Road Trip - Normandia

mpferreira

New member
Tal como prometido juntei o material de uma das minhas Road Trip e decidi partilhar. Gosto de ler os tópicos de viagens de alguns users daqui do forum, e como tal penso que esta partilha de experiências é interessante. Junto assim mais uma Road Trip minha à de Marrocos que já andava por cá.

Desta vez o destino escolhido foi a Região de França - Normandia e tudo o que ficasse pelo caminho. E é essa a vantagem das road trip: o destino e tudo o que fica pelo caminho.
Porquê a Normandia?
Em 2007 não conhecia aquela região de França, o que só por si torna-se num pretexto mais que suficiente para a viagem. No entanto o peso histórico daquela região na história mundial recente torna-se num sitio impossivel de não visitar. E porque não ir às praias do desembarque? e que tal passar pelas vilas ocupadas pelos Nazis? e visitar os principais cenários da Operação Overlord?

Vamos aos dados:

- Perto de 3000km, ida e volta (mapa da Viagem)
- 9 dias de viagem
- Dormidas em Campings e Hotel Formule 1

Instrumento de Viagem:

Mitsubishi Space Star 1.9DiD
...carregada com tenda, sacos-cama, alguma roupa para chuva e frio (porque o tempo lá em cima é já muito britânico...).

1º Dia - Benavente -> Burgos
Levantar cedo no primeiro dia é quase impossivel. A azáfama do dia anterior para arrumar tudo deixa o corpo cansado para madrugar. E pára-se em Burgos para conhecer a cidade.
Conheceu-se uma cidade simpática, muito calma. Cada cidade espanhola tem de ter uma catedral de causar dores de pescoço ao turista. Burgos não é excepção.

p8283433resize.jpg

p8283454resize.jpg

p8283446resize.jpg

p8283451resize.jpg

2º Dia - Burgos -> Biarritz -> Bordéus
Estávamos no fim de Agosto e os franceses a regressarem a casa depois das férias. Para quem não sabe, França quase que pára em Agosto. Durante durante o oitavo mês tudo o que é francês ruma ao litoral. Biarritz, no pais basco francês, é um dos destinos mais populares e cosmopolitas, pelo menos entre a malta endinheirada. Abundam os carros luxuosos, casas enormes e as senhoras bem vestidas. É também uma região muito conhecida pelo surf.

p8293469resize.jpg

p8293466resize.jpg

Continua-se rumo a norte. A paragem seguinte foi em Bordéus. Vale a pena a visita.

p8303475resize.jpg

p8303492resize.jpg

p8303483resize.jpg

p8303487resize.jpg

Last edited:
p8303497resize.jpg

Dia 3 - Bordéus -> Renne -> Mont Saint Michel
Renne apresenta uma arquitectura singular. As casas antigas tem fachadas em madeira e a esquadria não era o forte dos arquitectos da época. A cidade é agradável.

p8313509resize.jpg

Ainda é possível observar muitos exemplares de uma certa idade de carros franceses a rodarem no dia-a-dia.

p8313515resize.jpg

Quando o sol espreita toda a gente aproveita!

p8313507resize.jpg

p8313508resize.jpg

A caminho do Mont Saint Michel. É um dos monumentos mais importantes de França, sendo patrimonio mundial da UNESCO.

p8313519resize.jpg

p8313522resize.jpg

Reparei numa situação curiosa. Havia um mar de gente às portas de entrada do monumento. Autocarros e turistas de todos os pontos da Europa, caravanas e automoveis. Uma autêntica romaria!
A situação curiosa está aqui. Este mar de gente não passava das bilheteiras e satisfazia-se em conhecer as lojas de souvenirs. Compravam desde a t-shirt ao porta-chaves. A partir da bilheteira para dentro, pagos os 8€ de bilhete, tinhamos a abadia quase só para nós. Será que as pessoas fazem centenas de kms para comprar o porta-chaves e tirar a fotografia com o monumento por detrás?

