REVISÕES - Preços, atendimento, etc...

Teste ás velas incandescentes Saxo 1.5D sem as desmontar

Preparação: Negativo da bateria desligado; Fios das velas desligados

Multimetro nos 20volts: fio vermelho no positivo da bateria, fio preto na vela onde estava o fio ligado

Resultado: 0,00 volts nas 4 velas

Multimetro nos 200 ohm: fio vermelho na vela onde o fio ligava, fio preto na vela na zona onde encaixa a chave para desapertar

Resultado: 2 velas não deu resultado nenhum. 2 velas deu 0,04

Há duas velas que tão boas ou tão as 4 pifadas?

As duas que deram 0,04 ohm deviam ter dado algum resultado no teste dos volts?

Nota: Carro com mais de 200k kms, do século passado (anterior a 2000) e as velas ainda são as de origem. Agora com o frio o carro custa a pegar.

Estão as 4 avariadas, troca as 4 velas.

Pois, o problema é mesmo esse.. o problema é que deixam andar e depois era uma vez um motor de arranque.

Vá, pelo menos nos diesel mais antigos. Por exemplo os TDI pegam à primeira com as quatro velas queimadas, seja Verão ou Inverno, a menos que estejam temperaturas mesmo baixas (comprovado por mim mesmo, andei uma data de tempo assim e nem sabia.. nem aparecia nada no quadrante)

o meu mano teve um golf tdi 90cv de 99 e uma altura o carro começou a pegar mal e fazia uma nuvem de fumo quando ligava o motor e só oigava á segunda ou terceira vez , diagnostico = apenas uma vela queimada [;)] mas eu acho que na altura acendia uma luz qual quer no quadrante .

No manual do respectivo costuma ter essa informação.

O Autodata ou outro parecido (WOW da Wurth,...) tb têm essas e outras informações.

Malta, aproveito e façouma pergunta a quem costuma mandar vir coisas da APL: fiz uma encomenda no black friday e ainda estou à espera que ela apareça. Mandei mail e tão pouco respondem... é normal? Isto por cá é do pior, mando vir cenas de todo o mundo e chegam cá mais depressa [8b] além de responderem sempre aos emails a tempo e horas. O tuga não aprende mesmo...

ontem mandei um mail para lá a perguntar se vendiam um determinado óleo em embalagens de 1 litro , passado 15 minutos ligaram-me a dizer que vendiam e que tinham actualizado a pagina de óleos do site deles [;)]

Se é tudo 5W30 Dexos 2 penso que sejam compatíveis, ou não?:confused:

Isso é daquele tipo de situações que não tem na loja on line mas se tlf/mail eles arranjam?[;)]

Não sabia disso, pensei que era só mesmo para controlar tempos e km´s.[8b]
Mas agora sim tenho controlado com o op-com.
Quando fazemos reset fica o óleo a 100% e depois vai descendo conforme km´s/utilização/tempos etc.

Por acaso tenho uma certa curiosidade por essa marca.
O último filtro do gasóleo que meti na minha carrinha foi da Purflux e gostei do aspecto do papel filtrante em zig zag.
Quando fui para trocar o óleo já não encontrei em loja física dessa marcar.
On line também não é fácil pois a maioria das lojas nem vende sequer essa marca.

Nem eu nem ninguém acredita!
Mas sinceramente, não me surpreende.
Até foi à bem pouco tempo que um user aqui comentou que lhe tinham facturada na Mazda um filtro do habitáculo e quando ele depois o desmontou viu que não o tinha trocado e que lá se mantinha o velho.
Se isto acontece na marca, o que não será no Manel GT?!
Não foi só o do habitáculo,o do gasóleo também

Estes motores pedem velas a cada 60000kms. Se reparares, as velas tem 3 pólos para maior duração. A referência é igual no 1.4/1.6

10W40 é que não pá.. 5W30. Sim, eu pus 10W40 para mandar fora daqui a xxxxKms. Estou a experimentar uns produtos visto que o carro fumava azul e depois da operação está sem fumos ou cheiros de óleo. Dado que o dono faz trajectos diários 4x2Kms, não tem levado o melhor óleo. Se te lembrares, fiz um vídeo do motor da parte inferior onde mostra a cambota e os apoios. Está nojento! Não me admirava que tivesse os segmentos colados..

