REVISÕES - Preços, atendimento, etc...

Gostaria também de ser esclarecido em outro tema, que tenho denotado, que é muito falado aqui no fórum: óleos.

Eu desde que adquiri um Seat Ibiza de 2001, 1.9, S.D.I, denotei, aquando das manutenções, que o carro era um pouco “guloso” no que a óleo diz respeito.
Eu sempre tentei ter em atenção as manutenções, mudando sempre antes que previsto o óleo e o filtro.
Mas apercebo-me que o óleo nunca chega para fazer 10.000 Km, ou seja, passo a exemplificar. A última vez que troquei o óleo foi aos 173.000 Km e agora com os actuais 179.000 Km (passados 6.000) reparo que a vareta se encontra a meio.

Fico sempre extremamente espantado ao ver que o óleo de certa maneira some-se um pouco.

Eu de certa maneira, ao mudar de óleo, peço sempre um óleo mais sintético em busca de que isso possa ajudar a colmatar tanta gulosidade do carro, mas já vi que não resulta.

A minha última mudança foi no Feuvert e coloquei o Cepsa Star Synthetic 10 W40 29,90 litro e um filtro de óleo Bosch 13,95.

Alguém tem alguma opinião?

Basicamente a pergunta é: O que pode fazer com que o carro tenha tendência a gastar o óleo? Ou simplesmente é normal?

Viagens longas podem interferir nessa questão?

O meu muito obrigado.

Oi, eu ja tive um SDI, e quando o comprei novo, também era esse o problema.
Numa das revisões na Seat, queixei-me desse facto, e eles o resolveram Disseram-me que a Seat (WV) tinha "inventado uma peça" que que reduzia muito o consumo de óleo, disseram-me também que esses motores consomem óleo até +/- 60 mil, mas k depois estabilizava...mas nalguns casos até piorava... mas que não me preocupasse, que ja era feitio desses motores.
No meu caso , eles a meteram a borla, pois estava na garantia, e pelo tempo que demorou...devem ter desmontado só a tampa de protecção do motor...pois foi rapido.[;)]

No meu caso...resolveu. ( atenção: isto em 2001)

Muito obrigado D.Juan tou a ver, é uma boa dica.

O meu é um Ibiza de 2001 S.D.I 1.9 Diesel.

Dessas bombas qual é a mais preferível e de confiança? Bosch?

Mencionei aquelas marcas para os kits de distribuição. Geralmente não incluem bomba de água.

Sendo de 2001 o mais provável é ser diferente do meu. Só confirmando com algum proprietário ou mecânico.

Oi, eu ja tive um SDI, e quando o comprei novo, também era esse o problema.
Numa das revisões na Seat, queixei-me desse facto, e eles o resolveram Disseram-me que a Seat (WV) tinha "inventado uma peça" que que reduzia muito o consumo de óleo, disseram-me também que esses motores consomem óleo até +/- 60 mil, mas k depois estabilizava...mas nalguns casos até piorava... mas que não me preocupasse, que ja era feitio desses motores.
No meu caso , eles a meteram a borla, pois estava na garantia, e pelo tempo que demorou...devem ter desmontado só a tampa de protecção do motor...pois foi rapido.[;)]

No meu caso...resolveu. ( atenção: isto em 2001)

Humm...terei que me informar junto da marca talvez (Apesar de não fazer manutenções na marca).

Tantas vezes me queixei aos mecânicos sobre essa questão e nunca me foi respondida.

Considero uma coisa muito estranha, o facto de criarem uma peça para o efeito. Pergunto-me se esse "defeito" é só para os Ibiza de 2001 ou se há mais reclamações nesse campo?

Pelo que vi na net em vários fóruns da especialidade parece que os motores Seat (SDI) são por norma gulososos e a peça em questão é chamada reflector (aparentemente esta peça pode diminuir consumos).

Em breve irei a uma oficina da marca perceber se isso é a derradeira solução.

Gostaria também de ser esclarecido em outro tema, que tenho denotado, que é muito falado aqui no fórum: óleos.

Eu desde que adquiri um Seat Ibiza de 2001, 1.9, S.D.I, denotei, aquando das manutenções, que o carro era um pouco “guloso” no que a óleo diz respeito.
Eu sempre tentei ter em atenção as manutenções, mudando sempre antes que previsto o óleo e o filtro.
Mas apercebo-me que o óleo nunca chega para fazer 10.000 Km, ou seja, passo a exemplificar. A última vez que troquei o óleo foi aos 173.000 Km e agora com os actuais 179.000 Km (passados 6.000) reparo que a vareta se encontra a meio.

Fico sempre extremamente espantado ao ver que o óleo de certa maneira some-se um pouco.

Eu de certa maneira, ao mudar de óleo, peço sempre um óleo mais sintético em busca de que isso possa ajudar a colmatar tanta gulosidade do carro, mas já vi que não resulta.

A minha última mudança foi no Feuvert e coloquei o Cepsa Star Synthetic 10 W40 29,90 litro e um filtro de óleo Bosch 13,95.

Alguém tem alguma opinião?

Basicamente a pergunta é: O que pode fazer com que o carro tenha tendência a gastar o óleo? Ou simplesmente é normal?

Viagens longas podem interferir nessa questão?

O meu muito obrigado.

Eu tenho um Ibiza 1.9D com 290.600kms e não consome muito óleo.. cerca de 0,5L aos 10.000kms. O bloco penso que é igual ao teu, só deve mudar o sistema de injecção e mais um ou outro componente.