A abadia
p8313528resize.jpg

O cenário exterior
p8313525resize.jpg

Diz-se que quando a maré sobe, a velocidade da água a alagar estas planicies lamacentas é tal que pode ser comparada a um cavalo a galope. Os avisos para as pessoas não arriscarem a caminhar nesta zona estão em todo o lado. Desde os guias até sinais no local dizem que podemos ser surpreendidos pela maré.
p8313526resize.jpg

Last edited:
p8313553resize.jpg

p8313570resize.jpg

p8313571resize.jpg

Ora está aqui um sinal curioso. A avaliar pelas nuvens corria-se o risco de chover carneiros!

p8313583resize.jpg

4º Dia....
...existe aqui deste lado um gajo que vai trabalhar daqui a umas horas e ainda não dormiu.
Amanhã continuo a postar. Já não falta muito para chegar às praias da Normandia. Até amanhã.

Voltei para acabar o meu road book.

Dia 4 - Mont Saint Michel -> Granville -> Cherbourg
Os campings em França costumam ser muito bons. Tudo muito limpinho e arranjadinho. Mas como em tudo existem sempre algumas condicionantes: Alguns estão abertos apenas no mês de Agosto, o que por vezes reduz a vasta oferta; muitos dos campings fecham a recepção cedo, como por exemplo às 19.00.
Um outro ponto a não esquecer é a questão dos Domingos. Ao Domingo está tudo fechado. Não há super-mercados abertos e acabei a comer no Mcdonnalds porque era o único sitio da cidade onde se podia comer alguma coisa.
p9013588resize.jpg

Fez-se uma pequena paragem em Granville. Pequena cidade em que os comerciantes fazem da criatividade uma forma de chamar a consumidor. Um exemplo é esta loja de chá. Ou uma loja que vende só roupa branca.
O pequeno comércio estava cheio de gente para uma cidade tão pequena! Em Portugal o comércio tradicional só se sabe queixar..., que a culpa é do Belmiro e dos chineses. Será que já experimentaram serem originais e venderem coisas que os outros não vendem?

p9013593resize.jpg

p9013599resize.jpg

O expoente máximo da criatividade desta cidade aconteceu-me nesta rua, fora do movimento do centro, numa zona que podemos dizer que é a zona antiga da cidade. Isto deixou-me um sorriso para o resto da viagem.
Nesse passeio do lado esquerdo estava sentado um rapazito que não tinha mais que 6 anos. Ao seu lado tinha um cartão onde se podia ler "Le petit museé d'Automobile" e por baixo "1€" escrito com canetas de feltro.
Li o cartaz e espreitei para a porta por detrás do rapazeco que deixava mostrar um pátio interior, enquanto ele olhava para mim. No cimento estavam umas largas dezenas de pequenas viaturas de brincar (escala 1/43) todas alinhadas como estivessem num parque de estacionamento.

Porque é que eu não me lembrei de fazer isto quando era pequeno? De certeza que tinha aumentado a minha colecção!
p9013597resize.jpg

O porto de Granville
p9013600resize.jpg

Não havia tempo a perder, continua-se a seguir para Norte. O tempo estava muito nublado e as fotografias perdiam impacto. Chegámos a Cherbourg.
p9013615resize.jpg

Como é bom as cidades nos deliciarem com pormenores de design fora do comum...

p9013670resize.jpg

p9013608resize.jpg

Last edited:
Em Cherbourg o ponto imperdivel é a "Cité de la Mer". Um mega museu em que o tema, tal como o nome diz, é o mar. Vou ser curto em palavras porque as fotos dizem tudo.

