Retirar a barra estabilizadora traseira. Sim ou não ?

Retirar a barra estabilizadora traseira. Sim ou não ?

• Sim

Votes: 4 57.1%
  • Não

Votes: 3 42.9%

• Total voters
    7
Do alto do meu mega conhecimento...não faço ideia. Falem praí para eu aprender!

A barra estabilizadora não permite que os veículos efetuem cruzamentos de eixos tão grandes quando aplicadas.
Ou seja se não tiveres barra estabilizadora traseira o teu terrano vai ter um curso de suspensão ligeiramente maior e copiará melhor o terreno.
Por outro lado perdes estabilidade a andar em estrada pois a ideia como o nome diz é estabilizar o veículo nos movimentos em estrada.
O que se ganha em estrada perde-se em TT.
Há quem diga que a viatura até fica mais confortável.

Não há volta a dar!
Temos que aceitar que barra estabilizadora altera o comportamento de qualquer veículo.

- A sua existência ajuda no comportamento em estrada e de utilização normal, reduz o adernar em curvas mais acentuadas ou rotundas.

- A sua inexistência ajuda ao permitir um maior cruzamento no eixo em terreno acidentado com o subsequente benefício na tração. A flexibilização do eixo nestes moldes também traduz-se em um maior conforto fora de estrada.

Acho que a decisão deve depender essencialmente do estilo de utilização (se as medidas justificam o fim).
Gostaria de dizer que convém andar com as suspensão em condições caso decidam por remover a barra.

Qual a vossa opinião ? ...e porquê
Eu já retirei a cerca de 2 anos, só a de trás, noto um ligeiro adorno nas curvas maiores, faço muita estrada e muito km fora dela, e não estou nada arrependido

Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

Quando tinha o Frontera, cheguei a retirar a barra estabilizadora traseira.
Como tinha molas e amortecedores +5 cms, ficava com um cruzamento de eixos enorme no eixo traseiro. No entanto, voltei a colocar. Para a utilização TT que fazia não precisava daquele cruzamento todo(a não ser para tirar umas fotos de "perna alçada" para mostrar aos amigos[:D]). Notava que o jipe adornava bem mais nas curvas, a suspensão mais alta também não ajudava, e tinha receio que numa guinada inesperada acontecesse o pior... Afinal de contas o Frontera era o meu veiculo do dia a dia.
O meu conselho é: Experimenta. nada como seres tu a tirar as conclusões e a comparar o comportamento do jipe com e sem barra. Para fazeres a experiência é fácil: basta desapertares/retirares um dos pendurais da barra.[;)]
Há quem consiga "inventar" umas barras desconectáveis manualmente, não sei se existe até algum "kit" deste género para o teu:Desconectador de estabilizadora - Club Tortugatt 4x4 | Rutas Tarragona 4x4 | Club Tortugatt

Quais barras? Isto foi feito para ser tão barato, que acharam que as barras estabilizadoras era dinheiro mal gasto
463dc3b6349caab18d52a405ac3533e4.jpg

:) Isto tem algum assunto mas se o fazes ou não..... continuo a dizer que só tu podes responder.

Ela está lá para alguma coisa e até é importante. Desde que haja consciência de que ela foi retirada, o perigo é relativo.

Claro que pode aparecer sempre uma situação de emergência em que se ela lá estivesse....era menos um jipe capotado e uns ossos partidos!

:) Isto tem algum assunto mas se o fazes ou não..... continuo a dizer que só tu podes responder.

Ela está lá para alguma coisa e até é importante. Desde que haja consciência de que ela foi retirada, o perigo é relativo.

Claro que pode aparecer sempre uma situação de emergência em que se ela lá estivesse....era menos um jipe capotado e uns ossos partidos!
É o mesmo que andarem com os amortecedores nas lonas.
Pior só mesmo sem barra e sem amortecedores [:D]

Pois.....trocar amortecedores em Portugal acho que só eu e mais 2 ou 3 gatos pingados! Este país deve ser um dos mercados mais difíceis para esta industria, a par do africano.

Por acaso pensei que o user @alves4850 fosse o primeiro a dizer que mantinha por fazer Overlanding e andar muito em estrada mas também TT.
Mas como viram já disse que não.
Até à poucos anos nem o Mercedes G tinha barra estabilizadora no eixo traseiro.
A questão da segurança é sempre um must mas daí a torna-se inseguro.
Por norma qualquer veículo TT dos anos 90 já é inseguro e falha redondamente em qualquer tipo de crash test.
A barra dianteira tem muito mais influencia nesse comportamento.
Os Land Rovers durante muitos anos desde o Defender ao Range Rover não tinham barra estabilizadora.
Obviamente com o alargar do tipo de condutores começaram as concessões.
Em TT não existe nada como ter uma suspensão que copie na íntegra o Terreno e a minha óptica vem no sentido de quem tem jipe atualmente é porque faz TT ao contrário de alguns anos atrás.

Pois.....trocar amortecedores em Portugal acho que só eu e mais 2 ou 3 gatos pingados! Este país deve ser um dos mercados mais difíceis para esta industria, a par do africano.

No meu Terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, OME demasido rijos e atualmente Rancho reguláveis em 9 posições.
O ML trocou aos 130.000kms e o Pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano. [:cool:]
Já agora que jipe tens ?

Por acaso pensei que o user @alves4850 fosse o primeiro a dizer que mantinha por fazer Overlanding e andar muito em estrada mas também TT.
Mas como viram já disse que não.
Até à poucos anos nem o Mercedes G tinha barra estabilizadora no eixo traseiro.
A questão da segurança é sempre um must mas daí a torna-se inseguro.
Por norma qualquer veículo TT dos anos 90 já é inseguro e falha redondamente em qualquer tipo de crash test.
A barra dianteira tem muito mais influencia nesse comportamento.
Os Land Rovers durante muitos anos desde o Defender ao Range Rover não tinham barra estabilizadora.
Obviamente com o alargar do tipo de condutores começaram as concessões.
Em TT não existe nada como ter uma suspensão que copie na íntegra o Terreno e a minha óptica vem no sentido de quem tem jipe atualmente é porque faz TT ao contrário de alguns anos atrás.
Desde que os teus amortecedores estejam bons e mantenhas a estabilizadora da frente, quase bem notas.

No meu Terrano em 130.000 kms vai no 3º jogo de amortecedores. Originais demasiado brandos, OME demasido rijos e atualmente Rancho reguláveis em 9 posições.
O ML trocou aos 130.000kms e o Pajero vão ser mandados para reparação mais ano menos ano. [:cool:]
Já agora que jipe tens ?
Porque não profender reguláveis? Estou a perguntar por curiosidade só

Back