Resolver problema com a Norauto...

Mau demais, de facto.

Curiosamente, uma vez rasguei um pneu no preciso dia de regresso de férias. Era Domingo e o que me valeu foi a Norauto em Évora estar aberta. Curiosamente (ou não, não conheço muitas oficinas deles) tinham uma pequena salinha de espera em plena oficina onde se podia observar o trabalho dos mecânicos. Claro que estive fisgado no que estavam a fazer no meu carro e o homem fez tudo "by the book", irrepreensível. Às vezes também é preciso alguma sorte com o funcionário que nos calha.
.. como em qualquer oficina.

Para começar, tens de provar que tens fotos delas em bom estado antes de entrares lá. Fotos quando saiu do stand não vale.

Depois há que provar que os danos que tens correspondem ao manuseamento das jantes por eles.

Assim por alto, tens ali "danos" não estou a ver como podem ter sido eles ao manusear...

Ainda que não perceba esta resposta, estou à espera deste tipo de atitude da parte deles, por isso aqui fica o exercício:
- NINGUÉM fotografa um veículo, parcial ou completamente, ao entregá-lo numa oficina. Isso pressuporia que nos vão, obrigatoriamente, estragar o veículo… O certo é que eles estragaram as jantes, admitiram o erro e enviaram para repara. Se não fossem eles, iam lá mandar reparar à custa deles! Isso não desculpa os inúmeros defeitos presentes nas jantes. Se lhe riscassem e amassassem uma porta numa oficina, assumissem o erro e mandassem pintar mas você continuava a ver o risco e a mossa, ficava contente com o serviço, só porque foi feito? Qual é a diferença por serem jantes?
-Se não existe prova do bom estado das jantes quando lá entraram é porque a Norauto não quer saber de ter essa prova. Nos concessionários que já usei tem uma folha de receção dos veículos onde ficam registados danos existentes. Cabe à oficina inspecionar o veículo quando o recebe, para se precaver, e ao cliente quando o levanta, para se proteger. Assim cada um faz a sua parte. Quando lá deixei o carro para a segunda reparação exigi que me fosse feita tal ficha, que foi recusada por não existir. Quase tive que obrigar um funcionário a inspecionar o veículo na minha presença, mas isso vale do que vale… Nada.
- Quanto às duas outras questões, o user que respondeu (e a quem agradeço na mesma) deve estar distraído ou não leu os posts todos… Que os danos correspondem ao manuseamento deles foi por eles assumido, até porque mandaram reparar por duas vezes (veja as duas fotos que tirei das jantes danificadas antes de reparar). Os defeitos atualmente presentes nas jantes são defeitos de pintura (lixo, bolhas, escorrida, zonas sem cobertura) ou de falta de reparação efectiva (pintadas por cima do metal em falta, arrancado pelo funcionário da Norauto ao montar os pneus, sem repor o dito metal para ficarem redondas de novo). Se foram enviadas para reparar, como podem ser estes defeitos de minha autoria??? E como é que já podiam estar presentes? Foram defeitos documentados no dia e hora em que levantei o veículo por isso vieram da “reparação” assim (as fotos têm backup imediato para o google photos, não deixa mentir quanto na isso). Aliás, dei nota destes defeitos à norauto por escrito ainda antes de levantar o veículo, pois por minha vontade não o tinha levantado. Mas a resposta foi basicamente “está feito, anda buscar” e tive medo que mo deixassem lá abandonado ou mo estragassem mais.
- Os rebordos novamente raspados das jantes são danos em tudo iguais aos que inicialmente levaram à “reparação” e são apenas no rebordo sem afectar as faces, porque foram feitos pela máquina (cujo nome não sei) que tem uma lança para inserir o pneu. É praticamente impossível alguém fazer estes danos depois do pneu montado, porque é mais largo que a jante e impede acesso a esta zona da jante, sobretudo sem provocar danos nas faces caso fosse num passeio ou outro tipo de obstáculo.

E que as voltaram a danificar logo de seguida... Mas sim, é verdade que foram "reparadas" já que é fácil de ver que o acabamento tem uma qualidade muito LONGE do de fábrica. Qualquer zé pintor de esquina que saiba usar uma pistola e tenha uma estufa fazia melhor! Raios, eu já pintei coisas com sprays e fazia melhor! E também é fácil de ver que os danos físicos que a norauto causou foram pintados por cima, sem reparar nada.