Os primeiros submarinos..., sim a pedais!
p9013616resize.jpg

p9013617resize.jpg

p9013618resize.jpg

Submarino Nuclear francês. Vejam as fotos do interior...
p9013619resize.jpg

p9013622resize.jpg

O alternador... é igual ao do meu carro.[:D]
p9013625resize.jpg

p9013626resize.jpg

Comunicação à antiga
p9013632resize.jpg

p9013637resize.jpg

Last edited:
...e mais algumas. Fica por mostrar muita coisa mas o intuito não é mostrar as minhas fotos todas. O intuito é fazer com que alguns de vocês vão lá.
p9013641resize.jpg

p9013642resize.jpg

p9013643resize.jpg

dentro da cité de la mer existe também vida marinha
p9013659resize.jpg

p9013665resize.jpg

p9013668resize.jpg

Dia 5 - As praias do deserbarque
É impressionante como após 60 anos podemos encontrar os locais com o aspecto de ter sido ontem.
p9023689resize.jpg

p9023705resize.jpg

Os bunkers nas dunas...
p9023715resize.jpg

p9023716resize.jpg

p9023720resize.jpg

Cemitério Alemão
p9023730resize.jpg

Cemitério Americano (lembram-se do inicio do Resgate do Soldado Ryan?)
Fiquei surpreendido com o numero de americanos a visitar o local.
p9023735resize.jpg

p9023740resize.jpg

As baterias apontadas ao mar em Longues-sur-mer. Ainda têm os canhões!

p9023752resize.jpg

Miudos americanos a brincar com as armas de souvenir que os pais lhes deram. Lá diz o ditado "De pequenino..."
p9023744resize.jpg

Last edited:
Dia 6 - mais praias e começar a pensar no regresso

Acompanhámos toda a linha de costa desde Cherbourg até Arromanches. Existem centenas de locais de interesse. Mas o tempo escasseava...

Toda a gente sabe que o GPS por vezes erra. O GPS por vezes orientava a viagem por estradas de terra que acabavam no meio de um campo.... Space Star transformada em 4x4 mas a vista era fantástica com o mar ao fundo. Valiam a pena tais erros.
p9023759resize.jpg

Restos das embarcações e pontes para o desembarque dos aliados
p9023761resize.jpg

p9033772resize.jpg

p9033773resize.jpg

Dia 7 - Regresso a casa e as suas particularidades

p9043789resize.jpg

p9043791resize.jpg

Resumindo
Peguem no carro e vão. É tão fácil, tão barato e está aqui tão perto.

Que grande passeio.
A Normandia é de facto uma zona muito interessante, assim como a Bretanha.
Não sei se reparaste na existem de enumeras casas em granito, tal e qual como as casas típicas da Beira Alta.

Não sei se reparaste na existem de enumeras casas em granito, tal e qual como as casas típicas da Beira Alta.

Sim, reparei. Exactamente o mesmo estilo. É uma região campestre, que ainda vive muita da agricultura. Enumeras quintas com casas dessas fazem publicidade às suas produções caseiras de cidra junto à entrada. Não entrei em nenhuma à procura da famosa cidra. Arrependido que fiquei fui a uma loja de vinhos perto de Arromanche e comprei umas garrafitas.
França tem grandes contrastes. Consegues ver um tipo nos Champs-Élysées a entrar para um Bentley ou Ferrari, e na Normandia as pessoas a usarem Renault 4, Citroen Dyane e Peugeot 104 como carros do dia-a-dia.

Last edited:
Obrigado por partilhares. Como tu proprio dizes é muito facil visitar estas zonas.

Deu para recordar abril 2006 quando estivemos nessa zona. Só não subimos a Cherbourg.

O que mais me impressionou quando visitei as praias e subi aos bunkers onde estavam as metrelhadoras alemãs é que tive a certeza que só se deu o desembarque nessas zonas porque havia mais homens que balas e que as metrelhadoras tinham que parar em 2 situações.

- recarregar
- arrefecer.

Quanto ao Mt St Michel, eu fui daqueles que gastei os 8€ para ver a Abadia por dentro e quando chego lá a cima vejo desenhado na areia:

DSC00644.jpg

Sem querer tirar o brilhantismo ao teu tópico permite-me só colocar aquela que eu considero como a minha obra de arte em termos de fotografia.

