turbo nos lagunas, caixa de 6, e as primeiras unidades 2001 e 2002, salvo erro.
O dti tirando os tensores de origem da correia de distribuição penso não terem problemas crónicos alem de serem ruidosos. O meu até à data partiu uma correia devido a esse tal tensor e uma falange do termoestato que partiu, mas também só tem 9 anos e meio e 203 mil km.

Desenterrar mais uma vez o morto [:D]

É assim, fala-se muito da não fiabilidade da renault, mas será maioritariamente dos motores diesel?

Ando a ver se compro um megane II 1.4 ou 1.6 usado, acham que devo ter receio de comprar uma coisa destas?

Há cá em casa uma Scenic 1.4 de 2002, e o unico problema foram as bobines, substituidas em garantia.

Desenterrar mais uma vez o morto [:D]

É assim, fala-se muito da não fiabilidade da renault, mas será maioritariamente dos motores diesel?

Ando a ver se compro um megane II 1.4 ou 1.6 usado, acham que devo ter receio de comprar uma coisa destas?

Há cá em casa uma Scenic 1.4 de 2002, e o unico problema foram as bobines, substituidas em garantia.

Problemas mais graves que já tive:

- bobines claro...
- captor do volante do motor
- elevador do vidro do lado direito

Principais queixas:

- qualidade de montagem muito fraca apesar dos plásticos não serem maus
- direcção muito vaga
- habitabilidade traseira

Pontos fortes:

- motor despachado q.b.
- conforto
- comportamento
- equipamento

1.4 desaconselho por causa dos consumos e por ser um motor algo amorfo em baixas. Gasta praticamente o mesmo que o 1.6 mas é bem mais lento...e gastar por gastar, ao menos que se gaste num carro mais despachadito...

Espero que ajude...[;)]

Última edição:
Obrigado Bruno!

Registei me no club megane, mas lá ninguém me responde [:D]. Se vires na secção da compra, estou lá sem qualquer resposta. Entretanto vi lá o teu 1.6, e está impecável, aquele tecto [br:)]

Relativamente às bobines, no cá de casa foram todas substituidas e nunca mais deram chatices. O captor, limpei-o e há quase 2 anos que nunca mais chateou.

Podes dizer-me em que consiste esse prob. da direcção, sintomas e se isso é barato de resolver?

A questão dos elevadores, isso é uma peça que parte, e dá para substituir ou tem de levar mais o quê?

O motor 1.4 da Scenic faz consumos mistos de 8.5l, que médias faz o teu?

Ah, por fim, o cartão já alguma vez avariou? É que também há relatos desse problema.

Desculpa estar a ser tão chato, mas queria ver se fazia uma compra sem grandes percalços.

Obrigado

em 8 anos trocaste duas lâmpadas um fole e um botão dos quatro piscas, e dizes que é mt??[:)] 50€ em 8 anos?

qd compraste o clio tb compraste os barulhos![:D]

olha que 90% dos barulhos vêm das portas, então se for de 3 é garantido! se afinares as portas vês que isso melhora mt[;)]

Acrescento mais um rolamento de trás,bobines de ignição,sensor da cambota e a peça que envolve o termostato,juntamente com o termostato!Isto num carro com 8 anos e meio e 85000kms!

É aceitável, até porque algumas peças compro nas casas de peças,com um desconto considerável,e meto eu,como foi o caso do termostato e do sensor do volante do motor!
Pelas bobines paguei numa oficina 110€,se fosse eu a meter ficavam-me por pouco mais de metade!

É aceitável, até porque algumas peças compro nas casas de peças,com um desconto considerável,e meto eu,como foi o caso do termostato e do sensor do volante do motor!
Pelas bobines paguei numa oficina 110€,se fosse eu a meter ficavam-me por pouco mais de metade!

2?

Na Renault este levou uma, assim como o cabo da vela e a respectiva mão-de-obra. 150 euros, medo.

Obrigado Bruno!

Registei me no club megane, mas lá ninguém me responde [:D]. Se vires na secção da compra, estou lá sem qualquer resposta. Entretanto vi lá o teu 1.6, e está impecável, aquele tecto [br:)]

Relativamente às bobines, no cá de casa foram todas substituidas e nunca mais deram chatices. O captor, limpei-o e há quase 2 anos que nunca mais chateou.

Fiz o mesmo. Troquei as bobines todas pelas mais recentes e até hoje tem tado impecável.

Podes dizer-me em que consiste esse prob. da direcção, sintomas e se isso é barato de resolver?

Não é problema...é mesmo feitio....é muito leve...[:D]
No entanto, pesquisa no clube megane porque a direcção tem outros problemas que nunca foram resolvidos pela marca. Não é grave mas é desagradável passar por piso degradado um pouco mais depressa e ter a sensação que a coluna e a caixa de direcção se vão desintegrar...dá a sensação que se vai desconjuntar tudo...
Tá lá um tópico obre isso na zona dos "aborrecimentos"

A questão dos elevadores, isso é uma peça que parte, e dá para substituir ou tem de levar mais o quê?

Não faço ideia. Sei que o meu levou o motor e o elevador se bem me lembro...380€ creio eu ou algo assim.

O motor 1.4 da Scenic faz consumos mistos de 8.5l, que médias faz o teu?

O excel que tenho marca o mesmo que o PC de bordo actualmente...7,4l/100. Parece-me razoável. Ainda assim actualmente faço 50/50 cidade/estrada[;)]

Ah, por fim, o cartão já alguma vez avariou? É que também há relatos desse problema.

Não tive problemas até hoje com o cartão mãos-livres. Apenas uma ou 2 trocas de pilha e nada mais.

Desculpa estar a ser tão chato, mas queria ver se fazia uma compra sem grandes percalços.

Como tudo, é preciso sorte. Não posso considerar o meu carro como muito fiável, mas pelo que vejo, as restantes marcas também não são muito melhores. Reflexos da electrónica excessiva dos automóveis. Até a Toyota já recolhe carros que aceleram sem parar....

Obrigado

Cá estão as respostas a verde![;)]

No geral de 0 a 10 dou 7 ao meu carro.

Atenção que não vai ser fácil encontrares o 1.6 usado.......há poucos...pelo menos pelo que vejo no standvirtual e no standpt....

Última edição:
2?

Na Renault este levou uma, assim como o cabo da vela e a respectiva mão-de-obra. 150 euros, medo.

Não paguei mão de obra para meter as 2 bobines que pifaram...ACP assistência rules!!apr:)

Na 1ª bobine, o rapaz do ACP levou-me à Renault para comprar uma.
Regressámos ao meu carro empanado, ele trocou-a e segui viagem.

No dia seguinte comprei uma bobine para andar no porta luvas. Um dia, puff...lá tive de chamar o ACP que trocou a bobine e pronto.

Após uns meses para evitar chatices, mandei trocar as 2 ranhosas da Sagem que faltavam. Contuinuam a bombar até hoje.

Última edição:
Voltar
Superior