O certo é que o carro continua com muitas vibrações desde que as jantes sofreram isto, desconfio que os danos foram mais do que estéticos... No fds fui ao norte e acima dos 130-140 o carro vibrava todo, e nem era o volante como quando tem problemas de equilibragem, parecia que ia aos saltos, mas podia ser falta de (muita) equilibragem atrás... Vou ver isso numa casa séria, até lá está parado e ando com o velhinho, que com 21 anos não sofre destas m***as. Não estamos a falar de um chaço velho, é um Skoda Superb com apenas 4 anos que nunca sequer bateu num passeio!!! E estes problemas vão-se propagando e estragando outras coisas. Mais dia menos dia são rolamentos, estou mesmo a ver. E tudo porquê? Porque troquei de pneus na Norauto!
Lamento o desabafo, mas fod***, ponham-se na minha pele... Um carro que ainda está quase como novo e que comprei por 30.000€...

Estou a tentar ser neutro porque sou mecânico e mesmo ao escolher clientes, tenho alguns a tentar enganar. Desde de mudar uma lâmpada, no dia seguinte avaria a EGR por causa da lâmpada.

Quero que compreendas que só estão a tentar resolver a bem. Eu sei que ninguém tira fotos do antes e depois.

Sobre as vibrações, pode ser da calibração dos pneus, jantes empenadas, rótulas folgadas ...

Estou a tentar ser neutro porque sou mecânico e mesmo ao escolher clientes, tenho alguns a tentar enganar. Desde de mudar uma lâmpada, no dia seguinte avaria a EGR por causa da lâmpada.

Quero que compreendas que só estão a tentar resolver a bem. Eu sei que ninguém tira fotos do antes e depois.

Sobre as vibrações, pode ser da calibração dos pneus, jantes empenadas, rótulas folgadas ...

Obrigado pela clarificação. Eu percebo que há sempre gente mal intencionada, mas isto são danos que foram causados na troca de pneus e que o funcionário admitiu, na hora, ter causado. Eu não tenho nenhuma necessidade económica para me andar a chatear com a Norauto; sou investigador e professor universitário e poderia facilmente reparar/substituir as jantes do meu bolso SE fosse eu a estragá-las. Só o faço porque isto é tudo culpa deles e não aceito ficar com as jantes neste estado, que parece que foram retocadas nas traseiras de alguma garagem... Infelizmente, se não fosse eu a ver os danos na hora e tivesse saído com o carro, estou 100% convencido que iriam descartar responsabilidade, pois o funcionario nada disse até eu começar a ver os danos e me queixar (apesar de eu estar ao lado dele o tempo todo em que esteve a acabar de equilibrar as rodas e montar no carro!)

Se a Norauto quisesse resolver a bem dar-se-ia ao trabalho de inspeccionar as jantes comigo quando, depois da segunda "reparação" eu me queixei logo do seu estado inaceitável, antes mesmo de montarem os pneus. Mas não estavam: disseram para lá ir inspeccioná-las tal como pedi e nessa altura não estava ninguém na oficina, para além de um mecânico "tarefeiro" que encolheu os ombros quando apontei defeitos e até ele próprio apontou zonas de tinta mal aplicada.
Acrescento mais: o trabalho de "reparação" foi tão mal feito ao ponto de que nem um acabamento igual ao original usaram. meteram para lá uma tinta prata metalizado cheio de flocos que não estou certo ser produto próprio para jantes. Aquilo não vai durar nada e em menos de nada estão prontas para o lixo...

Quanto às vibrações, tenho que mandar equilibrar para descartar isso (mesmo se for só isso mostra que nem o básico fizeram...), mas o certo é que começaram com vibrações DEPOIS deles mas estragarem. Eu queixei-me das vibrações quando foram para a segunda reparação e disse que verificassem se não mas tinham empenado e que reparassem tudo. O certo é que voltaram e o carro continua a vibrar muito... acima dos 130-140 é impossível, mete medo!

Independentemente disto, o simples modo como apertaram (ou em algumas rodas, não apertaram) os parafusos das rodas mostra muita incompetência. Os discos empenaram quase de repente desde que montaram os penus/rodas da última vez, não é de estranhar visto o aperto tão mau e desigual que deram.... Além de que o carro ficou a fazer uma zoeira estranha que não percebo de onde vem. Tipo entre zoeira e assobio acima dos 40 Km/h e que não fazia com os mesmos pneus, só começou quando mos montaram nas jantes depois da última reparação. Vai-se a ver e também danificaram pneus... Ainda lá fui para verem, constataram a zoeira mas "deve ser rolamentos", assim de repente de um dia para o outro...

Enfim, sei que não deve ser generalizado, mas estou profundamente desagradado com isto tudo, que mostra muita incompetência. Se você é mecânico e trabalha com brio, facilmente pode perceber o meu desagrado com isto tudo... Entra lá um carro que estava como novo a nível estético e mecânico e agora é só estes problemas todos, que em toda a probabilidade eles causaram, mas que eu vou pagar para resolver. Começando por ter que mandar rectificar os 4 discos, que certamente devido ao aperto erradissimo que deram, empenaram. E sorte foi não se ter soltado uma roda, tal era mau o aperto de algumas... Enfim...

