Renting/Leasing a particular - Compensa?

Agora, por o renting não “funcionar” ou ser competitivo em Portugal (regra geral, excluindo aqueles focus de 230€ que estiveram disponíveis há uns tempos) não quer dizer que não funcione noutros países, onde a pessoa acaba a ter flexibilidade e a pagar praticamente só a desvalorização do carro, como nos EUA ou como li aqui na Alemanha:
havia um utilizador que vive na Alemanha que estava a alugar um formentor híbrido a 200 e poucos euros por mês. Um preço bastante competitivo pelo eletrodoméstico.

Em Março último acabei por aproveitar esta campanha porque no nosso caso em concreto faz sentido. Eu tenho carro de empresa para uso profissional e a esposa trabalha a 1km de casa, anualmente fazemos sensivelmente 5000 km.

Para além disso, entre a compra e venda de um carro é muito fácil perder uns bons milhares de euros em poucos anos, eu já sei que até 2028 vou pagar cerca de 8000€ e não tenho chatices com mais nada à excepção de pôr combustível, este serviço também tem um preço.

Mesmo que 10.000km dê, não há necessidade dos mínimos olímpicos.

Até porque isto dos kms não é estanque, basta a pessoa mudar de casa para alterar bastante.

E depois a mudança de casa é forçosamente motivo para cancelar ou alterar o contrato?

Não me faz muito sentido. Tal como não me faz sentido os aumentos na renda mensal entre a opção por 10 ou, por exemplo, 20mil kms anuais.

Nas empresas há o "capex vs. opex" - ter na contabilidade um bem com depreciação etc. vs ter uma despesa corrente. Dizem que faz diferença [:p]

Isso depois leva-nos à toca do coelho em que no fim dos 48 meses esse bem com depreciação pode ser retirado da empresa e vendido por um valor "justo/simbólico" o que possivelmente compensa o IRC da depreciação. Estou errado?

Mas isto claro em empresas de gestão familiar, não se aplica a médias / grandes empresas

Em Março último acabei por aproveitar esta campanha porque no nosso caso em concreto faz sentido. Eu tenho carro de empresa para uso profissional e a esposa trabalha a 1km de casa, anualmente fazemos sensivelmente 5000 km.

Para além disso, entre a compra e venda de um carro é muito fácil perder uns bons milhares de euros em poucos anos, eu já sei que até 2028 vou pagar cerca de 8000€ e não tenho chatices com mais nada à excepção de pôr combustível, este serviço também tem um preço.

O carro anda em campanha pelos ~25k novo, pelo que me parece que foi um dos poucos negócios interessantes que andaram por aí

Os valores após exemplo concreto com desconto comercial costumam variar significativamente do que está no site das rentings

Pronto, isso já pode melhorar definitivamente as contas
Não uso renting.
pelo que só pude comparar os preços do site com os descontos que posso obter. E que serão por certo melhores numa locadora.

Os valores após exemplo concreto com desconto comercial costumam variar significativamente do que está no site das rentings

E variam invariavelmente a favor das empresas. Mais um exemplo de enviesamento.
Sendo este um tópico para particular duvido mto que eventual desconto altere significativamente o racional do negócio.

E variam invariavelmente a favor das empresas. Mais um exemplo de enviesamento.
Sendo este um tópico para particular duvido mto que eventual desconto altere significativamente o racional do negócio.

Estás enganado.

Esse valor é calculado para um carro sem equipamento mas sem desconto.

Nesse exemplo concreto se tu fores a um concessionário (BMW nesse exemplo) e te derem como particular 8 ou 10% de desconto (o que seja) vai repercutir-se positivamente para ti no valor do renting.

O que está no site deles é assente no PVP. O valor da renda vai alterar com o valor final da viatura e isso tanto vale para particular como para empresa

É por isso que mesmo como particular quando contactas uma empresa de renting eles te pedem sempre a proposta da viatura que escolheste em específico para chegar a um valor

Estás enganado.

Esse valor é calculado para um carro sem equipamento mas sem desconto.

Nesse exemplo concreto se tu fores a um concessionário (BMW nesse exemplo) e te derem como particular 8 ou 10% de desconto (o que seja) vai repercutir-se positivamente para ti no valor do renting.

O que está no site deles é assente no PVP. O valor da renda vai alterar com o valor final da viatura e isso tanto vale para particular como para empresa

É por isso que mesmo como particular quando contactas uma empresa de renting eles te pedem sempre a proposta da viatura que escolheste em específico para chegar a um valor

Só me ajudas. O desconto para empresas na BMW é mto maior que 10%.

E os extras nessa marca são essenciais.

Dificilmente uma unidade minimamente equipada fica mais barata do que a proposta inicial mesmo com o desconto mixuruca para particulares, sendo que por vezes nem vendem a versão destinada às frotas.

Last edited:
Só me ajudas. O desconto para empresas na BMW é mto maior que 10%.

E os extras nessa marca são essenciais.

Dificilmente uma unidade minimamente equipada fica mais barata do que a proposta inicial mesmo com o desconto mixuruca para particulares, sendo que por vezes nem vendem a versão destinada às frotas.

Não estávamos a discutir % de descontos. Estávamos a falar de valores do site vs uma unidade especifica.

E sim, consegues que após equipamento (o normal que se costuma colocar, não estamos a falar de carros carregados de equipamento) após desconto fique com valor inferior ao PVP. No caso do 530e em especifico consegues de certeza, mesmo como particular

Back