Este perdia por um oring do corpo do termóstato e obrigou a substituição do liquido todo.

Então andei a mudar cedo de mais. Elas não pareciam más, mas foi com boa intenção (porque a carrinha tem utilização maioritariamente citadina). Menos 20€ que gasto [:D]

No que ao óleo diz respeito, dou-te toda a razão! Não andasse a Cordoba com um 5w30 VW 504.00 desde que lhe faço as revisões [:cool:]

Mas como deves compreender, o carro não é meu e como o meu avo não entende nada de carros e sempre deixou meter o que a oficina "lhe recomendou"...
O que é certo é que foram 350.000 a levar daquilo e anda fina, não tenho grandes bases para contrariar e tentar mudar a receita.

(se entretanto arrear ou der algum problema mostro-lhe de assentada os teus vídeos todos do Golf para o impacto ser maior, a ver se muda de ideias [:D])

Velas incandescentes para saxo 1.5D

FAE Termaplus é bom?

Podem dizer que por exemplo Bosch deve ser melhor, mas tendo em conta os preços:

FAE Termaplus 5 euros/cada VS Bosch Duratherm 11 euros/cada

Qual será a melhor opção?

Last edited:

FAE Termaplus é bom?

Nunca usei, como tal, desconheço a fiabilidade.
Já usei bosch e ngk e dessas posso dizer que são fiáveis.

Dizem isto dessas velas;
"[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD]FAE Termoplus
[/TD]
[TD="width: 110"] [/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]As velas de incandescência FAE Termoplus reduzem o tempo de arranque a menos de seis segundos; permitem aos motores Diesel um arranque praticamente tão rápido como o dos motores a gasolina; queimam o combustível de um modo mais completo durante o arranque, reduzindo-se a emissão de partículas até 40%; e emitem menos fumo “negro e azul” – combustão mais completa, arranque mais ecológico. Graças ao seu reduzido tempo de pré-aquecimento e a um possível pós-aquecimento, o motor trabalha desde o primeiro momento de uma forma mais suave e uniforme, reduzindo-se, portanto, o ruído do propulsor."

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

FAE Termaplus é bom?

Podem dizer que por exemplo Bosch deve ser melhor, mas tendo em conta os preços:

FAE costuma ser material bom.
E a 5€ cada vela, é de aproveitar.

Ainda agora veio um sensor de temperatura dessa marca para o coupé.

Já agora,

Tinha um ruído no compartimento do motor que vinha da zona das correias. (do género de um assobiar suave ao acelerar até as 1200 rpm, e por volta das 1000 rpm parecia um ruido plastico, como se tivesse algo solto)
Até estava a desconfiar que seria a da distribuição, mas meti pó talco na dos acessórios e o barulho por uns segundos calou-se.

Dei mais um pouco de aperto no esticador do alternador (2 voltas completas), e o barulho calou-se.

Poderia ser a correia pouco esticada? Sei que para o assobio, era.
Agora para o outro ruído não sei...

ontem mandei um mail para lá a perguntar se vendiam um determinado óleo em embalagens de 1 litro , passado 15 minutos ligaram-me a dizer que vendiam e que tinham actualizado a pagina de óleos do site deles [;)]

Eu também já comprei lá, e noutras lojas online também e regra geral correu sempre tudo bem. De facto notei que demoram um pouco a atender as chamadas, mas quando não atendem passado um bocado devolvem a chamada.

Vou checkar esses que dizes, obrigado. A ideia era conseguir saber essa informação ma para qualquer carro.

Quanto à pergunta da APL, respondi noutro post há pouco. Mas fala com eles na página da facebook, por lá respondem-te rápido ;)

No manual do respectivo costuma ter essa informação.

O Autodata ou outro parecido (WOW da Wurth,...) tb têm essas e outras informações.

