Renault vs Bala (discussão física)

RedHeart

New member
Ontem à noite, em casa veio uma gerou-se uma discussão a propósito do anúncio do Renault a conduzir ao lado da bala.

Ponto central da discussão:
Quando a bala está dentro do carro, por diminuição do atrito do ar, a bala deveria acelerar.

Eu não concordo com esta afirmação. O meu interlocutor concordava.

E vocês que dizem? Esclareçam lá esta coisa à luz da física.

Bom, tendo em conta que a bala não viaja por muito tempo e que não percorre uma distância tão exagerada assim (se não atingir nada, abranda e cai), no caso do anúncio n ão dava tempo de fazer aquilo tudo.
E ela vai sempre abrandando precisamente devido ao atrito com a atmosfera. Juntamos a isso a gravidade da Terra, e acabamos com ela no chão.
No entanto, se andasse ali um bocado dentro do carro não abrandava tanto, penso eu. Mas também não acelerava, porque não tem nenhuma força a actuar sobre ela que a impulsione (ao contrário dum míssil, por exemplo).
E devido à gravidade, ia acabar por cair.

j/k mode on
Como é um renô a bala entrou, se fosse um TDi nem lhe chegava perto [:D]
j/k mode off

agora a serio, fui mto mau a física :sh)

Bom, tendo em conta que a bala não viaja por muito tempo e que não percorre uma distância tão exagerada assim (se não atingir nada, abranda e cai), no caso do anúncio n ão dava tempo de fazer aquilo tudo.
E ela vai sempre abrandando precisamente devido ao atrito com a atmosfera. Juntamos a isso a gravidade da Terra, e acabamos com ela no chão.
No entanto, se andasse ali um bocado dentro do carro não abrandava tanto, penso eu. Mas também não acelerava, porque não tem nenhuma força a actuar sobre ela que a impulsione (ao contrário dum míssil, por exemplo).

Tá td explicado.

n sei até que pondo o atrito do ar dentro do carro sera assim tao diferente do atrito "fora" do carro, pelo menos tendo em conta a velocidade a que a bala supostamente viaja...

Acelarar nunca vai! Pode é abrandar mais devagar! Ou seja... perder menos velocidade.
Está aqui explicadinho. Para acelerar, a bala necessitaria de energia extra. Ora, se ela não a tem (propulsor, ajuda externa, etc), não pode acelerar. Apenas pode continuar a viajar à mesma velocidade ou abrandar. No caso concreto, dado que há menos atrito, a velocidade abranda menos bruptamente.

Exactamente a minha argumentação! Embora o outro moço (ainda por cima estando em Medicina e ter tido boas notas a física e eu ser da área das letras) não tenha ficado convencido!!

Bem pela experiencia que tive com balas, nunca vi nenhuma acelarar[:D]

Mas a velocidade e a distancia de um projectil é variavel de acordo com a lei da gravidade e do atrito que tem de ultrapassar. O atrito como o vento pode fazer a bala perder velocidade.

Em situações normais uma bala de uma espingarda de guerra pode ir a 2-3kilm em situações favoraveis.

Mas tar a discutir a bala do anuncio é como tar a discutir o Harry Potter[:)]

As condições mudam. O coeficiente de atrito no exterior é diferente do no interior do carro. A bala assim que sai da arma perde energia cinética por multiplos factores. Ou seja "desacelera". Em fisica nao existe a noção de desaceleração só de perdas de energia.

Abraço.

Partindo do príncípio de que nenhum projéctil balístico percorre uma distância de forma perfeitamente rectilínia, que no anúncio não se vê de onde partiu aquele (logo teria de ser de muito longe...) e que há gravidade naquele local, naquela "fase do percurso" o projéctil já tinha perdido há muito a estabilidade de deslocação, apesar da derivação e respectiva estabilização causada pelas estrias (...) e não só andaria "às cambalhotas" como o percurso já seria no sentido descendente!...

Não tem a ver com a bala, mas tem a ver com o mesmo anúncio do Clio, outra curiosidade se vocês repararem há uma parte do anúncio que mostra o conta-rotações do carro, e se repararem bem o ponteiro vai praticamente ás 6000 rpm, é suposto o carro ser um 1.5 diesel......[:D]

É só outra curiosidade, gosto muito de pormenores. [;)]

Voltar
Superior