DSC00568.jpg

Tirada do alto da escadaria antes da entrada na Abadia à noite.

Bem, adorei todo o tópico, pois era um dos meus sonhos fazer uma road trip. Mas queria dizer só uma coisa, tu não tens jeito para fotos! És o DEUS das fotos, estão todas fenomenais, impessionante[br:)]...

Continua assim...

Cumps...

Obrigado por partilhares. Como tu proprio dizes é muito facil visitar estas zonas.

Deu para recordar abril 2006 quando estivemos nessa zona. Só não subimos a Cherbourg.

O que mais me impressionou quando visitei as praias e subi aos bunkers onde estavam as metrelhadoras alemãs é que tive a certeza que só se deu o desembarque nessas zonas porque havia mais homens que balas e que as metrelhadoras tinham que parar em 2 situações.

- recarregar
- arrefecer.

Quanto ao Mt St Michel, eu fui daqueles que gastei os 8€ para ver a Abadia por dentro e quando chego lá a cima vejo desenhado na areia:

DSC00644.jpg

Sem querer tirar o brilhantismo ao teu tópico permite-me só colocar aquela que eu considero como a minha obra de arte em termos de fotografia.

DSC00568.jpg

Tirada do alto da escadaria antes da entrada na Abadia à noite.

Obrigado pelo comentário.
...e aposto que não estás arrependido de ter gasto 8€ para visitar a abadia. A foto está muito boa. Só por isso valeu o investimento, já para não falar no resto.

Em relação ao desembarque, aqueles primeiros minutos do "Resgate do Soldado Ryan" devem descrever muito bem o que se passou. Pela quantidade de bunkers que estão nas praias só houve sucesso porque havia mais homens que balas. Um outro filme que retrata bem isso é o clássico "Dia mais longo"

Last edited:
Bem, adorei todo o tópico, pois era um dos meus sonhos fazer uma road trip. Mas queria dizer só uma coisa, tu não tens jeito para fotos! És o DEUS das fotos, estão todas fenomenais, impessionante[br:)]...

Continua assim...

Cumps...

Faz-te à estrada homem! [kiss]
Eu não sou o Deus das fotos. Para essas estarem boas, tenho aqui muitas que não ficaram decentes. As más tenho vergonha de mostrar como é óbvio...
Ah! e outra coisa! os cenários ajudam muito.
Obrigado pelo comentário

Obrigado pelo comentário.
...e aposto que não estás arrependido de ter gasto 8€ para visitar a abadia. A foto está muito boa. Só por isso valeu o investimento, já para não falar no resto.

Em relação ao desembarque, aqueles primeiros minutos do "Resgate do Soldado Ryan" devem descrever muito bem o que se passou. Pela quantidade de bunkers que estão nas praias só houve sucesso porque havia mais homens que balas. Um outro filme que retrata bem isso é o clássico "Dia mais longo"

Exacto, nao consigo perceber como é que pode haver pessoal que faz estes km's todos e depois para pouparem 8€ não visitam as coisas como deve ser.

Fiz algo parecido e andei por essas terras o ano passado. Está por aí o road-trip.

Infelizmente a abadia estava fechada.

Grande parte dos dias... chovia que se fartava! Tiveste mais sorte ou escolheste melhor a data!

Parabéns pela iniciativa e por ter partilhado connosco esses momentos!
Gostei muito da "visita guiada" à Normandia e das imagens que nos mostrou. Nunca tinha pensado nesse destino, muito embora já lá tenha passado ao lado.

Mais uma vez, parabéns. :)

P.S. também já fiz umas viagens pela Europa, uma delas sozinho. Se calhar ainda vou abrir um tópico.

Excelente reportagem!

Tal como outros neste fórum sou fã de road-trips e as maiores que fiz foi num Corsa "manco"! [:D]

Conheço algumas zonas da Normandia como Vire, Saint-Lo e a bela cidade de Honfleur na região dos Calvados. [;)]

Back