Só uma pequena actualização: Fui a uma casa especializada em pneus para me equilibrarem as rodas por causa das vibrações absurdas e, ao que parece, quando montaram as jantes de novo na norauto, fizeram uma caca de trabalho na equilibragem (algumas rodas devem até ter sido esquecidas completamente...). Uma delas levou 50g + 55g de pesos, o que me parece excessivo e pode explicar as vibrações horríveis que tinha, mas também pode ser reflexo dos muitos danos que tem nos rebordos (e sabe-se lá que mais...). Ainda não voltei a testar na estrada para ver como se comporta a 140 km/h porque não faço muita auto-estrada, e porque aproveitei para mandar maquinar os discos, que empenaram depois da visita à Norauto... Já foram feitos os de trás mas preciso de tempo para "atacar" os da frente e levá-los a maquinar. Talvez hoje à noite, é um trabalho mais envolvido porque implica remover também o suporte da pinça de travão.

Uma novela, é preciso estar atento!

Uma vez também na troca de um vidro, estragaram os frisos laterais, lá assumiram porque vi no levantamento, senão era um problema

Agora quando troco vidros faço questão de chamar o responsável para ver o estado dos frisos antes de começarem o trabalho

Boas,
os discos foram só tirar um nadinha da superfície a uma casa em Coimbra especializada em recondicionar travões, bombas hidráulicas e embraiagens. Já lá levei discos e tambores do meu velhinho Opel e ficaram impecáveis. Não acho que façam nenhum tipo de equilibragem dos discos, isso foi feito de fábrica, mas se tirarem pouco material e igual nas duas faces não deve desequilibrar.

Apesar dos 70.000 Km estavam quase como novos (as pastilhas idem) e o empeno não devia ser grande coisa. Aliás, quando os entreguei eles viram que estavam quase novos e disseram que tiram sempre o mínimo possível e que se fosse muito avisavam. Por isso, entre os menos de 20€ para rectificar os 2 discos e os ~100€ para meter novos de marca de jeito (comprados na net, localmente seria mais, sem ser na marca), a diferença ainda é grande. Como faço uma condução muito tranquila/defensiva, uso pouco os travões. Ainda não testei porque queria ver se também fazia os da frente. Gosto de mecânica e estes trabalhos que se fazem na garagem dão-me enorme satisfação!

Em relação à queixa com a Norauto, a minha amiga advogada está hoje mesmo a rever o texto que vou submeter no centro de arbitragem do sector automóvel (parece que o julgado de paz em Coimbra é muito ineficiente, fui aconselhado a ir pelo CASA). Preparei uma série de documentos com fotos dos danos originais e fotos do estado actual das jantes, emails trocados com a Norauto em que pedem para que marque entregar as jantes mas onde nunca responderam que iriam DE FACTO reparar as jantes ( foi algo que perguntei especificamente antes de segunda reparação: se iam reparar ou dar nova "lavagem de cara"), reclamações efectuadas e respostas recebidas. Não vou estar para me chatear: visto que foram "reparadas" duas vezes, peço apenas indemnização pelo valor de jantes iguais novas e junto orçamento do concessionário Skoda. Não quero que a norauto me volte a tocar no carro. A advogada disse para pedir agora o que achasse que me deviam, incluindo indemnizaçã por ter o carro parado, etc, mas apenas quero resolver o problema das jantes e mais nada. Prefiro pagar do meu bolso a terceiros competentes para que me troquem os pneus, do que ver jantes novamente estragadas....

Boas,
os discos foram só tirar um nadinha da superfície a uma casa em Coimbra especializada em recondicionar travões, bombas hidráulicas e embraiagens. Já lá levei discos e tambores do meu velhinho Opel e ficaram impecáveis. Não acho que façam nenhum tipo de equilibragem dos discos, isso foi feito de fábrica, mas se tirarem pouco material e igual nas duas faces não deve desequilibrar.

