Bom, começando pela Honda, tecnológicamente nos últimos anos penso que esta se tem virado e apostado forte para os motores diesel. Sempre foi uma marca com muito pouca tradição neste campo.
Mas acho fantástico o trabalho e empenho que a Honda tem mostrado neste campo e está a dar frutos. os seus motores diesel são tão somente do melhor que temos neste momento.
Tem vindo também a evoluir o sistema de temporizado de abertura de válvulas o que tem permitido melhores consumos e melhores andamentos.
Tecnologicamente a Renault foi a que deu o maior salto, IMHO.
Passou de ser uma simples "franciu" e finais dos anos 80, principios de 90 ,com automóveis básicos que não se destacavam em nada, em que só atraiam as versões mais apimentadas. Ao menos estas faziam-nos as delícias; para passar a ser uma marca que investiu:
Conforto:
Ao comprar-mos um Renault estamos a comprar do melhor que se faz neste campo.
Qualidade:
Evoluiu muito desde há uns anos. Hoje em dia os seus modelos estão com uma escolha de materiais muito bem seleccionada e geralmente bem montada.
Diesel:
Para mim são os propulsores melhores neste momento.
Se por um lado as primeiras unidades deram raia no 1.5 e 1.9, hoje em dia estão tão fiáveis ou mais como qualquer outro da concorrência e vingaram o seu nome.
Segurança:
É indiscutível o trabalho que a Renault tem feito nos últimos anos. Após o Laguna a ser o primeiro a obter 5 estrelas nos testes de colisões, esta votação logo se estendeu a toda a gama (acho que não estou enganado).
Sendo assim, penso que tecnologicamente a Renault foi a que evoluiu que apresentou mais inovações ao longo destes anos.
A Renault teve o meu voto.