Rigor na formação

antoniop

New member
A história é esta:
Tenho um caso de uma pessoa próxima a quem foi pedido para dar uma disciplina de língua estrangeira num curso de formação profissional de informática (equiv. ao 12º). Muitos dos formandos simplesmente não sabem o mais básico do básico da língua e foram chumbados. Agora estão a ser exercidas pressões para que estes sejam aprovados por questões de objectivos de sucesso. Se formos avaliar pelos conhecimentos, nem no "cu de Judas" eles passavam. Só que os formandos não podem terminar o curso se não passarem a essa disciplina e noutras disciplinas técnicas têm boas notas.
As pressões incluem sessões de compensação não pagas e (consta) ameaças de não pagamento da formação.
Ou seja, para não haver chatices o ideal era "facilitar" (fazer de conta que não vimos um elefante a passar a 2 metros de nós) e passar todos. Ou então manter a cabeça erguida e manter o rigor da avaliação objectiva e continuar a ser alvo de pressões e sujeito a não receber pelo seu trabalho.
Numa situação destas, o que fariam? Os formadores daqui o que dizem?
Eu dou formação mas, felizmente, confiam nas minhas avaliações e quem tiver que chumbar, chumba.

Um abraço.

Mas que p*ta de situação! Eu bem que ficava na m*erda se me visse numa igual. Por um lado acho que devemos manter coerência e ser pessoas de princípio, por outro lado, quando nos entra no bolso, mais vale fazer o que o "patrão manda".

Se o teu colega for mais do género "c@garolas" e não se mexer muito bem, é melhor ceder às pressões do que andar a criar problemas que depois não consegue resolver. Se, pelo contrário, for uma pessoa com uma personalidade forte e que consiga enfrentar bem situações adversas, o CORRECTO é mesmo manter o rigor da avaliação objectiva, mesmo que isso implique a continuação das pressões e a eventualidade de receber pelo seu trabalho (nesse caso, com certeza que deverá procurar resolver essa situação nas instâncias apropriadas para o efeito.)

nao sou formador, mas tenho uma pessoa proxima q é.

E isso funciona mais ou menos desse modo nalguns institutos/ empresas menos sérios por ausa dos fundos, em virtude dos fundos estarem indexados em parte às avaliações.

É pena q assim seja...

Mas tb nao auguro mt bom futuro a esses "esquemas"... o tempo o dirá ! ;)

esses "esquemas" foram do mais manhoso possivel...durante anos veio subsidios para formação que nunca foi dada...outra receberam e ainda receberam novamente dos alunos....[xx(]formadores tambem se safaram alguns que recebiam nos anos 90 50-60contos/dia etc:(
Tenho familiares e amigos formadores...alguns "safaram-se" bem[:p] mto bem mesmo[:0]

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Mas que p*ta de situação! Eu bem que ficava na m*erda se me visse numa igual. Por um lado acho que devemos manter coerência e ser pessoas de princípio, por outro lado, quando nos entra no bolso, mais vale fazer o que o "patrão manda".

Se o teu colega for mais do género "c@garolas" e não se mexer muito bem, é melhor ceder às pressões do que andar a criar problemas que depois não consegue resolver. Se, pelo contrário, for uma pessoa com uma personalidade forte e que consiga enfrentar bem situações adversas, o CORRECTO é mesmo manter o rigor da avaliação objectiva, mesmo que isso implique a continuação das pressões e a eventualidade de receber pelo seu trabalho (nesse caso, com certeza que deverá procurar resolver essa situação nas instâncias apropriadas para o efeito.)
Há um outro problema: é que os recibos estão passados. É daqueles casos em que dizem que TEM que se entregar os recibos senão não há guito, o que é ilegal.
A pessoa está com um bocado de medo também por isto. Aos entendidos, há forma de provar que o pagamento não foi feito mesmo tendo seido entregues os recibos?

Um abraço.

Se o teu amigo acusar a entidade de não ter pago em tribunal, o tribunal apenas ordena que eles provem como pagaram... ou seja, o ônus da prova fica do lado do réu.

citação:Originalmente colocada por hpventura

Se o teu amigo acusar a entidade de não ter pago em tribunal, o tribunal apenas ordena que eles provem como pagaram... ou seja, o ônus da prova fica do lado do réu.
Menos mal, então.

Infelizmente o que relatas é uma constante na Formação Financiada, seja em Centros de Formação, seja em Escolas Profissionais.

Isto acontece em parte pq a aprovação de novos cursos depende em muito da "taxa de sucesso" dos cursos anteriores.

Se estivesse na situação to teu amigo(a) não sei o que faria, pq se ele já passou os recibos torna-se mais complicado.

No entanto e dado o meu feitio, o mais certo era ***** para o € no imediato e apresentar queixa da empresa às entidades competentes e caso nao me pagassem a formação avançava com um processo em tribunal..

citação:Originalmente colocada por tfigueira

Infelizmente o que relatas é uma constante na Formação Financiada, seja em Centros de Formação, seja em Escolas Profissionais.

Isto acontece em parte pq a aprovação de novos cursos depende em muito da "taxa de sucesso" dos cursos anteriores.

Se estivesse na situação to teu amigo(a) não sei o que faria, pq se ele já passou os recibos torna-se mais complicado.

No entanto e dado o meu feitio, o mais certo era ***** para o € no imediato e apresentar queixa da empresa às entidades competentes e caso nao me pagassem a formação avançava com um processo em tribunal..
Mas não é uma empresa, é uma grande e pública instituição de ensino.
E esta, hein?

Não sei porque é que estás tão surpreso. Das duas uma ou ela dá positiva a todos ou para o ano já não fica lá a dar formação.

citação:Originalmente colocada por xalecas

Não sei porque é que estás tão surpreso. Das duas uma ou ela dá positiva a todos ou para o ano já não fica lá a dar formação.
Isto foi uma situação esporádica.

citação:Originalmente colocada por antoniop
Mas não é uma empresa, é uma grande e pública instituição de ensino.
E esta, hein?
Pois, mas público ou privado a ***** é a mesma, uma vez que os cursos Profissionais são financiados ( acho eu, se estiver errado corrijam-me sff ).

Ainda sobre o facto de ser uma inst. pública, se soubesses o que se faz nas Instituições de Ensino Superior... [8)] [8)]

-----

Se o teu amigo(a) precisa do €€ no imediato, o melhor mesmo é engolir o sapo ( às vezes tem de acontecer ), e passar os gajos.

Se Não precisar do €, denunciem o caso ( com provas de preferência )

Ainda sobre o facto de ser uma inst. pública, se soubesses o que se faz nas Instituições de Ensino Superior... [8)] [8)]

Ehlá, o que é que tu sabes que eu não sei? [8D]

Pois então nem vamos falar do ensino superior. [8)]

citação:Originalmente colocada por xalecas

Ehlá, o que é que tu sabes que eu não sei? [8D]

Pois então nem vamos falar do ensino superior. [8)]

trabalhos nos serviços centrais de um instituição do ensino superior .. acredita que por detras de isto só visto!!! :(

É Muito desagradável ver que acontecem coisas destas!

Que país corrupto, incrivel como somos Fod**** por todos os lados...

Por uma questão de honra nunca aceitaria as ordens da instituição, imediatamente ameaçava colocar o caso em hasta pública, vulgo comunicação social.

Se eles nao cedessem, assim o faria... e dp quem se ria por último?

Back