Apesar dos 70.000 Km estavam quase como novos (as pastilhas idem) e o empeno não devia ser grande coisa. Aliás, quando os entreguei eles viram que estavam quase novos e disseram que tiram sempre o mínimo possível e que se fosse muito avisavam. Por isso, entre os menos de 20€ para rectificar os 2 discos e os ~100€ para meter novos de marca de jeito (comprados na net, localmente seria mais, sem ser na marca), a diferença ainda é grande. Como faço uma condução muito tranquila/defensiva, uso pouco os travões. Ainda não testei porque queria ver se também fazia os da frente. Gosto de mecânica e estes trabalhos que se fazem na garagem dão-me enorme satisfação!
Fazes bem. Guarda os links dos discos para comprar mais tarde. 100€? Carotes.
Em relação à queixa com a Norauto, a minha amiga advogada está hoje mesmo a rever o texto que vou submeter no centro de arbitragem do sector automóvel (parece que o julgado de paz em Coimbra é muito ineficiente, fui aconselhado a ir pelo CASA). Preparei uma série de documentos com fotos dos danos originais e fotos do estado actual das jantes, emails trocados com a Norauto em que pedem para que marque entregar as jantes mas onde nunca responderam que iriam DE FACTO reparar as jantes ( foi algo que perguntei especificamente antes de segunda reparação: se iam reparar ou dar nova "lavagem de cara"), reclamações efectuadas e respostas recebidas. Não vou estar para me chatear: visto que foram "reparadas" duas vezes, peço apenas indemnização pelo valor de jantes iguais novas e junto orçamento do concessionário Skoda. Não quero que a norauto me volte a tocar no carro. A advogada disse para pedir agora o que achasse que me deviam, incluindo indemnizaçã por ter o carro parado, etc, mas apenas quero resolver o problema das jantes e mais nada. Prefiro pagar do meu bolso a terceiros competentes para que me troquem os pneus, do que ver jantes novamente estragadas....
Tinham dito logo ir ao CASA.

Fazes bem. Guarda os links dos discos para comprar mais tarde. 100€? Carotes.Tinham dito logo ir ao CASA.

Esse preço é para ambos (50€ cada) e da marca ATE, há-os de marcas menos conceituadas/genéricas a menos de 30€ cada (teria que confirmar a adequação primeiro).

Não esquecer de pastilhas novas ou ajeitar as antigas se ainda forem suficientes.

As pastilhas ainda estavam também com muito pouco uso. Pus uma lixa de metal de grão médio numa superfície dura e plana, esfreguei-os um pouco em círculos e limpei com spray de limpeza de travões. Ficaram com a superfície como nova e sem irregularidades (foto).

Attachments

• IMG_20220515_164204.jpg
    IMG_20220515_164204.jpg
    33.6 KB · Views: 0

Jantes empenadas, não digo que não haja qualquer coisita, sobretudo depois da experiência na Norauto. Tenho que ver também a questão de possíveis folgas nas rótulas... A direcção já foi alinhada 2x (às 4 rodas) e continua a fugir muito para a direita. Tenho que continuamente estar com o volante um pouco puxado para esquerda, senão lá vai ele. Os outros dois carros que conduzo nas mesmas estradas não fazem isso (Opel astra de 2001 e Nissan Leaf de 2019) ou fazem muito menos, sendo certo que em zonas a estrada tem inclinação para a berma e é normal que o façam um pouco.

As pastilhas ainda estavam também com muito pouco uso. Pus uma lixa de metal de grão médio numa superfície dura e plana, esfreguei-os um pouco em círculos e limpei com spray de limpeza de travões. Ficaram com a superfície como nova e sem irregularidades (foto).

Adoro estas poupanças... Discos novos mas vamos aproveitar as pastilhas velhas. Nem que depois se queixem de vibrações e afins... [:D]

Adoro estas poupanças... Discos novos mas vamos aproveitar as pastilhas velhas. Nem que depois se queixem de vibrações e afins... [:D]

Penso que não leu tudo... os discos ainda estavam em muito bom estado e foram rectificados. Não são novos. Acabei de ir buscar os da frente e também parecem novos, logo já monto tudo. As pastilhas também não tem uso quase nenhum, como se pode ver pela foto anterior; foi dada uma pequena lixadela só para despolir a superfície mas nem seria preciso, não tinham riscos ou outras marcas. Da próxima vez que precisar leva tudo novo, por agora ainda faz muitos kms com este material. Para mim, não fazia sentido deitar fora peças quase como novas por causa de um pequeníssimo empeno que se pode rectificar (por quem sabe). E nesta casa acredito que sabem, já lá levei também os do Opel aqui há uns anos e ficaram impecáveis (uma pinça estava a agarrar e deu uma esquentadela num disco quase novo, que empenou um pouco).

Esse tipo de lojas/oficinas (Norauto, FeuVert, Roady, etc) só mesmo em desespero, eles nem uma mudança de óleo sabem fazer em condições.

É fugir a sete pés...
E mesmo assim é preciso ter sorte e não se enganarem na folha de obra e mudarem um oleo errado a um carro que vai mudar uma lâmpada.

É só aprendizes e curiosos. Nem para atestar o limpa vidros eu colocaria um carro num sítio desses.

Back