Rip Suvs??

Estás a comparar os consumos de um motor diesel com um a gasolina. 🤔

Sent from my SM-A526B using Tapatalk

Sim eu sei, claro que a gasolina gasta sempre mais. Mas também conduzo carros a gasolina e consigo consumos bem mais baixos. No Polo da minha mãe quase semelhantes ao diesel.

Eu sei que um 3008 é grande, pesado e pouco aerodinâmico e é por isso mesmo que o acho um desperdício de energia, quando comparado com um 308 por exemplo. Tenho a noção que se carregasse no acelerador para ritmos mais "normais" ia facilmente para os 9l/100. Acho que os T-Roc/Tiguan devem ser um pouco mais poupados mas ainda assim...

Eu gosto de conduzir SUV's. Mas não para ter um. Esta semana fiz viagens de mais de 350 km em todo o tipo de estradas (auto estrada, cidade, nacionais, com subidas e descidas, etc.) com um 3008 1.2 130. Realmente um carro excelente com espaço, conforto e qualidade de vida a bordo. Mas... mesmo com um pé levezinho que muitas vezes faz em estrada 3,7l/100 num DCI 116 do Classe A, não consegui baixar os consumos médios de 7,5l/100 no final da jornada. Numa época em que os custos da energia são o que são e em que supostamente devemos tentar ao máximo baixar a pegada ecológica acho demais. Talvez haja SUV's mais económicos em média, mas ainda assim na comparação com um veículo convencional do mesmo segmento os gastos são sempre superiores. Além de que em cidade são mais problemáticos para conduzir. Muita gente não precisava de um SUV e se assim fosse teríamos cidades mais descongestionadas.

E o 3008 nem é dos piores, o que não faltam são Sport SUVs com uma volumetria insana nas cidades. No Porto então é o fim do mundo.

Quanto aos consumos não há grandes dúvidas, os SUVs gastam naturalmente mais, não na proporção que se pode entender do teu post, mas facilmente 30% mais que os seus homólogos em formato automóvel.

Agora a passagem para as cidades congestionadas não percebi !? Tipicamente os SUVs não são maiores em comprimento, são apenas mais altos.

Eu gosto de conduzir SUV's. Mas não para ter um. Esta semana fiz viagens de mais de 350 km em todo o tipo de estradas (auto estrada, cidade, nacionais, com subidas e descidas, etc.) com um 3008 1.2 130. Realmente um carro excelente com espaço, conforto e qualidade de vida a bordo. Mas... mesmo com um pé levezinho que muitas vezes faz em estrada 3,7l/100 num DCI 116 do Classe A, não consegui baixar os consumos médios de 7,5l/100 no final da jornada. Numa época em que os custos da energia são o que são e em que supostamente devemos tentar ao máximo baixar a pegada ecológica acho demais. Talvez haja SUV's mais económicos em média, mas ainda assim na comparação com um veículo convencional do mesmo segmento os gastos são sempre superiores. Além de que em cidade são mais problemáticos para conduzir. Muita gente não precisava de um SUV e se assim fosse teríamos cidades mais descongestionadas.

E o 3008 nem é dos piores, o que não faltam são Sport SUVs com uma volumetria insana nas cidades. No Porto então é o fim do mundo.

Mas é precisamente pela imponência que os SUV têm tanto sucesso, como em quase tudo no mercado tirando os produtos consumíveis, o que interessa é a imagem.

Fica muita coisa por explicar. O que é um SUV? Um C4 é um suv? Um Arona? E um Stonic? Um Panda 4x4? Quais os critérios para definir SUV? Altura ao solo? Altura total? Peso?

My bad, não li no artigo. Sinceramente? Concordo. Pode inclusivamente incentivar os construtores a desenvolver soluções mais leves e menos poluentes. 1600 kg de carro Ice e 2000 kg de elétrico é um limite até bem generoso.

Impossibilitado creio que não. Apenas paga mais.

Sim claro que foi demasiado forte

mas basicamente tens quase 70% do parque automovel que esta completemente lixado porque ha pessoas e votantes que acham que 1.6T representam apenas os SUV

Agora quero me rir as pessoas que votaram isso com os seus pequenos electricos a pesar 1.6 ton ir la. Sabendo que um simples CHR pesa 1.8 e um i4 mais de 2T

Gostei tb na entrevista uma senhora de idade a dizer, nao tenho carro, nao quero saber, as pessoas que tem SUV nao tem nada de vir para aqui estacionar e eles so vem para aqui ocupar espaco.

Claro que na cabeca dela se nao forem SUV mas carros pequenos vai mudar muita coisa. SQN :sh)
Ate os ditos electricos que nao sao poluentes vao pagar mais. Foi uma bela medida para angariar dinheiro ja que qualquer carro facilmente pesa mais

Back