Malta, aproveito e façouma pergunta a quem costuma mandar vir coisas da APL: fiz uma encomenda no black friday e ainda estou à espera que ela apareça. Mandei mail e tão pouco respondem... é normal? Isto por cá é do pior, mando vir cenas de todo o mundo e chegam cá mais depressa [8b] além de responderem sempre aos emails a tempo e horas. O tuga não aprende mesmo...

Vou checkar esses que dizes, obrigado. A ideia era conseguir saber essa informação mas para qualquer carro.

Quanto à pergunta da APL, respondi noutro post há pouco. Mas fala com eles na página da facebook, por lá respondem-te rápido ;)

Ontem ao desligar o carro, 2 min depois fui ver nivel do oleo, e reparei que ao cheirar o oleo que está na vareta, tinha cheiro estranho. Parecia cheiro quente, churrasco , batata frita, nao sei dizer lol é normal, ter algum cheiro? Nao é indolor? Atençao que nao vejo fumos( so um pouco de preto, ao ligar ou puxar a fundo que penso ser normal), oleo ta a nivel etc. Nunca tinha reparado em tal cheiro, pensei havia algo de errado, mas tambem pensei podia ser de estar a 90graus, ter cheiro assim...

Teste ás velas incandescentes Saxo 1.5D sem as desmontar

Preparação: Negativo da bateria desligado; Fios das velas desligados

Multimetro nos 20volts: fio vermelho no positivo da bateria, fio preto na vela onde estava o fio ligado

Resultado: 0,00 volts nas 4 velas

Multimetro nos 200 ohm: fio vermelho na vela onde o fio ligava, fio preto na vela na zona onde encaixa a chave para desapertar

Resultado: 2 velas não deu resultado nenhum. 2 velas deu 0,04

Há duas velas que tão boas ou tão as 4 pifadas?

As duas que deram 0,04 ohm deviam ter dado algum resultado no teste dos volts?

Nota: Carro com mais de 200k kms, do século passado (anterior a 2000) e as velas ainda são as de origem. Agora com o frio o carro custa a pegar.

Prepara 4 velas novas.

Então andei a mudar cedo de mais. Elas não pareciam más, mas foi com boa intenção (porque a carrinha tem utilização maioritariamente citadina). Menos 20€ que gasto [:D]

No que ao óleo diz respeito, dou-te toda a razão! Não andasse a Cordoba com um 5w30 VW 504.00 desde que lhe faço as revisões [:cool:]

Mas como deves compreender, o carro não é meu e como o meu avo não entende nada de carros e sempre deixou meter o que a oficina "lhe recomendou"...
O que é certo é que foram 350.000 a levar daquilo e anda fina, não tenho grandes bases para contrariar e tentar mudar a receita.

(se entretanto arrear ou der algum problema mostro-lhe de assentada os teus vídeos todos do Golf para o impacto ser maior, a ver se muda de ideias [:D])

Fazes bem em antecipar a troca de componentes.

Sobre óleos, já dei o toque ao dono visto que faz trajectos curtos. Um eléctrico é que era.. Próximo leva com GM 5W30 ou UnilOpal 100% sintético a preço canhão.

FAE Termaplus é bom?

Deixei um vídeo aí atrás. Bosch Duratherm.

Ontem ao desligar o carro, 2 min depois fui ver nivel do oleo, e reparei que ao cheirar o oleo que está na vareta, tinha cheiro estranho. Parecia cheiro quente, churrasco , batata frita, nao sei dizer lol é normal, ter algum cheiro? Nao é indolor? Atençao que nao vejo fumos( so um pouco de preto, ao ligar ou puxar a fundo que penso ser normal), oleo ta a nivel etc. Nunca tinha reparado em tal cheiro, pensei havia algo de errado, mas tambem pensei podia ser de estar a 90graus, ter cheiro assim...

Cheira a ... óleo! [:D]

Sim mas ate mudar... Gostava saber se é normal e posso descansar ou se preciso ir averiguar ;) por isso perguntei eblase, e nao percebi.

Ok. Vejo pelo que? Porque de resto parecia tudo normal. A nivel, etc. So cheiro me confundiu um bocado. E era so perto da vareta.

Back