Para ter esses hipotéticos 18k € em mãos, teria que ter os 25k para o comprar a pronto ou ter a capacidade de pagar €713/mês. Não tendo, essa questão não se coloca.
Por outro lado, um Leon com 3 anos compra-se usado por 15k/16k € (é só ver os anúncios no site do costume, que ainda por cima costuma ter os preços inflacionados).
Mas vamos considerar que eu tinha capacidade para pagar 713€/mês e fazer aqui um pequeno exercício:
Se eu conseguisse comprar o Leon por 24k euros (era preciso ter o mesmo desconto que a Leaseplan consegue, o que não é de todo linear), recorrendo a um crédito de 36 meses, iria pagar 713€ x 36 = 25.668€ e ao fim de 3 anos o carro era meu. O seu valor comercial seria 15k/16 mil euros. Perdi 9.668€/10.668€em 3 anos + todos os custos inerentes a ter um carro e a fazer um crédito (despesas de abertura).
Se fizer o Renting, pago €229 x 36 = 8.244€. Não gasto absolutamente nada em seguros,impostos, etc., tendo um ganho de 1.424€/2.424€ + todas as despesas inerentes a ter um carro (que, neste caso, são suportadas pelo Renting) + as despesas de abertura do crédito.
Visto de outra forma, gasto 25.668€ num crédito a 36 meses (e ao fim de 3 anos tenho um carro que é meu) ou gasto 8.244€ num Renting em 36 meses, sabendo que não tenho qualquer despesa adicional com o carro durante esse período?
E dizem-me "mas recorrendo ao Renting, chegas ao fim dos 3 anos e não tens carro". Ok, quanto custa um Leon com 3 anos? São cerca de 15/16 mil euros.
Então quer dizer que se ao fim de 3 anos se eu comprar um carro igual (ao que teria se tivesse recorrido ao crédito) eu iria gastar os 8.244€ do Renting mais os 15/16 mil euros de um Leon, usado com 3 anos. No total gasto 23.244€/24.244€ (mais barato que o recurso ao crédito) e não tive qualquer tipo de despesa adicional nos 3 primeiros anos. Está decido, opto pelo Renting e daqui a 3 anos volto a avaliar a situação.