O consumo de óleo depende muito da utilização que se dá ao carro, nomeadamente, a rotação a que este circula. O meu normalmente anda abaixo das 3000rpm e tenho cuidado em não puxar por ele em frio, o que também contribui para não "queimar" muito óleo. Mas se andar a puxar muito pelo carro, noto que consome mais óleo.

Eu costumo meter ESSO 10w40w de 10 em 10 mil kms. Esse filtro de óleo da Bosh que pagaste 13,95€ acho um exagero. Eu compro o filtro do óleo com desconto especial por 3,25€ da marca "Milard", mas o preço normal deles é cerca de 6/7€, mesmo de outras marcas.

Eu tenho um Ibiza 1.9D com 290.600kms e não consome muito óleo.. cerca de 0,5L aos 10.000kms. O bloco penso que é igual ao teu, só deve mudar o sistema de injecção e mais um ou outro componente.

O consumo de óleo depende muito da utilização que se dá ao carro, nomeadamente, a rotação a que este circula. O meu normalmente anda abaixo das 3000rpm e tenho cuidado em não puxar por ele em frio, o que também contribui para não "queimar" muito óleo. Mas se andar a puxar muito pelo carro, noto que consome mais óleo.

Eu costumo meter ESSO 10w40w de 10 em 10 mil kms. Esse filtro de óleo da Bosh que pagaste 13,95€ acho um exagero. Eu compro o filtro do óleo com desconto especial por 3,25€ da marca "Milard", mas o preço normal deles é cerca de 6/7€, mesmo de outras marcas.

O meu conta com 280000km e também não tem um consumo de óleo assinalável. Desde que o comprei com 107000km que lhe meti óleo Norauto sintético 5w40, com mudas + ou - a 10-12000km. Até já levou 5w40 505.01- estava ao mesmo preço[;)]. Talvez leve Delphi 5w40 que está a um preço jeitoso aqui numa loja em Espinho.
O filtro do óleo também costuma ficar por 9-10€, embora só o troque de 2 em 2 mudas de óleo.

O meu conta com 280000km e também não tem um consumo de óleo assinalável. Desde que o comprei com 107000km que lhe meti óleo Norauto sintético 5w40, com mudas + ou - a 10-12000km. Até já levou 5w40 505.01- estava ao mesmo preço[;)]. Talvez leve Delphi 5w40 que está a um preço jeitoso aqui numa loja em Espinho.
O filtro do óleo também costuma ficar por 9-10€, embora só o troque de 2 em 2 mudas de óleo.

Ok. O meu veio para a minha mão com 130.000 kms e nas primeiras mudas levou óleo 15w40w da BP, depois comecei a meter o ESSO 10w40w e tem levado sempre desse.
Quando me passa pela cabeça trocar de carro, penso sempre que por muito bom que possa ser o novo carro, não será tão bom como este em alguns aspectos como fiabilidade, custos e facilidade de manutenção.

Obrigado pelas respostas rapazes.

Primeiro gostava de dizer que a SEAT me informou que o dita peça chamada de "reflector" não existe.

Passo a citar o e-mail que a SEAT RESPONDE me enviou:

"...Na sequência da questão que nos colocou, cumpre-nos informar que a SEAT Portugal não tem conhecimento desse tipo de equipamento nem similar. Desconhecemos de todo qualquer tipo de equipamento que previna ou evite o consumo excessivo de óleo quando este já se verifica."

Em relação as vossas respostas a verdade é que mudei de óleo aos 6300KM (dos 10.000KM possíveis) e a vareta marcava já no fim. Talvez tenham razão e seja uma questão de viagens largas, ou arranque a frio ou mesmo o tipo de condução.

Agora experimentei (sugestão do mêcanico) colocar o CASTROL MAGNATEC 10W40 e vou controlar bem o motor e ver realmente quanto gasta. Nada me resta senão esperar para ver.

O meu carro levou quatro amortecedores novos, discos e calços de travões de trás novos e mudou o óleo.

Tudo custou cerca de 500€, já com IVA e mão-de-obra incluidos.

O meu ibiza 1.9d de 94, já com 274000km, levou hoje óleo ACDelco 5w40. Incluído no serviço esteve mudança de filtro do óleo (mahle) e limpeza do filtro de ar (kingdragon de caixa).

5l óleo = 32€
filtro do óleo = 9€
Mão-de-obra = eu!

Pagaste 80 ou 90€ pela mudança da correia de distribuição já com a correia, tensores e a mão de obra incluida ? é um ibiza 1.9D ?
Então aqui fica o registo:

Correia (Gates): 29,55€
Rolamento tensor: 25,32€
Mão-de-obra (3h): 49,50€

Com IVA dá o total de +- 125€

Então aqui fica o registo:

Correia (Gates): 29,55€
Rolamento tensor: 25,32€
Mão-de-obra (3h): 49,50€

Com IVA dá o total de +- 125€

Eu mudei a minha aos 200.000kms e lembro-me que na altura me ficou tudo por cerca de 180€. Mas mudei 3 correias(distribuição, alternador e bomba de água ou direcção assistida!), 1 tensor e outra peça que depois de desmontar o mecânico viu que também precisava de ser mudada (não sei se era tb um tensor ou rolamento). Comprei as 3 correias e o tensor na Seat, de origem e depois a outra peça comprei numa loja de peças auto. Acho que na altura paguei 40€ de mão de obra e o resto foi tudo material.

Voltar
Superior