Reprogramação de centralinas

Em relação aos dados da centralina original, alguns reprogramadores oferecem os dados originais, outros cobram por isso, outros há que não dão nada escrevem por cima e depois andam "ao tio ao tio" para o mapa original...
tudo depende do grau de profissionalismo associado e politicas de empresa.

Em relação aos dados da centralina original, alguns reprogramadores oferecem os dados originais, outros cobram por isso, outros há que não dão nada escrevem por cima e depois andam "ao tio ao tio" para o mapa original...
tudo depende do grau de profissionalismo associado e politicas de empresa.

O rapaz acabou de me responder que guarda os parâmetros originais! Resta saber se os guarda ele ou se mos dá a mim para guardar... Tipo, se daqui a 2 anos lá voltar para tirar fora a repro, sabe lá ele onde guardou os files? Digo eu... O ideal era eu ficar com eles.

O que o rapaz me disse sobre a potência só ficar disponível se carregar a fundo no acelerador, tem fundamento ou o carro fica com aquela potência toda, carregue eu no acelerador a fundo ou só um bocadinho?

O que o rapaz me disse sobre a potência só ficar disponível se carregar a fundo no acelerador, tem fundamento ou o carro fica com aquela potência toda, carregue eu no acelerador a fundo ou só um bocadinho?

Escolhe outro...ou pelo menos pede para ver os parametros do mapa...tudo no fim é fumo...

O rapaz acabou de me responder que guarda os parâmetros originais! Resta saber se os guarda ele ou se mos dá a mim para guardar... Tipo, se daqui a 2 anos lá voltar para tirar fora a repro, sabe lá ele onde guardou os files? Digo eu... O ideal era eu ficar com eles.

Se o teu carro está stock, ele nem precisa gravar nada, de certeza que ele tem lá os parametros stocks do teu carro antes sequer de os levares lá, porque é igual a todos os outros ibizas que andam na estrada.

Por isso se depois voltares lá, não existe qualquer motivo, para ele não te colocar o mapa original.

O mapa que te vai colocar quase de certeza que é algo sacado da net, e já deve ter reprogramado 500 iguais ao teu, não fosse diesel + repro o prato do dia do tuga. Se tiveres cuidado com a mecanica, és capaz de fazer bastantes km sem grandes problemas. Mas claro, o desgaste vai ser sempre maior. Um turbo a fazer 1.8 bar dura menos que um a fazer 1.5 bar.

O aumento de potencia vai muito da analise da mecanica ... Existem carros que conseguem aumentar quase 100% da potencia sem qualquer esforço mecanico ... outro que para aumentar 20% ja colocam a fiabilidade em causa.

Exemplo por ex o 316D (n47) da BMW tem 116cv de origem e passa a 200cv sem esforço ... já um 1.6DCI da Renault para aumentar 20cv já se torna dificil .. Uma caddy 2.0TDI de 75cv tambem passa a 190 com facilidade

As repros sao boas para motores "capados" electronicamente como a BMW e VW usavam muito.

Eu tenho a Caddy com o 2.0 TDI 102cv e o motor é exactamente o mesmo (periféricos e tudo) da versão de 150cv.
As versões de 75cv e 102cv não passam de versões "castradas" do motor de 150cv.
O único cuidado a ter nas versões de 75 e 102cv é não abusar muito do binário, porque a caixa de 5v não aguenta tanto como a de 6V das versões de 150cv.

Quase que parece que estão a falar de um overboost, mas não sei se isso faz sentido numa reprogramação.

Boa...depois dá-nos o feedback!

Boa sorte!

[kiss]

Nem sei se estás a usar sarcasmo ou não. Estou com algum receio.

Só espero que se eu não andar com maluqueiras e a abusar da sorte, que ajude a não dar cabo do motor.

Eu tenho a Caddy com o 2.0 TDI 102cv e o motor é exactamente o mesmo (periféricos e tudo) da versão de 150cv.
O único cuidado a ter nas versões de 75 e 102cv é não abusar muito do binário, porque a caixa de 5v não aguenta tanto como a de 6V das versões de 150cv.

Pois, eu acho que é o caso deste motor. Mas acho que só há uma versão a cima desta, que é a de 105cv. Ou seja, mesmo partindo do princípio que este motor aguenta bem uns 15cv a cima dos 105cv, ainda assim vão estar a pôr quase mais outro tanto em cima.

Bom, seja como for, já está marcado. Vou arriscar e não abusar do acelerador nem das velocidades.

A referência do turbo é a mesma? Entre o de 75 e o de 102 até percebo que seja uma questão de eletrónica...agora para o de 150cv há aí mais qualquer coisa para além de eletrónica.

edit: então mas o 75 e 102 são o 1.6tdi e o de 150cv é o 2.0 tdi...vi mal...há as duas hipoteses com 1.6 e 2.0tdi...

Last edited:
Ao contrário do que os forums dizem, 98% das vezes existem quase sempre diferenças mecanicas entre motores semelhantes de potencias diferentes. Não me lembro quase de nenhum caso onde dois motores de pontecia diferentes têm 100% hardware igual.

Last edited:
Rapaz tás bem entregue ao Chip&fuse (Nuno Cristiano). É uma das pessoas mais profissionais a trabalhar na área.
Tás em ótimas mãos.

Acho que ele fez um primeiro diagnóstico e pelo que vi na máquina, o motor debitou 108 e 109cv. Ele até me perguntou se tinha a certeza se o motor é o de 95cv,ao que eu respondi que é o que está no livrete.

Tenho foto mas o plafond de internet está no fim. Carrego-a quando tiver wireless.

Acho que ele fez um primeiro diagnóstico e pelo que vi na máquina, o motor debitou 108 e 109cv. Ele até me perguntou se tinha a certeza se o motor é o de 95cv,ao que eu respondi que é o que está no livrete.

Tenho foto mas o plafond de internet está no fim. Carrego-a quando tiver wireless.

Boa pagas para 140cv recebes 109cv digitais... o mapa pode ter algum parametro de injeção desajustado.

e os ganhos de binário? traduziram-se em quanto?

ele que veja bem os parametros do mapa e insira isso de novo.

Boa pagas para 140cv recebes 109cv digitais... o mapa pode ter algum parametro de injeção desajustado.

e os ganhos de binário? traduziram-se em quanto?

ele que veja bem os parametros do mapa e insira isso de novo.

Não sei se percebi o que quiseste dizer com receber 109 digitais... Seja como for, não vou ser eu que vou estar a dizer ao rapaz o que fazer.
Estes valores foi antes de ele ter mexido em nada. O binário acho que estava em 283nm se não me engano.

Não sei se percebi o que quiseste dizer com receber 109 digitais... Seja como for, não vou ser eu que vou estar a dizer ao rapaz o que fazer.
Estes valores foi antes de ele ter mexido em nada.

Ahhh não percebi isso! ou seja o teu 95cv debitou antes da repro o 109...bastante positivo então!

Vamos ver então os ganhos quando os puderes colocar...e o binário já agora.

Quando disse 109 digitais é o que a centralina "afirma" que o motor produz, na realidade a potência debitada à roda é sempre inferior, mas mesmo assim a potência que as marcas apresentam é normalmente o valor que o motor debita e não medido às rodas.

Last edited:
Back